Por Nayara Santos em 17.10.2022

Frases para Supermercado: 7 frases para conquistar o cliente

Por Nayara Santos em 17.10.2022

Sabe aquelas frases para supermercado que chamam a atenção nas gôndolas quando você faz as compras do mês? Ou mesmo que te convencem a ir até um supermercado apenas para conferir o que foi anunciado? Pois elas são parte importante das estratégias de marketing para atrair a clientela, colocar a concorrência de lado e aumentar as vendas. 

Não importa se é no atacado ou no varejo, a forma como as ofertas são anunciadas têm grande influência no momento da compra, no aumento do movimento do supermercado e na tomada de decisões do cliente. Por isso, é importante escolher bem quais frases serão utilizadas para divulgar o seu estabelecimento e o que ele oferece.

Além de preços mais atrativos, o uso de frases de efeito ajudam a posicionar o estabelecimento à frente dos demais. Mas, claro, esse não é fator decisivo para que o cliente escolha comprar na sua loja. Afinal, a experiência que o cliente tem também é parte essencial do incentivo ao consumo, sendo, inclusive, um dos maiores desafios para as equipes de marketing.

Por isso, vamos compartilhar dicas de marketing para você incrementar a sua estratégia e ideias de frases para conquistar os clientes. Com boas ações e um pouco de criatividade, é possível atrair mais clientes, aumentar as vendas e bater as metas. Ao longo desse artigo você também encontrará dicas de como melhorar a experiência dos clientes e encantá-los de uma vez por todas. Boa leitura!

Dicas de marketing para supermercado

Antes de partir para as tais frases de supermercado, vamos falar de marketing? Afinal, não importa se você tem a melhor frase, se não sabe como utilizá-la. Ainda, essa é uma área que está diretamente ligada ao planejamento estratégico de todas as empresas, inclusive supermercados. Para que as ações sejam efetivas, é importante dedicar um tempo para pensar na comunicação que será adotada para chamar a atenção dos clientes. Vamos às dicas?

Ser criativo nas campanhas

Para cativar a clientela e atraí-la até o supermercado, a criatividade pode ser o diferencial das campanhas. Assim como você, os seus concorrentes planejam ações para chamar a atenção dos clientes. Ganha a preferência na hora das compras quem consegue se destacar nos preços e na forma de comunicação utilizada.

Basta procurar na sua memória comerciais de televisão ou rádio que você se lembre da música, do slogan ou de uma determinada frase utilizada. Elas provavelmente eram criativas e conseguiram atrair a sua atenção e ficar gravadas por um longo tempo.

Investir na sazonalidade

Além da criatividade, é preciso aproveitar algumas brechas no calendário do varejo. Ao longo do ano, há várias datas sazonais que ajudam a impulsionar as vendas tais como a Black Friday, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, dentre tantas outras comemorações. Se você não aproveitar essas datas, certamente a concorrência o fará e você pode acabar perdendo destaque no mercado.

Esse é o momento de trazer um mix de produtos diferenciados, criar campanhas de marketing temáticas, fazer girar o estoque e oferecer promoções com bons descontos. Muitos clientes aguardam essas datas para comprar presentes ou montar aquela mesa especial para reunir a família e aproveitar as melhores ofertas.

Apresentar promoções

Por falar em promoções, elas estão sempre nas estratégias de marketing e são criadas com o objetivo de incentivar uma visita ao supermercado. Podemos dizer até que itens promocionais funcionam como um gatilho para atrair os clientes.


Ao chegar até o seu estabelecimento para aproveitar as ofertas, a lista da clientela acaba sendo estendida. Boas promoções contribuem para vender mais, além de dar um destaque perante os concorrentes. Este é um dos melhores momentos também para aplicar as frases de efeito que mostraremos no próximo tópico.

