Ser um comprador de supermercado significa que você tem uma grande responsabilidade. Isso porque você será um dos principais responsáveis por manter um estoque sempre repleto de itens essenciais para o supermercado. Afinal de contas, não tem como ter um supermercado se não houverem produtos para serem vendidos.
Assim, se você é um comprador de supermercado e está buscando dicas para ser o melhor no que faz, então esse artigo é para você. Ao mesmo tempo, se você for um gestor ou dono de supermercado, esse artigo também poderá te ajudar a ter melhores funcionários e a auxiliar no que eles precisam ter para se destacarem. Ficou curioso para saber como ser um bom comprador? Confira o texto a seguir.
Como ser um bom comprador de supermercado
Veja a seguir as nossas dicas de como ser um bom comprador de supermercado.
1. Tenha uma boa relação com os fornecedores
Por mais que o comprador de supermercado seja o cliente na relação com os fornecedores, é fundamental ser capaz de construir uma boa relação com eles. Isso porque, no final das contas, os fornecedores são grandes parceiros dos supermercados.
Lembre-se que você não é o único cliente dele, e que se essa relação for ruim, pode ser que o fornecedor prefira perder a venda a ter que lidar com compradores mal-educados ou muito exigentes. Portanto, um bom comprador é capaz de estreitar a relação do supermercado com o fornecedor, fazendo dele um aliado e uma peça importante no sucesso da sua empresa.
Para isso, seja sempre sincero com o seu fornecedor, mantenha uma boa comunicação e tente trabalhar aliado com ele. Por exemplo, se o seu supermercado possui marca própria e um fornecedor que produz itens de excelente qualidade, mas que precisa de um pouco mais de tempo para entregar os itens solicitados, se programe para fazer os pedidos com a antecedência necessária. Assim, você mantém a qualidade dos produtos que levam o nome da sua marca, agrada os clientes do supermercado e ainda mantém uma boa relação com o fornecedor.
2. Entenda as necessidades do supermercado
O comprador precisa entender as necessidades do supermercado para conseguir desempenhar as suas tarefas de forma satisfatória. Isso pode parecer óbvio, mas daremos um exemplo para você entender melhor.
Vamos supor que o seu supermercado seja conhecido por ter frutas e verduras sempre frescos. Você até utiliza essa característica como slogan para chamar a atenção dos seus clientes e faz promoções voltadas exclusivamente para essa seção do supermercado. Para conseguir vender produtos sempre frescos, você precisará negociar com o fornecedor condições específicas de entrega.
Ou seja, caberá ao comprador do supermercado fazer essa negociação da entrega. Se o comprador não for capaz de entender a importância que essas entregas têm para o sucesso do estabelecimento, então haverá um problema.
Portanto, é papel do gestor informar aos compradores o que deve ser prioridade e quais as necessidades do supermercado. Por outro lado, o comprador também deve procurar entender essas necessidades e, caso as prioridades não sejam informadas, é o seu papel perguntar.
3. Acompanhe de perto o estoque
Outra dica importante para ser um bom comprador de supermercado é acompanhar o controle de estoque de perto. Isso significa estabelecer níveis mínimos para cada um dos produtos com base nas promoções, histórico de vendas e tempo que o fornecedor leva para fazer as entregas.
Portanto, é preciso estar sempre bem alinhado com outros setores administrativos do supermercado. Além disso, manter uma boa relação com os seus colegas de trabalho, principalmente da logística, estoque e financeiro, também é fundamental.
4. Saiba negociar
Um bom comprador de supermercado deve saber negociar com os fornecedores. Claro que essa negociação envolve tentar conseguir preços menores, mas ela não se resume a apenas esse aspecto.
Durante a negociação da compra de produtos, muitos aspectos devem ser observados, tais como condições e prazo para a entrega dos produtos, valor do frete, condições e prazo para efetuar o pagamento da compra. Portanto, o comprador deve ficar atento a todos esses detalhes.
Nem sempre o menor preço é o que ganha a negociação, às vezes, o supermercado pode precisar comprar algum produto ou contratar um serviço em caráter de urgência. Neste caso, a rapidez com que a entrega ou a execução do serviço será executado é o principal item a ser negociado. Por outro lado, se a intenção for conseguir preços baixos para conseguir fazer ofertas arrasadoras, então é fundamental conseguir obter produtos de qualidade pelo menor preço possível.
Por isso é tão importante conhecer as necessidades do supermercado. Afinal de contas, assim o comprador saberá exatamente quais aspectos da negociação merecem maior destaque e a quais fornecedores ele poderá recorrer.
5. Organização é a palavra-chave do comprador de supermercado
Claro que organização é importante para qualquer negócio do varejo. Entretanto, em alguns cargos ela merece ainda mais atenção, e o comprador de supermercado é um desses. Isso porque, será preciso não apenas conhecer uma grande diversidade de produtos, mas também saber qual é o melhor fornecedor para cada um deles e quais são as necessidades do supermercado.
Uma das formas de manter essa organização é através de planilhas. Por exemplo, o comprador de supermercado pode ter uma lista com todos os fornecedores, as condições de entrega e pagamento geralmente praticados, e os produtos que eles vendem. Assim, ficará mais fácil saber exatamente qual empresa deverá ser contactada para cada item a ser comprado.
Além disso, é preciso ter um controle rígido dos processos de compra em andamento. Isso permitirá que você cobre o financeiro caso ainda esteja faltando o pagamento. Ou então que entre em contato com o fornecedor para verificar possíveis atrasos na entrega.
Agora que você já sabe como ser o melhor comprador de supermercado, não perca tempo e confira outras dicas para ter um negócio de sucesso. No nosso blog você encontra muitas outras dicas para gestão do supermercado e de como encantar os clientes.
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