Os supermercados podem utilizar algumas datas comemorativas, como o Dia dos Pais, para aumentar as suas vendas. Afinal, as pessoas estão mais dispostas a gastar com presentes, itens para preparar uma refeição especial e ter momentos agradáveis ao lado de quem é importante.
Mas, para isso acontecer, os varejistas precisam planejar e aplicar as estratégias certas nas suas lojas de modo que o cliente entre no clima da celebração. Ainda, é preciso dizer que esse é um período que pode ser utilizado para conquistar e fidelizar os clientes. Já que toda visita na sua loja é uma oportunidade de mostrar ao consumidor que o seu supermercado é a melhor escolha.
Portanto, a seguir daremos dicas preciosas que podem ser facilmente implementadas na sua loja e garantir o sucesso das vendas do seu supermercado no Dia dos Pais. Chega de não ter os resultados desejados, vem com a gente e aprenda mais sobre como aumentar as suas vendas neste período. Boa leitura!
Dicas para aumentar as vendas do supermercado no Dia dos Pais
É importante dizer que para conseguir aproveitar datas comemorativas no varejo o planejamento é essencial. Ou seja, você deve começar a se preparar com algumas semanas, ou mesmo meses de antecedência. Já que precisará definir como será a decoração da loja, quais produtos estarão em promoção, preparar as campanhas publicitárias, dentre outros.
Confira cada um dos pontos aos quais você deve ficar atento na hora de preparar o seu supermercado para vender mais no Dia dos Pais.
1. Invista na decoração da loja
Assim como em outras datas sazonais, o Dia dos Pais no supermercado também deve receber uma atenção especial e uma decoração apropriada para a celebração. Afinal de contas, essa estratégia faz parte do marketing sensorial e você estará preparando o ambiente para receber os seus clientes.
Lembre-se de toda a jornada de compra do cliente e que ela se inicia muito antes do consumidor efetivamente entrar na sua loja. Por isso, se você tem um site inclua alguma informação falando sobre a data. Desta forma, assim que o consumidor acessar o site ele já saberá que você tem novidades e produtos específicos para o período.
Além disso, também inclua algum item de decoração na fachada da loja. Pode ser alguma faixa, cartazes, fotos dos itens em promoção ou dos produtos que serão sorteados. Essa é uma estratégia interessante para atrair a atenção de quem passa na frente do supermercado.
Já no interior da loja, é possível dispor os produtos em promoção em ilhas, próximas aos setores em que os itens são vendidos. Desta forma, você incentiva o cliente a andar pelo supermercado para procurar pelo melhor presente.
E, claro, você pode utilizar os itens mais vendidos como parte da decoração. Criando pirâmides, ou com outros formatos. Isso chama a atenção do cliente, que pode ir conferir a sua “escultura” e decidir levar um item para casa.
Ainda, se você possui mais de uma loja, é essencial que a decoração de todas elas seja a mesma. Isso cria unidade, reforça a identidade da sua marca e oferece ao consumidor um ambiente de compras familiar, no qual ele se sente mais à vontade para fazer as compras.
2. Defina os produtos em oferta
Outro passo importante para ter um Dia dos Pais bem-sucedido no supermercado é escolher quais serão os produtos que estarão em oferta. Para isso, você poderá recorrer aos relatórios gerenciais de anos anteriores e verificar quais produtos foram os mais procurados.
Também é importante ficar de olho nas tendências e novidades, já que esses lançamentos podem ser bastante procurados pelos clientes. E, se você não puder ofertar esses itens, pode passar a impressão de que o seu supermercado está desatualizado.
Lembre-se que por mais que a data seja utilizada para presentear os pais, ela é também um momento de reunião com a família e celebração. Assim, escolha produtos que possam fazer parte dessa celebração. Tais como bebidas, carnes, itens para preparo de sobremesas, dentre outros.
Além disso, se você ainda estiver na dúvida, é possível utilizar as redes sociais para entender o que o seu cliente gostaria de ver em promoção para o período. Por exemplo, através de perguntas e quiz no stories do Instagram.
