Por Nayara Santos em 17.10.2022

Análise SWOT para supermercado: veja como fazer em 9 passos

Por Nayara Santos em 17.10.2022

A análise SWOT para supermercado prevê a identificação e a avaliação das forças, oportunidades, fraquezas e ameaças desses estabelecimentos nos micro e macro ambientes nos quais estão inseridos. Afinal de contas, é natural que toda empresa possua os seus pontos fortes, que devem ser destacados, e os pontos fracos que devem ser melhorados.

Além disso, identificar as ameaças também permite criar estratégias de contenção, caso seja necessário, ou mesmo procurar formas de eliminá-las ou reduzi-las. Da mesma forma que, conhecer as oportunidades e como aproveitá-las pode trazer um grande diferencial para o seu negócio.

Assim como qualquer outro empreendimento do varejo, o desempenho de um supermercado está sujeito às suas vantagens e limitações, às ações da concorrência e à opinião dos seus clientes. Tudo isso torna a matriz SWOT uma metodologia muito interessante para compreender o cenário interno e externo dos negócios e atuar de maneira estratégica.

Mas, você sabe como realizar essa análise, na prática? Provavelmente se você chegou até aqui, está em busca de informações sobre isso. Portanto, continue a leitura para aprender, passo a passo, a construir a sua matriz e utilizá-la facilmente!

Passo a passo para fazer análise SWOT no supermercado

Antes de continuarmos é fundamental dizer que essa é uma análise essencial para que o seu supermercado tenha sucesso. Por mais apego que você tenha com a sua empresa, é preciso analisar como ela funciona de forma objetiva. Somente desta forma você conseguirá identificar o que precisa ser melhorado e o que valorizar nahora de divulgar o seu negócio.

1. Defina um objetivo para a sua análise

Primeiramente, você deve esclarecer o objetivo de construir uma análise SWOT para o seu supermercado. Embora esse trabalho possa ser executado de maneira ampla, um direcionamento pode te auxiliar a reunir dados mais precisos e relevantes para as suas necessidades.

  • Você está registrando quedas em seu faturamento?
  • O público do seu supermercado diminuiu?
  • Um concorrente forte iniciou atividades em sua cidade?
  • Está começando seu negócio e deseja se posicionar de maneira estratégica?

Compreenda, portanto, as circunstâncias do seu empreendimento e defina um alvo para orientar a sua análise. Nos exemplos mencionados anteriormente, a reflexão se originou de mudanças no cenário, seja porque um novo player surgiu no mercado, ou porque o supermercado não tem vendido como antes. Aliás, conheça o nosso guia 5 estratégias certeiras para aumentar as vendas do supermercado e comece a obter bons resultados.

Entretanto, a análise SWOT pode ser feita mesmo que tudo esteja bem. Lembre-se que nenhuma empresa está livre de ter problemas, ou de processos que não possam ser otimizados. Portanto, seja pragmático e não tenha medo de olhar em detalhes o funcionamento do supermercado.

2. Comece olhando para dentro

Especialmente em negócios locais, muitas empresas se preocupam demasiadamente com as ações dos seus concorrentes e deixam de notar problemas internos. Mas, são justamente esses problemas internos que podem impactar consideravelmente o seu desempenho no mercado.


Mesmo porque, não importa se o seu concorrente tem produtos mais caros, se estão faltando produtos na sua prateleira por problemas no controle do estoque. Se o cliente não encontrar o que precisa no seu supermercado, ele vai procurar o concorrente. Por isso, o mais importante é fazer bem o seu trabalho.

Dessa forma, é fundamental que iniciemos nossa análise pelo cenário interno, o que, na matriz SWOT, consiste em identificar as forças (Strengths) e fraquezas (Weaknesses) do seu supermercado. Vejamos alguns exemplos:

  • Forças: boa localização, estacionamento, ambiente arejado, profissionais qualificados, preços acessíveis, marca forte, uma boa base de consumidores fiéis, um bom caixa, bom atendimento, inovação;
  • Fraquezas: dificuldade de acesso, espaço limitado, alta rotatividade de colaboradores, dificuldade de negociação com fornecedores, marca pouca conhecida, atendimento ruim, ambiente de compras ruim, baixo caixa.

Observe que nessa etapa estamos identificando elementos internos, entre os quais muitos estão sob o seu controle. Ou seja, caberá a você entender como os processos estão falhando e encontrar formas de mudar isso. Ou seja, já a partir dessa primeira análise será possível traçar melhorias.

Mas, para uma boa análise SWOT do supermercado, é importante contrastar esses dados com o cenário externo. Afinal, os seus resultados também dependem de como os seus concorrentes e outros players do mercado atuam. Assim, você conseguirá providenciar soluções que também destaquem a sua empresa entre as demais.

3. Analise o seu cenário externo

Compreendida a realidade dentro da sua empresa, é hora estudar o ambiente no qual ela atua, é impactada e exerce influência. Os elementos externos são definidos pelas duas últimas letras da matriz, as oportunidades (Opportunities) e as ameaças (Threats). Esses indicadores podem ser:

  • Oportunidades: proximidade ou bom relacionamento com fornecedores, tendências de mercado que podem beneficiar a sua marca, crescimento de mão de obra qualificada em sua região, descontos e isenções tributárias;
  • Ameaças: ações de sucesso de concorrentes, novas regulamentações e tributos, crises financeiras e sanitárias, tendências de mercado que exigem investimentos superiores ao seu orçamento.

Nessa etapa, estudamos os elementos que estão fora do controle do seu supermercado, mas que, caso aconteçam, exigem atitudes rápidas por parte da empresa. Neste caso, o mais importante é que o empreendedor entenda que a forma como a empresa responderá a esses fatores é determinante. 

Saber que imprevistos podem acontecer e saber quais são eles é fundamental para conseguir minimizar os efeitos na empresa, ou até mesmo prevenir que problemas surjam. Da mesma forma, quando você está ciente que oportunidades podem aparecer e que você precisa estar pronto para agarrá-las, também é importantíssimo.

4. Esquematize as informações levantadas

Se você passou pelos passos anteriores de como fazer a análise SWOT para supermercado, então agora você já tem todas as informações necessárias para seguir adiante. Uma das formas pelas quais essa análise é conhecida é pela sua representação visual, e é justamente isso que faremos agora.

Basicamente, o que você precisa fazer é organizar as informações levantadas em quatro quadrantes, um para cada elemento analisado. O ideal é que você liste todas as forças ao lado das oportunidades e as fraquezas ao lado das ameaças. Assim, você terá uma visão completa tanto do cenário interno da empresa, quanto do externo. E também consiga identificar o que precisa ser melhorado rapidamente.

Essa representação visual não é tão abstrata quanto parece. Ao expor todos esses elementos juntos, torna-se mais fácil analisá-los, compará-los e obter insights, isto é, construir ideias a partir das informações levantadas. Tudo isso fará com que a sua análise fique mais rápida e que as soluções encontradas englobam diferentes áreas da empresa e possa, até mesmo, resolver mais de um ponto ao mesmo tempo.

5. Avalie o impacto da sua análise em diferentes setores

Para enriquecer ainda mais a sua análise e obter respostas mais eficazes para os desafios que o seu supermercado enfrenta ou poderá enfrentar, é interessante verificar o impacto dos elementos citados em diferentes setores. Veja algumas perguntas que você pode se fazer nesta etapa da análise:

Esse exercício nos ajuda a identificar possíveis setores problemáticos, direcionar investimentos para essas áreas e exigir maior empenho dos profissionais responsáveis por elas. 

Vale a pena mencionar que é absolutamente natural que as empresas tenham alguns processos muito bem estruturados, enquanto outros não recebem tanta atenção. E esse é justamente um dos objetivos da análise SWOT para supermercado. Identificar quais podem ser explorados para destacar e diferenciar a sua empresa, e onde você está pecando para ter uma empresa excelente.

6. Construa um planejamento estratégico

Em Administração, tratamos por planejamento estratégico aqueles cujas ações são baseadas em evidências e que, também, são apresentadas dentro de uma perspectiva de longo prazo. E é justamente isso que a análise SWOT trará para a sua empresa. Dessa forma, cabe a você e a sua equipe avaliar também quais forças, fraquezas, oportunidades e ameaças são intrínsecas, eminentes ou distantes. Ou seja, aquelas que estão enraizadas na cultura organizacional, quais são mais prováveis de acontecer e quais não improváveis, mas que não podem ser descartadas.

Ao elaborar uma análise SWOT para seu supermercado, é provável que você perceba que muitas mudanças serão necessárias. Entretanto, nem todas essas mudanças podem ser viáveis, ou mesmo aconselháveis no curto prazo. Uma tendência de mercado que ainda não se confirmou, por exemplo, pode ser uma oportunidade com potencial de ameaça, e o melhor nesse caso seria estudar os resultados de concorrentes maiores antes de apostar na novidade.

De maneira geral, o que deve ser definido aqui são os possíveis caminhos que a sua empresa deverá trilhar para lidar com problemas atuais e distantes e, também, para melhorar seu desempenho no presente e no futuro.

Ainda, você também pode verificar que algumas das fraquezas podem ser facilmente melhoradas, com pequenas mudanças e sem prejudicar o orçamento. Então, é importante que você foque nesses pontos, trazendo melhorias que podem impactar diretamente a satisfação do cliente e as condições de trabalho dos seus colaboradores.

7. Crie uma agenda de ações

Por fim, devemos estruturar todos esses registros e discussões em uma agenda de ações. Nessa fase final, seu papel será documentar a sua análise SWOT e definir tarefas de curto, médio e longo prazo a serem executadas para fortalecer a sua marca e seu negócio no mercado.

Um supermercado que atestou que seus clientes são muito exigentes em relação à experiência de compra e à qualidade dos produtos, por exemplo, pode investir em ações graduais que o beneficiem nesse sentido.

Ele pode começar negociando com novos fornecedores para tornar o seu mix mais atrativo para o público. Em seguida, investir em uma reforma para tornar o local mais moderno e atraente, bem como aplicar recursos de Marketing Sensorial para criar um ambiente agradável e estimulante para os consumidores.

Naturalmente, a agenda de ações será influenciada pelo capital disponível para cada etapa do processo, o que também deve ser estudado e planejado estrategicamente pela equipe responsável.

O mais importante em uma análise SWOT para supermercado ou para qualquer outro segmento é garantir que os gestores compreendam seu negócio de fato e tomem decisões coerentes com a sua realidade. Uma vez esclarecidos os seus cenários interno e externo, um empreendimento pode ser conduzido de uma maneira muito mais sábia.

8. Meça os resultados

De nada adianta fazer uma análise tão detalhada como a SWOT se você não verificar os resultados. Por exemplo, se você identificou que uma das fraquezas do supermercado é justamente o controle de estoque, então você precisa saber se, após implementar mudanças, se o controle melhorou.

Por isso, ao fazer o seu planejamento estratégico e o plano de ações determine como as mudanças serão avaliadas e quando. Já que algumas mudanças podem levar algum tempo para serem percebidas e para trazer resultados. Desta forma, você também saberá se o plano de ação está correto ou se será preciso fazer algum ajuste ao longo do caminho.

9. Análise SWOT ao longo do tempo

Por último, é preciso deixar claro que a análise SWOT deve ser realizada periodicamente. Afinal, conforme o tempo passa, os players do mercado mudam, ou o cenário econômico se altera, novas oportunidades e ameaças podem surgir. Da mesma forma que, conforme a sua empresa prospere e cresça, as fraquezas e forças também podem mudar.

Dito isso, é fundamental que você faça a análise SWOT de tempos em tempos. Entretanto, o intervalo ideal caberá a você determinar qual será. Ele pode ser uma vez por ano, ou a cada dois anos. Mas, lembre-se, quanto mais de perto você conseguir acompanhar o desenvolvimento da sua empresa, melhor.

E então, gostou das nossas dicas? Pronto para fazer a análise SWOT do seu supermercado? Quer mais dicas de como ter uma empresa de sucesso? Então confira o nosso blog.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Acessibilidade em supermercados: 5 ações para adaptar o seu negócio

Ser capaz de oferecer acessibilidade no supermercado é entender que todos os consumidores merecem respeito. Uma consequência disso é conseguir conquistar um novo público para o seu negócio. Afinal de contas, se você prestar atenção, são poucos os locais adaptados para receber clientes que possuem necessidades específicas. Mas, antes de sair fazendo adaptações na infraestrutura…

Por Nayara Santos em 06.10.2021

Ações de sustentabilidade em supermercados: 7 ações que podem ser tomadas

Você já parou para pensar no quanto o seu negócio pode estar impactando o meio ambiente? Por isso, incluir ações de sustentabilidade no seu supermercado pode ser uma forma não apenas de diminuir esse impacto, mas também de conquistar clientes que tenham as mesmas preocupações e valores. Por mais que você saiba e já pratique…

Por Nayara Santos em 10.05.2021

18 Textos prontos para padaria de supermercado, confira

Caprichar nos textos para divulgar a padaria do seu supermercado poderá fazer toda a diferença para que você aumente as vendas da sua loja. Afinal, os clientes gostam de novidades e de produtos de qualidade, mas eles precisam saber o que está acontecendo na sua loja para poder aproveitar. Neste artigo traremos algumas ideias de…

Por Nayara Santos em 06.03.2023

Jingle de Supermercado: se inspire em nossas ideias

O jingle de supermercado é uma forma de publicidade que ajuda o cliente a lembrar da sua loja. Para entender como isso é possível, basta pensar nas peças publicitárias que veiculavam no rádio e na TV na sua infância, e você provavelmente vai se lembrar de algumas dessas músicas.  Como tudo o que você quer…

Por Nayara Santos em 11.01.2022

Música para Supermercado: Conheça os benefícios e vantagens

 Você sabia que a escolha da música para supermercado pode influenciar nas suas vendas? Ou então mudar completamente a experiência de compras dos clientes? Bom, se você chegou até aqui é provável que algumas dessas dúvidas tenham passado pela sua cabeça. Isso é perfeitamente natural, afinal de contas, a utilização de música no varejo…

Por Nayara Santos em 11.08.2022

Como organizar o estoque de supermercado: confira 11 dicas

Saber como organizar o estoque de supermercado pode trazer muitas vantagens. Isso poderá ser percebido não apenas para o dono do negócio, mas também para toda a equipe envolvida com os processos que ocorrem ali. Sem falar que, até mesmo o cliente pode sentir quando a organização é bem feita. Financeiramente falando, essa organização, por…

Por Nayara Santos em 16.11.2022

Equipamentos para supermercado: veja quais não podem faltar

Conhecer a lista de equipamentos para supermercado é importantíssimo para quem está abrindo um negócio nesse ramo do varejo. Isso porque o gasto com esses equipamentos deve entrar na conta dos custos para colocar o supermercado para funcionar. Além disso, muitos donos de supermercado e mercadinhos de bairro podem estar em busca da modernização ou…

Por Nayara Santos em 14.06.2021

7 ofertas de carnaval para supermercado: aproveite a folia e venda mais

Preparar as ofertas de Carnaval certas para o seu supermercado pode significar um maior movimento da loja, aumento das vendas e mais chances de fidelizar clientes. Afinal, conseguir atrair consumidores para o supermercado é um dos grandes desafios dos varejistas deste setor, portanto, cada oportunidade de fidelização deve ser aproveitada. Uma das melhores formas de…

Por Nayara Santos em 05.02.2024

7 dicas de como escolher um nome para mini mercado com ideais para você se inspirar

 O nome de um comércio é crucial para o negócio, podendo influenciar diretamente nos resultados. Afinal, é através do nome que o estabelecimento é identificado pelos clientes. Sem falar que o nome também pode influenciar nas estratégias de marketing e até mesmo no fortalecimento da marca. Com um mercado altamente competitivo, é fundamental para…

Por Nayara Santos em 06.03.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos