Por Nayara Santos em 16.11.2022

Furtos em supermercados: veja como evitar e não ter mais prejuízos

Por Nayara Santos em 16.11.2022

Não é segredo para ninguém que os furtos em supermercados são muito comuns e impactam consideravelmente os lucros do estabelecimento. Conseguir prevenir essas perdas é fundamental para que o seu supermercado tenha sucesso e seja mais competitivo. Entretanto, apenas conseguimos prevenir aquilo que conhecemos as causas, certo? 

Por isso, antes de planejar ou desenvolver qualquer estratégia para prevenir os furtos em supermercado é preciso conhecer o quanto essas perdas representam para o seu negócio especificamente, quais são os produtos mais visados em cada uma das suas lojas, como abordar as pessoas suspeitas e quais as principais medidas que podem ser tomadas para prevenir esses furtos. 

Como esse é um tema que interessa a todos os varejistas, inclusive aos gestores do setor supermercadista, preparamos esse artigo sobre furtos em supermercados. Nele você encontrará todas as informações necessárias para evitar que os furtos aconteçam, e ainda como agir caso eles sejam notados. Boa leitura!

Números das perdas em supermercados

O furto é apenas um dos motivos das perdas em supermercado, ou seja, existem outros motivos que fazem com que o varejista desse setor tenha prejuízos. Em 2018, uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) apontou que o setor supermercadista registrou R$ 6,7 bilhões em perdas. Dentre as principais causas de perdas foram apontadas:

  • Quebra operacional – 36%;
  • Furto externo – 15%;
  • Erros de inventário – 15%;
  • Furto interno – 10%; 
  • Fornecedores – 8%;
  • Erros administrativos – 7%.

Provavelmente esses números refletem os relatórios gerenciais de perdas do seu supermercado, mas eles podem não ser verdade para todos os estabelecimentos. Isso porque, cada supermercado possui os seus processos e as suas peculiaridades, ou seja, o seu jeito de fazer as coisas e lidar com problemas. 


Entretanto, é importante saber onde estão os motivos mais comuns para as perdas, para que você possa ficar atento a eles na sua loja. Além disso, é fundamental que você seja capaz de identificar onde estão ocorrendo as maiores perdas no seu supermercado para poder sanar o problema. Temos um artigo completo apenas sobre como prevenir perdas, confira.

Itens mais visados para furtos em supermercados

Por mais importante que entender quais são as principais causas de perdas no supermercado, neste artigo vamos focar no furto. E, uma das primeiras coisas que precisamos falar é sobre a lista dos itens mais visados.

A primeira coisa que você precisa entender é que essa lista provavelmente é diferente para cada supermercado ou loja. Entretanto, existem sim alguns produtos de maior risco. Esses são produtos que podem ser facilmente escondidos em bolsas, mochilas e bolsos, ou então que podem ser adulterados de forma que o cliente pague mais barato por um item mais caro.

Conhecer esses produtos irá te ajudar a planejar a forma como eles ficarão expostos nas prateleiras, bem como o layout do supermercado pode ser preparado para que esses itens possam ser mais facilmente monitorados.

De acordo com a pesquisa da Abras, os produtos mencionados pelos supermercadistas como mais furtados podem ser divididos em duas categorias: quantidade e valores.

Maiores furtos em supermercado em termos de quantidade

  • 1º lugar:  energéticos, cervejas, cortes bovinos, pilhas e baterias, chocolates em barra ou tabletes, queijos, sabonete, azeites e odorizadores de ambiente;
  • 2º lugar: refrigerantes, aguardentes, picanha, itens de papelaria, goma de mascar e balas, salame, creme dental, enlatados, e pedras e blocos sanitários;
  • 3º lugar: sucos e refrescos, whiskies, linguiça, acendedores, biscoito recheado, presunto, fralda, molhos e sabão em pó;
  • 4º lugar: leite, vodcas, carne suína, brinquedos, bombom bola, margarina, desodorante, tempero pronto e detergente;
  • 5º lugar: achocolatados, bebidas lácteas, vinhos, frango, confeitos, mortadela, aparelhos e lâminas de barbear, conservas e inseticidas.

Maiores furtos em supermercado em termos de valores

  • 1º lugar: energéticos, whiskies, picanha, pilhas e baterias, chocolates em barra ou tabletes, queijos, desodorante, azeites, odorizadores de ambiente;
  • 2º lugar: refrigerantes, cervejas, cortes bovinos, ferramentas, bombom bola, salame, aparelhos e lâminas de barbear, conservas e sabão em pó;
  • 3º lugar: leite, vodcas, linguiça, itens de papelaria, goma de mascar e balas, presunto, protetor solar, enlatados e inseticidas;
  • 4º lugar: sucos e refrescos, vinhos, carne suína, brinquedos, biscoito recheado, manteiga, shampoo e pós shampoo, tempero pronto e detergente;
  • 5º lugar: achocolatados, bebidas lácteas, aguardentes, bacalhau, itens de pet shop, complemento alimentar, peito de peru, creme hidratante, molhos, pedras e blocos sanitários.

Tipos mais comuns de furtos em supermercados

Agora que você já sabe quais itens devem receber maior atenção no supermercado, vamos falar dos diferentes tipos de furtos que podem ocorrer na sua loja. Isso porque, eles podem ser cometidos tanto por clientes quanto por funcionários e conhecê-los te ajudará a preveni-los. A seguir falaremos em detalhes sobre cada um deles. 

Furtos cometidos por clientes

Esse provavelmente é o mais comum dos furtos em supermercados, sendo que os clientes podem utilizar de diferentes abordagens para furtar produtos da loja. Conhecê-las irá te ajudar a prestar mais atenção a atitudes suspeitas, implementar medidas para preveni-los e até mesmo a treinar o seu pessoal da segurança para ficar atento. Os principais são:

  • Troca de etiquetas: geralmente ocorre substituindo o conteúdo das embalagens, ou efetivamente trocando a etiqueta do produto. Esse tipo de furto é mais comum na sessão de carnes embaladas e congeladas, em que o cliente pode simplesmente mudar a etiqueta de um produto para outro;
  • Carrinho de bebê: ir ao supermercado com bebê é muito comum e você não pode proibir a entrada deles. Entretanto, é possível que tanto mães quanto pais utilizem o carrinho do bebê ou até mesmo a coberta para ocultar mercadorias, por isso, o ideal é ficar atento para atitudes suspeitas e aos itens que estão no carrinho;
  • Ocultação de produtos: os produtos são escondidos em bolsas, mochilas, bolsos ou em qualquer outro compartimento entre as roupas e pertences dos clientes. Mais comum para produtos menores, que não fazem um grande volume e podem passar despercebidos;
  • Embalagens recheadas: como alguns produtos possuem embalagem grande, alguns clientes se aproveitam disso para ocultar outros itens dentro. Por exemplo, colocar alguns chocolates em barra dentro da embalagem de cereais;
  • Carrinho de dois andares: muitos supermercados possuem carrinhos que são menores, mas que possuem dois andares. Neste caso, o cliente deixar alguns itens intencionalmente no andar inferior do carrinho, já que o operador de caixa não consegue ver esses itens e eles podem passar despercebidos;
  • Consumo dentro da loja: provavelmente você já se deparou com algum cliente consumindo produtos dentro da loja, o maior problema nesse comportamento é que muitos descartam as embalagens e simplesmente não pagam pelo que consumiram. 

Furtos cometidos por funcionários

Vale ressaltar que, por mais que os clientes sejam responsáveis por uma parcela considerável de furtos no supermercado, eles não são os únicos. Os furtos também podem ser cometidos pelos próprios funcionários do supermercado, por isso, é importante saber quais as abordagens utilizadas. Vamos a elas:

  • Violação de embalagens: com fácil acesso a uma grande diversidade de produtos, o funcionário pode retirar ou substituir o conteúdo de embalagens sem que ninguém perceba e assim furtar os produtos;
  • Contagem incorreta: na hora de fazer o inventário ou mesmo a retirada de produtos do estoque para as prateleiras, o funcionário pode entregar um número inferior do que foi registrado. Por exemplo, o funcionário dá saída no estoque de 20 aparelhos de barbear, mas apenas 18 deles foram parar nas prateleiras; 
  • Peso adulterado: a venda de produtos embalados pelo próprio mercado é comum, tais como frios, carnes, cortes de frango, dentre outros. Na hora de fazer a pesagem, o funcionário pode alterar o peso da mercadoria e simplesmente furtar a diferença. É importantíssimo ficar atento a essa abordagem, porque ele pode rotular 800g de frango com o valor de 1kg, ficando com 200g para ele. Se o cliente desconfiar do que está acontecendo, ele pode não voltar no seu supermercado e ainda desconfiar de que a adulteração seja “política” do estabelecimento;
  • Empilhamento falso: neste caso o entregador monta uma camada de produtos a menos do que foi contratado. Visualmente é muito difícil de perceber, por isso a conferência de mercadoria é sempre importante;
  • Ocultação de produtos: assim como ocorre com os clientes, os funcionários também podem esconder os produtos em bolsas, roupas ou outros itens pessoais.

Como evitar os furtos em supermercados

Agora que você já conhece os principais motivos de furtos em supermercados, fica mais fácil encontrar formas de preveni-los. Dito isso, o próximo passo é saber o que precisa ser feito para evitar essas perdas no seu supermercado. Vamos lá então?

1. Analise os relatórios gerenciais

O primeiro passo para prevenir furtos no supermercado é entender porque eles estão acontecendo. Por mais que nós tenhamos mencionado as principais causas apontadas pela Abras, isso não significa que elas estejam ocorrendo no seu estabelecimento.

Dito isso, antes de implementar qualquer medida, é preciso analisar os relatórios gerenciais e identificar quais são os principais motivos de perdas por furtos no seu supermercado. O mesmo é válido para quais são os produtos de alto risco e que devem ser vigiados de perto.

Ainda, você pode analisar os relatórios de diferentes períodos, isso permitirá que você entenda se os furtos são mais comuns em determinados dias da semana, período do mês ou do ano. Também é possível observar o que acontece com as diferentes datas comemorativas do varejo, o que permitirá que você se planeje para cada uma delas. Mesmo porque, os produtos mais visados e mais furtados podem ser diferentes.

Vale a pena lembrar que, caso você tenha mais de uma unidade, que esses motivos e produtos podem variar de uma loja para a outra. Portanto, as decisões devem ser tomadas individualmente por unidade, já que o que se aplica a uma não se aplica a outra. Desta forma, você terá soluções mais personalizadas e que atenderão exatamente aquilo que você precisa.

2. Invista em tecnologia

Uma coisa é certa, a tecnologia pode ser uma das suas maiores aliadas no supermercado, e não apenas para te ajudar no controle financeiro ou de estoque, mas também para prevenir furtos na sua loja. Assim que você souber quais são os produtos mais furtados, então saberá quais corredores e áreas devem ser monitorados. 

Dito isso, a nossa dica é investir em tecnologia e implementar um circuito fechado de tv de boa qualidade para isso. Neste caso, é fundamental também ter profissionais treinados e experientes para fazer o monitoramento das imagens e conseguir identificar pessoas com comportamento suspeitos, ou os furtos efetivamente.

Optando por essa solução para prevenir furtos no supermercado, é importante que você informe o cliente, o que geralmente é feito com placas de sinalização que os clientes podem visualizar facilmente.