Vale a pena mencionar que por mais que as ofertas sejam ótimas para atrair clientes, sem outras estratégias de fidelização elas podem até aumentar as vendas em um primeiro momento, mas será apenas isso. Portanto, faça promoções, mas também implemente ações para fidelizar os seus clientes.

Ter o cartão de fidelidade próprio

Por fim, a última dica de marketing que queremos compartilhar está relacionada à fidelização dos clientes. Reter pode até ser considerado um dos principais desafios do marketing, mas é preciso dizer que é mais barato fidelizar clientes do que atrair novos consumidores para o seu supermercado. Por isso, nossa sugestão é que você ofereça um cartão de fidelidade do supermercado.

Esse cartão é acompanhado de descontos exclusivos e recompensas para quem faz compras frequentes no supermercado. As ofertas recorrentes são um atrativo a mais para manter o público sempre por perto e melhorar o relacionamento. Com o tempo, os seus clientes podem se tornar embaixadores da marca e indicar os seus produtos a amigos e familiares.

Invista em marketing sensorial

Se você quer formas de melhorar a fidelização dos clientes, então você precisa conhecer as estratégias de marketing sensorial. Elas têm o objetivo de melhorar a experiência de compras do cliente através de ações que incentivam os sentidos.

Por exemplo, a utilização de música ambiente no supermercado pode deixar os momentos que o cliente passa na loja mais agradáveis. Se a música combina com o seu público-alvo então a tendência é que o cliente passe mais tempo na loja e compre mais.

Ainda, oferecer degustação de produtos é outra ação de marketing sensorial que pode influenciar o comportamento do consumidor. Isso acontece porque ele fica mais aberto a experimentar novas marcas e produtos.

Além dessas ações, você também deve pensar na organização do supermercado, na limpeza dos corredores, na comunicação visual. Tudo isso interfere na experiência que o cliente terá na sua loja e pode ser entendido como ações de marketing sensorial.

Quer conhecer outras estratégias de marketing que você pode implementar no seu supermercado? Então confira nosso guia completo Marketing para supermercado: 7 ações essenciais para o seu negócio

5 ideias de frases para supermercados

Chamar a atenção dos clientes ou promover um produto envolve o uso de frases de efeito. Quem nunca viu promoções do tipo “leve 4 pastas de dente e pague 3” ou “faltam 2 horas para acabar a promoção”? Frases para supermercados ajudam a criar senso de urgência, escassez, reciprocidade, entre outros, porque usam gatilhos mentais.

Parece um trabalho simples à primeira vista, mas pode ser um tanto desafiador para as equipes de marketing. Afinal de contas, só conseguimos atrair a clientela nos primeiros segundos da mensagem. Então ela deve causar impacto logo no início. Vamos ver sete exemplos na prática!

1. Desconto imperdível

Palavras como “imperdível”, “imbatível” ou “incrível” dão uma força extra na hora de divulgar promoções. Os descontos, por si só, já são um chamariz, mas quando acompanhados pelos termos certos ganham um atrativo a mais e podem incentivar a compra.

Outra maneira de chamar a atenção é por meio dos descontos progressivos, reduzindo em 5% o valor de cada novo item adicionado ao carrinho, por exemplo. Claro que o desconto não precisa chegar a 100%, mas ele irá, sem dúvida alguma, atrair muitos clientes. 

Essa tática contribui com o aumento do ticket médio, o que impacta de forma positiva no faturamento do supermercado. Sem falar que pode ser uma boa maneira de vender aqueles itens parados no estoque.

2. Faltam (x) horas para acabar a promoção

Lembra do senso de urgência? Este é um dos gatilhos mentais mais utilizados no marketing, principalmente em promoções relâmpago. É ótimo para atrair os clientes que estão em busca de vantagens na hora da compra, mas ainda estão indecisos.

Frases como “faltam 2 horas para acabar a promoção” ou “só hoje” estipulam um período de tempo para que os clientes aproveitem preços em conta. Isso torna a decisão de compra mais rápida, além de oferecer o benefício financeiro.

Essa frase para supermercado é ótima para ser utilizada na sua rádio indoor. Assim, você divulga a oferta para quem já está na loja, despertando tanto a urgência quanto a curiosidade do cliente.

3. Leve (x) e pague (x)

Entre as frases para supermercado mais conhecidas, “leve 6 sabonetes e pague 4”, por exemplo, sendo amplamente utilizada. Afinal, a técnica se apoia na oferta de brindes para garantir a satisfação dos clientes. Vamos combinar que ganhar um mimo sempre é bom, né? Aproveite os produtos vendidos em kits para aplicar a técnica e vender mais.

Essa estratégia pode ser aplicada para produtos com vencimento próximo ou simplesmente porque você precisa abrir espaço no estoque para outros produtos. Portanto, acompanhe o seu estoque de perto para fazer essas promoções.

4. Desconto de (x)% para os primeiros (x) clientes

De volta aos gatilhos mentais, escassez e exclusividade também influenciam a decisão de compra de maneira positiva. Um exemplo de frase na prática: “desconto de 15% para os 15 primeiros clientes”.

Enquanto o primeiro tem o mesmo efeito do senso de urgência — agilizando o consumo — o segundo mexe com o status. Ter acesso antes a produtos é um atrativo para quem gosta de tratamento diferenciado.

5. Super saldão: produtos a partir de (x) reais

Algumas palavras caem no gosto do público. Uma delas é “saldão”, que já remete a ofertas com preços mais acessíveis. Portanto, para fechar a nossa lista de frases para supermercado, a nossa sugestão é apostar nela. No exemplo “super saldão: produtos a partir de R$10”, você pode destacar um setor que precisa girar o estoque.

6. Frete gratuito nas compras a partir de (x) reais

Se o seu supermercado possui um e-commerce, então frete gratuito são duas palavras que despertam a atenção e o interesse do consumidor. Afinal, esse é um daqueles pontos decisivos no momento da compra, já que muitos consumidores optam por fechar negócio com um e-commerce que oferece frete gratuito.

Lembre-se que os clientes preferem se relacionar com empresas que oferecem benefícios para eles, e essa gratuidade é justamente isso. Entretanto, é preciso ficar atento para que, caso haja alguma regra para o frete gratuito, como um valor mínimo de compras, que isso precisa ficar claro no momento da compra. Assim, você evita insatisfações.

Sem falar que o frete gratuito também pode incentivar o cliente a comprar mais. Já que se ficar faltando um valor pequeno para conseguir a gratuidade, é bem provável que ele vá comprar um item a mais, apenas para obter o benefício.

7. Descontos exclusivos para os membros do clube de fidelidade

Como falamos anteriormente, os clientes buscam benefícios, e oferecer descontos e brindes exclusivos é um desses caminhos. Neste caso, o desconto exclusivo é apenas para aqueles clientes que fazem parte do clube de fidelidade do supermercado.

Portanto, você estará não apenas mostrando para o cliente membro do clube que ele tem um tratamento diferenciado dos demais clientes, como também incentivando os clientes que não fazem parte do clube a se cadastrar.

Lembre-se que ter um clube de fidelidade te ajuda a trazer aqueles clientes que já conhecem o seu supermercado para a loja e a comprar mais. Mas também mostra que a sua marca se preocupa em oferecer um bom atendimento para os clientes que compram sempre com você. Essa é uma das estratégias que muitas lojas do varejo utilizam para a fidelização dos clientes.