Essa é uma chance de aumentar o engajamento no seu perfil, atrair a atenção do cliente e ainda oferecer aquilo que ele procura. Sem falar que você mostrará ao cliente que você está preocupado com a opinião dele e implementará as sugestões dadas.
É preciso apenas prestar atenção para não deixar muitas opções para o consumidor. Ou seja, faça uma pré-seleção dos itens e deixe o cliente escolher entre eles. Assim, o risco de desapontar o cliente será menor.
Para quem tem mais uma loja, as promoções também devem ser as mesmas, mas com algumas ressalvas, já que as preferências dos clientes podem ser diferentes. Neste caso, escolha alguns dos itens mais populares e faça promoções exclusivas nas lojas.
3. Confira o estoque
Uma das coisas que não podem faltar ao iniciar qualquer período promocional é quais os itens que estão disponíveis em estoque, quais podem ser vendidos para abrir espaço físico e quais precisam ser adquiridos. Lembre-se que, quanto antes você fizer isso melhor, já que os concorrentes e outros supermercados estarão fazendo a mesma coisa.
Portanto, se você não quiser correr o risco de ficar sem produtos essenciais para o Dia dos Pais ou pagar mais caro por eles é preciso se programar. O primeiro passo é realizar um inventário e rever quais os itens disponíveis em estoque.
Isso permitirá que você prepare promoções para vender itens parados no estoque, ajudando a abrir espaço para outros produtos mais importantes. Iniciando esse preparo com antecedência, você terá tempo para vender os produtos necessários.
E, com a vantagem de conseguir adquirir os produtos dos fornecedores com antecedência, você poderá ter preços melhores e, consequentemente, poderá fazer promoções melhores e ainda ter uma boa lucratividade.
4. Divulgue as ofertas do Dia dos Pais no supermercado
A divulgação é uma etapa importantíssima no planejamento de períodos promocionais. Afinal de contas, você pode até ter os melhores preços e produtos de excelente qualidade. Entretanto, se os consumidores não souberem disso, eles não irão para a sua loja.
Para isso, invista na divulgação em diferentes mídias, para alcançar um número maior de pessoas. Podendo ser através de panfletos de supermercado, no perfil da loja nas redes sociais, encartes de promoção, folheto em lojas parceiras da sua marca, WhatsApp do supermercado. O importante é fazer com que a informação se espalhe o máximo possível e seja conhecida pelo maior número de pessoas.
Uma das últimas dicas com relação à divulgação das ofertas do Dia dos Pais, é o fato de que, não é porque o cliente frequenta o supermercado que ele esteja ciente de tudo o que você preparou. Desta forma, você pode preparar anúncios para veiculação na sua rádio indoor. Isso manterá os consumidores cientes das ofertas, já que essa ferramenta permite que todos os clientes que estejam na loja ouçam os anúncios.
Vale a pena destacar que a rádio indoor é uma ferramenta interessantíssima para conseguir aumentar as suas vendas, já que com ela o ambiente de compras fica mais agradável, aumentando o tempo de permanência dos consumidores na loja e a conexão dele com a sua marca. Falaremos mais sobre ela ao longo deste artigo.
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5. Promova sorteios
Uma das estratégias para atrair mais clientes e aumentar as vendas do supermercado no Dia dos Pais é a realização de sorteios. Entretanto, para que ela funcione como o esperado, o ideal é que você atrele o valor da compra a obtenção de cupons para o sorteio.
Por exemplo, a cada R$ 100 em compras o cliente ganha um cupom. Ainda, é possível fazer parcerias com algumas marcas e dar cupons extras para os clientes que adquirirem produtos dessa marca.
Vale ressaltar que, para o sorteio ser realmente atrativo de tal forma que as pessoas queiram participar, a escolha dos prêmios é primordial. De nada adianta oferecer algo que os clientes não tenham interesse.
Os prêmios podem variar desde produtos, até vale compras, almoços em restaurantes, passeios com direito a acompanhante. Se necessário, faça uma pesquisa com os clientes que frequentam a sua loja para entender que tipo de prêmio os seus clientes gostariam de ganhar. Essa informação poderá ser útil não apenas para o Dia dos Pais no supermercado, mas para outras datas comemorativas do varejo.
6. Invista em produtos diferenciados
Você não precisa ter um supermercado gourmet para oferecer itens únicos e exclusivos para os seus clientes. Aproveite o Dia dos Pais para adquirir algumas unidades de vinhos de maior qualidade na adega ou de países diferentes, para preparar bolos especiais na padaria, cortes de carne diferentes no açougue, cervejas importadas, dentre outros.
Essa é uma forma de conquistar aqueles clientes que estão à procura de um presente para os pais, mas não têm muito tempo para ir em outras lojas. E, claro, não se esqueça de deixar algumas embalagens de presente disponíveis próximas a esses produtos. Assim, o consumidor encontrará tudo que precisa facilmente.
Sem falar que, esses itens são capazes de proporcionar experiências, por exemplo, degustar a garrafa de vinho em família, conversando. Ou então fazer um churrasco no Dia dos Pais e já aproveitar o presente.
7. Invista na experiência do cliente
Como falamos lá na primeira dica, preparar a loja para receber o cliente no Dia dos Pais no supermercado é essencial. E, claro, a decoração é uma das primeiras coisas que o cliente vai notar quando entrar na loja. Entretanto, ela não é a única coisa que vai interferir na experiência do cliente.
Para garantir que o cliente vai deixar a sua loja satisfeito e feliz, você pode incluir outros elementos que melhorem a experiência dele, como a música ambiente. A influência que a música pode ter no cliente durante as compras é enorme.
Ela ajuda o seu cliente a ficar mais tranquilo, ou acelera o ritmo das compras, dependendo do nível de energia da sua playlist. Ou então ajuda na identificação entre o cliente e a marca, tornando a relação de vocês mais do que apenas loja e consumidor. Aqui a gente te conta tudo sobre a influência da música na sua loja.
Além disso, você também pode investir na degustação de alimentos, oferecendo ao cliente produtos que tenham uma boa margem de lucro. Essa estratégia funciona porque clientes que experimentam um novo produto ou marca ficam mais abertos a comprar itens e marcas que geralmente não estariam no seu carrinho de compras.
Lembre-se, pequenas mudanças podem encantar o cliente e fazer com que ele deixe a sua loja satisfeito e já pensando na próxima visita. E, como o marketing sensorial é um dos principais aliados do supermercado na experiência do cliente, confira o nosso Guia completo sobre marketing sensorial no varejo.
8. Aposte no cross merchandising
Implementar o cross merchandising no supermercado é mais uma estratégia para aumentar as vendas no Dia dos Pais. Ele consiste em posicionar produtos relacionados ou que são geralmente adquiridos ao mesmo tempo pelo cliente próximos uns aos outros. Desta forma, você consegue incentivar compras adicionais e aumentar o ticket médio dos clientes.
Essa estratégia, além de facilitar as compras, também te ajuda a oferecer soluções completas e práticas para os consumidores. Por exemplo, é possível criar displays ou seções temáticas com produtos específicos para presentear os pais, como vinhos, chocolates, utensílios de churrasco e itens de cuidados pessoais.
Ao posicionar esses produtos próximos uns aos outros, você facilita a compra de presentes completos, despertando o interesse dos clientes e incentivando a compra de itens complementares. Assim, um cliente que inicialmente estava procurando uma garrafa de vinho pode ser atraído por uma seleção de queijos gourmet disposta ao lado.
Além disso, o cross merchandising também pode ser utilizado para criar promoções especiais e descontos combinados. Desta forma, você pode oferecer um desconto ao comprar um kit de cuidados pessoais masculinos com um perfume, dessa forma o valor do produto será menor do que se comprados separadamente.
Por último, mas não menos importante, a disposição de embalagens de presente também é uma forma de cross merchandising. Ou seja, não se esqueça de deixar sacolas e caixas para os vinhos na sua adega, e assim por diante.
9. Melhore a comunicação com o cliente
Outra importante forma de conseguir vender mais no Dia dos Pais é melhorando a comunicação entre o supermercado e os consumidores. Já falamos sobre planejar a divulgação das promoções e ações para o Dia dos Pais utilizando diferentes mídias.
Entretanto, mesmo assim nem sempre os varejistas acertam na hora de se comunicar. Isso porque, nem sempre a mensagem utiliza a linguagem certa, ou mesmo porque ela não foi clara e objetiva.
Por isso, não importa se você está planejando a campanha para as redes sociais, o seu site, mensagens no WhatsApp, newsletter ou anúncios na rádio indoor do supermercado, você precisa se certificar dos seguintes pontos:
- Conseguir atrair a atenção do cliente: você tem poucos segundos para conseguir fazer o consumidor parar para ler a sua mensagem ou escutá-la. Por isso, faça algo que realmente seja interessante e atraia a atenção deles;
- Objetividade: evite ficar contando histórias muito longas, seja objetivo na hora de transmitir a sua mensagem. Desta forma, você também evita que o cliente comece a prestar atenção na mensagem, mas disperse a atenção e não escute a mensagem toda;
- Clareza: evite o uso de palavras complicadas, difíceis de pronunciar ou que não façam parte do dia a dia dos consumidores. Desta forma, você garante que ele entenderá a mensagem que você quer transmitir.
Prestando atenção a esses três pontos, você conseguirá melhorar a comunicação no seu supermercado. Quer mais dicas? Então confira o nosso guia Comunicação para Negócios: 6 dicas de como fazer da maneira certa.
10. Fique de olho nas tendências
Em datas comemorativas, é bastante comum que empresas façam lançamentos. Afinal, a novidade é um dos gatilhos mentais que ajudam a aumentar as vendas. Dito isso, é evidente que você também precisa ter esses produtos nas prateleiras do supermercado.
Para conseguir acompanhar as tendências do momento, é preciso estar atento às novidades do mercado, seja em relação a produtos, estilos de vida, preferências de consumo ou comportamento do consumidor. Isso inclui conhecer as últimas inovações, os lançamentos mais recentes e as tendências culturais relacionadas ao Dia dos Pais.
Ao aplicar as tendências na seleção de produtos, você demonstra que está sintonizado com o gosto e as preferências dos clientes. Por exemplo, se há uma demanda crescente por vinhos importados, você pode oferecer opções nessa linha para atender a essa demanda específica.
Além disso, conhecer as tendências também influencia a forma como você apresenta os produtos. A decoração da loja, a disposição dos produtos nas prateleiras, a comunicação visual e as estratégias de marketing podem ser adaptadas para refletir as tendências do momento. Isso cria uma conexão com o público, desperta o interesse e aumenta as chances de compra.
11. Garanta a padronização em todas as suas lojas
Por último, mas não menos importante, precisamos falar da importância de padronizar as suas lojas, principalmente nas datas comemorativas. Já mencionamos alguns pontos aos quais você deve ficar atento ao longo deste texto, mas devido à importância que esse aspecto tem, gostaríamos de reforçá-lo.
Quando um consumidor passa a confiar em uma marca, ele cria uma certa expectativa e sabe o que vai encontrar ao entrar na sua loja. Portanto, se ele estiver acostumado a comprar na unidade A, e por algum motivo precisar comprar na unidade B, a expectativa é que ele encontre a mesma decoração, o mesmo ambiente de compras, atendimento, variedade de produtos, dentre outros.
Se ele se deparar com algo completamente diferente haverá grande estranhamento, podendo até mesmo fazer com que ele deixe a loja rapidamente, até mesmo sem comprar nada. Por isso, é fundamental ficar atento a isso e garantir que esse estranhamento não aconteça.
E, como falamos, isso é válido não apenas para o dia a dia do supermercado, mas também para datas comemorativas, como o Dia dos Pais. A decoração da loja deve ser pensada de modo que haja uma padronização, o mesmo é válido para a playlist que será reproduzida na rádio indoor da loja.
Lembre-se, cada detalhe conta na hora de se destacar da concorrência e fidelizar o cliente. E então, pronto para colocar as nossas dicas em prática e aumentar as vendas no Dia dos Pais? Não perca mais tempo e comece a planejar as ações para garantir o sucesso do seu supermercado.
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