Por Nayara Santos em 13.04.2021

Supermercado gourmet: entenda o que é essa nova tendência

Por Nayara Santos em 13.04.2021

Já ouviu falar em supermercado gourmet? Sabe o que isso significa? Como essa nova tendência vai influenciar na forma como os clientes enxergam o seu supermercado? Será que isso poderá afetar o modo como os consumidores compram? Essa pode ser uma oportunidade de negócio?

Para te ajudar a entender mais sobre essa nova tendência do setor supermercadista, preparamos esse artigo, com todas as informações que você precisa saber para conseguir aproveitá-la e lucrar com isso. Boa leitura!

O que é um supermercado gourmet?

De acordo com o dicionário, gourmet é aquela pessoa que é conhecedora e apreciadora de boas comidas e bons vinhos. No Brasil, essa palavra passou a ser conhecida quando diversos restaurantes passaram a oferecer aqueles pratos simples, do dia a dia, de uma forma diferenciada e preparados com produtos de alta qualidade. Isso agregou valor a esses pratos, fazendo com que eles custassem mais do que normalmente valeria. 

Essa tendência não parou por aí, agora chegou a vez dos supermercados gourmet. Essa é a mais nova tendência do varejo e que está chegando para mudar a forma como os consumidores fazem compras. Alguns supermercados, inclusive, já começaram a aderir a essa nova tendência e oferecem essa novidade para os seus clientes. 

As mudanças consistem basicamente em deixar o layout do supermercado mais moderno, uma fachada mais atrativa e oferecer ao cliente uma experiência única de compra. Além disso, os produtos oferecidos em um supermercado gourmet são diferentes daqueles que estão disponíveis em um supermercado convencional. 

Supermercado gourmet: conheça as principais características

Em um supermercado gourmet o cliente precisa sentir que está em um ambiente diferente dos supermercados comuns. Isso pode ser feito de diversas formas, como através de um layout diferenciado, oferecendo produtos de qualidade que ele não encontraria em outros estabelecimentos. Ainda, o atendimento personalizado é algo que poderá deixar o cliente com a sensação de exclusividade. A seguir, falaremos de cada um desses pontos.

Layout e ambiente diferenciado

O layout de um supermercado gourmet é diferenciado e você deverá prestar bastante atenção nisso. Primeiro, porque esse é um aspecto que o cliente vai perceber assim que entrar na sua loja. E, se você não for capaz de oferecer esse ambiente diferenciado e fazer com que o cliente sinta que está em um local que oferece uma experiência de compra única, dificilmente ele vai querer voltar.


A nossa dica é apostar em corredores mais largos, com produtos organizados por blocos e prateleiras mais baixas, que permitam ao cliente ver outros corredores. Aposte também em uma comunicação visual interna moderna, utilizando cores para diferenciar cada uma das sessões. Aposte na iluminação para destacar as placas indicando cada um dos setores.

Outra ferramenta para proporcionar um bom ambiente de compras é ter uma rádio personalizada. Com ela você poderá reproduzir a trilha sonora adequada para o seu público-alvo e que reflita a identidade da sua marca. 

Diversidade e qualidade dos produtos

A diversidade e a qualidade dos produtos vendidos em um supermercado gourmet é um dos principais fatores que fazem com que ele seja diferente dos demais. Por isso, é preciso escolher produtos que sejam adequados.

Nos produtos gourmet os fabricantes utilizam técnicas modernas de produção, ingredientes selecionados e da mais alta qualidade. Ainda, em muitos casos, essa produção é feita de modo artesanal, ou seja, são produtos mais saudáveis e menos processados. Tudo isso contribui para agregar valor aos produtos, o que se reflete nos preços. Isso significa não apenas que você comprará dos fornecedores por um valor maior, mas também que poderá vendê-los a um preço maior. O resultado é que a sua margem de lucro aumentará.

Dentre os produtos gourmet que mais têm feito sucesso no mercado brasileiro, podemos citar:

  • Cafés em cápsula: só nos últimos cinco anos a venda desses produtos cresceu 20%, ficando acima da média do café em pó;
  • Queijos artesanais: por mais que os queijos comuns ainda sejam os mais procurados, o mercado de queijos artesanais teve um crescimento significativo nos últimos anos. Com tantos produtos de queijos artesanais no país, vale a pena investir nisso e oferecer ao seu cliente um produto único e diferenciado;
  • Vinhos finos: um supermercado gourmet deve oferecer uma adega que tenha uma boa diversidade de vinhos nacionais e importados;
  • Cervejas artesanais: a bebida caiu nas graças dos brasileiros há algum tempo e cada vez mais as pessoas preferem qualidade a quantidade. Além disso, o que não falta é diversidade de cerveja artesanal para oferecer aos seus clientes;
  • Cortes especiais de carne: o seu açougue pode oferecer cortes nobres variados, que sejam cuidadosamente preparados para cada cliente;
  • Produtos de fabricação própria: apostar na venda de produtos gourmet de fabricação própria pode ser uma excelente forma de aumentar os seus lucros. Vale destacar que os produtos devem ser preparados com os itens de alta qualidade que são vendidos na loja. Esses produtos podem ser da padaria, ou mesmo pratos prontos que o cliente pode levar para comer em casa.

Atendimento diferenciado

Em um supermercado gourmet a preocupação em oferecer a melhor experiência de compra para o cliente é grande. Afinal de contas, um cliente que procura esse tipo de negócio quer exclusividade, encontrar produtos de alta qualidade e um excelente atendimento.

Por isso, se você quiser ter um supermercado gourmet é preciso oferecer um atendimento personalizado. Isso significa ter profissionais à disposição para auxiliar e orientar o cliente no momento da compra. Por exemplo, na sessão de vinhos você deverá ter algum sommelier que conheça em detalhes cada um dos vinhos vendidos. Ele será o responsável por dizer ao cliente qual a melhor harmonização, qual a melhor temperatura para consumir o vinho e até mesmo em quais ocasiões ele é mais indicado. Algo muito semelhante poderá ser feito em todas as sessões. Como orientar o cliente qual tipo de molho combina com os cortes de frango e carne.

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