Com as estratégias de marketing e as ideias de frases para supermercado que apresentamos aqui, o seu estabelecimento tem tudo para vender mais e agradar à clientela. Ao entender como funciona a jornada de compra e que elementos chamam a atenção dos clientes, fica mais fácil elaborar um plano de ações eficientes e conquistar resultados mais expressivos. Desde que você prometa apenas o que pode cumprir, o sucesso está a um passo do seu negócio.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Folheto de ofertas de supermercado: conheça as boas práticas para fazer o ideal

Em um mundo cada vez mais digital você provavelmente está se perguntando se ainda vale a pena fazer um folheto de ofertas de supermercado, certo? Nós já adiantamos a resposta, vale a pena sim! Essa ainda é uma forma de divulgar os produtos em oferta e atrair clientes para o seu supermercado. Afinal de contas,…

Por Nayara Santos em 28.04.2021

Logo de supermercado: veja como montar o seu

O logo de supermercado é uma parte extremamente importante da identidade visual da sua empresa. Afinal de contas, é dele que as pessoas irão lembrar quando pensarem e falarem na sua marca. Além disso, ele é capaz de criar um certo tipo de conexão com os seus clientes. Neste texto vamos trazer mais informações a…

Por Nayara Santos em 13.04.2021

Outdoor de supermercado: veja como ser criativo

Para os gestores e donos de supermercado é importantíssimo encontrar diferentes formas de divulgar o seu negócio. Por mais que a divulgação do supermercado em outdoor de supermercado seja explorada, nem sempre ela é capaz de atingir os objetivos desejados. Para funcionar, essa estratégia precisa ser capaz de chamar a atenção dos consumidores e se…

Por Nayara Santos em 03.05.2021

10 Tendências para supermercados em 2024

Conhecer as tendências para supermercados em 2024 será um grande diferencial para o seu negócio. As mudanças ocorrem naturalmente ao longo do tempo, e ser capaz de reconhecê-las e se adequar a elas é um sinal de que você está atento ao que acontece no setor supermercadista. Portanto, se você quiser manter a saúde financeira…

Por Nayara Santos em 06.10.2023

5 ferramentas gratuitas para divulgar as ofertas do seu supermercado!

Encontrar as melhores formas de divulgar as ofertas do seu supermercado é essencial para atrair mais clientes para a sua loja e aumentar as vendas. Lembrando que, uma vez que você consiga fazer com que o cliente vá até a sua loja, outras técnicas de marketing podem ser aplicadas para fidelizá-lo. Portanto, quanto mais pessoas…

Por Nayara Santos em 09.10.2023

Análise SWOT para supermercado: veja como fazer em 9 passos

 A análise SWOT para supermercado prevê a identificação e a avaliação das forças, oportunidades, fraquezas e ameaças desses estabelecimentos nos micro e macro ambientes nos quais estão inseridos. Afinal de contas, é natural que toda empresa possua os seus pontos fortes, que devem ser destacados, e os pontos fracos que devem ser melhorados. Além…

Por Nayara Santos em 17.10.2022

Aplicativo para supermercado: veja a importância de ter o seu

Com as pessoas cada vez mais conectadas através de aplicativos de celulares, é impossível para o varejista não acompanhar essa tendência. Por isso, se você ainda não tem um aplicativo para o seu supermercado chegou o momento de entender melhor como isso funciona e quais os benefícios que ele pode trazer para o seu negócio.…

Por Nayara Santos em 10.05.2021

Ponta de gôndola de supermercado: veja como ela pode aumentar suas vendas

Existem diversas ferramentas que podem auxiliar no aumento das vendas do supermercado e a ponta de gôndola é uma delas. Como é um local de destaque e que é facilmente visualizado pelos clientes, ela permite que você dê um maior destaque aos produtos conforme a estratégia que você esteja utilizando. Se você ainda não investe…

Por Nayara Santos em 10.05.2021

34 textos de propaganda de Natal para supermercados, se inspire

Encontrar os textos para fazer as propagandas de Natal do seu supermercado pode ser um grande trunfo. Afinal, geralmente você tem poucos segundos para atrair a atenção do cliente e, portanto, escolher o texto certo pode fazer toda a diferença. Ainda, é preciso dizer que todo o varejo estará trabalhando com os mesmo objetivos, atrair…

Por Nayara Santos em 11.08.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos