Por Nayara Santos em 10.05.2021

Categoria de produtos de supermercado: veja como gerenciar

Por Nayara Santos em 10.05.2021

A organização por categoria de produtos no supermercado auxilia tanto os gestores quanto os funcionários a tornarem a experiência de compra do cliente melhor. Desta forma, é possível monitorar de perto quais são os produtos mais procurados pelos consumidores que frequentam o seu supermercado. Com essa informação em mãos é possível tomar melhores decisões gerenciais e planejar as campanhas publicitárias que serão realizadas.

Por isso, neste artigo vamos te explicar o que são as categorias de produtos de supermercado e ainda daremos algumas informações preciosas de como gerenciá-las de modo eficiente. Boa leitura!

Por que separar os produtos em categorias no supermercado?

Provavelmente você já notou que alguns produtos são mais procurados pelos clientes do que outros. Até aí nenhuma novidade, certo? Mas, você conhece as preferências dos clientes conforme o perfil deles? 

Por exemplo, os clientes que compram produtos lácteos e consomem iogurtes preferem produtos de qual marca? Qual é o sabor mais procurado? Há uma preferência por qual tipo de embalagem? 

Essas são apenas algumas perguntas cujas respostas você deve conhecer para fazer a gestão de produtos por categoria no supermercado. Ele permitirá que você crie ações de marketing para atingir um público específico, que você melhore o posicionamento dos itens nas prateleiras e ponta de gôndola. Ou seja, é fundamental para aumentar os lucros do supermercado.

Como gerenciar as categorias de produtos de modo eficiente

Para fazer um bom gerenciamento das categorias de produtos de supermercado é preciso ter os processos do supermercado bem definidos, profissionais treinados e participativos trabalhando para você e um bom sistema de gestão de estoque. Veja a seguir como fazer isso.

Automação para supermercado

Para conseguir fazer uma boa gestão de categoria de produtos é preciso ter automação no supermercado. Isso porque, as análises podem ser realizadas rapidamente através de softwares, já que será necessário estabelecer perfis de clientes, produtos comprados e cruzar esses dados. Fazer isso sem um bom sistema de automação é loucura.

Sem falar que eles ainda auxiliam no controle de estoque (que falaremos a seguir), fechamento de caixa e elaboração de relatórios gerenciais.

Consumo conforme o perfil do cliente

O primeiro passo para fazer o gerenciamento de categoria de produtos é conhecer o perfil dos clientes que frequentam o seu supermercado. Essas informações estão relacionadas com a idade, gênero, classe social, ocupação, estado civil, dentre outros.


Em seguida, você precisa cruzar esses perfis com os produtos adquiridos pelo cliente. Para usar o exemplo anterior, pode ser que mulheres solteiras entre os 20 e 30 anos prefiram comprar iogurte da marca X, sabor morango em embalagens com 4 unidades e 120 g cada. Já os homens solteiros da mesma idade preferem o iogurte da marca Y, também de morango em embalagens de 1 L.

Conheça as variações sazonais

Essas preferências também podem ficar evidentes para os produtos sazonais. Já que a cada ano que passa mais a mais produtos são lançados no mercado. Um exemplo clássico é o famoso panetone convencional com passas e frutas cristalizadas e o chocottone. Sem falar que o chocottone ainda pode ser trufado e com coberturas nos mais diferentes sabores.

Por isso, é importante que a análise da categoria de produtos de supermercado também considere os produtos sazonais. Assim, você conseguirá fazer campanhas e ofertas sob medida para o seu público.

Automatize o controle de estoque

Como falamos anteriormente, ter um sistema de automação para o controle de estoque é fundamental. Não apenas para evitar perdas por vencimento ou para não correr o risco de ter produtos parados no estoque, mas para te auxiliar na compra de produtos.

Assim, quando as categorias de produtos mais importantes e que não podem faltar no seu estoque forem determinadas, é possível programar alertas do sistema para quando o estoque estiver baixo. Assim, quando o estoque atingir 20%, por exemplo, você saberá que chegou o momento de fazer uma nova compra.

É preciso mencionar que, para esse controle funcionar adequadamente, os produtos precisam estar cadastrados no sistema de modo apropriado. Ou seja, não podem haver produtos duplicados, com nomes diferentes, ou identificados de modo errado. Portanto, dê uma atenção especial para esse processo.

Estabeleça processos

Já que começamos a falar de processos, é fundamental ter todos os processos do supermercado bem estabelecidos e padronizados. Essa padronização garante que todos os funcionários irão executar os processos do mesmo modo, permitindo que os resultados sejam medidos e analisados adequadamente.

Além disso, com a padronização é possível estabelecer alertas de estoque mínimo para cada categoria de produtos, quando deve haver a reposição das prateleiras, com que frequência a limpeza dos corredores deve ocorrer, como será feito o controle de qualidade do supermercado e muito mais. 

O estabelecimento de processos é uma poderosa ferramenta de gestão do supermercado como um todo. Mas, para ele funcionar, os funcionários precisam estar bem treinados e entender como cada processo, pelos quais eles são responsáveis, funcionam.

Organização de produtos nas prateleiras

Uma vez que você conhece as categorias de produtos é possível organizar as prateleiras de modo que o cliente encontre facilmente aquilo que ele procura. Ou mesmo reservar as pontas de gôndola para produtos de determinadas campanhas publicitárias. Sem falar, que a decoração também pode ser pensada estrategicamente para atrair a atenção de um público específico.

Categoria de produtos de supermercado: últimas dicas

Conhecer as categorias de produtos de supermercado é apenas uma das ferramentas que os gestores possuem para proporcionar uma boa experiência de compras ao cliente. Lembre-se que muitos fatores podem influenciar o momento de compra, por isso, diferentes estratégias e ações de marketing devem ser combinadas.

Cada detalhe deve ser pensado não apenas para fazer com que o cliente se sinta bem no supermercado, mas também para que ele retorne para mais compras. Por isso, é preciso planejar como os produtos são organizados nas prateleiras, como o jornal de ofertas será divulgado, quais vantagens os clientes que fazem parte do programa de fidelidade terão acesso, quais músicas serão tocadas na rádio indoor do supermercado, e assim por diante.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Avisos de supermercados: aprenda a fazer em 8 passos

A comunicação visual de um supermercado é extremamente importante para orientar clientes e funcionários. Mais do que isso, é uma oportunidade para trabalhar o marketing da loja e usar os espaços de maneira estratégica. Será que você está aproveitando todo o potencial dos avisos de supermercados? O objetivo da sinalização é chamar a atenção e…

Por Nayara Santos em 24.08.2020

Check out de supermercado: veja como montar o ideal

O check out de supermercado é uma área extremamente importante do ponto de venda (PDV). Isso porque essa é a etapa da jornada de compras que o cliente terá contato direto com algum funcionário do supermercado. Além disso, de nada adianta caprichar na experiência do cliente dentro da loja, se na hora de fazer o…

Por Nayara Santos em 10.06.2021

Flores de supermercado: 5 dicas para durarem mais

Muitos clientes gostam de comprar flores de supermercado para deixar a casa mais bonitas. Inclusive, esse é um hábito que muitas pessoas já cultivavam, entretanto, com as limitações impostas pela pandemia, muitas pessoas acabaram percebendo a importância de tornar a casa um local mais agradável. Com isso, o hábito de comprar flores aumentou bastante nos…

Por Nayara Santos em 05.10.2021

Planograma de supermercado: entenda o que é, sua importância e como montar um

O planograma de supermercado é mais uma das ferramentas que os gestores possuem para conseguir atrair a atenção do cliente para os produtos certos e aumentar as vendas. Aliado a organização de produto por categoria é possível planejar a sua loja para agradar aos seus clientes, como se fosse uma personalização do supermercado de acordo…

Por Nayara Santos em 11.05.2021

Cartão próprio de supermercado: impulsione suas vendas

O cartão próprio de supermercado tem se tornado cada vez mais uma importante ferramenta para aumentar as vendas. Isso porque, quando os clientes possuem um desses cartões, eles têm acesso a diversos benefícios e, consequentemente, gastam mais. Por isso, se você ainda não conhece o cartão próprio de supermercado ou ainda não pensou em oferecê-lo…

Por Nayara Santos em 03.05.2021

Frente de caixa de supermercado: saiba tudo sobre o assunto

A frente de caixa de supermercado é o último local em que o cliente tem contato com a sua marca. Por isso, dar uma atenção especial para esses momentos e para que eles sejam os mais tranquilos possíveis é essencial. Afinal de contas, você não quer que o seu cliente termine de comprar e saia…

Por Nayara Santos em 19.01.2021

O que é frente de caixa? Entenda a importância para o seu supermercado

Entender o que é a frente de caixa e o quanto esse é um ponto estratégico para o seu negócio pode fazer toda a diferença na lucratividade do seu supermercado. É importante perceber que esse espaço é muito mais importante do que apenas um local para que o cliente pague as compras.  Muito pelo contrário,…

Por Nayara Santos em 28.11.2022

Outdoor de supermercado: veja como ser criativo

Para os gestores e donos de supermercado é importantíssimo encontrar diferentes formas de divulgar o seu negócio. Por mais que a divulgação do supermercado em outdoor de supermercado seja explorada, nem sempre ela é capaz de atingir os objetivos desejados. Para funcionar, essa estratégia precisa ser capaz de chamar a atenção dos consumidores e se…

Por Nayara Santos em 03.05.2021

Jornal de ofertas de supermercados: veja como potencializar a divulgação

Fazer a divulgação do supermercado através do jornal de ofertas ainda é uma prática muito comum no setor supermercadista. A prática ainda se mantém, mesmo com o advento da tecnologia e com tudo sendo pesquisado na internet. O que aconteceu foi que os supermercados passaram a disponibilizar o jornal de ofertas também em um formato…

Por Nayara Santos em 03.05.2021

Receba nossos conteúdos exclusivos