Outra medida que pode ser adotada é a proteção eletrônica nos produtos mais furtados. Neste caso, são colocadas etiquetas eletrônicas de segurança nas mercadorias mais visadas. Essa medida deve ser acompanhada da instalação de antenas na entrada e na saída da loja para que elas detectem essas etiquetas e soem um alarme.

E, caso isso aconteça, também é fundamental ter profissionais bem treinados para realizar a abordagem do cliente. Afinal, pode ser que o alarme tenha disparado por que algum funcionário esqueceu de tirar a etiqueta ou mesmo por produtos comprados em outras lojas e que também tenham essa tecnologia. A seguir falaremos mais sobre como a abordagem deve ser realizada.

3. Treine os seus colaboradores constantemente

Ter profissionais bem qualificados trabalhando com você é, sem dúvida alguma, um grande trunfo que o negócio pode ter. Afinal, são eles que fazem a sua loja funcionar e colocam em prática as suas ideias. No quesito de furtos em supermercado, os profissionais bem treinados te ajudam a identificar possíveis furtos e a preveni-los.

Tanto operadores de caixa quanto a sua equipe de segurança devem receber um treinamento focado para isso. O treinamento dos operadores de caixa deve garantir que eles sejam capazes de ler o código de barras do produto, comparar com a informação apresentada na tela do computador e verificar se condiz com o item físico que ele tem em mãos. 

Já a equipe de segurança deve ser treinada para fazer o acompanhamento dos clientes no sistema de monitoramento, identificar atitudes suspeitas e na abordagem de pessoas. Afinal, esse é um ponto bastante sensível e que pode ter uma repercussão bastante negativa se não for realizado adequadamente.

Além disso, você também pode realizar treinamentos constantes com todos os funcionários para que eles saibam como identificar um suspeito de furto e informar à equipe de segurança.

Quer mais dicas de como preparar o treinamento ideal para os operadores de caixa do seu supermercado? Então confira o nosso e-book.

4. Mude o layout da loja

Em muitos casos, o layout da loja pode favorecer a ocorrência de furtos no supermercado. Como, por exemplo, deixando produtos de alto risco em locais em que a vigilância é mais difícil. Por isso, faça uma análise no layout da sua loja e veja se esse não pode ser o seu caso, e com uma mudança simples os furtos na sua loja podem diminuir.

Além disso, por mais que você tenha câmeras de monitoramento, é natural que ainda haja alguns pontos cegos. Neste caso, o mais importante é identificar quais são eles e resolver esse problema. Por exemplo, você poderá posicionar espelhos em pontos estratégicos para cobrir o monitoramento desses pontos cegos. Também é preciso ficar atento ao posicionamento dos expositores e prateleiras, para que eles não atrapalhem o campo de visão da central de monitoramento.

E, claro, para alguns produtos o ideal é que eles fiquem em locais de acesso mais restrito, como é o caso de lâminas de barbear, por exemplo. Em mercadinhos menores é comum que você tenha que pedir a um funcionário para pegá-las. 

Apenas tome cuidado para não deixar os produtos com um acesso muito difícil, afinal de contas, se o cliente não vê ele não compra. Assim, por mais que você esteja prevenindo furtos, pode estar impossibilitando as vendas regulares. 

Por isso, após a adoção de algumas medidas, é importante acompanhar se houve uma redução dos furtos ou das vendas. Somente desta forma você saberá se as medidas tomadas foram efetivas e se não prejudicaram as vendas.

5. Monitore em tempo integral

De nada adianta ter um sistema de monitoramento e funcionários treinados, se eles não estarão lá para monitorar as imagens. O ideal é que você organize o horário dos funcionários responsáveis para que sempre tenha alguém atento a toda a movimentação do supermercado. 

E, claro, não se esqueça de incluir câmeras de monitoramento também em áreas de circulação exclusiva de funcionários, tais como o estoque, recebimento e retirada de mercadorias, dentre outros. Já que, por mais que a maioria dos furtos geralmente venha de clientes, eles não são os únicos responsáveis por isso.

6. Invista no self checkout

Provavelmente você já ouviu falar nos caixas de autoatendimento, mas já parou para pensar que ele pode te ajudar a evitar alguns tipos de furtos do supermercado? Apesar do cliente ser o responsável pela leitura do código de barras dos produtos, esses caixas possuem uma balança na área destinada aos produtos, e qualquer diferença no peso precisará ser checada.

Assim, se o cliente tentar trocar etiquetas de algum produto ou quiser utilizar a técnica da embalagem recheada, o sistema identifica a diferença de peso e o funcionário responsável pelo monitoramento será informado. Mais uma vez, a tecnologia se mostrou uma aliada na prevenção dos furtos na sua loja.

Como abordar um suspeito de cometer furto em supermercado

Agora que você já sabe quais são os principais tipos de furtos, como eles podem ser identificados e prevenidos, chegou o momento de falar sobre o que deve ser feito diante da suspeita ou confirmação de um furto. 

Sempre que houver essa suspeita, seja de que algum cliente ou funcionário esteja furtando algum produto, a abordagem é necessária. Entretanto, essa é uma situação muito delicada e que requer todo o cuidado possível, principalmente porque você não pode correr o risco de acusar uma pessoa injustamente. A nossa recomendação de abordagem segue os passos descritos a seguir:

1. Ter fortes indícios de que algum produto possa ter sido ocultado

Antes de sair fazendo acusações, é importante que você tenha fortes indícios de que algum item tenha sido ocultado. Caso você acuse uma pessoa pelo furto de alguma mercadoria sem fundamento, o seu supermercado poderá sofrer uma ação judicial por danos morais. Por isso, fique sempre atento, mantenha um bom sistema de vigilância, com câmeras de boa qualidade e uma equipe treinada para identificar esses clientes.

2. Não perca o furtante de vista

Mesmo que você não tenha certeza se algum produto foi furtado ou não, é fundamental não perder a pessoa de vista. Tanto para confirmar o furto como para prevenir que ele oculte outros produtos. 

Entretanto, se houver a confirmação de que um produto foi ocultado, então não perder a pessoa de vista é ainda mais importante. Isso porque, o furtante pode simplesmente descartar o item em qualquer setor e a sua acusação será inconsistente, podendo resultar em um processo judicial para o supermercado. Portanto, garanta que sempre terá um funcionário acompanhando o trajeto do suspeito para se certificar que o produto não foi abandonado.

3. Faça a abordagem na saída da loja 

Uma vez que a suspeita de furto seja confirmada, a abordagem do cliente deverá ser feita na saída da loja. A abordagem pode ser iniciada perguntando se ele não esqueceu de pagar por algum item que está levando. Caso o cliente não assuma que esqueceu de pagar pela mercadoria oculta, peça que ele te acompanhe até um local mais reservado do supermercado. Lembre-se que esse local nunca pode ser um ambiente fechado e que deve ter uma pessoa, do mesmo sexo do acusado, para testemunhar a abordagem.

Caso a pessoa se recuse a assumir o furto, então a polícia deverá ser acionada e, tanto a sua equipe de segurança quanto a pessoa suspeita devem aguardar que as demais medidas sejam tomadas pelas autoridades. 

4. Lidando com funcionários

A abordagem de funcionários suspeitos de furto no supermercado também deve ser feita com muita cautela. Primeiramente porque é muito comum que funcionários de supermercado tenham descontos para fazer compras no estabelecimento em que trabalham. Segundo, porque em uma abordagem sem fundamentação a empresa está também sujeita a processo judicial.

Uma vez que você tenha certeza de que o funcionário esteja furtando produtos chame-o para uma conversa, sempre acompanhado da equipe da segurança e uma pessoa do mesmo sexo para acompanhar essa conversa. Se mesmo assim ele se recusar a admitir, a polícia deverá ser acionada. A demissão ou não do funcionário ficará a cargo da política de cada empresa.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Tecnologias usadas em supermercados: Conheça as 9 tendências

Conhecer as tecnologias usadas em supermercados é necessário para qualquer gestor do varejo interessado em se manter atualizado e que busca conquistar os clientes mais antenados. Mas, mais do que isso, a tecnologia tem poderosas ferramentas que podem te ajudar a proporcionar uma melhor experiência de compra para o cliente, facilitar a gestão de estoque…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Treinamento Completo e Gratuito para operador de caixa de supermercado!

Preparar um bom treinamento para operadores de caixa de supermercado é uma tarefa essencial do gestor. Afinal, os operadores são, na grande maioria das vezes, as únicas pessoas com quem o cliente tem contato.  Ou seja, são poucos minutos para oferecer um bom atendimento e fazer com que o cliente deixe a loja com uma…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

Confira as 8 tendências para supermercados em 2024!

Se você chegou até este artigo em busca das tendências para supermercado em 2024, então você veio ao lugar certo. Conhecer quais serão as tendências para o ano que se inicia é essencial para que você consiga sair na frente da concorrência e atender às demandas dos clientes.  Sem falar que, o simples fato de…

Por Nayara Santos em 09.10.2023

18 Textos prontos para divulgar as ofertas de supermercado, confira

Fazer ofertas no supermercado é importante porque você consegue atrair novos clientes para a sua loja, aumentar o movimento e as vendas. Além disso, quando o cliente sabe que você faz boas ofertas, ele estará sempre de olho para conferir as novidades. Entretanto, ter bons preços pode não ser suficiente para conseguir ter resultados melhores.…

Por Nayara Santos em 03.05.2022

Ideias para inovar no mercadinho: se destaque da concorrência

Conseguir ter ideias para inovar no mercadinho de bairro e conseguir implementá-las é essencial para o seu negócio. Através dessas medidas você conseguirá não apenas atrair novos clientes, como também fidelizar aqueles que já conhecem a sua marca. Entretanto, ter essas ideias e saber o que precisa para fazê-las funcionar nem sempre é uma tarefa…

Por Nayara Santos em 03.02.2021

Outdoor de supermercado: veja como ser criativo

Para os gestores e donos de supermercado é importantíssimo encontrar diferentes formas de divulgar o seu negócio. Por mais que a divulgação do supermercado em outdoor de supermercado seja explorada, nem sempre ela é capaz de atingir os objetivos desejados. Para funcionar, essa estratégia precisa ser capaz de chamar a atenção dos consumidores e se…

Por Nayara Santos em 03.05.2021

Supermercado pet friendly: 3 vantagens para adaptar o seu negócio

Ter um supermercado que seja pet friendly significa ter um local em que os animais de estimação são bem-vindos e que possuem uma infraestrutura específica para recebê-los. Por isso, se você quiser atrair clientes que gostam de levar os seus animais a todos os lugares, essa pode ser a sua grande oportunidade.  Para te ajudar…

Por Nayara Santos em 05.10.2021

Checklist de supermercado: conheça os principais

O checklist de supermercado pode ser uma estratégia interessante para você manter tudo em ordem e funcionando bem na sua loja. Principalmente porque o setor supermercadista possui um grande número de processos na sua rotina diária que, sem o devido controle, podem comprometer a saúde financeira e a experiência do cliente. Assim, se você ainda…

Por Nayara Santos em 27.07.2021

Layout para mini mercado: Veja 7 dicas para montar o melhor

Saber como preparar o layout certo para o mini mercado pode trazer muitas vantagens para a sua loja. Afinal, quando utilizado da forma correta, o layout ajuda a aumentar o tempo de permanência do cliente na loja e as suas vendas. Por isso, é importante prestar atenção se você está fazendo isso da maneira correta.…

Por Nayara Santos em 17.10.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos