Por Nayara Santos em 05.10.2021

Cashback no supermercado: 5 vantagens de oferecer no seu negócio

Por Nayara Santos em 05.10.2021

O cashback no supermercado é uma forma de atrair a atenção dos clientes para o seu negócio. Ainda, é uma forma de incentivar a compra de produtos e aumentar as vendas, já que os clientes terão parte do dinheiro de volta. Essas são apenas algumas das muitas vantagens que esse tipo de programa de recompensa poderá trazer para o seu negócio.

Se você ainda não tem certeza se vale a pena ou não ter um cashback no supermercado, não precisa se preocupar. Neste artigo vamos trazer algumas das principais vantagens que ele poderá trazer. Ainda, daremos algumas dicas bônus para saber ao que ficar atento na hora de investir nesse tipo de programa. Confira!

Vantagens de ter cashback no supermercado

1. Atrair mais clientes

Uma coisa não tem como negar, ter o cashback no supermercado é uma forma de atrair mais clientes. Afinal de contas, quem não gostaria de ter parte do dinheiro de volta ao realizar compras, certo? 

Outro ponto importante de adotar esse programa de recompensa como estratégia é a maior visibilidade que o supermercado ganhará. Já que esse é um bom atrativo e ainda estimulará as pessoas a compartilharem com amigos e familiares a novidade. 

Vale a pena mencionar que as plataformas de cashback também divulgam as empresas parceiras para os clientes cadastrados. Mesmo porque, quanto mais as pessoas nas lojas parceiras, mais as plataformas ganham. Ou seja, o seu supermercado ganhará mais publicidade.

2. Aumento das vendas

Com mais gente sabendo que o seu supermercado possui o cashback, mais pessoas irão até a loja para conferir os preços e aproveitar a oportunidade de comprar gastando menos. Portanto, outra vantagem de oferecer esse programa de recompensa para os seus clientes é o aumento das vendas.

Claro que o aumento nas vendas não vai depender apenas do cashback no supermercado. Afinal de contas, se o cliente não gostar da sua loja ele não irá voltar e o aumento das vendas será apenas por um curto período. Por isso, também é importante adotar outras ações para fidelizar o cliente.

Oferecer bom atendimento, boa diversidade de produtos e um bom ambiente de compras é essencial. Isso pode ser obtido através de uma rádio personalizada que reproduza uma música agradável e que combine com o perfil do seu cliente; treinamento dos operadores de caixa, que lidam diretamente com o público; prateleiras cheias e organizadas, com os preços posicionados corretamente; corredores limpos e bem iluminados. 


Todas essas ações contribuem para melhorar a experiência de compras do cliente e para fazer com que ele tenha vontade de retornar para o supermercado.

3. Aumento do ticket médio do cliente

Quando o cliente vai às compras sabendo que ele poderá economizar e ter parte do dinheiro gasto de volta, ele tende a gastar mais. Por isso, quando o supermercado oferece o cashback, a tendência é que haja um aumento no ticket médio do cliente.

Claro que existem outras formas de fazer isso e seu papel como gestor é conhecer quais são elas para poder trazer melhores resultados para o seu negócio. Por isso, além de oferecer o cashback invista também em cross merchandising. O mais importante aqui é escolher com quais produtos fazer isso. Por exemplo, próximo à adega do supermercado, tenha opções de queijos; posicione carvão e outros produtos para churrasco próximo ao açougue.

Outra estratégia que também ajuda no aumento do ticket médio é caprichar na frente de caixa. Produtos como chocolates, revistas, chicletes, balas, refrigerantes e energéticos tendem a vender bem e são um dos maiores responsáveis por aumentar o valor das compras dos clientes. Lembre-se sempre que você não precisa escolher apenas uma estratégia para aumentar as vendas. O ideal é escolher algumas delas e caprichar na execução. 

4. Fidelização do cliente

Sem dúvida alguma, as lojas do varejo que oferecem cashback para os seus clientes tendem a ter uma maior fidelização. Isso porque, o cliente saberá que conseguirá economizar quando efetuar compras naquele estabelecimento e a tendência é que ele volte.

Vale a pena mencionar que ter apenas o cashback no supermercado, sem se preocupar com a experiência do cliente na loja, não fará com que os seus clientes voltem. Como falamos anteriormente, é importante associar o cashback a outras estratégias de fidelização do cliente. 

Provavelmente, uma das ações mais eficazes seja a rádio personalizada, que além de proporcionar um bom ambiente de compras, ainda te ajuda na gestão do supermercado e na divulgação de ofertas e serviços. Para saber sobre essa estratégia, confira o nosso ebook gratuito Rádio para supermercados: revolucione o seu negócio.

5. Diferencial no mercado

A busca por se diferenciar da concorrência é um dos grandes desafios que muitos gestores do varejo enfrentam. Mesmo porque, nem sempre é possível fazer tudo melhor que o concorrente. Entretanto, a busca pela melhoria contínua deve ser levada a sério para que você seja capaz de oferecer bons serviços e produtos.

O cashback no supermercado pode ser um grande aliado nessa busca por diferenciação. Afinal de contas, se você já vender produtos parecidos, com preços e atendimentos similares, o cliente prestará atenção aos detalhes para escolher em qual supermercado fazer as compras. Isso pode ser produtos mais frescos na padaria, serviço de corte de frios no momento da compra, um bom programa de fidelidade, melhor estacionamento, dentre outros. 

É justamente nesse momento que o cashback poderá fazer a diferença. Desta forma, se o cliente souber que ao comprar na sua loja ele terá parte do dinheiro de volta, então esse já será um bom motivo para optar pela sua marca e não pela concorrência. Mas, e se o seu concorrente também oferecer o cashback? Neste caso, veja qual a plataforma em que o controle de crédito é feito, e você poderá buscar uma que ofereça melhores condições.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Comunicação interna do supermercado: confira 8 dicas essenciais para o seu negócio

A comunicação interna do supermercado contribuirá efetivamente para a maior satisfação de seus colaboradores, uma vez que ela traz mais credibilidade e transparência para as decisões da gestão, além de permitir um melhor conhecimento da empresa por parte dos profissionais. Além disso, destaca-se o sentimento de pertencimento atribuído a toda a equipe, e o poder…

Por Nayara Santos em 10.01.2022

14 ideias para hortifrúti: confira as melhores

Quem deseja otimizar constantemente os resultados de marketing de seu supermercado deve investir em conhecer boas ideias para hortifrúti. Isso significa pensar estrategicamente na organização dos produtos, contar com os parceiros certos, garantir que você sempre se destaque dos concorrentes, entre outras medidas. Com tantos pontos a serem analisados, muitas vezes por poucas pessoas, principalmente…

Por Nayara Santos em 21.03.2023

Decoração para o Dia dos Namorados em supermercado: 8 ideias para se inspirar

A decoração para o Dia dos Namorados no supermercado é uma das ações do marketing sensorial para melhorar a experiência de compras dos clientes. É através dela que o gestor, empreendedor e o dono do supermercado conseguem atrair a atenção do cliente para os itens promocionais ou que tenham uma boa margem de lucro. Sem…

Por Nayara Santos em 10.04.2024

Check stand de supermercado: veja como alavancar as vendas

O check stand de supermercado é mais uma estratégia para organizar os produtos que ficam na frente de caixa. Esse é o último momento em que o cliente terá contato com os produtos da sua loja, portanto, a última oportunidade de venda. Por isso, é fundamental dar uma atenção especial a esse ponto do supermercado…

Por Nayara Santos em 27.07.2021

5 ferramentas gratuitas para divulgar as ofertas do seu supermercado!

Encontrar as melhores formas de divulgar as ofertas do seu supermercado é essencial para atrair mais clientes para a sua loja e aumentar as vendas. Lembrando que, uma vez que você consiga fazer com que o cliente vá até a sua loja, outras técnicas de marketing podem ser aplicadas para fidelizá-lo. Portanto, quanto mais pessoas…

Por Nayara Santos em 09.10.2023

Degustação em supermercados: 7 dicas para aumentar as vendas

A degustação em supermercados é uma excelente estratégia para conseguir aumentar as suas vendas e melhorar a saída de determinados produtos. Por mais que essa pareça ser apenas uma distribuição de pequenas porções de produtos para os clientes, ela é muito mais do que isso.  Isso porque, a degustação não apenas pode levar o cliente…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Fiscal de prevenção de perdas no supermercado: entenda a importância para o seu negócio

O objetivo de todo empreendedor é aumentar o lucro do seu negócio, e as perdas se tornam um grande obstáculo para atingir esse objetivo quando ações não são tomadas para evitar que elas continuem acontecendo.  O fato é que todo negócio, principalmente do ramo varejista – mais especificamente supermercados – sofrem perdas, sejam elas operacionais…

Por Nayara Santos em 13.11.2020

Cargos de um supermercado: conheça os principais e suas funções

 Conhecer os diferentes cargos de um supermercado é fundamental para todo gestor. Isso porque é preciso entender quais são os possíveis funcionários que o supermercado deverá ter, conhecimento essencial na hora de fazer o organograma do seu negócio.  Além disso, ele também auxiliará no planejamento de possíveis planos de carreira dentro da empresa. Sem…

Por Nayara Santos em 02.03.2023

Layout para mini mercado: Veja 7 dicas para montar o melhor

Saber como preparar o layout certo para o mini mercado pode trazer muitas vantagens para a sua loja. Afinal, quando utilizado da forma correta, o layout ajuda a aumentar o tempo de permanência do cliente na loja e as suas vendas. Por isso, é importante prestar atenção se você está fazendo isso da maneira correta.…

Por Nayara Santos em 17.10.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos