Por Nayara Santos em 02.06.2021

Produtos veganos no supermercado: veja os principais que não podem faltar

Por Nayara Santos em 02.06.2021

Por mais que um supermercado venda uma grande diversidade de produtos e consiga atender a diferentes públicos-alvo, é preciso prestar atenção ao mix de produtos expostos nas prateleiras para conseguir atrair mais clientes para a sua loja.

Isso pode ser facilmente feito através da venda de produtos veganos no supermercado. Essa é uma área que está em plena expansão e que vem colecionando adeptos desse estilo de venda por muitos lugares e em muitas gerações.

Assim, se você ainda não vende produtos veganos, não faz ideia da diferença deles para os vegetarianos e não sabe nem quais mercadorias podem se encaixar nessa categoria, então esse artigo foi feito para você. Aqui você irá aprender isso e ainda como usar esse diferencial a seu favor para aumentar o número de clientes na sua loja. Boa leitura!

Qual a diferença entre veganos e vegetarianos?

Primeiramente, é importante que você entenda a diferença entre as pessoas que se dizem veganas e as que se dizem vegetarianas. Esse conhecimento será importante para que você consiga fazer uma boa diferenciação desses itens e até mesmo investir na divulgação desses produtos.

Os veganos são aquelas pessoas que não se alimentam de absolutamente nada de origem animal. Ou seja, carnes, ovos, leite, e qualquer outro produto alimentício que contenha esses itens estarão fora do cardápio. Além da alimentação, as restrições também são aplicadas a outras áreas, já que os veganos não consomem produtos de empresas que façam testes em animais, por exemplo, como é o caso de cosméticos, produtos de higiene e medicamentos. Por último, as roupas de lã e couro, por exemplo, estarão de fora do guarda-roupas do vegano.

No caso dos vegetarianos, o consumo de produtos de origem animal se limita exclusivamente à alimentação. Além disso, muitos vegetarianos ainda consomem produtos como ovos e queijos. Outra diferença é que, em muitos casos, a restrição fica unicamente na área alimentícia.


Vale ressaltar que o veganismo está diretamente ligado às causas de proteção animal. Já uma pessoa que opta por ser vegetariano também pode ser devido a esses motivos, entretanto também podem existir casos que a dieta é alterada devido a problemas de saúde.

Produtos veganos no supermercado

Provavelmente você já comercializa produtos veganos no supermercado e nem sabe. Basta olhar a lista de ingredientes de diversos pães, biscoitos, bolachas, massas, chocolates, salgadinhos, dentre outros.

Assim, você não necessariamente precisará adquirir um número muito grande de produtos novos para conseguir atender a esses clientes. Entretanto, é importante dar uma turbinada na diversidade de produtos veganos que tenham sido fabricados pensando exclusivamente nesses consumidores.

Se antes ser vegano significava passar apenas no hortifrúti, atualmente as coisas mudaram.  Isso porque, com o aumento da demanda, centenas de marcas que produzem e comercializam apenas produtos veganos começaram a aparecer. Assim, os consumidores podem encontrar desde hambúrgueres, linguiças, salsichas, iogurtes e queijos, até feijoada vegana congelada. 

Um dos principais setores que você pode investir para conseguir conquistar esse público é a padaria do supermercado. Afinal de contas, existem inúmeras receitas veganas que poderão fazer um grande sucesso não apenas para as pessoas que seguem essa filosofia de vida, mas também para os outros clientes que queiram experimentar os produtos.

Confira agora, a lista de produtos que costumam fazer sucesso e que não podem faltar na lista de compras de um vegano:

  • Feijão;
  • Linhaça;
  • Chia;
  • Tomate;
  • Verduras verde-escuro, tais como espinafre, couve, rúcula, escarola, brócolis;
  • Soja;
  • Cogumelo;
  • Grão-de-bico;
  • Lentilha;
  • Castanhas, por exemplo, castanha de caju, nozes, amendoim, castanha-do-pará, pistache, dentre outros.

E claro, não se esqueça de incluir alguns produtos de higiene pessoal e produtos de limpeza que também sigam essa filosofia, ou seja, que não façam testes em animais. Lembre-se que, quanto mais completo for o mix de produtos veganos que você comercializar no seu supermercado, maiores serão as chances de fidelização desses clientes.

Invista na divulgação desse diferencial

A escolha por incluir produtos veganos no supermercado é, sem dúvida alguma, um grande diferencial para o seu supermercado. Por isso, de nada adianta escolher os produtos veganos de melhor qualidade se os seus clientes não souberem disso.

Existem diferentes formas de divulgar esses produtos, tudo vai depender das estratégias de marketing adotadas pelo supermercado, bem como das mídias e plataformas utilizadas para a comunicação com os clientes. De modo geral, as principais formas para divulgar o supermercado e as novidades é através de:

Além disso, você pode criar uma seção no supermercado destinada exclusivamente para os produtos veganos. Claro que alguns deles, como é o caso do feijão, não precisam ficar necessariamente nesta seção. Entretanto, aqueles itens que são fabricados exclusivamente para este público merecem um destaque.

Outra possibilidade é incluir algum símbolo ou cor diferente na etiqueta de preço para indicar quais são os produtos veganos. Assim, você consegue fazer o cliente percorrer uma área maior do supermercado, aumentando as chances das compras por impulso.

Produtos veganos no supermercado: últimas considerações

A inclusão de produtos veganos no supermercado é uma excelente forma de se diferenciar dos seus concorrentes. Afinal de contas, nem todos os gestores estão preocupados em atender a todos os públicos. Assim, se você for capaz de oferecer uma boa diversidade de produtos e nas mais variadas seções do supermercado, você conseguirá se destacar, sem dúvida alguma. 

É importante apenas ficar atento para que as demais ações de marketing também pensem nesse público. Por exemplo, as promoções semanais, sazonais e as datas comemorativas devem sempre colocar alguns desses produtos com preços promocionais. O mesmo é válido para o programa de fidelidade. Ainda, você também pode incluir publicações nas redes sociais focadas e direcionadas para esses seguidores.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Repositor de supermercado: entenda o que é, o que faz e sua importância

Um dos cargos essenciais para manter o seu supermercado funcionando é o de repositor. Isso porque, esse é o profissional responsável por manter as prateleiras sempre cheias e organizadas. Por isso, a contratação dos funcionários para essa função deve ser criteriosa, bem como o treinamento deles. Dito isso, é natural que o gestor de supermercado…

Por Nayara Santos em 20.01.2023

Controle de qualidade em supermercado: Conheça a importância

 O controle de qualidade em supermercado é uma etapa importante na busca de oferecer ao cliente sempre um bom produto e um bom atendimento. O controle de qualidade pode tanto estar relacionado aos processos operacionais do mercado, como também à segurança alimentar.  Quando falamos em segurança alimentar, esse controle está baseado em garantir que…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Fardamento para supermercado: entenda por que é importante ter o seu

O uso de uniformes, ou fardamento para supermercado, é uma forma de demonstrar profissionalismo e excelência para os consumidores. Entretanto, os benefícios para a empresa vão muito além disso. Se você, gestor ou dono de supermercado, ainda não preparou o fardamento para os seus funcionários, não perca tempo. Neste artigo vamos te contar mais sobre…

Por Nayara Santos em 03.05.2021

Anúncio de supermercado: veja como potencializar suas ofertas

Fazer anúncios de supermercado é uma forma de manter o cliente sempre interessado nas novidades e nas ofertas. Afinal de contas, é através dos anúncios que os clientes decidem ir ou não à loja física, ou fazer as compras pelo site ou aplicativo. Assim, é fundamental manter anúncios em diferentes mídias, bem como reservar uma…

Por Nayara Santos em 21.07.2021

Cooperativa de supermercado: entenda como funciona e como montar uma

A busca constante por preços menores sem que a qualidade do produto fosse comprometida, fez com que as cooperativas de supermercado surgissem. Neste modelo de negócio, os cooperados encontram muitas vantagens, já que eles não apenas podem usufruir de preços melhores, mas também participam da tomada de decisões do supermercado. Neste artigo nós vamos explicar…

Por Nayara Santos em 02.07.2021

9 ofertas de carnaval para supermercado: aproveite a folia e venda mais

Preparar as ofertas de Carnaval certas para o seu supermercado pode significar um maior movimento da loja, aumento das vendas e mais chances de fidelizar clientes. Afinal, conseguir atrair consumidores para o supermercado é um dos grandes desafios dos varejistas deste setor, portanto, cada oportunidade de fidelização deve ser aproveitada. Uma das melhores formas de…

Por Nayara Santos em 07.02.2025

WhatsApp para supermercados: 5 motivos para adotar essa estratégia

O WhatsApp para supermercados pode ser uma boa estratégia para aumentar as vendas e fidelizar clientes. Contando ainda com uma grande vantagem, ele é gratuito. Por isso, cada vez mais, empresas de diferentes ramos do varejo vêm aderindo a esse aplicativo para ter mais sucesso.  Se você ainda não entende como essa estratégia pode funcionar,…

Por Nayara Santos em 05.04.2021

Gerente de supermercado: 7 dicas para ser o melhor

Se você chegou até aqui, provavelmente está se perguntando como ser um bom gerente de supermercado, certo? Essa dúvida pode surgir em muitas situações, tais como para quem já é gerente de loja em busca de aperfeiçoamento profissional, para aqueles funcionários que almejam um cargo de gerência, para um empreendedor ou dono de supermercado que…

Por Nayara Santos em 18.08.2022

Responsabilidade social e ambiental de um supermercado: melhores práticas

Em busca de melhorar a sociedade em que está inserido e o meio ambiente ao seu redor, a nova tendência para supermercados é focar na responsabilidade social e ambiental. Afinal de contas, todos temos um papel importante a desempenhar para tornar o local onde moramos ou trabalhamos um local melhor. Se você, gestor ou dono…

Por Nayara Santos em 09.08.2021

Receba nossos conteúdos exclusivos