Por Nayara Santos em 03.11.2021

Atacarejo supermercado: descubra o que é e como funciona

Por Nayara Santos em 03.11.2021

O supermercado atacarejo é uma excelente alternativa de negócio neste ramo do varejo. Isso porque, ele consegue atender não apenas o consumidor que adquire pequenas quantidades de produtos. Como também os pequenos e médios comerciantes, que compram uma quantidade maior de produtos no supermercado.

Ficou interessado por esse modelo de negócio? Então você está no lugar certo. Neste artigo traremos mais informações a respeito do atacarejo supermercado, como ele funciona e se realmente vale a pena investir o seu dinheiro nele. Confira!

O que é um atacarejo supermercado?

O atacarejo é um supermercado que vende produtos tanto a atacado (grandes quantidades por preços menores) como a varejo (pequenas quantidades e preços maiores). Isso significa que donos desses estabelecimentos conseguem atender a diferentes públicos-alvos, coisas que os supermercados convencionais não conseguem.

De modo geral, as pessoas tendem a associar as vendas no atacado como de uma empresa para outra. Já que é mais comum que empresas comprem uma quantidade maior do mesmo produto. Entretanto, nos últimos anos isso vem mudando, já que muitas vezes o consumidor está preocupado em conseguir preços mais baixos, principalmente nos itens básicos da lista de compras.

No atacarejo o consumidor poderá optar como ele irá fazer a compra, atacado ou varejo. Ou seja, se ele adquirir uma pequena quantidade de determinado produto, o valor é maior. Por outro lado, se ele comprar uma caixa com diversas unidades desse mesmo produto, o valor será menor.

Como o atacarejo supermercado funciona?

De modo geral, o supermercado atacarejo possui um funcionamento que é um pouco diferente dos demais estabelecimentos desse ramo. Veja a seguir quais as principais características desse tipo de negócio.

Infraestrutura

Os atacarejos estão geralmente localizados um pouco distantes dos grandes centros urbanos, ou mesmo em bairros menos residenciais e mais industriais. Além disso, ele fica instalado em um prédio com estrutura de armazém, muitas vezes sem ar condicionado e utilizando ventiladores para manter a temperatura sob controle.

Outro ponto importante é não haver um estoque separado, todas as mercadorias ficam expostas. Portanto, esse tipo de comércio precisa armazenar e movimentar grandes quantidades de produtos. Desta forma, o espaço precisa estar adaptado para isso, ou seja, precisa ter um piso mais resistente e ter espaço suficiente para a movimentação das empilhadeiras e para a circulação das pessoas. 

Sem prateleiras

Outra diferença do atacarejo para os supermercados comuns são as prateleiras. No atacarejo as prateleiras comumente utilizadas dão lugar aos porta-paletes, facilitando o transporte e a movimentação das mercadorias. Mas isso não significa que não haja muita preocupação na organização das prateleiras e gôndolas. Afinal de contas, se os paletes ficarem no meio do caminho, atrapalha a circulação das pessoas e o acesso aos demais produtos. 


Entretanto, como a venda de pequenas quantidades também ocorre, é fundamental deixar alguns produtos que possam ser vendidos unitariamente ao alcance do consumidor. Ou seja, ao alcance das mãos e dos olhos. Além disso, todas as etiquetas devem mostrar o preço dos produtos para as duas modalidades de venda, atacado e varejo.

Outra informação importante que as etiquetas devem ter é qual a quantidade necessária que o cliente deve comprar para ter acesso ao valor do atacado. Assim, o cliente poderá escolher qual é a melhor forma de adquirir cada produto, de acordo com as suas necessidades.

Menor diversidade de produtos

Outro ponto importante dos atacarejos é que a diversidade de marcas é menor que nos supermercados convencionais. Isso se deve principalmente ao fato de que o principal objetivo desse tipo de negócio é vender produtos em grande quantidade e a preços menores. 

Isso porque os clientes que optam por comprar no atacarejo têm como principal foco conseguir bons preços nos produtos e economizar. Ou seja, a diversidade de produtos e marcas deixa de ser um fator decisivo no momento das compras. Portanto, a falta de diversidade acaba não tendo um grande impacto no faturamento desse tipo de negócio.

Menos funcionários

Com toda essa estrutura mais enxuta é evidente que o supermercado atacarejo requer uma menor quantidade de funcionários. Isso ocorre principalmente porque como não há uma separação entre estoque e ponto de venda, os mesmos funcionários podem desempenhar tanto a função de controle de estoque, como de organização de prateleiras.

Além disso, também não há outros serviços que são geralmente encontrados nos supermercados, como é o caso do corte de carnes ou de frios. Entretanto, a necessidade de ter funcionários exercendo outros cargos continua a mesma, como é o caso do operador de caixa, do pessoal da limpeza, segurança e do repositor / estoquista.

Vale a pena mencionar que dependendo do tipo de check out que você oferecer no seu supermercado atacarejo, que a necessidade de operadores de caixa pode ser menor. Por exemplo, se você implementar caixas de autoatendimento, nos quais os clientes podem fazer a leitura do código de barras e efetuar o pagamento sozinhos.

Para conhecer outras inovações e tendências para supermercado, confira o nosso e-book gratuito Inovação para supermercado: como sair na frente de seus concorrentes?

Perfil do público-alvo

O público-alvo do atacarejo são aquelas pessoas que estão à procura de preços baixos e promoções. Por isso, os clientes desse tipo de comércio estarão interessados em produtos que apresentem um bom custo-benefício.

É possível dizer que os clientes do atacarejo são pessoas que geralmente não possuem muito tempo. Além disso, geralmente são aquelas pessoas e famílias que possuem uma renda mensal menor, que não permite grandes gastos. Outro perfil bastante comum no supermercado atacarejo são as famílias grandes que precisam economizar nas compras para sobrar dinheiro no final do mês.

Entender quem é o público-alvo do atacarejo pode ser uma grande vantagem na hora de planejar as campanhas publicitárias do seu negócio. Desta forma, você conseguirá elaborar propagandas e anúncios que conversem diretamente com os seus clientes e que realmente sejam capazes de atrair a atenção deles.

Embalagens para as compras

Outra característica importante dos supermercados atacarejo é que eles não fornecem sacolas plásticas para que o cliente coloque as compras. Geralmente caixas de papelão são oferecidas, ou mesmo vendidas pelo atacarejo. Assim, o cliente pode optar pela forma mais conveniente de carregar as suas compras para casa, dependendo do volume de compras que ele fizer.

Como é o setor de atacarejo no Brasil?

Agora que você já conhece as principais características do atacarejo supermercado, chegou o momento de falarmos como é o desempenho desse setor no Brasil. A abertura de novos acatarejos pelo Brasil vem crescendo e desde 2015 esse número aumentou em 50%. Conforme as pesquisas realizadas, cerca de 60% das famílias brasileiras optam por esse tipo de estabelecimento para fazer as suas compras mensais. 

Outros dados impressionantes fornecidos pela Nielsen mostram que em 2018 houve um aumento em 13,9% no valor de vendas nos atacarejos e que corresponde a 12,8% em volume de vendas. A Kantar também mostrou que, entre 2014 e 2018, houve um crescimento de 11,4 milhões de clientes comprando nos atacarejos.

Ter um atacarejo se tornou um negócio tão bom que até mesmo os grandes supermercados do país estão atualizando o seu modelo de negócio e incluindo atacarejos. Esse é o caso do Walmart, que tem o Maxxi Atacados; do Carrefour com o Atacadão; e do Grupo Pão de Açúcar com o Assaí.

Vale a pena ressaltar que os atacarejos provavelmente nunca vão sair de moda. Isso ficou ainda mais evidente na pós-pandemia, em que economia se tornou a palavra-chave de muitos lares brasileiros na hora de fazer as compras. Assim, os supermercados que inicialmente atendiam às classes D e E, hoje em dia atendem a um público muito maior.

Vale a pena abrir um atacarejo supermercado?

Diante das características que mencionamos anteriormente, você provavelmente deve estar se perguntando se vale a pena investir em um atacarejo supermercado. Afinal de contas, se a infraestrutura necessária é mais enxuta, talvez o investimento inicial também seja menor.

Entretanto, é preciso ficar atento a diversos fatores antes de montar um atacarejo. Assim como em outras lojas do varejo, antes de investir o seu dinheiro é preciso conhecer os pontos fortes e fracos do modelo de negócio. Por isso, a seguir apresentaremos algumas vantagens e desvantagens desse tipo de negócio.

Vantagens

Sem dúvida alguma a primeira vantagem que precisamos citar são os menores custos operacionais do negócio. Como o atacarejo necessita de uma infraestrutura mais simples e um menor número de funcionários, os custos são reduzidos, o que se reflete nos preços praticados, que podem ser menores.

Outra vantagem que atacarejo possui para os empreendedores é o maior poder de negociação com os fornecedores. Como a quantidade de produtos adquiridos são maiores, é possível conseguir melhores preços e melhores condições de entregas. Isso também poderá refletir no preço final dos produtos para o consumidor, bem como em uma maior margem de lucro para o comerciante.

Também precisamos mencionar que o simples fato de não haver distinção entre estoque e ponto de venda (PDV) faz com que o controle de produtos seja mais fácil. Isso porque você terá processos a menos para controlar e executar, como a movimentação da mercadoria do estoque para a o PDV e a reposição de mercadorias nas prateleiras.

Desvantagens

O atacarejo supermercado também possui as suas desvantagens. A primeira que podemos citar é a falta de serviços ao consumidor, ou seja, ao optar por fazer compras em um atacarejo, o consumidor não terá acesso a serviços que encontraria em outros supermercados. Por exemplo, corte de frios e carnes. 

Apesar deste ser um ponto negativo, é preciso dizer que os clientes que optam por comprar no atacarejo muitas vezes já estão acostumados e cientes disso. Ou seja, a possibilidade dessa falta de serviços gerar algum tipo de insatisfação é bastante pequena.

Outro ponto negativo é que como a reposição de itens no atacarejo não ocorre com a mesma frequência que nos supermercados, então alguns itens acabam ficando de fora da lista de produtos vendidos. Este é o caso dos produtos de hortifrúti, que precisam ser frescos e requerem constante reposição. Por isso, dificilmente você irá encontrar verduras, legumes e frutas em um supermercado atacarejo.

Uma situação bastante parecida com essa é com relação ao açougue, peixaria e padaria. Já que esses produtos exigem maiores cuidados de manutenção e manuseio. Estrutura essa que geralmente não está presente nos atacarejo. 

Como fidelizar os clientes do supermercado atacarejo?

Ao longo deste artigo falamos bastante sobre um dos grandes diferenciais que o supermercado atacarejo possui, os preços mais baixos. Apesar deste ser um fator decisivo para muitos clientes, nada garante que apenas ter bons preços seja suficiente para fidelizar os clientes.

Pelo contrário, esse é apenas um chamariz para você conseguir estabelecer uma relação de confiança e empatia com os seus clientes. Afinal de contas, os preços baixos atraem os clientes, mas caberá ao gestor criar formas de manter o cliente interessado na sua loja. Por isso, o supermercado atacarejo também precisa ter estratégias de marketing bem definidas.

Dentre as principais ações, podemos citar:

  • Bom atendimento: cordialidade, atenção ao cliente e proatividade são essenciais para os operadores de caixa, já que eles terão contato direto com o cliente;
  • Programa de fidelidade: se o cliente tiver algum tipo de benefício todas as vezes que se relacionar com a sua marca, isso fará com que ele retorne para comprar mais vezes;
  • Prateleiras organizadas: não apenas para facilitar a compra do cliente, como também para tornar o controle do seu estoque mais fácil;
  • Limpeza: higiene e cuidados básicos para evitar contaminações dos alimentos é fundamental. Isso se tornou ainda mais importante para evitar a transmissão do novo coronavírus;
  • Rádio personalizada: uma excelente estratégia de marketing sensorial que busca tornar a experiência de compras do cliente mais agradável. Essa ação comprovadamente aumenta as suas vendas, além de ser uma ferramenta de gestão do supermercado atacarejo. Confira mais a seguir.

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