Tudo sobre experiência do cliente
Dicas e táticas para conquistar, engajar e fidelizar clientes, aumentando resultados
08
Como consumidores, estamos habituados a entrar e seguir os setores de um supermercado em busca daquilo que precisamos, sem nem perceber que tudo ali foi organizado de forma a nos fazer ficar mais tempo no estabelecimento, bem como comprar determinados produtos ou simplesmente gastar mais.
O fato é que essa organização das gôndolas é, sim, uma forma de organizar o supermercado, categorizando os itens e expondo-os de uma maneira mais simples para o cliente. Mas também trata-se de uma estratégia de varejo altamente eficaz, capaz de aumentar a visibilidade dos itens que tem menos saída e também as compras por impulso.
Deu para perceber a importância de organizar os setores de um supermercado da maneira correta, não é mesmo? Então, acompanhe a leitura para saber como fazer isso de forma estratégica e assertiva!
Assim como manter uma determinada organização nas gôndolas é capaz de estimular os consumidores a comprarem determinados produtos, essa demarcação por setores faz com que o caminho deles dentro do estabelecimento flua de forma melhor.
Ao ter esses setores bem definidos, o seu supermercado também vai possibilitar que os clientes encontrem os produtos que procuram com mais facilidade, sem gastarem muito tempo perdidos ali dentro — e, consequentemente, ficando nervosos e, até mesmo, desistindo da compra.
Algumas grandes redes supermercadistas e franqueados já têm essa organização pré definida, mas se esse não é o seu caso, confira tudo aquilo que é vendido e busque separar todos esses itens de forma organizada.
Vale lembrar de que você não precisa ter corredores imensos e diversas gôndolas para precisar dessa setorização. Uma pequena mercearia de bairro já se beneficia bastante dessa ordem ao colocar juntos, por exemplo, os produtos de limpeza, seguidos dos de higiene e assim por diante.
Alguns setores possíveis dentro de um supermercado são:
Saber como age a concorrência não é necessariamente copiá-la, mas, sim, usar as suas estratégias como inspiração para aplicar aquelas que podem funcionar no seu próprio estabelecimento, de acordo com o perfil dos seus compradores.
A propósito, considerar esse perfil da clientela é uma tarefa primordial para organizar o seu supermercado, já que cada local pode atrair pessoas com necessidades específicas.
Ainda assim, existem algumas regras que são seguidas por muitas empresas do segmento — e, se faz sucesso, vale a pena considerar, não é mesmo?
Colocar os itens de primeira necessidade no fundo do local, por exemplo, vai fazer com que os consumidores andem por todo o corredor antes de encontrar aquilo que realmente precisam. Dessa forma, é possível que eles se deparem com outros produtos que não estavam, necessariamente, buscando, mas que acabam levando, para aproveitar uma oportunidade, oferta ou mesmo por impulso.
Outra estratégia que traz bastante resultado é montar um setor de promoções (como uma bancada) ou organizar uma pilha de um produto promocional bem no meio do corredor, fazendo com que seja impossível para o cliente não perceber a grande chance de compra que está bem ali.
Confira outras ações clássicas do segmento:
Como dissemos, um supermercado mal organizado é capaz de esgotar a paciência de um cliente, fazendo com que ele vá embora sem aumentar o seu ticket médio ou o que é pior: sem, nem mesmo, conseguir levar para casa aquilo que foi buscar, simplesmente porque não achou os produtos.
Por isso, lembre-se de que tão importante quanto implementar estratégias de venda é oferecer ao seu consumidor o básico: produtos e preços que atendam as suas expectativas, preço justo, atendimento impecável, higiene e organização.
E tenha em mente de que todos esses fatores pouco vão funcionar se o seu supermercado for um local que é uma fonte de estresse, onde a circulação é difícil e as compras mais parecem uma caça ao tesouro. Você mesmo, como consumidor, já desistiu de uma compra quantas vezes ao perceber que os itens da sua lista já tinham ficado para trás na sua ordem de circulação pelo supermercado?
Uma maneira eficiente e bastante simples é identificar e sinalizar os pontos de circulação e também cada setor. Coloque grandes placas na parte de cima e também na ponta das gôndolas informando qual é aquele setor.
Dessa forma, os clientes que estão ali em busca de sabão em pó, por exemplo, não vão ter que rodar muitos corredores até identificarem os produtos de limpeza.
É certo que é preciso incentivar os consumidores a circularem e comprarem mais, mas isso deve ser feito de forma natural e agradável. Forçar que ele ande muito até encontrar o que procura pode causar um efeito reverso — e esse cliente é capaz de nunca mais voltar.
Agir de forma estratégica, portanto, não se refere apenas a manter o espaço organizado e identificado, com setores semelhantes próximos uns aos outros e os produtos apresentados de determinadas formas que estimulem as vendas.
É claro que todas essas ações são fundamentais, mas, como você pode ver, tão importante quanto trabalhar a organização em prol do aumento do ticket médio é respeitar o cliente, facilitando a sua circulação ali dentro e oferecendo tudo o que ele foi buscar além de produtos: comodidade, conforto, bem estar e a certeza de que esse é o melhor supermercado para fazer as suas compras.
Não considerar esse ponto é como ignorar a necessidade de estipular os setores de um supermercado: ao deixar o seu comprador perdido e frustrado, sem encontrar o que procura, as suas vendas são diretamente prejudicadas, bem como a imagem do estabelecimento. Portanto, fique atento e dê uma volta em seu mercado, como se você fosse um novo cliente. Como anda a ordem por aí?
Esperamos ter ajudado você a organizar os setores do seu supermercado. Agora, auxilie outros colegas compartilhando este texto em suas redes sociais.