Por Nayara Santos em 14.02.2024

Estratégias para aumentar as vendas do supermercado no início do ano

Por Nayara Santos em 14.02.2024

O ano começou e junto com eles diversas despesas que, por mais que esperadas, podem acabar prejudicando os resultados do seu supermercado. Afinal, assim como a sua empresa tem obrigações tributárias, as pessoas também, isso sem falar nas despesas das férias e celebrações do final do ano.

Se por um lado você precisa aumentar a receita do supermercado, por outro o consumidor tende a gastar menor, focando em produtos em promoções e em oportunidade para economizar. Ou seja, encontrar formas de melhorar o seu faturamento e ainda manter o cliente satisfeito e fidelizado podem fazer toda a diferença.

Nós sabemos que essa não é uma tarefa fácil, por isso preparamos esse artigo com algumas estratégias que você poderá utilizar no supermercado para aumentar as vendas. Confira e mantenha a sua conta no azul!

Aumente as vendas no início do ano

Ter bons resultados nas vendas no início do ano no supermercado envolve estratégias específicas para atrair clientes e impulsionar as compras. Confira as nossas sugestões e implemente-as agora mesmo.

Promoções especiais de ano novo

Você não vai querer ficar com produtos de Natal parados no estoque e correndo o risco de estragar, não é mesmo? Ou ainda, aqueles itens de decoração que poderão ir para as prateleiras somente em Dezembro e ocupando espaço de produtos mais importantes.

Portanto, esse é o momento perfeito para preparar ofertas e descontos especiais com esses produtos. Essas promoções podem incluir pacotes de produtos para ceias, itens de festa e embalagens para presente com temática natalina

Programas de fidelidade

O consumidor gosta de perceber que ele tem algum tipo de benefício quando se relaciona com uma marca. É por isso que os programas de fidelidade são tão atrativos e fazem tanto sucesso nos supermercados.

Se você ainda não tem um desses programas, o início do ano pode ser o momento perfeito para implementá-lo no supermercado e aumentar as suas vendas. Mas, se você já tem, então é possível incentivar a adesão com ofertas e descontos agressivos para os membros do clube. 

Desta forma, você estará incentivando novos consumidores a aderirem a ele, aumentando as chances de retorno à loja e ainda recompensando os clientes regulares.

Aposte no estilo de vida saudável

Ter um estilo de vida mais saudável talvez seja uma das resoluções de ano novo mais comum entre as pessoas. Então, que tal se o seu supermercado é uma ajudinha aos clientes em conseguir implementar uma alimentação mais saudável no dia a dia?

Essa estratégia consiste em fazer promoções de hortifrúti com maior frequência, lembrando ao consumidor a importância de comer as porções diárias de frutas, verduras e legumes. Ainda, você pode ter uma seção de acessórios para ginástica, tais como tapetes para yoga, elásticos, bolas de pilates, dentre outros produtos destinados para a prática esportiva.

Ofereça degustação de produtos

Essa é uma forma do cliente experimentar produtos de forma gratuita, ou seja, você dará a ele a oportunidade de conhecer algo novo sem precisar efetuar a compra. Melhor do que isso, o consumidor pode gostar do item que experimentou e decidir comprar.

Sem falar que, isso também o deixa com vontade de experimentar outros produtos que ele nunca adquiriu. Portanto, também aumenta as chances dele comprar novas marcas e sabores e quem sabe incluí-los em compras futuras.


Essa é uma excelente estratégia para aumentar o ticket médio do cliente, oferecer uma experiência de compras diferente e ainda mostrar que o cliente tem diversos benefícios ao se relacionar com a sua marca. Esse tipo de ação pode ser com foco em lançamentos de produtos e em parceria com fornecedores, ou mesmo para aumentar as vendas de itens com boas margens de lucro para você.

Cashback

Uma estratégia que pode ser bastante vantajosa para o supermercado são os programas de cashback. Saber que ele terá a oportunidade de receber de volta uma porcentagem do valor gasto em suas compras é uma recompensa tangível, tornando mais provável que esses clientes retornem à loja, e estabelecendo uma relação de fidelidade.

Além disso, o cashback também atua como um atrativo significativo para conquistar novos consumidores. Aliás, outro ponto a ser considerado é o estímulo às compras maiores, já que o cliente sabe que receberá parte do valor de volta, contribuindo para o aumento do ticket médio das transações.

Capriche na sonorização da loja

Se tem uma estratégia que pode te ajudar a aumentar as vendas do supermercado é a sonorização ambiente. Primeiro, porque ela ajuda a deixar o ambiente de compra mais agradável e convidativo para os clientes.

Segundo, porque os consumidores brasileiros valorizam, e muito, a experiência de compras, portanto, eles tendem a preferir supermercados e lojas que sejam capazes de oferecer isso a eles. Sem falar que, a música também ajuda a despertar emoções, relaxar, dar a sensação de que o tempo está passando mais rápido.

Assim, mesmo que a loja esteja cheia, ou que tenha fila no caixa, a trilha sonora certa vai garantir que o cliente tenha uma boa experiência enquanto está no seu supermercado. Não acredita? Então confira como a música ajudou o Supermercado Recanto, nosso cliente há mais de 20 anos.

Faça anúncios no momento certo

Por último, mas talvez uma das estratégias mais importantes para aumentar as vendas do supermercado no início do ano são os anúncios no momento certo na jornada de compras. Basta imaginar que você está no supermercado, fazendo as compras para a semana, seguindo a sua lista de compras.

Neste momento, você escuta que a seção de perfumaria tem diversas promoções e se lembra que o seu hidrante está acabando, mas ele não estava na lista. Isso é suficiente para que você decida conferir de perto a promoção anunciada.

Esses anúncios facilitam a jornada de compras do cliente, ao mesmo tempo em que estimulam as compras e aumentam os lucros do supermercado. Sem falar que, no caminho para conferir o item anunciado, o cliente pode se deparar com outros produtos interessantes.

Quer saber como acertar na hora de reproduzir os seus anúncios e ter a trilha sonora certa para a sua loja? Então confira a seguir como fazer um teste gratuito da rádio indoor da Listenx, há mais de 20 anos atuando no ramo de música e comunicação para negócios.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

18 Textos prontos para açougue de supermercado, confira

Para conseguir aumentar as vendas do açougue do supermercado é importante criar textos criativos e atrativos para as propagandas. Muitos gestores acreditam que esses textos precisam ser algo totalmente inovador e diferentes, entretanto, é aí que eles se enganam.  Afinal, nem sempre o que é criativo ou inovador irá chamar a atenção do seu público-alvo.…

Por Nayara Santos em 02.03.2023

Ifood para supermercados: entenda as vantagens e como se cadastrar

Se você não possui um site ou aplicativo uma alternativa para realizar vendas online e atrair mais clientes é através do Ifood para supermercado. O aplicativo tem feito cada vez mais sucesso diante do isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus e muitas empresas viram nele uma ótima opção para aumentar as vendas. Neste…

Por Nayara Santos em 02.06.2021

Importância de ter um sistema de som para supermercado, confira

O sistema de som para supermercado tem um papel importante para conseguir levar a música e os anúncios para todos que estejam fazendo compras. Garantir que o som seja uniforme em todo o ambiente, evitando distorções e volume muito alto ou muito baixo podem fazer toda a diferença para algumas ações de marketing que você…

Por Nayara Santos em 29.03.2022

Dia do cliente no supermercado: veja como aproveitar a data e vender mais

O Dia do Cliente no supermercado deve ser tão celebrado quanto em qualquer outro negócio do varejo. Afinal, essa é mais uma das diversas datas importantes que o varejo possui e que podem ser utilizadas para melhorar as vendas.  Celebrado no dia 15 de setembro, um mês um pouco mais fraco para o comércio, esse…

Por Nayara Santos em 13.07.2023

Layout de armazém de supermercado: entenda como fazer

Muito se discute a respeito da importância do layout de supermercado para que o cliente tenha uma boa experiência de compras. Entretanto, pouco se fala de como manter um bom layout de armazém no supermercado, facilitando o manuseio de produtos e as perdas por vencimento. Se você tem esse problema, então está no lugar certo.…

Por Nayara Santos em 02.07.2021

Avisos de supermercados: aprenda a fazer em 8 passos

A comunicação visual de um supermercado é extremamente importante para orientar clientes e funcionários. Mais do que isso, é uma oportunidade para trabalhar o marketing da loja e usar os espaços de maneira estratégica. Será que você está aproveitando todo o potencial dos avisos de supermercados? O objetivo da sinalização é chamar a atenção e…

Por Nayara Santos em 24.08.2020

Dia Nacional do Supermercado: como aproveitar a data para vender mais

O Dia Nacional do Supermercado, celebrado em 12 de novembro, pode ser uma data excelente para você aproveitar e aumentar as suas vendas. Essa data foi escolhida justamente porque é o dia em que a Lei n.º 7.208, que regulamenta a atividade do setor supermercadista, entrou em vigor. Além disso, é também nesse dia que…

Por Nayara Santos em 27.07.2023

Franquia de supermercado: descubra se vale a pena investir

As franquias de supermercado têm se tornado um negócio cada vez mais interessante para quem quer começar um negócio e ficar exposto a menos risco. Isso porque, os empreendedores não precisam investir em tornar a sua marca conhecida, uma vez que já existe uma equipe da rede que faz isso.  Ou seja, você pode focar…

Por Nayara Santos em 10.01.2022

Dia dos Pais no supermercado: 10 dicas para vender mais

Os supermercados podem utilizar algumas datas comemorativas, como o Dia dos Pais, para aumentar as suas vendas. Afinal, as pessoas estão mais dispostas a gastar com presentes, itens para preparar uma refeição especial e ter momentos agradáveis ao lado de quem é importante. Mas, para isso acontecer, os varejistas precisam planejar e aplicar as estratégias…

Por Nayara Santos em 13.07.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos