A organização por categoria de produtos no supermercado auxilia tanto os gestores quanto os funcionários a tornarem a experiência de compra do cliente melhor. Desta forma, é possível monitorar de perto quais são os produtos mais procurados pelos consumidores que frequentam o seu supermercado. Com essa informação em mãos é possível tomar melhores decisões gerenciais e planejar as campanhas publicitárias que serão realizadas.
Por isso, neste artigo vamos te explicar o que são as categorias de produtos de supermercado e ainda daremos algumas informações preciosas de como gerenciá-las de modo eficiente. Boa leitura!
Por que separar os produtos em categorias no supermercado?
Provavelmente você já notou que alguns produtos são mais procurados pelos clientes do que outros. Até aí nenhuma novidade, certo? Mas, você conhece as preferências dos clientes conforme o perfil deles?
Por exemplo, os clientes que compram produtos lácteos e consomem iogurtes preferem produtos de qual marca? Qual é o sabor mais procurado? Há uma preferência por qual tipo de embalagem?
Essas são apenas algumas perguntas cujas respostas você deve conhecer para fazer a gestão de produtos por categoria no supermercado. Ele permitirá que você crie ações de marketing para atingir um público específico, que você melhore o posicionamento dos itens nas prateleiras e ponta de gôndola. Ou seja, é fundamental para aumentar os lucros do supermercado.
Como gerenciar as categorias de produtos de modo eficiente
Para fazer um bom gerenciamento das categorias de produtos de supermercado é preciso ter os processos do supermercado bem definidos, profissionais treinados e participativos trabalhando para você e um bom sistema de gestão de estoque. Veja a seguir como fazer isso.
Automação para supermercado
Para conseguir fazer uma boa gestão de categoria de produtos é preciso ter automação no supermercado. Isso porque, as análises podem ser realizadas rapidamente através de softwares, já que será necessário estabelecer perfis de clientes, produtos comprados e cruzar esses dados. Fazer isso sem um bom sistema de automação é loucura.
Sem falar que eles ainda auxiliam no controle de estoque (que falaremos a seguir), fechamento de caixa e elaboração de relatórios gerenciais.
Consumo conforme o perfil do cliente
O primeiro passo para fazer o gerenciamento de categoria de produtos é conhecer o perfil dos clientes que frequentam o seu supermercado. Essas informações estão relacionadas com a idade, gênero, classe social, ocupação, estado civil, dentre outros.
Em seguida, você precisa cruzar esses perfis com os produtos adquiridos pelo cliente. Para usar o exemplo anterior, pode ser que mulheres solteiras entre os 20 e 30 anos prefiram comprar iogurte da marca X, sabor morango em embalagens com 4 unidades e 120 g cada. Já os homens solteiros da mesma idade preferem o iogurte da marca Y, também de morango em embalagens de 1 L.
Conheça as variações sazonais
Essas preferências também podem ficar evidentes para os produtos sazonais. Já que a cada ano que passa mais a mais produtos são lançados no mercado. Um exemplo clássico é o famoso panetone convencional com passas e frutas cristalizadas e o chocottone. Sem falar que o chocottone ainda pode ser trufado e com coberturas nos mais diferentes sabores.
Por isso, é importante que a análise da categoria de produtos de supermercado também considere os produtos sazonais. Assim, você conseguirá fazer campanhas e ofertas sob medida para o seu público.
Automatize o controle de estoque
Como falamos anteriormente, ter um sistema de automação para o controle de estoque é fundamental. Não apenas para evitar perdas por vencimento ou para não correr o risco de ter produtos parados no estoque, mas para te auxiliar na compra de produtos.
Assim, quando as categorias de produtos mais importantes e que não podem faltar no seu estoque forem determinadas, é possível programar alertas do sistema para quando o estoque estiver baixo. Assim, quando o estoque atingir 20%, por exemplo, você saberá que chegou o momento de fazer uma nova compra.
É preciso mencionar que, para esse controle funcionar adequadamente, os produtos precisam estar cadastrados no sistema de modo apropriado. Ou seja, não podem haver produtos duplicados, com nomes diferentes, ou identificados de modo errado. Portanto, dê uma atenção especial para esse processo.
Estabeleça processos
Já que começamos a falar de processos, é fundamental ter todos os processos do supermercado bem estabelecidos e padronizados. Essa padronização garante que todos os funcionários irão executar os processos do mesmo modo, permitindo que os resultados sejam medidos e analisados adequadamente.
Além disso, com a padronização é possível estabelecer alertas de estoque mínimo para cada categoria de produtos, quando deve haver a reposição das prateleiras, com que frequência a limpeza dos corredores deve ocorrer, como será feito o controle de qualidade do supermercado e muito mais.
O estabelecimento de processos é uma poderosa ferramenta de gestão do supermercado como um todo. Mas, para ele funcionar, os funcionários precisam estar bem treinados e entender como cada processo, pelos quais eles são responsáveis, funcionam.
Organização de produtos nas prateleiras
Uma vez que você conhece as categorias de produtos é possível organizar as prateleiras de modo que o cliente encontre facilmente aquilo que ele procura. Ou mesmo reservar as pontas de gôndola para produtos de determinadas campanhas publicitárias. Sem falar, que a decoração também pode ser pensada estrategicamente para atrair a atenção de um público específico.
Categoria de produtos de supermercado: últimas dicas
Conhecer as categorias de produtos de supermercado é apenas uma das ferramentas que os gestores possuem para proporcionar uma boa experiência de compras ao cliente. Lembre-se que muitos fatores podem influenciar o momento de compra, por isso, diferentes estratégias e ações de marketing devem ser combinadas.
Cada detalhe deve ser pensado não apenas para fazer com que o cliente se sinta bem no supermercado, mas também para que ele retorne para mais compras. Por isso, é preciso planejar como os produtos são organizados nas prateleiras, como o jornal de ofertas será divulgado, quais vantagens os clientes que fazem parte do programa de fidelidade terão acesso, quais músicas serão tocadas na rádio indoor do supermercado, e assim por diante.
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