A comunicação visual de um supermercado é extremamente importante para orientar clientes e funcionários. Mais do que isso, é uma oportunidade para trabalhar o marketing da loja e usar os espaços de maneira estratégica. Será que você está aproveitando todo o potencial dos avisos de supermercados?
O objetivo da sinalização é chamar a atenção e garantir que uma mensagem seja passada. Na prática, porém, essa meta só é atingida se os sinais forem bem desenvolvidos e aplicados. Por isso, pensar estrategicamente é fundamental para alcançar o público.
Isso vale tanto para os clientes quanto para os colaboradores. No primeiro caso, os resultados são duplamente satisfatórios, pois os avisos também servem como marketing, seja para atrair mais pessoas ou fazer com que os consumidores comprem mais.
O que acha de aprender algumas técnicas para criar suas próprias placas e sinalizações? Continue lendo e veja as principais dicas para acertar de primeira!
8 passos para criar avisos de supermercados
Você pode ler cada tópico a seguir separadamente e ver qual a melhor forma de aplicá-los ao seu mercado. Contudo, recomendamos que entenda cada um deles como um passo de um projeto. Para que tudo fique bem amarrado e com maiores chances de sucesso, o ideal é cumprir todas as orientações. Com isso em mente, bom aprendizado!
1. Liste todos os avisos necessários
Antes de qualquer ação, é importante que você saiba exatamente o que é preciso sinalizar na loja. Organize-se e crie uma lista para ter certeza de que não vai esquecer de nada. Os tipos de avisos podem variar de acordo com seus objetivos e estilo de mercado, mas os imprescindíveis são:
- identificação de marca (nome da loja ou da rede);
- sinalização de entrada, saída e estacionamento (se houver);
- sinalizações de segurança (saídas de emergência, restrições de acesso etc.);
- sinais direcionais;
- identificação de caixas (normais e prioritários);
- sinais de acessibilidade.
2. Analise o layout da loja
Agora que você já sabe o que deve comunicar, está na hora de pensar em como fazer isso. Comece analisando o layout do estabelecimento. Se possível, você pode até aproveitar para fazer alguns aprimoramentos. Um bom layout prioriza a circulação, o destaque estratégico de produtos e a divisão funcional dos setores.
Com tudo pronto, identifique os percursos usuais dos clientes e até dos funcionários. Veja quais são os locais com o maior e menor fluxo, para trabalhar nos avisos de acordo com isso. Anote, também, as seções que costumam receber mais promoções, mais reposições e qualquer outra razão para alta movimentação.
3. Priorize informações
Com o conhecimento completo do mercado em mãos, você está pronto para fazer algumas placas e avisos de supermercados. Para cada um, você deve saber priorizar as informações. Ou seja, a forma como eles serão escritos e desenhados depende da ordem que você vai definir.
O mais apropriado é colocar o componente de atenção logo no começo do texto. Se for uma oferta, por exemplo, informe valores primeiro. No caso de avisos de segurança, um elemento gráfico pode ser mais útil para ilustrar a mensagem. Só tome cuidado para não tornar o aviso muito extenso: procure mantê-lo curto e direto sempre que possível.
4. Seja chamativo
À princípio, os clientes não estão procurando pelos avisos enquanto fazem compras. Você precisa atrair os olhares para transmitir seu recado, seja ele qual for. Há duas maneiras primordiais de fazer isso: usando as cores certas e letras grandes, que podem ser vistas à distância.
Você já deve ter percebido que muitos mercados utilizam cartazes em vermelho e amarelo. O motivo é que, além de serem cores fortes, elas estimulam a sensação de urgência e até a fome. Use a psicologia das cores ao seu favor! Quanto às letras, não há segredo: você quer que as pessoas enxerguem o texto sem que precisem se aproximar demais.
5. Tenha cautela com o visual
Ser chamativo é importante, mas estabelecer limites também é. Tenha muito cuidado com a poluição visual e o exagero de informações. Ao escolher as cores, observe se elas não agridem os olhos mais do que chamam a atenção, por exemplo. Evite, também, usar a mesma placa para mais de um aviso, já que isso pode resultar nos clientes não lendo ou não entendendo nenhuma das mensagens.
6. Siga as recomendações de segurança
Já mencionamos que os avisos de segurança são fundamentais, mas é sempre bom reforçar que eles são, também, obrigatórios. O que é opcional, em alguns casos, é a forma como você vai fazer essa sinalização. Tente aproveitar para inserir a sua identidade visual também nessas situações.
Entretanto, certos aspectos são definidos pelas normas regulamentadoras oficiais. É o caso das cores: a NBR 7195 determina os usos específicos para o vermelho, amarelo, laranja, entre outras. Lembre-se que o uso das cores não dispensa outras formas de prevenção de acidentes.
7. Crie um mural
Um bom mural de avisos só tem a acrescentar na comunicação interna de um comércio. A gestão ganha a possibilidade de fazer comunicados rápidos e ágeis, e a equipe fica por dentro de tudo que está acontecendo, o que aumenta sua produtividade. Também pode ser útil para divulgar metas, bonificações especiais e profissionais de destaque.
8. Seja criativo
O maior propósito dos avisos de supermercados é causar impacto. Você quer que seus funcionários sigam as regras estabelecidas sem dificuldade, bem como quer que seus clientes tenham uma ótima experiência e comprem cada vez mais. Para tanto, as mensagens devem ser fixadas na mente de quem as vê.
Pense em frases engraçadas, por exemplo, ou tente aproveitar épocas e situações pontuais para ser criativo. Vale deste datas comemorativas até memes que estão fazendo muito sucesso na internet. Só tenha certeza que a comunicação estará de acordo com o público e com sua própria marca.
Dica extra para melhorar o alcance dos avisos de supermercados
Se você seguir todos esses passos, as chances de sucesso na transmissão dos recados é bem grande. Ainda assim, não dá para garantir que as pessoas serão, de fato, impactadas pelos avisos visuais. Por isso, temos uma dica bônus! E se você fosse além do visual?
Uma rádio interna aumenta ainda mais a recepção do público aos avisos de supermercados. É uma garantia bem maior de que os clientes e colaboradores terão acesso às mensagens importantes, já que elas serão reproduzidas em todos os ambientes.
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