Por Nayara Santos em 26.07.2023

Black Friday em supermercado: veja como aumentar as vendas

Por Nayara Santos em 26.07.2023

A Black Friday é uma das datas mais importantes do varejo, sendo um período de muitas promoções e com clientes dispostos a gastar. Ao mesmo tempo, eles também estão conferindo promoções em diferentes lojas. Portanto, se você não conseguir se destacar, poderá ter dificuldade para conseguir aumentar as vendas.

Com a estratégia certa e um bom planejamento você consegue não apenas vender mais na Black Friday, mas conquistar os clientes e fazer com que eles voltem à sua loja. Dito isso, é evidente que você não pode perder tempo e precisa investir para fazer o seu supermercado se destacar.

Essa data no calendário do varejo ocorre sempre no final de novembro. Ou seja, as pessoas com dinheiro ou que se planejaram podem adiantar as compras de Natal e de ano novo caso encontrem boas promoções. Por isso, você também precisa se preparar para oferecer boas condições aos clientes, o que pode fazer toda a diferença no seu faturamento.

Você provavelmente chegou até aqui em busca de informações de como conseguir aumentar as vendas do supermercado na Black Friday, nós vamos te ajudar! Neste artigo falaremos um pouco mais do porquê você pode investir nesta data e ainda daremos dicas práticas de como conseguir fazer isso no seu negócio. Confira!

Black Friday em supermercado: por que investir na data?

Quando falamos na Black Friday, você (e a grande maioria dos consumidores) provavelmente não pensa em um supermercado. Afinal, as pessoas estão em busca de oportunidade para comprar livros, eletrodomésticos, móveis, dentre outros. 

Entretanto, a Black Friday é uma oportunidade não apenas para os consumidores adquirirem produtos mais baratos, mas também para que a sua empresa consiga lucrar. E, como os supermercados vendem produtos variados, essa data também pode ser utilizada para que você aumente os lucros.

Além disso, como um gestor de supermercado aproveita a data vai depender muito do que ele planejou. Isso envolve desde o planejamento administrativo, como também determinar quais ações de marketing serão adotadas. Lembrando que a preparação para conseguir lucrar na Black Friday deve começar muito antes do dia chegar.

Sem falar que, com boas promoções e vantagens, até mesmo os supermercados pequenos ou mercearias podem tirar proveito do período. Basta ter a estratégia correta, que seja adequada para o seu negócio e para o seu público-alvo. Confira as nossas dicas a seguir e não perca tempo para colocá-las em prática no seu supermercado.

Dicas para aumentar as vendas na Black Friday

1. Comece a se planejar com antecedência

A nossa primeira dica para aumentar as vendas na Black Friday em supermercados não poderia ser outra. Afinal de contas, quando falamos de gestão de empresas é sempre importantíssimo ter o planejamento e as metas bem definidas, não importa se é para aproveitar uma celebração ou para fazer a sua empresa crescer.

Se preparar com antecedência poderá te dar muitas vantagens, como poder de negociação com fornecedores, realização de diferentes análises e relatórios gerenciais, bem como planejamento financeiro, contratação de funcionários, dentre outros. Por isso, o ideal é fazer uma lista de tudo o que você precisará fazer, criar um cronograma de realização dessas tarefas e colocar os planos em prática.

Mas, claro que, se você ainda não começou a se preparar, não precisa se desesperar. Se você acabou deixando para a última hora, muito provavelmente será preciso dedicar um pouco mais de tempo a este planejamento. Além disso, o seu poder de negociação não será o mesmo. De qualquer forma, você ainda tem chance de aproveitar a Black Friday, o importante é não desistir.

2. Analise as ações da concorrência na Black Friday

Na Black Friday o cliente está procurando qual é a empresa que oferece os melhores preços ou as melhores vantagens. Por isso, é fundamental ficar de olho na concorrência e ver o que ela está fazendo ou o que ela já fez em anos anteriores.

É importante dizer que isso não significa copiar o que os concorrentes estão fazendo, afinal de contas, cada marca tem as suas características e a sua forma de se comunicar com o público-alvo. Mas essa análise é necessária para que você tenha um norte, ou seja, uma direção a seguir, nem que seja para fazer tudo diferente do concorrente.


Sem falar que, quanto mais você conhecer sobre os players do mercado e o que outras marcas estão fazendo, melhor. Esse conhecimento te ajudará a ter referências e inspiração para criar outras campanhas, e não apenas para o período da Black Friday.

Vale também mencionar que não é porque o concorrente está oferecendo uma determinada mercadoria a um preço muito baixo que você deve fazer o mesmo. Lembre-se que você precisa ter lucro, nem que seja uma margem pequena. Além disso, o preço que você irá vender os produtos vai depender das condições de negociação e de compra dessa mercadoria com o seu fornecedor. Por isso, planejar com antecedência é importante.

Não vá ter prejuízo apenas para conseguir atrair mais clientes que o seu concorrente. Mesmo porque, o brasileiro é o consumidor que mais se preocupa com a experiência de compras que ele terá. Portanto, preço baixo não é sinônimo de aumento nas vendas se a sua marca não for confiável, não oferecer um bom atendimento e um ambiente de compras agradável.

Tenha em mente que o consumidor muitas vezes prefere pagar mais para conseguir isso do que pagar menos e ter uma experiência ruim ou que ele sabe que pode ter problemas futuros.

3. Tenha um bom estoque

A boa gestão de estoque é fundamental em qualquer supermercado e em qualquer período do ano. Entretanto, durante períodos de grande demanda, como a Black Friday, ele passa a ser ainda mais importante. 

Por isso, a nossa dica para conseguir ter sucesso na Black Friday é que você faça um inventário detalhado ao começar a se planejar para a data. Desta forma, você saberá quais são os produtos excedentes no estoque e podem ser alvo de melhores ofertas, quais precisam ser vendidos para abrir espaço no estoque, ou mesmo em quais produtos investir e adquirir um estoque maior.

Lembre-se, a falta de produtos pode passar uma impressão ruim para os consumidores. Isso porque, quando eles não encontram os itens nas prateleiras, você não apenas estará perdendo uma venda, como o cliente pode sair insatisfeito e ainda fazer com que ele vá direto para o concorrente. 

Neste caso, a nossa dica é fazer uma análise do seu histórico de vendas para a Black Friday, e outros períodos do ano, para entender qual é a quantidade de produtos necessária para atender a demanda. E aqui vale outro conselho, adquira uma quantidade razoável de produtos, mas sem uma margem grande, pois se você não vendê-los na Black Friday, terá o seu estoque cheio de produtos que os seus clientes não querem e que ainda podem ter uma data de validade próxima.

Quer saber como ter um estoque impecável? Então confira o nosso e-book Como organizar o seu supermercado: tenha prateleiras, gôndolas e estoque impecáveis.

4. Tenha uma estratégia para divulgação do supermercado

Uma coisa é certa, se o cliente não sabe o que acontece no supermercado, ele não tem como aproveitar as oportunidades criadas. Por isso, ter uma boa estratégia para fazer a divulgação do seu negócio é importante para ter o supermercado cheio, as vendas no azul, fidelizar clientes e atrair novos consumidores para a sua loja.

Entretanto, em período como a Black Friday, em que todo o varejo está disputando a atenção do consumidor, ter boas estratégias de divulgação é essencial para o sucesso da sua empresa. Assim como falamos anteriormente, o planejamento é essencial para ter sucesso.

Claro que nem todo gestor do varejo possui experiência com criação de estratégias de marketing. Neste caso, o mais importante é reconhecer que você precisará de ajuda para criar a estratégia certa, e contar com profissionais especializados no assunto é sempre uma boa pedida na hora de planejar as ações de marketing. Lembre-se que, para o cliente comprar com você, ele precisa te conhecer, e isso é feito através do marketing.

Existem diferentes formas e mídias para divulgar o seu supermercado, tais como:

  • Redes sociais: utilize o perfil do supermercado para manter o cliente atualizado do que acontece, e até mesmo para mantê-lo curioso e interessado nas novidades que você está preparando para a Black Friday. Isso pode ser feito com uma contagem regressiva, anunciando novidades a cada dia, fazendo sorteios de descontos, dentre outros;
  • Anúncios pagos: podem ser veiculados em diferentes redes sociais, ou mesmo nas buscas do Google. Lembrando que esses anúncios permitem a segmentação do público, ou seja, te dão a oportunidade de criar anúncios diferentes para diferentes públicos;
  • Anúncios em jornais: utilize os jornais e revistas locais para divulgar a Black Friday no supermercado. Deixe claro que o cliente vai encontrar boas ofertas e que ele precisa ir conferir as novidades. Ainda, se estiver preparando algo diferente para a data, divida isso com o cliente;
  • Rádio personalizada: utilizando essa estratégia você consegue informar para todos os clientes quais são as ofertas da loja enquanto eles estão comprando, ou ainda fazer promoções relâmpago e com descontos dignos de Black Friday. Como essa é uma estratégia bastante interessante e a rádio é uma ferramenta bastante versátil, falaremos em detalhes sobre ela a seguir.

5. Tenha uma rádio indoor personalizada

Como falamos anteriormente, a rádio indoor pode ser uma excelente ferramenta para a divulgação das ofertas na sua loja. Afinal, você consegue fazer anúncios ao longo da programação musical, convidando o cliente a conferir as promoções e ofertas. Assim, ele ficará curioso, irá até o setor em que a oferta está, andará mais pelo supermercado e poderá comprar mais do que o inicialmente planejado.

Lembre-se que 70% das decisões de compras são tomadas enquanto o consumidor está diante das prateleiras na loja. Portanto, se esses anúncios forem veiculados no momento certo, há grandes chances deles influenciarem as decisões dos clientes. E você não vai querer perder essa janela de ação, não é mesmo?

Mas, a rádio indoor também te ajuda a oferecer uma boa experiência de compras para os clientes. Isso acontece porque ao criar uma playlist que combine com o cliente, você proporcionará um ambiente de compras agradável. Estudos apontam que 35% dos clientes passam mais tempo comprando quando a música é agradável. Por outro lado, 44% vão embora quando a música é ruim.

Dito isso, é fundamental que você saiba como escolher a música certa para a sua loja. E, para te ajudar nessa tarefa, temos um Guia completo para montar a playlist certa para o meu negócio.

Com a música você também consegue reforçar a mensagem e a identidade da sua marca, e até mesmo estreitar os laços com os clientes. Além de criar uma identidade sonora para a sua marca e facilitar o reconhecimento dela pelos consumidores. Ou seja, sempre que os clientes ouvirem determinadas músicas, ele se lembrará da sua marca.

Vá até o final deste artigo e descubra como você pode fazer um teste gratuito e conferir todos esses benefícios da rádio indoor personalizada.

6. Crie um programa de fidelidade

Por mais que essa seja uma prática cada vez mais comum, nem todos os supermercados oferecem programas de fidelidade, ou recompensam os clientes da melhor forma. Essa uma estratégia bastante empregada nos supermercados maiores, mas ainda rara nos mercadinhos de bairro, por exemplo. Por isso, se este for o seu caso, chegou o momento de criar e lançar um programa de fidelidade, e a Black Friday pode ser a data perfeita para isso.

Os programas de fidelidade são ótimas ferramentas para fidelizar clientes, já que a maioria das recompensas são baseadas nas compras dos clientes. Ou seja, quanto mais eles comprarem, mais descontos eles obtêm, o que os incentiva a retornar para novas compras e para aproveitar os benefícios que ele já ganhou.

Mas, você também precisa se lembrar de que os clientes que fazem parte deste programa esperam ter descontos ou ofertas exclusivas. Assim, criar ofertas especiais para a Black Friday, poderá trazer esses clientes para a sua loja. Ao mesmo tempo, você também estimula outros clientes a fazerem parte do programa.

Como campanha para a Black Friday você ainda pode dar descontos extras para compras acima de um determinado valor, ou dar pontos para quem se cadastrar no programa durante as compras desta data. O mais importante é que todos os clientes fiquem cientes que há uma diferença de preço para os consumidores e que quem faz parte desse clube tem mais benefícios do que quem não faz.

7. Capriche no layout do supermercado

Não se esqueça de que o layout e a organização das prateleiras do supermercado são muito importantes para conseguir aumentar as suas vendas. E, assim como outras dicas que demos aqui, não apenas na Black Friday, mas ao longo do ano todo.

Saber como posicionar os produtos no supermercado, de maneira estratégica, pode te ajudar a aumentar as suas vendas. Por exemplo, aqueles grandes sucessos de venda da Black Friday podem ficar no fundo da loja. Assim, o cliente terá de andar pelos corredores para chegar até o produto que ele deseja. O simples fato dele andar mais pela loja poderá fazer com que ele veja outras promoções, ou itens interessantes e decida levá-los para casa.

Além disso, você também pode investir no cross merchandising, ou seja, posicionar produtos que os clientes compram juntos ou complementares, próximos uns dos outros. Um dos melhores exemplos provavelmente é deixar o queijo ralado no mesmo corredor que as massas e molhos. Mas, isso também pode ser feito com outros produtos, como queijos e vinho, cerveja e aperitivos, dentre outros.

Para saber quais produtos podem ser exibidos juntos, faça uma análise do histórico de vendas do seu supermercado e veja quais produtos os clientes mais compram. Um exemplo bastante curioso disso é que em um supermercado as fraldas eram exibidas próximas à seção de cervejas. Já que os pais iam ao supermercado comprar as fraldas e aproveitavam para comprar algumas unidades da bebida, enquanto as mães ficavam em casa cuidando dos bebês.

Ou seja, essa personalização é fundamental para conseguir aumentar as vendas. Inclusive, isso é válido caso você tenha mais de uma loja, já que as preferências dos consumidores podem variar conforme a região em que a unidade está. Portanto, sempre avalie individualmente quais os produtos que podem ser alvo de uma ação de cross merchandising.

8. Dê uma atenção especial ao delivery

Hoje em dia, muitos supermercados possuem sites, permitindo que os consumidores façam as compras online. Sem dúvida alguma essa é uma forma conveniente para os clientes efetuarem as compras e, quando tudo corre conforme o planejado, a satisfação é garantida.

Entretanto, em datas como a Black Friday é fundamental que você dê uma atenção especial ao delivery de produtos. Já que você está fazendo tudo para aumentar as vendas e, isso acontecendo, você precisará ter uma logística preparada para atender à demanda. Lembre-se, ao combinar uma data de entrega das compras com o cliente no ato da compra, atrasos o deixarão insatisfeito e ele pensará duas vezes antes de efetuar compras no seu e-commerce novamente.

Certifique-se de que a estrutura de logística do supermercado será eficiente. Caso não seja, não hesite em contratar uma empresa para te auxiliar neste período. Sempre ressaltando que a concorrência pode estar fazendo o mesmo, ou seja, se quiser conseguir bons acordos, não deixe para a última hora.

Ainda, outra opção para evitar maiores problemas, é implementar uma estratégia omnichannel e dar ao cliente a oportunidade de escolher se ele quer retirar os itens adquiridos em alguma loja. Ou então, oferecer ao consumidor a possibilidade de agendar data e horário de entrega. 

Assim, você não se compromete com entregas que não poderá fazer e ainda permite que o cliente decida qual é a opção mais conveniente. Apenas se certifique de garantir os preços da Black Friday, mesmo que a entrega seja realizada dentro de alguns dias.

9. Inclua outras estratégias de marketing sensorial

Algumas estratégias de marketing são poderosíssimas em te ajudar a vender mais tanto na Black Friday quanto ao longo do ano todo. Estamos falando do marketing sensorial e nos diferenciais que ele traz para complementar as outras estratégias.

Inclusive, uma delas nós já falamos anteriormente que é a rádio indoor personalizada. Com a trilha sonora certa você consegue se conectar com o consumidor, tornar o ambiente de compras mais agradável, fazer com que o cliente passe mais tempo no supermercado e ainda aumenta as vendas. 

Mas, essa não é a única ação que você pode implementar no supermercado, afinal, o marketing sensorial é focado em estimular os sentidos dos consumidores, tornando a experiência de compras imersível e memorável. Duvida? Provavelmente você já comprou pão na padaria do supermercado só porque sentiu o cheiro de pão fresco, não é mesmo?

Ou então, entrou em uma loja porque tinha uma decoração diferenciada para conferir se havia algum produto interessante. Ainda, é bem provável que você resolveu passar por um corredor do supermercado só porque ao final dele havia degustação de produtos. Entendeu porque ele é tão importante?

Negócios que utilizam as ações de marketing sensorial se destacam porque elas conseguem oferecer aos consumidores um ambiente de compras único, em que todas as estratégias se complementam. Portanto, não perca essa oportunidade e confira o nosso Guia completo sobre marketing sensorial no varejo e faça o seu supermercado se destacar.

Dicas de campanhas para a Black Friday no supermercado

Agora que você já sabe como planejar no seu supermercado, vamos dar algumas dicas de campanhas para aumentar as vendas. E, nada melhor do que mostrar alguns cases de sucesso para você se inspirar.

Entretanto, algumas estratégias de marketing funcionam quando alguns pontos são considerados. São eles:

  • Investimento em conteúdo específico para a data;
  • Conhecer bem o cliente e pelo que ele se interessa;
  • Ser capaz de criar expectativa;
  • Ter uma estratégia de descontos bem estruturada;
  • Estratégias pensadas não apenas para aumentar as vendas na Black Friday, mas também na fidelização do cliente.

Vejamos agora os cases de sucesso que separamos para vocês.

1. Semana de promoções

A Dafiti se utilizou de uma estratégia bastante interessante para a Black Friday e que você também pode utilizar no supermercado. Ao invés de fazer apenas um grande dia de promoções, ela resolveu fazer uma semana inteira.

Cada dia da semana era representado por uma cor diferente, da seguinte forma: White Monday, Blue Tuesday, Red Wednesday, Yellow Thursday e Black Friday. Em cada um desses dias uma seção de produtos era colocada em promoção. O resultado foi que as vendas aumentaram na semana toda, e não apenas na Black Friday.

Este é um bom exemplo de como é importante começar o planejamento da Black Friday no supermercado antecipadamente. Já que isso permite a criação de estratégias como esta. Sem falar que cria expectativa nos clientes, que estarão de olho nos itens em promoção a semana toda.

2. Distribuição de brindes

Mas, e se ao invés de grandes descontos você desse brindes exclusivos para os clientes? Essa foi a estratégia adotada pela Chubbies, uma marca de roupas de banho americana. 

Entretanto, não eram simples brindes que a Chubbies estava distribuindo aos clientes. O que eles fizeram para criar expectativa e despertar a curiosidade dos clientes foi que os brindes eram distribuídos por compra e eles mudavam a cada 12 horas. Ou seja, se o cliente fizesse mais de uma compra, ele ganharia mais de um brinde e ainda poderia ganhar brindes diferentes.

Para a Black Friday no supermercado você também pode adotar essa estratégia. Os brindes podem ser oferecidos aos clientes que comprarem tanto na loja física quanto através do site. Você pode fazer o final de semana Black Friday, com brindes diferentes na sexta-feira, sábado e domingo.

3. Caixa surpresa

O nosso próximo case de sucesso é da Magazine Luiza que decidiu investir no conceito de venda no escuro. Com essa estratégia a empresa conseguiu não apenas aumentar o reconhecimento da marca, como também se destacar da concorrência.

A venda no escuro consistia no cliente escolher uma caixa secreta para comprar, mas sem saber o conteúdo da caixa. A única garantia que ele tinha era de que o conteúdo da caixa valia o que o cliente estava pagando. Entretanto, com um pouquinho de sorte, o cliente poderia até ganhar mais. Por exemplo, um cliente pagou R$ 99 por uma caixa e ganhou um notebook.

Essa campanha não apenas tem um ar de novidade, como também instiga a curiosidade e a expectativa do cliente. Se quiser conhecer outras inovações para supermercado, confira o nosso e-book gratuito Inovação para supermercado: como sair na frente de seus concorrentes? E, se o cliente não gostasse do conteúdo da caixa, ele poderia devolver a mercadoria em até 7 dias, conforme as regras do Código de Defesa do Consumidor.

Para o supermercado aproveitar essa estratégia na Black Friday é possível criar cestas de produtos temáticas. Por exemplo, cestas de churrasco, de vinhos, de aperitivos, para aproveitar com a família. Sem dúvida muitos clientes vão topar a brincadeira e vão adquirir as tais caixas misteriosas.

4. Cashback

Apostar no cashback foi a estratégia da Americanas na Black Friday. Neste case, tanto os clientes que fizessem compras nas lojas físicas quanto pelo e-commerce poderiam ter parte do dinheiro gasto na compra de volta.

A loja de departamentos resolveu aproveitar a data para atrair mais clientes para a sua loja, aumentar as vendas e ainda investir na fidelização. Isso porque, com o cashback, o cliente entende que quando se relacionar com a marca ele terá vantagens, fazendo com que ele volte a comprar. Essa estratégia interfere diretamente na experiência de compras do cliente

Por exemplo, você pode oferecer uma porcentagem maior de cashback durante a Black Friday. Mantendo essa possibilidade ao longo do ano todo. Desta forma, a fidelização é certa e, com ela, o aumento nas vendas.

5. Crie a sua própria Black Friday

Aproveitar a Black Friday no supermercado para aumentar as vendas é essencial. Mas não tem porque ficar preso a uma data específica, você também pode criar a sua própria Black Friday. Essa foi a estratégia adotada pela Amazon, que batizou a data como Prime Day da Amazon. O intuito foi incluir uma data especial em um mês cujas vendas não eram muito altas. Assim, a data passou a ser um momento de aumentar o faturamento. 

Você pode fazer a mesma coisa no seu supermercado. Para isso, analise os relatórios gerenciais e veja quais são os meses de baixas e faça a sua própria Black Friday. O ideal é que você dê um nome chamativo e invista em divulgação para que os clientes saibam que poderão aproveitar o período para comprar produtos com descontos incríveis.

6. Caça ao tesouro

Promoções interativas, que requerem a participação ativa dos consumidores podem ser uma forma interessante de aumentar as suas vendas na Black Friday. Inclusive, o nome dessa estratégia é marketing de experiência e te ajuda a ficar na memória do cliente e a despertar boas lembranças de quando ele se relacionou com a sua marca.

Para isso, antes do início da Black Friday, a equipe do supermercado deve preparar uma série de vouchers de desconto, cada um com um valor ou benefício diferente. Esses vouchers podem variar em porcentagem de desconto, valor em dinheiro, brindes ou até mesmo oferecer itens gratuitos.

Os vouchers de desconto devem ser estrategicamente escondidos em diferentes seções do supermercado, misturados entre os produtos e as prateleiras. A ideia é que eles não sejam muito fáceis de encontrar, mas também não muito difíceis, para que os clientes tenham uma chance razoável de encontrá-los sem bagunçar o supermercado todo.

Para comunicar a campanha, o supermercado pode anunciar nas redes sociais, site, e-mails promocionais e até mesmo colocar cartazes informativos dentro da loja. É importante explicar que os clientes têm a oportunidade de encontrar vouchers de desconto exclusivos enquanto fazem suas compras na Black Friday.

Estabelecer algumas regras para a campanha é essencial para torná-la justa e divertida. Por exemplo, cada cliente pode encontrar apenas um voucher, garantindo que mais pessoas tenham a oportunidade de participar. Além disso, definir um período para a caça ao tesouro, como somente no primeiro dia da Black Friday ou algumas horas específicas do dia.

Caso a ação dure mais tempo, é importante que novos tesouros sejam escondidos a cada dia e que você tenha o controle de quantos foram encontrados e dos locais em que eles estavam.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

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