Por Nayara Santos em 13.04.2021

Supermercado gourmet: entenda o que é essa nova tendência

Por Nayara Santos em 13.04.2021

Já ouviu falar em supermercado gourmet? Sabe o que isso significa? Como essa nova tendência vai influenciar na forma como os clientes enxergam o seu supermercado? Será que isso poderá afetar o modo como os consumidores compram? Essa pode ser uma oportunidade de negócio?

Para te ajudar a entender mais sobre essa nova tendência do setor supermercadista, preparamos esse artigo, com todas as informações que você precisa saber para conseguir aproveitá-la e lucrar com isso. Boa leitura!

O que é um supermercado gourmet?

De acordo com o dicionário, gourmet é aquela pessoa que é conhecedora e apreciadora de boas comidas e bons vinhos. No Brasil, essa palavra passou a ser conhecida quando diversos restaurantes passaram a oferecer aqueles pratos simples, do dia a dia, de uma forma diferenciada e preparados com produtos de alta qualidade. Isso agregou valor a esses pratos, fazendo com que eles custassem mais do que normalmente valeria. 

Essa tendência não parou por aí, agora chegou a vez dos supermercados gourmet. Essa é a mais nova tendência do varejo e que está chegando para mudar a forma como os consumidores fazem compras. Alguns supermercados, inclusive, já começaram a aderir a essa nova tendência e oferecem essa novidade para os seus clientes. 

As mudanças consistem basicamente em deixar o layout do supermercado mais moderno, uma fachada mais atrativa e oferecer ao cliente uma experiência única de compra. Além disso, os produtos oferecidos em um supermercado gourmet são diferentes daqueles que estão disponíveis em um supermercado convencional. 

Supermercado gourmet: conheça as principais características

Em um supermercado gourmet o cliente precisa sentir que está em um ambiente diferente dos supermercados comuns. Isso pode ser feito de diversas formas, como através de um layout diferenciado, oferecendo produtos de qualidade que ele não encontraria em outros estabelecimentos. Ainda, o atendimento personalizado é algo que poderá deixar o cliente com a sensação de exclusividade. A seguir, falaremos de cada um desses pontos.

Layout e ambiente diferenciado

O layout de um supermercado gourmet é diferenciado e você deverá prestar bastante atenção nisso. Primeiro, porque esse é um aspecto que o cliente vai perceber assim que entrar na sua loja. E, se você não for capaz de oferecer esse ambiente diferenciado e fazer com que o cliente sinta que está em um local que oferece uma experiência de compra única, dificilmente ele vai querer voltar.


A nossa dica é apostar em corredores mais largos, com produtos organizados por blocos e prateleiras mais baixas, que permitam ao cliente ver outros corredores. Aposte também em uma comunicação visual interna moderna, utilizando cores para diferenciar cada uma das sessões. Aposte na iluminação para destacar as placas indicando cada um dos setores.

Outra ferramenta para proporcionar um bom ambiente de compras é ter uma rádio personalizada. Com ela você poderá reproduzir a trilha sonora adequada para o seu público-alvo e que reflita a identidade da sua marca. 

Diversidade e qualidade dos produtos

A diversidade e a qualidade dos produtos vendidos em um supermercado gourmet é um dos principais fatores que fazem com que ele seja diferente dos demais. Por isso, é preciso escolher produtos que sejam adequados.

Nos produtos gourmet os fabricantes utilizam técnicas modernas de produção, ingredientes selecionados e da mais alta qualidade. Ainda, em muitos casos, essa produção é feita de modo artesanal, ou seja, são produtos mais saudáveis e menos processados. Tudo isso contribui para agregar valor aos produtos, o que se reflete nos preços. Isso significa não apenas que você comprará dos fornecedores por um valor maior, mas também que poderá vendê-los a um preço maior. O resultado é que a sua margem de lucro aumentará.

Dentre os produtos gourmet que mais têm feito sucesso no mercado brasileiro, podemos citar:

  • Cafés em cápsula: só nos últimos cinco anos a venda desses produtos cresceu 20%, ficando acima da média do café em pó;
  • Queijos artesanais: por mais que os queijos comuns ainda sejam os mais procurados, o mercado de queijos artesanais teve um crescimento significativo nos últimos anos. Com tantos produtos de queijos artesanais no país, vale a pena investir nisso e oferecer ao seu cliente um produto único e diferenciado;
  • Vinhos finos: um supermercado gourmet deve oferecer uma adega que tenha uma boa diversidade de vinhos nacionais e importados;
  • Cervejas artesanais: a bebida caiu nas graças dos brasileiros há algum tempo e cada vez mais as pessoas preferem qualidade a quantidade. Além disso, o que não falta é diversidade de cerveja artesanal para oferecer aos seus clientes;
  • Cortes especiais de carne: o seu açougue pode oferecer cortes nobres variados, que sejam cuidadosamente preparados para cada cliente;
  • Produtos de fabricação própria: apostar na venda de produtos gourmet de fabricação própria pode ser uma excelente forma de aumentar os seus lucros. Vale destacar que os produtos devem ser preparados com os itens de alta qualidade que são vendidos na loja. Esses produtos podem ser da padaria, ou mesmo pratos prontos que o cliente pode levar para comer em casa.

Atendimento diferenciado

Em um supermercado gourmet a preocupação em oferecer a melhor experiência de compra para o cliente é grande. Afinal de contas, um cliente que procura esse tipo de negócio quer exclusividade, encontrar produtos de alta qualidade e um excelente atendimento.

Por isso, se você quiser ter um supermercado gourmet é preciso oferecer um atendimento personalizado. Isso significa ter profissionais à disposição para auxiliar e orientar o cliente no momento da compra. Por exemplo, na sessão de vinhos você deverá ter algum sommelier que conheça em detalhes cada um dos vinhos vendidos. Ele será o responsável por dizer ao cliente qual a melhor harmonização, qual a melhor temperatura para consumir o vinho e até mesmo em quais ocasiões ele é mais indicado. Algo muito semelhante poderá ser feito em todas as sessões. Como orientar o cliente qual tipo de molho combina com os cortes de frango e carne.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Gerente de supermercado: 7 dicas para ser o melhor

Se você chegou até aqui, provavelmente está se perguntando como ser um bom gerente de supermercado, certo? Essa dúvida pode surgir em muitas situações, tais como para quem já é gerente de loja em busca de aperfeiçoamento profissional, para aqueles funcionários que almejam um cargo de gerência, para um empreendedor ou dono de supermercado que…

Por Nayara Santos em 18.08.2022

Flores de supermercado: 5 dicas para durarem mais

Muitos clientes gostam de comprar flores de supermercado para deixar a casa mais bonitas. Inclusive, esse é um hábito que muitas pessoas já cultivavam, entretanto, com as limitações impostas pela pandemia, muitas pessoas acabaram percebendo a importância de tornar a casa um local mais agradável. Com isso, o hábito de comprar flores aumentou bastante nos…

Por Nayara Santos em 05.10.2021

Dia Nacional do Supermercado: como aproveitar a data para vender mais

O Dia Nacional do Supermercado, celebrado em 12 de novembro, pode ser uma data excelente para você aproveitar e aumentar as suas vendas. Essa data foi escolhida justamente porque é o dia em que a Lei n.º 7.208, que regulamenta a atividade do setor supermercadista, entrou em vigor. Além disso, é também nesse dia que…

Por Nayara Santos em 27.07.2023

Marcas próprias nos supermercados: veja por que investir

As marcas próprias nos supermercados passam longe de ser uma novidade tanto no setor supermercadista como em outras áreas do varejo. Apesar disso, muitos clientes ainda não confiam nessas marcas e sequer experimentaram produtos desse gênero. Isso porque, devido ao baixo preço, muitas pessoas acreditavam que esses produtos eram de baixa qualidade. Mas, eles não…

Por Nayara Santos em 03.05.2021

6 Ideias criativas para supermercado: surpreenda os seus clientes

Ter ideias criativas para supermercado pode fazer toda a diferença para que você se destaque da concorrência, atrair clientes e fazer com que eles prefiram comprar na sua loja. Entretanto, essa não é uma tarefa fácil, ainda mais nos dias atuais, em que praticamente tudo é compartilhado online e ter ideias originais pode ser um…

Por Nayara Santos em 10.01.2022

6 dicas para locutor de supermercado: veja como se destacar

Assim como em outros cargos, o locutor de supermercado também precisa se preparar para conseguir fazer um bom trabalho. Além disso, o gestor de supermercado também precisa conhecer sobre o assunto para poder contratar um bom profissional para o seu negócio. Como ocorre com outras profissões, o locutor de supermercado também pode ficar atento a…

Por Nayara Santos em 06.10.2021

Estratégias para aumentar as vendas do supermercado no início do ano

O ano começou e junto com eles diversas despesas que, por mais que esperadas, podem acabar prejudicando os resultados do seu supermercado. Afinal, assim como a sua empresa tem obrigações tributárias, as pessoas também, isso sem falar nas despesas das férias e celebrações do final do ano. Se por um lado você precisa aumentar a…

Por Nayara Santos em 14.02.2024

Quanto gasto para abrir um mercadinho? Acabe com essa dúvida agora mesmo

Responder à dúvida de quanto você irá gastar para abrir um mercadinho é um tanto quanto desafiador. Isso porque são inúmeros fatores que podem influenciar o valor necessário para o investimento inicial. Por isso, ter um bom planejamento e fazer muitas pesquisas é tão importante antes de investir qualquer quantia em um novo negócio. Neste…

Por Nayara Santos em 16.02.2021

Como gerenciar um supermercado? Conheça 10 pontos importantes

Se você chegou até aqui provavelmente já deve ter se perguntado como gerenciar um supermercado. Fazer uma boa gestão é um dos grandes desafios para os donos e gestores de qualquer negócio, afinal de contas, você quer ter um empreendimento de sucesso, certo? Assim como em outras áreas, para conseguir fazer uma boa gestão existem…

Por Nayara Santos em 16.11.2020

Receba nossos conteúdos exclusivos