O cashback no supermercado é uma forma de atrair a atenção dos clientes para o seu negócio. Ainda, é uma forma de incentivar a compra de produtos e aumentar as vendas, já que os clientes terão parte do dinheiro de volta. Essas são apenas algumas das muitas vantagens que esse tipo de programa de recompensa poderá trazer para o seu negócio.
Se você ainda não tem certeza se vale a pena ou não ter um cashback no supermercado, não precisa se preocupar. Neste artigo vamos trazer algumas das principais vantagens que ele poderá trazer. Ainda, daremos algumas dicas bônus para saber ao que ficar atento na hora de investir nesse tipo de programa. Confira!
Vantagens de ter cashback no supermercado
1. Atrair mais clientes
Uma coisa não tem como negar, ter o cashback no supermercado é uma forma de atrair mais clientes. Afinal de contas, quem não gostaria de ter parte do dinheiro de volta ao realizar compras, certo?
Outro ponto importante de adotar esse programa de recompensa como estratégia é a maior visibilidade que o supermercado ganhará. Já que esse é um bom atrativo e ainda estimulará as pessoas a compartilharem com amigos e familiares a novidade.
Vale a pena mencionar que as plataformas de cashback também divulgam as empresas parceiras para os clientes cadastrados. Mesmo porque, quanto mais as pessoas nas lojas parceiras, mais as plataformas ganham. Ou seja, o seu supermercado ganhará mais publicidade.
2. Aumento das vendas
Com mais gente sabendo que o seu supermercado possui o cashback, mais pessoas irão até a loja para conferir os preços e aproveitar a oportunidade de comprar gastando menos. Portanto, outra vantagem de oferecer esse programa de recompensa para os seus clientes é o aumento das vendas.
Claro que o aumento nas vendas não vai depender apenas do cashback no supermercado. Afinal de contas, se o cliente não gostar da sua loja ele não irá voltar e o aumento das vendas será apenas por um curto período. Por isso, também é importante adotar outras ações para fidelizar o cliente.
Oferecer bom atendimento, boa diversidade de produtos e um bom ambiente de compras é essencial. Isso pode ser obtido através de uma rádio personalizada que reproduza uma música agradável e que combine com o perfil do seu cliente; treinamento dos operadores de caixa, que lidam diretamente com o público; prateleiras cheias e organizadas, com os preços posicionados corretamente; corredores limpos e bem iluminados.
Todas essas ações contribuem para melhorar a experiência de compras do cliente e para fazer com que ele tenha vontade de retornar para o supermercado.
3. Aumento do ticket médio do cliente
Quando o cliente vai às compras sabendo que ele poderá economizar e ter parte do dinheiro gasto de volta, ele tende a gastar mais. Por isso, quando o supermercado oferece o cashback, a tendência é que haja um aumento no ticket médio do cliente.
Claro que existem outras formas de fazer isso e seu papel como gestor é conhecer quais são elas para poder trazer melhores resultados para o seu negócio. Por isso, além de oferecer o cashback invista também em cross merchandising. O mais importante aqui é escolher com quais produtos fazer isso. Por exemplo, próximo à adega do supermercado, tenha opções de queijos; posicione carvão e outros produtos para churrasco próximo ao açougue.
Outra estratégia que também ajuda no aumento do ticket médio é caprichar na frente de caixa. Produtos como chocolates, revistas, chicletes, balas, refrigerantes e energéticos tendem a vender bem e são um dos maiores responsáveis por aumentar o valor das compras dos clientes. Lembre-se sempre que você não precisa escolher apenas uma estratégia para aumentar as vendas. O ideal é escolher algumas delas e caprichar na execução.
4. Fidelização do cliente
Sem dúvida alguma, as lojas do varejo que oferecem cashback para os seus clientes tendem a ter uma maior fidelização. Isso porque, o cliente saberá que conseguirá economizar quando efetuar compras naquele estabelecimento e a tendência é que ele volte.
Vale a pena mencionar que ter apenas o cashback no supermercado, sem se preocupar com a experiência do cliente na loja, não fará com que os seus clientes voltem. Como falamos anteriormente, é importante associar o cashback a outras estratégias de fidelização do cliente.
Provavelmente, uma das ações mais eficazes seja a rádio personalizada, que além de proporcionar um bom ambiente de compras, ainda te ajuda na gestão do supermercado e na divulgação de ofertas e serviços. Para saber sobre essa estratégia, confira o nosso ebook gratuito Rádio para supermercados: revolucione o seu negócio.
5. Diferencial no mercado
A busca por se diferenciar da concorrência é um dos grandes desafios que muitos gestores do varejo enfrentam. Mesmo porque, nem sempre é possível fazer tudo melhor que o concorrente. Entretanto, a busca pela melhoria contínua deve ser levada a sério para que você seja capaz de oferecer bons serviços e produtos.
O cashback no supermercado pode ser um grande aliado nessa busca por diferenciação. Afinal de contas, se você já vender produtos parecidos, com preços e atendimentos similares, o cliente prestará atenção aos detalhes para escolher em qual supermercado fazer as compras. Isso pode ser produtos mais frescos na padaria, serviço de corte de frios no momento da compra, um bom programa de fidelidade, melhor estacionamento, dentre outros.
É justamente nesse momento que o cashback poderá fazer a diferença. Desta forma, se o cliente souber que ao comprar na sua loja ele terá parte do dinheiro de volta, então esse já será um bom motivo para optar pela sua marca e não pela concorrência. Mas, e se o seu concorrente também oferecer o cashback? Neste caso, veja qual a plataforma em que o controle de crédito é feito, e você poderá buscar uma que ofereça melhores condições.
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