Por Nayara Santos em 17.08.2021

Terminal de supermercado: confira as vantagens para o seu negócio

Por Nayara Santos em 17.08.2021

O terminal de supermercado, aquele que permite que o cliente faça a consulta de preço, já foi muito comum no varejo. Entretanto, com o passar dos anos, eles foram diminuindo de quantidade nas lojas e nem sempre é fácil encontrá-los quando há alguma dúvida com relação ao valor do produto.

Muitos supermercadistas ainda possuem dúvida com relação a este terminal, se ele é obrigatório ou não, e até mesmo quais vantagens ele pode trazer para o seu negócio. Dito isso, é importante conhecer mais sobre esse item, mesmo porque, investir em tecnologia é uma obrigatoriedade de qualquer varejista nos dias atuais. Confira o nosso artigo e entenda tudo sobre o terminal de preços do supermercado.

O que é o terminal de supermercado?

O terminal de supermercado é uma pequena máquina que permite que os clientes consigam consultar os preços dos produtos. Para utilizá-la o cliente precisa apenas aproximar a embalagem com o código de barras para que o aparelho faça a leitura e mostre a descrição do produto e o preço no visor.

Esses terminais de consulta de preços ficam geralmente localizados em pontos estratégicos do supermercado ou mesmo distribuídos em toda a loja, garantindo mais facilidade para os clientes. Além disso, como ela é conectada com o sistema de gestão do supermercado, os preços estarão sempre atualizados.

Porque devo ter um terminal na minha loja?

Entender o que é um terminal de consulta de preço não é muito difícil, certo? Mesmo porque, provavelmente você já deve ter utilizado ele em alguma visita que tenha feito ao supermercado. Apesar disso, provavelmente você nunca tenha se perguntado porque deve ter um desses terminais no seu supermercado. Por isso, vamos trazer essas informações para você.

Obrigatório por lei

Em primeiro lugar é bom deixar claro que, de acordo com o art. 4º da Lei nº 10.962/04 e art. 7º do Decreto nº 5.903/06, os estabelecimentos que se utilizam de código de barras para estabelecer o preço dos produtos deverá oferecer os terminais de consulta com leitura ótica. Ainda de acordo com a lei, os terminais devem estar funcionando e estar dispostos a uma distância máxima de 15 metros do produto. A legislação determina ainda que tenha um cartaz indicando o local do terminal.


Ou seja, não tem como fugir dos terminais de consulta de preço para supermercado, eles devem estar presentes na sua lista de equipamentos. Por isso, o importante é saber como lidar com eles e utilizá-los a seu favor para melhorar a experiência de compras do cliente.

Preços sempre atualizados

Em busca de oferecer sempre os melhores preços para os clientes e atualizar as promoções, é natural que os preços mudem ao longo da semana, ou até mesmo durante o dia. Com essas mudanças, se você não tiver funcionários atentos e bem treinados, as etiquetas podem não ser trocadas e os clientes se depararem com o valor desatualizado. 

Por isso, os terminais de consulta de preço no supermercado são uma excelente ferramenta para manter os valores sempre atualizados. Isso ocorre porque eles estão conectados com o sistema de gestão do supermercado, permitindo que apenas a atualização no sistema seja suficiente para deixar os preços nos valores corretos.

Vale destacar que por mais que esse seja um problema operacional que pode eventualmente acontecer, que ele deve ser evitado. Isso porque se o cliente se deparar com constantes divergências de preços (entre as etiquetas nas prateleiras e no o valor passado no caixa) poderá surgir uma grande desconfiança com relação ao seu supermercado.

Mais autonomia para o cliente

Cada vez mais os consumidores buscam autonomia nas atividades do dia-a-dia. Isso significa que ao ficar na dúvida de qual é o preço de um produto, o cliente terá muito mais autonomia para conferir o valor no terminal de supermercado do que procurando um funcionário pelo supermercado.

Além disso, o cliente também não precisa esperar chegar no caixa para conferir o preço do produto e decidir se irá comprar ou não aquele produto. Isso economiza tempo tanto do cliente, quanto dos repositores, que não precisam se preocupar em devolver os produtos às prateleiras. 

Aumento da confiança do cliente

Os clientes estão sempre à procura de produtos com bons preços. Por isso, muitos varejistas apostam em ofertas relâmpago que realmente ofereçam produtos de qualidade por preços atrativos. Às vezes os preços são tão bons que os clientes podem até mesmo desconfiar e achar que a marcação na etiqueta está errada.

Nestes casos, é muito comum que o cliente queira conferir se a oferta é realmente verdadeira e procuram um terminal de consulta de preços no supermercado. Provavelmente ele vai ficar muito feliz em encontrar o produto que procurava por um bom preço. Assim, ter os terminais no supermercado faz com que a confiança do cliente na sua marca aumente. Lembre-se apenas que para isso é preciso que os preços da etiqueta e do terminal sejam os mesmos. Em casos de inconsistência, a confiança poderá ser quebrada.

Vale ressaltar que nos casos em que a promoção for apenas para os clientes do programa de fidelidade, que a etiqueta deve ser um cor diferente ou mesmo ter algum tipo de identificação que facilite o cliente a ver quando o desconto será aplicado.

Terminal de supermercado: últimas considerações

São os detalhes que fazem a experiência de compra do cliente ficar melhor ou pior. O terminal de supermercado é um dos itens que dá mais autonomia e confiança aos consumidores. Entretanto, você pode incluir outras ações que proporcionam ao cliente um ambiente agradável em que ele passa mais tempo e compra mais.

Uma das ações mais utilizadas para isso é a rádio personalizada. Através dela você consegue reproduzir músicas que reforcem a sua marca. Além disso, você também pode incluir anúncios personalizados para divulgar as ofertas do supermercado, auxiliar na gestão da sua loja e até mesmo convidar o cliente para participar de sorteios e do programa de fidelidade. 

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Aplicativo para supermercado: veja a importância de ter o seu

Com as pessoas cada vez mais conectadas através de aplicativos de celulares, é impossível para o varejista não acompanhar essa tendência. Por isso, se você ainda não tem um aplicativo para o seu supermercado chegou o momento de entender melhor como isso funciona e quais os benefícios que ele pode trazer para o seu negócio.…

Por Nayara Santos em 10.05.2021

Músicas de Natal para supermercados: 40 músicas para entrar no clima

As músicas de Natal para supermercados são uma poderosa ferramenta para fazer com que o cliente entre no clima da festa. Além disso, como a música é capaz de influenciar a forma como as pessoas se sentem na sua loja, a trilha sonora certa aumenta as chances do cliente sair satisfeito e lembrar da sua…

Por Nayara Santos em 11.08.2023

Precificação no supermercado: 7 dicas de como fazer

A precificação de produtos em um supermercado é uma importante tarefa dos gestores desse setor. Isso porque, é através dela que você será capaz de tornar o seu negócio mais competitivo e lucrativo. Afinal de contas, cada vez mais os consumidores estão recorrendo à pesquisa de preço antes de irem às compras. Mesmo assim, ainda…

Por Nayara Santos em 19.01.2021

28 Textos de propaganda de supermercado: se inspire em nossas ideias!

 Ter ideias e conhecer textos de propaganda de supermercado podem te ajudar a se inspirar para criar as suas próprias campanhas e anúncios. Por isso, a seguir vamos trazer diversos textos, que você pode utilizar para as mais diferentes ocasiões.  Além disso, ainda vamos dar algumas dicas de como você pode fazer para criar…

Por Nayara Santos em 04.08.2022

Como utilizar a comunicação em áudio no supermercado?

A comunicação em áudio para supermercado é uma importante ferramenta de marketing, que possibilita a empresa divulgar informações de uma maneira sutil e agradável mantendo o cliente sempre bem-informado, e também possibilita a divulgação dos produtos e ofertas. É uma estratégia que ao ser utilizada de forma planejada e personalizada, pode levar a grandes resultados,…

Por Nayara Santos em 04.05.2020

Decoração de supermercado: 5 erros que você não deve cometer

A decoração de supermercado é parte essencial no processo de fidelização do cliente e para proporcionar uma boa experiência de compras. Portanto, ela deve ser encarada como um item importante a ser planejado, assim como qualquer outra área do seu supermercado. Dito isso, neste artigo vamos falar por que você deve se preocupar com a…

Por Nayara Santos em 03.08.2021

Cross merchandising no supermercado: 6 dicas de como aplicar

O cross merchandising no supermercado é uma das técnicas de venda que pode ser aplicada para aumentar os lucros da sua loja. Ela consiste basicamente em combinar produtos que se complementam, trazendo maior conveniência e praticidade para o cliente. Como, por exemplo, os pacotinhos de queijo ralado que são expostos com os molhos de tomate…

Por Nayara Santos em 03.08.2021

Como fazer um cartaz de oferta de supermercado em 8 passos

Saber como fazer um cartaz de oferta de supermercado é um passo essencial para conseguir atrair a atenção do seu cliente e aumentar as vendas do seu negócio. E isso envolve muito mais do que simplesmente escrever o nome e o preço do produto em um pedaço de papel. Essas ações, quando não planejadas, podem…

Por Nayara Santos em 01.09.2020

Fidelização de clientes em supermercados: entenda como atrair, reter e fidelizar os clientes

O desenvolvimento de estratégias para a fidelização de clientes em supermercados é importantíssimo para manter a sua empresa competitiva. Isso porque, quando o supermercado possui clientes fiéis, eles sempre vão voltar para fazer as compras, ajudando no lucro e na sobrevivência da empresa.  Mesmo assim, nem todos os varejistas do setor supermercadista conseguem implementar ações…

Por Nayara Santos em 10.01.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos