Por Nayara Santos em 02.06.2021

Produtos veganos no supermercado: veja os principais que não podem faltar

Por Nayara Santos em 02.06.2021

Por mais que um supermercado venda uma grande diversidade de produtos e consiga atender a diferentes públicos-alvo, é preciso prestar atenção ao mix de produtos expostos nas prateleiras para conseguir atrair mais clientes para a sua loja.

Isso pode ser facilmente feito através da venda de produtos veganos no supermercado. Essa é uma área que está em plena expansão e que vem colecionando adeptos desse estilo de venda por muitos lugares e em muitas gerações.

Assim, se você ainda não vende produtos veganos, não faz ideia da diferença deles para os vegetarianos e não sabe nem quais mercadorias podem se encaixar nessa categoria, então esse artigo foi feito para você. Aqui você irá aprender isso e ainda como usar esse diferencial a seu favor para aumentar o número de clientes na sua loja. Boa leitura!

Qual a diferença entre veganos e vegetarianos?

Primeiramente, é importante que você entenda a diferença entre as pessoas que se dizem veganas e as que se dizem vegetarianas. Esse conhecimento será importante para que você consiga fazer uma boa diferenciação desses itens e até mesmo investir na divulgação desses produtos.

Os veganos são aquelas pessoas que não se alimentam de absolutamente nada de origem animal. Ou seja, carnes, ovos, leite, e qualquer outro produto alimentício que contenha esses itens estarão fora do cardápio. Além da alimentação, as restrições também são aplicadas a outras áreas, já que os veganos não consomem produtos de empresas que façam testes em animais, por exemplo, como é o caso de cosméticos, produtos de higiene e medicamentos. Por último, as roupas de lã e couro, por exemplo, estarão de fora do guarda-roupas do vegano.

No caso dos vegetarianos, o consumo de produtos de origem animal se limita exclusivamente à alimentação. Além disso, muitos vegetarianos ainda consomem produtos como ovos e queijos. Outra diferença é que, em muitos casos, a restrição fica unicamente na área alimentícia.


Vale ressaltar que o veganismo está diretamente ligado às causas de proteção animal. Já uma pessoa que opta por ser vegetariano também pode ser devido a esses motivos, entretanto também podem existir casos que a dieta é alterada devido a problemas de saúde.

Produtos veganos no supermercado

Provavelmente você já comercializa produtos veganos no supermercado e nem sabe. Basta olhar a lista de ingredientes de diversos pães, biscoitos, bolachas, massas, chocolates, salgadinhos, dentre outros.

Assim, você não necessariamente precisará adquirir um número muito grande de produtos novos para conseguir atender a esses clientes. Entretanto, é importante dar uma turbinada na diversidade de produtos veganos que tenham sido fabricados pensando exclusivamente nesses consumidores.

Se antes ser vegano significava passar apenas no hortifrúti, atualmente as coisas mudaram.  Isso porque, com o aumento da demanda, centenas de marcas que produzem e comercializam apenas produtos veganos começaram a aparecer. Assim, os consumidores podem encontrar desde hambúrgueres, linguiças, salsichas, iogurtes e queijos, até feijoada vegana congelada. 

Um dos principais setores que você pode investir para conseguir conquistar esse público é a padaria do supermercado. Afinal de contas, existem inúmeras receitas veganas que poderão fazer um grande sucesso não apenas para as pessoas que seguem essa filosofia de vida, mas também para os outros clientes que queiram experimentar os produtos.

Confira agora, a lista de produtos que costumam fazer sucesso e que não podem faltar na lista de compras de um vegano:

  • Feijão;
  • Linhaça;
  • Chia;
  • Tomate;
  • Verduras verde-escuro, tais como espinafre, couve, rúcula, escarola, brócolis;
  • Soja;
  • Cogumelo;
  • Grão-de-bico;
  • Lentilha;
  • Castanhas, por exemplo, castanha de caju, nozes, amendoim, castanha-do-pará, pistache, dentre outros.

E claro, não se esqueça de incluir alguns produtos de higiene pessoal e produtos de limpeza que também sigam essa filosofia, ou seja, que não façam testes em animais. Lembre-se que, quanto mais completo for o mix de produtos veganos que você comercializar no seu supermercado, maiores serão as chances de fidelização desses clientes.

Invista na divulgação desse diferencial

A escolha por incluir produtos veganos no supermercado é, sem dúvida alguma, um grande diferencial para o seu supermercado. Por isso, de nada adianta escolher os produtos veganos de melhor qualidade se os seus clientes não souberem disso.

Existem diferentes formas de divulgar esses produtos, tudo vai depender das estratégias de marketing adotadas pelo supermercado, bem como das mídias e plataformas utilizadas para a comunicação com os clientes. De modo geral, as principais formas para divulgar o supermercado e as novidades é através de:

Além disso, você pode criar uma seção no supermercado destinada exclusivamente para os produtos veganos. Claro que alguns deles, como é o caso do feijão, não precisam ficar necessariamente nesta seção. Entretanto, aqueles itens que são fabricados exclusivamente para este público merecem um destaque.

Outra possibilidade é incluir algum símbolo ou cor diferente na etiqueta de preço para indicar quais são os produtos veganos. Assim, você consegue fazer o cliente percorrer uma área maior do supermercado, aumentando as chances das compras por impulso.

Produtos veganos no supermercado: últimas considerações

A inclusão de produtos veganos no supermercado é uma excelente forma de se diferenciar dos seus concorrentes. Afinal de contas, nem todos os gestores estão preocupados em atender a todos os públicos. Assim, se você for capaz de oferecer uma boa diversidade de produtos e nas mais variadas seções do supermercado, você conseguirá se destacar, sem dúvida alguma. 

É importante apenas ficar atento para que as demais ações de marketing também pensem nesse público. Por exemplo, as promoções semanais, sazonais e as datas comemorativas devem sempre colocar alguns desses produtos com preços promocionais. O mesmo é válido para o programa de fidelidade. Ainda, você também pode incluir publicações nas redes sociais focadas e direcionadas para esses seguidores.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Páscoa no supermercado: veja como se preparar para essa data

 A Páscoa no supermercado é uma daquelas datas sazonais que, se bem aproveitadas, podem te auxiliar a sair do vermelho, aumentar as vendas e atrair novos clientes. Esse aumento na demanda também vem acompanhado com o aumento da concorrência, portanto, você precisa conseguir se destacar. Assim como outras datas importantes no varejo, o mínimo…

Por Nayara Santos em 11.03.2024

Catálogo de supermercado: 6 dicas para criar o ideal

Muitos gestores podem considerar o catálogo de supermercado algo ultrapassado e que não vale a pena investir tempo e dinheiro. Entretanto, eles não poderiam estar mais enganados. O catálogo ainda é uma excelente forma das pessoas verificarem quais são as promoções do período, portanto, uma ótima maneira de atrair novos clientes para o supermercado. Além…

Por Nayara Santos em 21.07.2021

Supermercado do futuro: veja como será e conheça as tendências

Se você quiser se destacar da concorrência, e ter um supermercado do futuro é imprescindível ficar de olho nas tendências do setor supermercadista. A tecnologia tem ganhado cada vez mais força e mais espaço em nossas vidas, facilitando tanto a rotina de compras quanto a melhora nas vendas das lojas. Por isso, é preciso ficar…

Por Nayara Santos em 10.01.2022

Dia do Consumidor no supermercado: 10 dicas para se preparar e vender mais

O Dia do Consumidor, celebrado em 15 de março, é uma daquelas grandes datas do varejo que o gestor supermercadista pode aproveitar para vender mais. Entretanto, para conseguir realmente ter sucesso neste período, será necessário fazer mais do que simplesmente anunciar ofertas.  Lembre-se que o cliente será bombardeado por ofertas de diferentes lojas do varejo…

Por Nayara Santos em 14.02.2024

Projeto de supermercado pequeno: veja como fazer em 8 passos

Sempre desejou montar o seu próprio mercado, mas não sabe por onde começar? Mesmo sendo um projeto de supermercado pequeno, é necessário planejar todas as etapas do empreendimento, começando pelo plano de negócios. Empresas bem-sucedidas geralmente são aquelas que conseguem se planejar desde o início para evitar diversos contratempos, imprevistos e prejuízos financeiros. O planejamento…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Ações de sustentabilidade em supermercados: 7 ações que podem ser tomadas

Você já parou para pensar no quanto o seu negócio pode estar impactando o meio ambiente? Por isso, incluir ações de sustentabilidade no seu supermercado pode ser uma forma não apenas de diminuir esse impacto, mas também de conquistar clientes que tenham as mesmas preocupações e valores. Por mais que você saiba e já pratique…

Por Nayara Santos em 10.05.2021

Administrar um supermercado: 7 dicas essenciais

Administrar um supermercado envolve uma grande diversidade de tarefas. Por exemplo, é preciso saber administrar os funcionários, controlar estoque de produtos, desenvolver estratégias de marketing para o supermercado e ainda conseguir bons preços com os fornecedores. Tudo isso sem falar nos pequenos e grandes problemas que surgem no dia-a-dia. Por isso, ficar de olho nas…

Por Nayara Santos em 05.10.2021

Supermercado no Dia das Crianças: 11 dicas para vender mais

O Dia das Crianças no supermercado pode não parecer uma data muito importante, mas isso pode mudar completamente se você utilizar as estratégias certas. Isso porque, o supermercado possui um público-alvo bastante variado e o que conta mesmo são as ações de marketing que você fará para cada uma das datas importantes do varejo. Assim…

Por Nayara Santos em 26.07.2023

Self checkout para supermercado: conheça as vantagens para sua loja

O self checkout para supermercado é uma das realidades, cada vez mais presente, na vida de milhares de brasileiros. Esse foi o método que muitas lojas encontraram para agilizar o atendimento, diminuir custo e ainda fidelizar o cliente. Por isso, se você ainda está na dúvida se deve ou não ter o self checkout no…

Por Nayara Santos em 03.08.2021

Receba nossos conteúdos exclusivos