Por Nayara Santos em 06.10.2021

Merchandising em supermercado: 5 dicas de como fazer

Por Nayara Santos em 06.10.2021

O merchandising no supermercado combina estratégias para conseguir aumentar as vendas de determinados produtos. Através dele é possível atrair a atenção do cliente para o produto certo, fazendo com que as vendas disparem. Saber como utilizar essas técnicas pode fazer a diferença entre lucro e prejuízo.

Portanto, se você ainda não sabe como fazer o merchandising no seu supermercado, chegou o momento de mudar o jogo. Neste artigo que preparamos para você, vamos te contar o que é o merchandising e dar dicas que podem ser facilmente implementadas no seu supermercado. Confira agora mesmo e tenha resultados melhores. Boa leitura!

Afinal de contas, o que é o merchandising em supermercado?

Merchandising é uma palavra em inglês utilizada para definir como um produto é apresentado ao cliente, permitindo que ele se destaque e as vendas aumentem. Ou seja, é uma prática essencial não apenas nos supermercados, como em qualquer loja do varejo.

Isso porque, é através do merchandising que você conseguirá direcionar a atenção do cliente para os itens com melhor margem de lucro. Ou mesmo para se livrar daqueles produtos que estão encalhados no estoque. 

Como eu faço o merchandising do meu supermercado?

1. Pesquisas de satisfação do cliente

O primeiro passo para conseguir fazer um merchandising efetivo no supermercado é entender o seu cliente. Seja em quais produtos ele possui mais interesse, seja no tipo de promoção que você irá fazer ou mesmo em quais épocas você irá oferecer determinados produtos.

Portanto, antes de conseguir traçar as suas estratégias para fazer um bom merchandising no supermercado, é preciso saber o que irá agradar ao seu cliente. Caso contrário, você corre o risco de gastar tempo e capital em algo que não irá trazer resultados para o seu negócio.

A melhor forma de conhecer o seu cliente é através de pesquisas de satisfação do cliente. Faça perguntas claras e objetivas, se preferir dê opções para o seu cliente, assim ele simplesmente precisará escolher entre alguns poucos produtos, facilitando a sua tomada de decisão. Você também poderá utilizar as redes sociais para fazer essas pesquisas. Você poderá, por exemplo, aproveitar as ferramentas e enquetes e perguntas que o Instagram oferece.

2. Aproveite as datas comemorativas do varejo

As datas comemorativas do varejo são excelentes para conseguir aumentar as vendas do supermercado, sem falar que elas permitem uma exposição mais elaborada para os principais produtos. 


Para conseguir aproveitar essas datas é preciso se planejar com antecedência. Afinal de contas, será necessário saber quais produtos comprar, qual será o layout da loja, quais as estratégias de divulgação das promoções serão utilizadas, qual será a decoração da loja, dentre outros.

Inclusive, investir em decoração é um dos pontos importantíssimos para essas datas, e não apenas no interior da loja, como também em sua fachada. Assim, o cliente já sabe que encontrará os produtos certos para comemorar a data com amigos e parentes. 

3. Planeje a disposição dos produtos nas prateleiras

Outra forma de fazer merchandising no supermercado é planejando como será a exposição dos produtos nas prateleiras e pontas de gôndola da sua loja. Lembre-se que alguns locais são mais facilmente visualizados pelos clientes, portanto, é justamente ali que você deve colocar os produtos que possuem grande procura e boa margem de lucro.

Por exemplo, nas prateleiras que ficam na altura dos olhos e da cintura, você deverá expor os produtos mais interessantes para o seu supermercado. Já abaixo da linha da cintura e acima da linha dos olhos, você poderá colocar aqueles produtos que são procurados, mas que não trazem muitos lucros. 

As pontas de gôndola também são ótimas para aumentar as vendas. Ali, você poderá colocar alguns produtos daquela seção que estejam em promoção. Essa é uma forma de chamar a atenção do cliente não apenas para os produtos em oferta, mas também para aquela seção especificamente.

Ainda no quesito exposição de produtos nas prateleiras, não se esqueça do posicionamento dos preços. Isso significa colocar os itens em promoção com etiquetas de cores diferentes e até mesmo com números maiores. Nas pontas de gôndola, você poderá colocar alguns cartazes ou mesmo fazer alguma decoração diferenciada.

4. Estratégias de marketing sensorial

O marketing sensorial possui ações interessantíssimas para fazer o merchandising no supermercado. Com o intuito de despertar os cinco sentidos dos clientes e tornar o ambiente de compras mais agradável, eles são capazes de transformar o clima do supermercado e fazer com que o consumidor saia da loja com uma boa sensação.

Dentre as ações mais utilizadas estão a organização dos produtos nas prateleiras, a limpeza da loja, o fardamento dos funcionários, degustação de produtos, em alguns casos a aromatização da loja e até mesmo uma rádio interna personalizada, que falaremos mais em detalhes a seguir.

5. Rádio interna personalizada

A nossa última dica de como fazer o merchandising no supermercado é a rádio interna personalizada. De todas as estratégias de marketing sensorial, essa é a que mais se destaca para os supermercados. Isso porque essa é uma ferramenta versátil que pode ser utilizada tanto para auxiliar o gerenciamento do supermercado como para fidelizar os clientes.

Com a rádio personalizada você consegue escolher a trilha sonora certa para o seu negócio. Ou seja, uma música que agrada aos consumidores ao mesmo tempo em que reforça a identidade da sua marca. Já em termos de gestão, você consegue fazer anúncios personalizados, incluindo o slogan do supermercado, jingles e as ofertas que estão vigentes no período.

Gostou da ideia e quer implantá-la no seu supermercado? A Listen X é uma empresa especializada em rádio indoor personalizada para o varejo. Ela oferece um produto exclusivo para supermercados, a Listen Play Supermarket. Com ela você terá acesso a diferentes playlists, que podem ser reproduzidas a qualquer momento do dia. Sem falar que você não precisa se preocupar com a internet, já que ela funciona no modo offline.

Para conferir todas essas vantagens, basta clicar aqui e fazer um teste gratuito por 10 dias. E, se quiser mais dicas de como ter um supermercado de sucesso, basta navegar pelo nosso blog.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Prevenção de perdas em supermercados: 12 passos para evitar perdas

Com certeza você já sofreu alguma perda dentro do seu supermercado, correto? Existem diversas situações que podem ocasionar perdas e prejuízos, podemos citar casos onde ocorrem furtos ocasionados por clientes ou funcionários, o problema recorrente do consumo de alimentos dentro do supermercado onde os clientes violam as embalagens e não pagam pelos itens, a troca…

Por Nayara Santos em 14.12.2020

Decoração de carnaval para supermercado: veja como destacar o seu negócio

Preparar a decoração de Carnaval no seu supermercado é uma forma de fazer com que os clientes entrem no clima de celebração e fiquem ainda mais dispostos a aproveitar as ofertas que você preparou. Além disso, a decoração pode influenciar diretamente na experiência de compras e ajudar os clientes a lembrarem da sua loja no…

Por Nayara Santos em 24.01.2024

Supermercado gourmet: entenda o que é essa nova tendência

Já ouviu falar em supermercado gourmet? Sabe o que isso significa? Como essa nova tendência vai influenciar na forma como os clientes enxergam o seu supermercado? Será que isso poderá afetar o modo como os consumidores compram? Essa pode ser uma oportunidade de negócio? Para te ajudar a entender mais sobre essa nova tendência do…

Por Nayara Santos em 13.04.2021

Sinalização interna do supermercado: 6 dicas para fazer da melhor forma

Você sabe qual é a importância da sinalização interna para os supermercados e como ela pode te ajudar a vender mais? Em uma análise inicial, isso pode até parecer um mero detalhe, porém, trata-se de uma ferramenta de comunicação essencial com o público.  Na prática, a comunicação pode ser utilizada para diversas finalidades, como deixar…

Por Nayara Santos em 30.08.2022

Cashback em supermercado: tendência que promete aumentar as vendas

O cashback, ou dinheiro de volta, é uma forte tendência no varejo que pode ser um grande diferencial no sucesso do seu negócio. Nos supermercados isso não é diferente, afinal de contas, com o cashback, sempre que o cliente gastar na sua loja, ele terá uma parte do dinheiro de volta. Oferecer essa possibilidade aos…

Por Nayara Santos em 05.10.2021

Inventário de estoque no supermercado: entenda o que é e a sua importância

Já preparou o inventário de estoque no seu supermercado nos últimos meses? E no último ano? Como foi a sua experiência durante o processo? Se pudesse você adotaria uma estratégia diferente ou manteria o processo de inventário igual?  Primeiramente, se você não faz o inventário do seu estoque então é melhor ficar atento. Já que…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Higiene em supermercados: 6 dicas para fazer da forma correta

A higiene em supermercado é uma questão que deve ser levada a sério por qualquer dono ou gestor do setor varejista. Afinal de contas, a saúde de todos os seus clientes depende das condições de higiene em que os alimentos são mantidos e preparados, no caso de itens de fabricação própria. Essas questões e cuidados…

Por Nayara Santos em 06.10.2021

Como organizar o estoque de supermercado: confira 11 dicas

Saber como organizar o estoque de supermercado pode trazer muitas vantagens. Isso poderá ser percebido não apenas para o dono do negócio, mas também para toda a equipe envolvida com os processos que ocorrem ali. Sem falar que, até mesmo o cliente pode sentir quando a organização é bem feita. Financeiramente falando, essa organização, por…

Por Nayara Santos em 16.11.2022

Músicas de Natal para supermercados: 40 músicas para entrar no clima

As músicas de Natal para supermercados são uma poderosa ferramenta para fazer com que o cliente entre no clima da festa. Além disso, como a música é capaz de influenciar a forma como as pessoas se sentem na sua loja, a trilha sonora certa aumenta as chances do cliente sair satisfeito e lembrar da sua…

Por Nayara Santos em 11.08.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos