O ano começou e junto com eles diversas despesas que, por mais que esperadas, podem acabar prejudicando os resultados do seu supermercado. Afinal, assim como a sua empresa tem obrigações tributárias, as pessoas também, isso sem falar nas despesas das férias e celebrações do final do ano.
Se por um lado você precisa aumentar a receita do supermercado, por outro o consumidor tende a gastar menor, focando em produtos em promoções e em oportunidade para economizar. Ou seja, encontrar formas de melhorar o seu faturamento e ainda manter o cliente satisfeito e fidelizado podem fazer toda a diferença.
Nós sabemos que essa não é uma tarefa fácil, por isso preparamos esse artigo com algumas estratégias que você poderá utilizar no supermercado para aumentar as vendas. Confira e mantenha a sua conta no azul!
Aumente as vendas no início do ano
Ter bons resultados nas vendas no início do ano no supermercado envolve estratégias específicas para atrair clientes e impulsionar as compras. Confira as nossas sugestões e implemente-as agora mesmo.
Promoções especiais de ano novo
Você não vai querer ficar com produtos de Natal parados no estoque e correndo o risco de estragar, não é mesmo? Ou ainda, aqueles itens de decoração que poderão ir para as prateleiras somente em Dezembro e ocupando espaço de produtos mais importantes.
Portanto, esse é o momento perfeito para preparar ofertas e descontos especiais com esses produtos. Essas promoções podem incluir pacotes de produtos para ceias, itens de festa e embalagens para presente com temática natalina.
Programas de fidelidade
O consumidor gosta de perceber que ele tem algum tipo de benefício quando se relaciona com uma marca. É por isso que os programas de fidelidade são tão atrativos e fazem tanto sucesso nos supermercados.
Se você ainda não tem um desses programas, o início do ano pode ser o momento perfeito para implementá-lo no supermercado e aumentar as suas vendas. Mas, se você já tem, então é possível incentivar a adesão com ofertas e descontos agressivos para os membros do clube.
Desta forma, você estará incentivando novos consumidores a aderirem a ele, aumentando as chances de retorno à loja e ainda recompensando os clientes regulares.
Aposte no estilo de vida saudável
Ter um estilo de vida mais saudável talvez seja uma das resoluções de ano novo mais comum entre as pessoas. Então, que tal se o seu supermercado é uma ajudinha aos clientes em conseguir implementar uma alimentação mais saudável no dia a dia?
Essa estratégia consiste em fazer promoções de hortifrúti com maior frequência, lembrando ao consumidor a importância de comer as porções diárias de frutas, verduras e legumes. Ainda, você pode ter uma seção de acessórios para ginástica, tais como tapetes para yoga, elásticos, bolas de pilates, dentre outros produtos destinados para a prática esportiva.
Ofereça degustação de produtos
Essa é uma forma do cliente experimentar produtos de forma gratuita, ou seja, você dará a ele a oportunidade de conhecer algo novo sem precisar efetuar a compra. Melhor do que isso, o consumidor pode gostar do item que experimentou e decidir comprar.
Sem falar que, isso também o deixa com vontade de experimentar outros produtos que ele nunca adquiriu. Portanto, também aumenta as chances dele comprar novas marcas e sabores e quem sabe incluí-los em compras futuras.
Essa é uma excelente estratégia para aumentar o ticket médio do cliente, oferecer uma experiência de compras diferente e ainda mostrar que o cliente tem diversos benefícios ao se relacionar com a sua marca. Esse tipo de ação pode ser com foco em lançamentos de produtos e em parceria com fornecedores, ou mesmo para aumentar as vendas de itens com boas margens de lucro para você.
Cashback
Uma estratégia que pode ser bastante vantajosa para o supermercado são os programas de cashback. Saber que ele terá a oportunidade de receber de volta uma porcentagem do valor gasto em suas compras é uma recompensa tangível, tornando mais provável que esses clientes retornem à loja, e estabelecendo uma relação de fidelidade.
Além disso, o cashback também atua como um atrativo significativo para conquistar novos consumidores. Aliás, outro ponto a ser considerado é o estímulo às compras maiores, já que o cliente sabe que receberá parte do valor de volta, contribuindo para o aumento do ticket médio das transações.
Capriche na sonorização da loja
Se tem uma estratégia que pode te ajudar a aumentar as vendas do supermercado é a sonorização ambiente. Primeiro, porque ela ajuda a deixar o ambiente de compra mais agradável e convidativo para os clientes.
Segundo, porque os consumidores brasileiros valorizam, e muito, a experiência de compras, portanto, eles tendem a preferir supermercados e lojas que sejam capazes de oferecer isso a eles. Sem falar que, a música também ajuda a despertar emoções, relaxar, dar a sensação de que o tempo está passando mais rápido.
Assim, mesmo que a loja esteja cheia, ou que tenha fila no caixa, a trilha sonora certa vai garantir que o cliente tenha uma boa experiência enquanto está no seu supermercado. Não acredita? Então confira como a música ajudou o Supermercado Recanto, nosso cliente há mais de 20 anos.
Faça anúncios no momento certo
Por último, mas talvez uma das estratégias mais importantes para aumentar as vendas do supermercado no início do ano são os anúncios no momento certo na jornada de compras. Basta imaginar que você está no supermercado, fazendo as compras para a semana, seguindo a sua lista de compras.
Neste momento, você escuta que a seção de perfumaria tem diversas promoções e se lembra que o seu hidrante está acabando, mas ele não estava na lista. Isso é suficiente para que você decida conferir de perto a promoção anunciada.
Esses anúncios facilitam a jornada de compras do cliente, ao mesmo tempo em que estimulam as compras e aumentam os lucros do supermercado. Sem falar que, no caminho para conferir o item anunciado, o cliente pode se deparar com outros produtos interessantes.
Quer saber como acertar na hora de reproduzir os seus anúncios e ter a trilha sonora certa para a sua loja? Então confira a seguir como fazer um teste gratuito da rádio indoor da Listenx, há mais de 20 anos atuando no ramo de música e comunicação para negócios.
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