Tudo sobre experiência do cliente
Dicas e táticas para conquistar, engajar e fidelizar clientes, aumentando resultados
Sabe aquelas frases para supermercado que chamam a atenção nas gôndolas quando você faz as compras do mês? Pois elas são parte importante das estratégias de marketing para atrair a clientela, colocar a concorrência de lado e aumentar as vendas. Seja no atacado ou no varejo, a forma como as ofertas são anunciadas tem grande influência no momento da compra.
Além de preços mais atrativos, o uso de frases de efeito ajudam a posicionar o estabelecimento à frente dos demais. Vale destacar que pensar em meios de melhorar a experiência do cliente e de incentivar o consumo é um dos maiores desafios para as equipes de marketing.
Por isso, vamos compartilhar dicas de marketing para você incrementar à sua estratégia e ideias de frases para conquistar os clientes. Com boas ações e um pouco de criatividade, é possível atrair mais clientes, aumentar as vendas e bater as metas. Boa leitura!
Antes de partir para a inspiração, vamos falar de marketing? Afinal, a área está diretamente ligada ao planejamento estratégico de todas as empresas, inclusive supermercados. Para que as ações sejam efetivas, é importante dedicar um tempo para pensar na comunicação que será adotada para chamar a atenção dos clientes. Vamos às dicas?
Para cativar a clientela e atraí-la até o supermercado, a criatividade pode ser o diferencial das campanhas. Assim como você, os seus concorrentes planejam ações para chamar a atenção dos clientes. Ganha a preferência na hora das compras quem consegue se destacar nos preços e na forma de comunicação utilizada.
Além da criatividade, é preciso aproveitar algumas brechas no calendário. Ao longo do ano, há várias datas sazonais que ajudam a impulsionar as vendas. Black Friday, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, entre outras comemorações, que são excelentes oportunidades.
É o momento de trazer um mix de produtos diferenciados, criar campanhas de marketing temáticas, fazer girar o estoque e oferecer promoções com bons descontos. Muitos clientes aguardam essas datas para comprar presentes ou montar aquela mesa especial para reunir a família e aproveitar as melhores ofertas.
Por falar em promoções, elas estão sempre nas estratégias de marketing e são criadas com o objetivo de incentivar uma visita ao supermercado. Podemos dizer até que itens promocionais funcionam como um gatilho para atrair os clientes.
Ao chegar até o seu estabelecimento para aproveitar as ofertas, a lista da clientela acaba sendo estendida. Boas promoções contribuem para vender mais, além de dar um destaque perante os concorrentes. Este é um dos melhores momentos também para aplicar as frases de efeito que mostraremos no próximo tópico.
Por fim, a última dica de marketing que queremos compartilhar está relacionada à fidelização dos clientes. Reter é um dos maiores desafios do marketing, até mais do que a atração. Por isso, nossa sugestão é que você ofereça um cartão de fidelidade do supermercado.
Um cartão é acompanhado de descontos exclusivos. As ofertas recorrentes são um atrativo a mais para manter o público sempre por perto e melhorar o relacionamento. Com o tempo, os seus clientes podem se tornar embaixadores da marca e indicar os seus produtos a amigos e familiares.
Chamar a atenção dos clientes ou promover um produto envolve o uso de frases de efeito. Quem nunca viu promoções do tipo “leve 4 pastas de dente e pague 3” ou “faltam 2 horas para acabar a promoção”? Frases para supermercados ajudam a criar senso de urgência, escassez, reciprocidade, entre outros, porque usam gatilhos mentais.
Parece um trabalho simples à primeira vista, mas pode ser um tanto desafiador para as equipes de marketing. Afinal de contas, só conseguimos atrair a clientela nos primeiros segundos da mensagem. Então ela deve causar impacto logo no início. Vamos ver cinco exemplos na prática!
Palavras como “imperdível”, “imbatível” ou “incrível” dão uma força extra na hora de divulgar promoções. Os descontos já são um chamariz, mas quando acompanhados pelos termos certos ganham um atrativo a mais e podem incentivar a compra.
Outra maneira de chamar a atenção é por meio dos descontos progressivos, reduzindo em 5% o valor de cada novo item adicionado ao carrinho, por exemplo. A tática contribui com o aumento do ticket médio, o que impacta de forma positiva no faturamento do supermercado.
Lembra do senso de urgência? Este é um dos gatilhos mentais mais utilizados no marketing, principalmente em promoções relâmpago. É ótimo para atrair os clientes que estão em busca de vantagens na hora da compra, mas ainda estão indecisos.
Frases como “faltam 2 horas para acabar a promoção” ou “só hoje” estipulam um período de tempo para que os clientes aproveitem preços em conta. Isso torna a decisão de compra mais rápida, além de oferecer o benefício financeiro.
Entre as frases para supermercado mais conhecidas, “leve 6 sabonetes e pague 4”, por exemplo, também é amplamente utilizada. Afinal, a técnica se apoia na oferta de brindes para garantir a satisfação dos clientes. Vamos combinar que ganhar um mimo sempre é bom, né? Aproveite os produtos vendidos em kits para aplicar a técnica e vender mais.
De volta aos gatilhos mentais, escassez e exclusividade também influenciam a decisão de compra de maneira positiva. Um exemplo de frase na prática: “desconto de 15% para os 15 primeiros clientes”.
Enquanto o primeiro tem o mesmo efeito do senso de urgência — agilizando o consumo — o segundo mexe com o status. Ter acesso antes a produtos é um atrativo para quem gosta de tratamento diferenciado.
Algumas palavras caem no gosto do público. Uma delas é “saldão”, que já remete a ofertas com preços mais acessíveis. Portanto, para fechar a nossa lista de frases para supermercado a nossa sugestão é apostar nela. No exemplo “super saldão: produtos a partir de R$10”, você pode destacar um setor que precisa girar o estoque.
Com as estratégias de marketing e as ideias de frases para supermercado que apresentamos aqui, o seu estabelecimento tem tudo para vender mais e agradar a clientela. Ao entender como funciona a jornada de compra e que elementos chamam a atenção dos clientes, fica mais fácil elaborar um plano de ações eficientes e conquistar resultados mais expressivos. Desde que você prometa apenas o que pode cumprir, o sucesso está a um passo do seu negócio.
Que tal seguir o embalo e aprender mais? Confira todas as vantagens de investir em rádio para supermercado.