Por Nayara Santos em 24.08.2020

Avisos de supermercados: aprenda a fazer em 8 passos

Por Nayara Santos em 24.08.2020

A comunicação visual de um supermercado é extremamente importante para orientar clientes e funcionários. Mais do que isso, é uma oportunidade para trabalhar o marketing da loja e usar os espaços de maneira estratégica. Será que você está aproveitando todo o potencial dos avisos de supermercados?

O objetivo da sinalização é chamar a atenção e garantir que uma mensagem seja passada. Na prática, porém, essa meta só é atingida se os sinais forem bem desenvolvidos e aplicados. Por isso, pensar estrategicamente é fundamental para alcançar o público.

Isso vale tanto para os clientes quanto para os colaboradores. No primeiro caso, os resultados são duplamente satisfatórios, pois os avisos também servem como marketing, seja para atrair mais pessoas ou fazer com que os consumidores comprem mais.

O que acha de aprender algumas técnicas para criar suas próprias placas e sinalizações? Continue lendo e veja as principais dicas para acertar de primeira!

8 passos para criar avisos de supermercados

Você pode ler cada tópico a seguir separadamente e ver qual a melhor forma de aplicá-los ao seu mercado. Contudo, recomendamos que entenda cada um deles como um passo de um projeto. Para que tudo fique bem amarrado e com maiores chances de sucesso, o ideal é cumprir todas as orientações. Com isso em mente, bom aprendizado!

1. Liste todos os avisos necessários

Antes de qualquer ação, é importante que você saiba exatamente o que é preciso sinalizar na loja. Organize-se e crie uma lista para ter certeza de que não vai esquecer de nada. Os tipos de avisos podem variar de acordo com seus objetivos e estilo de mercado, mas os imprescindíveis são:

  • identificação de marca (nome da loja ou da rede);
  • sinalização de entrada, saída e estacionamento (se houver);
  • sinalizações de segurança (saídas de emergência, restrições de acesso etc.);
  • sinais direcionais;
  • identificação de caixas (normais e prioritários);
  • sinais de acessibilidade.

2. Analise o layout da loja

Agora que você já sabe o que deve comunicar, está na hora de pensar em como fazer isso. Comece analisando o layout do estabelecimento. Se possível, você pode até aproveitar para fazer alguns aprimoramentos. Um bom layout prioriza a circulação, o destaque estratégico de produtos e a divisão funcional dos setores.

Com tudo pronto, identifique os percursos usuais dos clientes e até dos funcionários. Veja quais são os locais com o maior e menor fluxo, para trabalhar nos avisos de acordo com isso. Anote, também, as seções que costumam receber mais promoções, mais reposições e qualquer outra razão para alta movimentação.

3. Priorize informações

Com o conhecimento completo do mercado em mãos, você está pronto para fazer algumas placas e avisos de supermercados. Para cada um, você deve saber priorizar as informações. Ou seja, a forma como eles serão escritos e desenhados depende da ordem que você vai definir.

O mais apropriado é colocar o componente de atenção logo no começo do texto. Se for uma oferta, por exemplo, informe valores primeiro. No caso de avisos de segurança, um elemento gráfico pode ser mais útil para ilustrar a mensagem. Só tome cuidado para não tornar o aviso muito extenso: procure mantê-lo curto e direto sempre que possível.

4. Seja chamativo

À princípio, os clientes não estão procurando pelos avisos enquanto fazem compras. Você precisa atrair os olhares para transmitir seu recado, seja ele qual for. Há duas maneiras primordiais de fazer isso: usando as cores certas e letras grandes, que podem ser vistas à distância.

Você já deve ter percebido que muitos mercados utilizam cartazes em vermelho e amarelo. O motivo é que, além de serem cores fortes, elas estimulam a sensação de urgência e até a fome. Use a psicologia das cores ao seu favor! Quanto às letras, não há segredo: você quer que as pessoas enxerguem o texto sem que precisem se aproximar demais.

5. Tenha cautela com o visual

Ser chamativo é importante, mas estabelecer limites também é. Tenha muito cuidado com a poluição visual e o exagero de informações. Ao escolher as cores, observe se elas não agridem os olhos mais do que chamam a atenção, por exemplo. Evite, também, usar a mesma placa para mais de um aviso, já que isso pode resultar nos clientes não lendo ou não entendendo nenhuma das mensagens.

6. Siga as recomendações de segurança

Já mencionamos que os avisos de segurança são fundamentais, mas é sempre bom reforçar que eles são, também, obrigatórios. O que é opcional, em alguns casos, é a forma como você vai fazer essa sinalização. Tente aproveitar para inserir a sua identidade visual também nessas situações.

Entretanto, certos aspectos são definidos pelas normas regulamentadoras oficiais. É o caso das cores: a NBR 7195 determina os usos específicos para o vermelho, amarelo, laranja, entre outras. Lembre-se que o uso das cores não dispensa outras formas de prevenção de acidentes.

7. Crie um mural

Um bom mural de avisos só tem a acrescentar na comunicação interna de um comércio. A gestão ganha a possibilidade de fazer comunicados rápidos e ágeis, e a equipe fica por dentro de tudo que está acontecendo, o que aumenta sua produtividade. Também pode ser útil para divulgar metas, bonificações especiais e profissionais de destaque.

8. Seja criativo

O maior propósito dos avisos de supermercados é causar impacto. Você quer que seus funcionários sigam as regras estabelecidas sem dificuldade, bem como quer que seus clientes tenham uma ótima experiência e comprem cada vez mais. Para tanto, as mensagens devem ser fixadas na mente de quem as vê.

Pense em frases engraçadas, por exemplo, ou tente aproveitar épocas e situações pontuais para ser criativo. Vale deste datas comemorativas até memes que estão fazendo muito sucesso na internet. Só tenha certeza que a comunicação estará de acordo com o público e com sua própria marca.

Dica extra para melhorar o alcance dos avisos de supermercados

Se você seguir todos esses passos, as chances de sucesso na transmissão dos recados é bem grande. Ainda assim, não dá para garantir que as pessoas serão, de fato, impactadas pelos avisos visuais. Por isso, temos uma dica bônus! E se você fosse além do visual?

Uma rádio interna aumenta ainda mais a recepção do público aos avisos de supermercados. É uma garantia bem maior de que os clientes e colaboradores terão acesso às mensagens importantes, já que elas serão reproduzidas em todos os ambientes.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Como fazer curva abc: saiba tudo sobre o assunto

Ser capaz de fazer um bom gerenciamento dos produtos em estoque tem os seus desafios. Por isso, é essencial para todo gestor ou dono de um negócio conhecer as ferramentas corretas para conseguir informações que sejam relevantes para a tomada de decisões. Uma dessas ferramentas é a curva abc. Saber como fazer a curva abc…

Por Nayara Santos em 28.10.2020

Produtos cruelty free no supermercado: itens que não podem faltar

A procura de produtos cruelty free no supermercado aumentou consideravelmente nos últimos tempos. Isso ocorreu porque cada vez mais os consumidores estão preocupados com as políticas que as empresas adotam. Ou seja, eles querem saber se a empresa adota algum tipo de política social para tornar o local em que atua melhor. Isso impulsionou um…

Por Nayara Santos em 06.10.2021

Check out de supermercado: veja como montar o ideal

O check out de supermercado é uma área extremamente importante do ponto de venda (PDV). Isso porque essa é a etapa da jornada de compras que o cliente terá contato direto com algum funcionário do supermercado. Além disso, de nada adianta caprichar na experiência do cliente dentro da loja, se na hora de fazer o…

Por Nayara Santos em 10.06.2021

Marketing para Supermercados: 13 ações para aumentar as vendas

 Você consegue citar quais são as estratégias de marketing que está usando no seu supermercado? Sabe quais são melhores para atrair novos clientes? Ou mesmo aquelas que devem ser implementadas para fidelizar quem já conhece a sua loja? Ainda, quais ações têm feito para aumentar a visibilidade do supermercado? Se respondeu “não” para alguma…

Por Nayara Santos em 06.10.2022

Fornecedores para supermercado: conheça os melhores e sua importância

Encontrar bons fornecedores para supermercado é uma das importantes tarefas de todo gestor desse setor do varejo. Entretanto, nem sempre essa é uma tarefa fácil, já que muitos aspectos devem ser levados em consideração na hora de fechar algum contrato ou mesmo para conseguir manter um bom relacionamento com os seus fornecedores. Por isso, neste…

Por Nayara Santos em 09.08.2021

Crie grátis seus próprios tabloides

Saber como criar os seus próprios tabloides pode ser um grande diferencial para o seu supermercado. Isso porque, você consegue divulgar os seus produtos e atrair clientes para a sua loja. Entretanto, para que ele funcione da forma desejada, é fundamental ficar atento a alguns detalhes importantes. A seguir, falaremos mais sobre esse assunto e…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

Propagandas criativas para supermercados: confira 5 ideias para se inspirar

Você já conseguiu fazer uma propaganda criativa para o seu supermercado? Não conseguiu e não sabe bem por onde começar? Então não tem problema, esse artigo foi feito pensando em você, é só vir com a gente e conferir as ideias que a gente tem para você se inspirar. Provavelmente você já ouviu dizer que…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Como organizar o estoque de supermercado: confira 11 dicas

Saber como organizar o estoque de supermercado pode trazer muitas vantagens. Isso poderá ser percebido não apenas para o dono do negócio, mas também para toda a equipe envolvida com os processos que ocorrem ali. Sem falar que, até mesmo o cliente pode sentir quando a organização é bem feita. Financeiramente falando, essa organização, por…

Por Nayara Santos em 16.11.2022

Decoração de Natal para supermercado: Veja 8 dicas de como fazer

Investir na decoração de Natal no supermercado pode melhorar a experiência de compra do cliente e aumentar as suas vendas ainda mais. Isso acontece porque o consumidor brasileiro é um dos que mais valoriza a experiência de compras, e a decoração ajuda a criar um ambiente imersivo e diferenciado. Inclusive, não é incomum ver pessoas…

Por Nayara Santos em 11.08.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos