Por Nayara Santos em 17.08.2021

Terminal de supermercado: confira as vantagens para o seu negócio

Por Nayara Santos em 17.08.2021

O terminal de supermercado, aquele que permite que o cliente faça a consulta de preço, já foi muito comum no varejo. Entretanto, com o passar dos anos, eles foram diminuindo de quantidade nas lojas e nem sempre é fácil encontrá-los quando há alguma dúvida com relação ao valor do produto.

Muitos supermercadistas ainda possuem dúvida com relação a este terminal, se ele é obrigatório ou não, e até mesmo quais vantagens ele pode trazer para o seu negócio. Dito isso, é importante conhecer mais sobre esse item, mesmo porque, investir em tecnologia é uma obrigatoriedade de qualquer varejista nos dias atuais. Confira o nosso artigo e entenda tudo sobre o terminal de preços do supermercado.

O que é o terminal de supermercado?

O terminal de supermercado é uma pequena máquina que permite que os clientes consigam consultar os preços dos produtos. Para utilizá-la o cliente precisa apenas aproximar a embalagem com o código de barras para que o aparelho faça a leitura e mostre a descrição do produto e o preço no visor.

Esses terminais de consulta de preços ficam geralmente localizados em pontos estratégicos do supermercado ou mesmo distribuídos em toda a loja, garantindo mais facilidade para os clientes. Além disso, como ela é conectada com o sistema de gestão do supermercado, os preços estarão sempre atualizados.

Porque devo ter um terminal na minha loja?

Entender o que é um terminal de consulta de preço não é muito difícil, certo? Mesmo porque, provavelmente você já deve ter utilizado ele em alguma visita que tenha feito ao supermercado. Apesar disso, provavelmente você nunca tenha se perguntado porque deve ter um desses terminais no seu supermercado. Por isso, vamos trazer essas informações para você.

Obrigatório por lei

Em primeiro lugar é bom deixar claro que, de acordo com o art. 4º da Lei nº 10.962/04 e art. 7º do Decreto nº 5.903/06, os estabelecimentos que se utilizam de código de barras para estabelecer o preço dos produtos deverá oferecer os terminais de consulta com leitura ótica. Ainda de acordo com a lei, os terminais devem estar funcionando e estar dispostos a uma distância máxima de 15 metros do produto. A legislação determina ainda que tenha um cartaz indicando o local do terminal.


Ou seja, não tem como fugir dos terminais de consulta de preço para supermercado, eles devem estar presentes na sua lista de equipamentos. Por isso, o importante é saber como lidar com eles e utilizá-los a seu favor para melhorar a experiência de compras do cliente.

Preços sempre atualizados

Em busca de oferecer sempre os melhores preços para os clientes e atualizar as promoções, é natural que os preços mudem ao longo da semana, ou até mesmo durante o dia. Com essas mudanças, se você não tiver funcionários atentos e bem treinados, as etiquetas podem não ser trocadas e os clientes se depararem com o valor desatualizado. 

Por isso, os terminais de consulta de preço no supermercado são uma excelente ferramenta para manter os valores sempre atualizados. Isso ocorre porque eles estão conectados com o sistema de gestão do supermercado, permitindo que apenas a atualização no sistema seja suficiente para deixar os preços nos valores corretos.

Vale destacar que por mais que esse seja um problema operacional que pode eventualmente acontecer, que ele deve ser evitado. Isso porque se o cliente se deparar com constantes divergências de preços (entre as etiquetas nas prateleiras e no o valor passado no caixa) poderá surgir uma grande desconfiança com relação ao seu supermercado.

Mais autonomia para o cliente

Cada vez mais os consumidores buscam autonomia nas atividades do dia-a-dia. Isso significa que ao ficar na dúvida de qual é o preço de um produto, o cliente terá muito mais autonomia para conferir o valor no terminal de supermercado do que procurando um funcionário pelo supermercado.

Além disso, o cliente também não precisa esperar chegar no caixa para conferir o preço do produto e decidir se irá comprar ou não aquele produto. Isso economiza tempo tanto do cliente, quanto dos repositores, que não precisam se preocupar em devolver os produtos às prateleiras. 

Aumento da confiança do cliente

Os clientes estão sempre à procura de produtos com bons preços. Por isso, muitos varejistas apostam em ofertas relâmpago que realmente ofereçam produtos de qualidade por preços atrativos. Às vezes os preços são tão bons que os clientes podem até mesmo desconfiar e achar que a marcação na etiqueta está errada.

Nestes casos, é muito comum que o cliente queira conferir se a oferta é realmente verdadeira e procuram um terminal de consulta de preços no supermercado. Provavelmente ele vai ficar muito feliz em encontrar o produto que procurava por um bom preço. Assim, ter os terminais no supermercado faz com que a confiança do cliente na sua marca aumente. Lembre-se apenas que para isso é preciso que os preços da etiqueta e do terminal sejam os mesmos. Em casos de inconsistência, a confiança poderá ser quebrada.

Vale ressaltar que nos casos em que a promoção for apenas para os clientes do programa de fidelidade, que a etiqueta deve ser um cor diferente ou mesmo ter algum tipo de identificação que facilite o cliente a ver quando o desconto será aplicado.

Terminal de supermercado: últimas considerações

São os detalhes que fazem a experiência de compra do cliente ficar melhor ou pior. O terminal de supermercado é um dos itens que dá mais autonomia e confiança aos consumidores. Entretanto, você pode incluir outras ações que proporcionam ao cliente um ambiente agradável em que ele passa mais tempo e compra mais.

Uma das ações mais utilizadas para isso é a rádio personalizada. Através dela você consegue reproduzir músicas que reforcem a sua marca. Além disso, você também pode incluir anúncios personalizados para divulgar as ofertas do supermercado, auxiliar na gestão da sua loja e até mesmo convidar o cliente para participar de sorteios e do programa de fidelidade. 

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Frente de caixa de supermercado: saiba tudo sobre o assunto

A frente de caixa de supermercado é o último local em que o cliente tem contato com a sua marca. Por isso, dar uma atenção especial para esses momentos e para que eles sejam os mais tranquilos possíveis é essencial. Afinal de contas, você não quer que o seu cliente termine de comprar e saia…

Por Nayara Santos em 19.01.2021

Veja como divulgar o supermercado em 12 passos

Para divulgar o seu supermercado na sua região, o proprietário ou o profissional de marketing precisa investir em uma estratégia ampla de divulgação. O ideal é que essa estratégia seja capaz de explorar tanto canais online, como os canais offline.  Isso porque o consumidor moderno obtém informações de diversas mídias. Por isso, não apenas os…

Por Nayara Santos em 01.12.2020

Lista de produtos para montar um supermercado e vender mais

Conhecer qual é a lista de produtos para montar um supermercado pode não ser uma tarefa muito simples. Afinal de contas, um supermercado que não possui os produtos certos ou que não consegue atender à demanda do cliente está fadado ao fracasso. Entretanto, antes de se desesperar é importante entender que os produtos vendidos em…

Por Nayara Santos em 12.06.2025

Como fazer um cartaz de oferta de supermercado em 8 passos

Saber como fazer um cartaz de oferta de supermercado é um passo essencial para conseguir atrair a atenção do seu cliente e aumentar as vendas do seu negócio. E isso envolve muito mais do que simplesmente escrever o nome e o preço do produto em um pedaço de papel. Essas ações, quando não planejadas, podem…

Por Nayara Santos em 01.09.2020

Supermercado pet friendly: 3 vantagens para adaptar o seu negócio

Ter um supermercado que seja pet friendly significa ter um local em que os animais de estimação são bem-vindos e que possuem uma infraestrutura específica para recebê-los. Por isso, se você quiser atrair clientes que gostam de levar os seus animais a todos os lugares, essa pode ser a sua grande oportunidade.  Para te ajudar…

Por Nayara Santos em 05.10.2021

Ifood para supermercados: entenda as vantagens e como se cadastrar

Se você não possui um site ou aplicativo uma alternativa para realizar vendas online e atrair mais clientes é através do Ifood para supermercado. O aplicativo tem feito cada vez mais sucesso diante do isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus e muitas empresas viram nele uma ótima opção para aumentar as vendas. Neste…

Por Nayara Santos em 02.06.2021

Marketing digital para supermercados: 11 ações para vender mais

Considerando que a tecnologia e o ambiente digital já fazem parte da rotina das pessoas e que eles transformaram a maneira como consumimos informações e marcas, é necessário que o seu negócio esteja online. Por isso, o marketing digital para supermercados é uma ferramenta que o ajudará a ter mais resultados. Conseguir o engajamento do…

Por Nayara Santos em 26.11.2020

Locutor virtual online: divulgue todos os seus produtos e promoções

Todo gestor do varejo sabe que destacar seus produtos e promoções de forma eficaz é essencial para atrair clientes e alavancar vendas. A locução virtual online surge como uma poderosa aliada nesta tarefa, permitindo que as empresas comuniquem suas ofertas de forma rápida e eficaz.  Além disso, esta tecnologia não só moderniza a sua estratégia…

Por Nayara Santos em 30.01.2025

Balanço de estoque de supermercado: veja como fazer de forma otimizada

Fazer o balanço de estoque de supermercado, sem dúvida alguma, não é uma tarefa fácil. Isso porque há um esse tipo de estabelecimento lida diariamente com uma grande diversidade de produtos, geralmente em grandes quantidades. Ainda, é preciso considerar que, enquanto o balanço estiver sendo feito, não deve haver entradas ou saídas do estoque, ou…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos