Toda organização possui uma história e a cultura organizacional é, ao mesmo tempo, agente realizador e consequência dela. Esse conceito é muito importante para compreender o contexto de uma empresa e, inclusive, o seu desempenho. Ele é sinônimo de identidade: é como o negócio se identifica e se posiciona no mercado.
Uma das dúvidas mais comuns em qualquer empreendimento é como definir a cultura organizacional da empresa. Primeiramente, é preciso ter ciência que ela é uma construção conjunta entre a plataforma de negócio e o ambiente: colaboradores e parceiros. Além disso, não é algo estático: está em constante evolução.
Se você se interessou no assunto e quer aprender mais sobre ele, então, continue a leitura e confira como definir a cultura organizacional da sua empresa! Vamos lá?
A cultura organizacional
Uma das definições mais interessantes acerca dessa temática foi feita no contexto da comunicação integrada nas empresas por uma estudiosa do ramo chamada Margarida Kunsch. Em suas obras, é destacado que a cultura organizacional atravessa todos os ambientes imagináveis de um negócio e é, inerentemente, parte do processo de comunicação corporativa. Por isso, é muito trabalhada por profissionais da comunicação.
As interações comunicacionais se transformam de acordo com a identidade do negócio, além disso, há vários discursos e ferramentas conforme o público interlocutor, ou stakeholders. Sendo assim, a cultura organizacional é estratégica para qualquer empresa: deve ser aperfeiçoada e usada como um instrumento para o sucesso do empreendimento.
Em síntese, a cultura organizacional é o conjunto de valores e práticas compartilhadas pela marca, bem como por seus representantes (sócios e colaboradores, por exemplo). Para construí-la na sua empresa é preciso ter alguns conceitos muito bem claros: a missão, a visão e os valores do negócio.
O que é missão?
Quando falamos em missão estamos falando sobre o que é o propósito do seu negócio, ou seja, o que motiva sua existência e aonde ele quer chegar. Ter isso bem definido é muito importante porque é o primeiro passo para ter o alinhamento entre as expectativas da empresa e dos colaboradores.
A missão significa o “porque”, e quando os profissionais que integram o negócio compreendem isso tendem a gerar mais resultados para a empresa. Assim, o propósito do negócio é peça chave para o engajamento, a gestão estratégica do seu capital humano e, consequentemente, para o desempenho do seu negócio.
O que é visão?
A visão da empresa é muito parecida com o conceito de propósito. No entanto, a sua maior distinção está no período de tempo: enquanto a missão é algo à longo prazo e o que norteia todos os planejamentos da empresa, a visão tem a ver com algo mais momentâneo. É como o estabelecimento de metas que, após serem alcançadas, dão espaço para outras e assim sucessivamente.
Vamos supor que a missão de uma empresa de roupas é construir o futuro da moda, ou seja, isso significa que ela quer ser pioneira nas novidades desse segmento. Agora, para alcançar isso o que ela deve fazer? A visão é, exatamente, um desdobramento do propósito: para chegar lá a empresa pode focar no cliente como centro do negócio, por exemplo.
E os valores do negócio?
É comum muitos profissionais dizerem que os valores da empresa são como as “regras” para que o negócio alcance o seu propósito. Eles são o conjunto de ideias e boas práticas que a empresa acredita e estimula os seus colaboradores a serem exemplos delas. Os valores são parte estratégica para a construção da identidade do negócio, bem como da sua imagem.
Os valores são princípios que norteiam o comportamento, tanto da marca propriamente dita como dos seus representantes. Isso significa que é por meio deles que o seu negócio vai conseguir chegar onde quer. Por isso, eles precisam ser escolhidos “a dedo” e terem total sinergia com o propósito da empresa.
Os benefícios da cultura
Como falamos sobre a importância da cultura organizacional para o sucesso do negócio, você já deve ter imaginado que ela possui diversos benefícios, não é mesmo? É por meio dela que se fortalece o elo dos empregados com a marca, se atrai e retém mais talentos, além de fortalecer o posicionamento do negócio no mercado e aumentar as conversões de vendas.
Gestão estratégica de pessoas
Com certeza, você já deve ter ouvido a seguinte frase: “empresas contratam pessoas para realizarem processos”. Isso significa que não adianta buscar o profissional “perfeito”, mas que é preciso desenvolvê-los para que sejam ideais na sua empresa. Esse desenvolvimento é feito por meio da cultura organizacional.
Primeiramente, é preciso ter como valor do seu negócio o colaborador. Ele é o responsável por impactar o cliente, seja direta ou indiretamente. Com a valorização dos funcionários, você precisa usar isso para engajá-los a exercerem os outros valores do negócio. Por isso, é muito importante o alinhamento das expectativas.
Uma dica é desenvolver um onboarding (boas-vindas) para os novos colaboradores e ter campanhas para reforçar o quadro de valores da sua marca. É preciso sempre deixar isso “fresco” na memória da equipe. Isso não significa ser repetitivo, mas saber usar a comunicação de forma persuasiva para um fim.
Alta performance corporativa
Com o alinhamento da cultura e o seu fortalecimento por meio do gerenciamento estratégico de pessoas, a alta performance é uma consequência para o seu negócio. Um time que reflete os valores da empresa tende a transmitir isso para os clientes, seja por meio de processos menos burocratizados ou por atendimentos marcados pela simpatia e agilidade.
Além disso, se a visão do seu negócio for, por exemplo, a redução de custos e um dos valores for o cliente como centro, a tendência é que os planos de ações das áreas sejam construídos de forma que haja um equilíbrio entre os custos e a satisfação do cliente. Assim, o desempenho da sua organização é potencializado.
A partir dos esclarecimentos acima fica fácil saber como definir a cultura organizacional da empresa. Para que você possa por em prática a missão, a visão e os valores do negócio, conte, principalmente, com uma equipe de Comunicação interna. Ela quem vai ser um dos elos mais fortes entre os Recursos Humanos e seus colaboradores. Por meio da comunicação estratégica e da construção de um ambiente saudável, com canais midiáticos e discursos adequados, a cultura do seu negócio será sempre fortalecida.
Impactar positivamente os clientes é um dos objetivos de qualquer negócio. Se você quer saber como fazer isso, confira, agora, o nosso artigo sobre o como fortalecer a imagem da sua marca! Boa leitura!
Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados
A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real.
Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra.
A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.
Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.
Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!