Por Nayara Santos em 10.04.2024

Decoração para o Dia dos Namorados em supermercado: 8 ideias para se inspirar

Por Nayara Santos em 10.04.2024

A decoração para o Dia dos Namorados no supermercado é uma das ações do marketing sensorial para melhorar a experiência de compras dos clientes. É através dela que o gestor, empreendedor e o dono do supermercado conseguem atrair a atenção do cliente para os itens promocionais ou que tenham uma boa margem de lucro.

Sem falar que, quando você capricha na decoração da loja, você faz com que o cliente entre no clima da celebração e fique mais propenso a gastar mais, principalmente com produtos típicos para a data. Ou seja, além de conseguir proporcionar um ambiente diferenciado aos clientes, você ainda consegue aumentar as suas vendas.

Mas, acertar na decoração do Dia dos Namorados em um supermercado pode parecer uma tarefa bastante difícil. Por isso, é natural que muitos gestores fiquem perdidos na hora de planejá-la. 

Se este for o seu caso, não precisa se preocupar e saiba que você não está sozinho. Pensando nisso, preparamos esse texto com dicas práticas e úteis de como fazer a decoração das suas lojas e garantir boas vendas em mais essa data comemorativa. Venha com a gente e saiba mais!

Como fazer a decoração para o Dia dos Namorados no seu supermercado

Antes de começar a planejar como fazer a decoração do Dia dos Namorados no supermercado é preciso saber quais serão as ofertas do período. Isso porque, a decoração pode te ajudar a dar o devido destaque para esses produtos ou mesmo utilizá-los para preparar a decoração.

Por exemplo, se você fizer uma promoção de vinhos, então você deverá tentar deixar esses itens em destaque. Seja incluindo eles na decoração, ou então colocando cartazes decorados anunciando as ofertas.

Assim, você faz uma boa comunicação com os clientes e ainda direciona as compras. Afinal, a decoração também te ajuda a guiar o consumidor pelos corredores da loja. Confira a seguir como preparar uma decoração de destaque e trazer o clima do Dia dos Namorados para o seu supermercado.

1. Corações por todos os lados

Nada há nada mais simbólico do Dia dos Namorados do que corações. Por isso, aposte neles para compor a decoração das suas lojas para essa data comemorativa. Eles podem ser incluídos em diversos pontos pelo supermercado, desde a decoração de ilhas com produtos promocionais, como para indicar o preço dos itens expostos nas prateleiras.

Inclusive, você pode fazer cartazes do supermercado em formato de coração para anunciar as ofertas do período. Assim, o cliente saberá rapidamente que aquela se trata de uma oferta relacionada com a data.

Outra forma bastante interessante de fazer a decoração do supermercado e ao mesmo tempo aplicar algumas estratégias de marketing de experiência é criar um mural de declarações. Isso pode ser facilmente feito disponibilizando corações de cartolina, nas mais variadas cores, um espaço para que o cliente escreva a sua declaração e uma parede para fixá-los. 

Mas, é claro que não apenas os consumidores podem deixar as suas declarações como você também pode incentivar os seus colaboradores a deixarem as suas mensagens também. Com um pouco de criatividade é possível incluir os elementos para a celebração do Dia dos Namorados em diferentes pontos do supermercado.

2. Deixe o cupido guiar os clientes

Outro importante símbolo do Dia dos Namorados e que você pode utilizar na decoração do seu supermercado é o cupido e as suas flechas. Elas podem ser penduradas pelo supermercado ou serem adesivos fixados no chão.

Para que a experiência fique ainda mais interessante, você, varejista, pode utilizar diferentes cores e indicar as seções que possuem promoções exclusivas para a data, ou as ilhas de produtos em que esses itens estão expostos. Até mesmo para levar o cliente até a padaria do supermercado onde poderá comprar produtos feitos e decorados para a data, falaremos mais deles a seguir.

Você pode inclusive utilizar setas com cores diferentes para levar o cliente para cada um dos setores. Faça uma brincadeira com o cliente, e diga que ao final de cada caminho haverá uma oferta especial para aproveitar o Dia dos Namorados e incentive-o a escolher um desses caminhos. 


Esse jogo poderá te ajudar a aumentar as suas vendas, já que desperta a curiosidade do cliente, um poderoso gatilho mental. E, ao seguir a trilha de corações, o consumidor andará mais pela loja, aumentando as chances de se interessar por outros produtos.

Se a sua marca faz o perfil mais descontraído, você pode preparar ofertas relâmpago na loja, anunciá-las na sua rádio indoor e indicar para o cliente qual a seta que ele deve seguir para encontrar o produto ofertado.

3. Decoração da fachada do supermercado

Não importa se é Dia dos Namorados ou qualquer outra data comemorativa do varejo, uma coisa precisa ficar bastante clara na sua mente, a jornada de compras do cliente se inicia muito antes dele entrar na loja. Por isso, é necessário também investir na decoração da fachada do supermercado. 

Com a fachada decorada, você mostra ao cliente que o seu negócio também está celebrando a data e que a loja estará pronta para recebê-lo. Ou seja, o consumidor encontrará os produtos necessários para a celebração, e ainda pode se deparar com algumas ofertas no caminho.

No Dia dos Namorados, a fachada do supermercado pode ser decorada com corações, beijos, cupidos e suas flechas, imagens de casais, velas, flores, enfim, tudo que remete a romance. O importante aqui é atrair a atenção do cliente para o estabelecimento, portanto, você ainda pode utilizar decorações luminosas, elas serão muito atrativas, especialmente durante a noite.

4. Bolos na decoração da padaria

Por mais que muitos casais gostem de sair para celebrar o Dia dos Namorados, nem todos estão dispostos a encarar restaurantes cheios, preferindo celebrar o Dia dos Namorados em casa, preparando jantares românticos. Por isso, se você possui uma padaria no seu supermercado, essa é uma excelente oportunidade para preparar produtos exclusivos e decorados especialmente para a data.

Para turbinar as vendas da padaria do supermercado, você pode apostar em bolos decorados, chocolates finos, caixas de bombons, sobremesas individuais e pequenas. Assim, cada casal poderá escolher quais itens tem mais a ver com eles para celebrar essa data tão especial. Aproveite a decoração dos bolos e use-as para deixar a vitrine de produtos da padaria ainda mais atrativa.

Ah, e não se esqueça de divulgar esses itens para os clientes, seja através do jornal de ofertas, do site do supermercado ou mesmo através da rádio interna personalizada. Afinal de contas, esse pode ser um grande atrativo, além de ser uma forma para se destacar da concorrência.

A grande maioria das decisões de compras são tomadas pelos clientes quando eles estão diante das prateleiras. Por isso, escolher o momento certo para divulgar as ofertas pode fazer toda a diferença. 

Mas, se você não sabe como fazer isso, ou não está obtendo os resultados desejados, então confira o nosso guia Ofertas para supermercado: inove na divulgação e comece alcançar as suas metas agora mesmo.

5. Utilize as cores estrategicamente

A escolha das cores certas para fazer a decoração do Dia dos Namorados no supermercado pode fazer toda a diferença. Uma coisa é certa, nesta data, as cores mais utilizadas são o vermelho, o rosa e o branco, entretanto, você pode diversificar e utilizar as cores que sejam mais interessantes para o seu supermercado.

Um bom exemplo disso, é incluir as cores que compõem a paleta de cores da sua marca. Essas cores não precisam ser dominantes, mas podem ser incluídas em pequenos detalhes utilizados na decoração. Por exemplo, se o seu supermercado tiver azul e verde no logo, é possível utilizá-las na cor dos olhos do cupido e em alguns corações para indicar os produtos em promoção.

Ainda, se o seu supermercado for uma marca que apoia a causa LGBTQ+, então você pode utilizar as cores do arco-íris. Inclusive, essa pode ser uma excelente oportunidade para mostrar aos seus clientes os valores que você defende, possibilitando uma maior identificação por parte dos consumidores.

6. Escolha uma playlist adequada

Lembre-se que você está preparando o seu supermercado para a celebração de uma data comemorativa. Por isso, como toda boa festa, é importante caprichar na playlist que será reproduzida durante o período promocional, com músicas que tenham a ver com a data e ajudem o cliente a entrar no clima da celebração.

Por mais que a música não seja algo palpável e prontamente visível para os clientes, ela é, sem dúvida alguma, percebida por quem visita a sua loja. Estudos mostram que quando o cliente ouve a música certa durante as suas compras, ele se sentirá mais à vontade e passará mais tempo dentro do supermercado.

Consequentemente, ele terá mais tempo para ver e escolher produtos, fazendo com que ele compre mais. Mas, esse não é o único benefício que você pode colher com a música, muito pelo contrário, ela pode influenciar a sua loja muito mais do que você imagine. Para saber como ela pode te ajudar, clique aqui.

Por isso, você pode aproveitar o Dia dos Namorados para investir na implementação de uma rádio indoor personalizada. Além da reprodução de músicas, a rádio pode ser utilizada em diversas ações promocionais, datas comemorativas e na gestão das lojas do seu supermercado

Sem falar que os anúncios feitos podem ser ouvidos por todos os clientes que estiverem na loja, portanto, uma ótima forma de deixar todos cientes das promoções e novidades. Entretanto, para que essa estratégia funcione, é fundamental escolher a playlist certa e, para isso, você precisa conhecer bem o seu cliente e saber qual é o tipo de música que ele gosta. 

Assim, você cria uma playlist sob medida para ele, mesmo que ela varie sazonalmente, conforme a data comemorativa que estiver sendo celebrada. Ficou interessado e quer saber mais sobre o assunto? Então confira o nosso guia completo Rádio para supermercados: revolucione o seu negócio.

7. Não se esqueça do seu website

Até agora falamos apenas da decoração da sua loja física e sim, ela é importante para que você conquiste os consumidores e consiga aumentar as suas vendas. Entretanto, você não pode se esquecer de que hoje em dia muitos consumidores optam pelas compras online.

Por isso, em datas comemorativas como o Dia dos Namorados, você também deve pensar em como será a decoração do seu e-commerce. Por exemplo, pode ser que quando o cliente acesse o site, ele já veja algumas promoções do período, sem precisar clicar em nada. 

O ideal é que essa landing page tenha algum tipo de decoração, como os corações que tanto falamos ao longo deste artigo. Assim, caso o cliente queira conferir outros produtos para celebrar a data, ele pode clicar em algum link e ver todas essas ofertas separadamente. 

Sem precisar ficar indo de seção em seção, ou procurando cada um dos produtos de seu interesse na busca do site. Desta forma você facilita e agiliza as compras dos clientes que optarem por esse canal de compras. E, sempre que a experiência for boa, pode ter certeza que o cliente voltará a se relacionar com o seu supermercado.

8. Garanta a padronização nas suas lojas

Para aqueles gestores que precisam garantir uma decoração do Dia dos Namorados em mais de uma loja, toda a atenção é pouco. Afinal, não basta planejar como será feito em uma unidade, é preciso garantir que as ações sejam realizadas da mesma maneira em todas as lojas.

Por exemplo, se você for utilizar os produtos na decoração preparando esculturas, então a mesma coisa deve ser feita na outra unidade. Mas, nem sempre os seus funcionários possuem as mesmas habilidades, não é mesmo?

Diante do exemplo dado, você deve se questionar se essa é mesmo uma boa ideia. E, caso ache que não haverá padronização, então o melhor a fazer é mudar o planejamento, já que é necessário garantir que a mesma forma de comunicação esteja presente em todas as unidades.

Outro ponto que geralmente preocupa os gestores de supermercado quanto à padronização é a música e os anúncios que serão reproduzidos nas lojas, mas com a rádio indoor você consegue conferir o que cada loja está tocando, portanto, terá mais controle sem precisar estar fisicamente presente na loja.

Sabe quem pode te ajudar com essa tarefa? A Listenplay Supermarket, da Listenx. Com a nossa plataforma você terá não apenas acesso a tudo o que acontece nas suas unidades em termos de rádio indoor, mas também terá o suporte da nossa equipe de especialistas em música e comunicação.

Assim, você terá a trilha sonora e a comunicação certas no seu supermercado não apenas no Dia dos Namorados, mas em todas as demais datas do varejo. Não perca tempo, solicite o seu teste gratuito a seguir e comece a aproveitar todas as vantagens da rádio indoor.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Panfleto de propaganda de supermercado: 8 passos para montar o seu

Todo negócio deve conseguir se comunicar com o cliente de maneira eficaz, ou seja, ser capaz de transmitir a informação desejada de forma clara e objetiva. Em um supermercado, uma das formas mais comuns de comunicação é através dos panfletos de propaganda. Eles é que serão responsáveis por divulgar a sua marca e atrair mais…

Por Nayara Santos em 04.09.2020

Guia do mercadinho de bairro (mercearia): tudo o que você precisa saber

Ter um mercadinho de bairro, ou mercearia, pode ser um ótimo negócio. Entretanto, antes de iniciar um empreendimento, independentemente do ramo, existe a necessidade de conhecer as principais características que ele tem. Além disso, também é essencial buscar e avaliar quais estratégias adotar para obter os melhores resultados. Outro ponto bastante importante no setor supermercadista…

Por Nayara Santos em 17.10.2022

Fiscal de prevenção de perdas no supermercado: entenda a importância para o seu negócio

O objetivo de todo empreendedor é aumentar o lucro do seu negócio, e as perdas se tornam um grande obstáculo para atingir esse objetivo quando ações não são tomadas para evitar que elas continuem acontecendo.  O fato é que todo negócio, principalmente do ramo varejista – mais especificamente supermercados – sofrem perdas, sejam elas operacionais…

Por Nayara Santos em 13.11.2020

Logística para supermercados: saiba tudo sobre o tema

Saber como fazer a logística para supermercados pode dar uma grande vantagem estratégica para o gestor desse tipo de estabelecimento. Isso porque, além de conseguir maior eficiência nos processos do supermercado, ainda é possível reduzir custos e até mesmo trabalhar a fidelização do cliente. Apesar disso, nem todos os gestores dão a devida importância para…

Por Nayara Santos em 13.10.2021

Sorteio de supermercado: veja 6 dicas de como fazer

O sorteio de supermercado é uma das formas mais tradicionais de atrair clientes e de aumentar as vendas. Apesar disso, é preciso se preparar para conseguir realizar um sorteio de sucesso e que realmente seja atrativo para o consumidor e faça com que ele escolha o seu supermercado e não a concorrência. Por isso, a…

Por Nayara Santos em 19.04.2021

Produtos veganos no supermercado: veja os principais que não podem faltar

Por mais que um supermercado venda uma grande diversidade de produtos e consiga atender a diferentes públicos-alvo, é preciso prestar atenção ao mix de produtos expostos nas prateleiras para conseguir atrair mais clientes para a sua loja. Isso pode ser facilmente feito através da venda de produtos veganos no supermercado. Essa é uma área que…

Por Nayara Santos em 02.06.2021

Ofertas de Páscoa no supermercado: veja como aumentar as vendas

Se preparar para fazer boas ofertas de Páscoa no supermercado faz parte da busca constante por formas de aumentar as vendas em datas comemorativas. E, por mais que algumas estratégias pareçam ultrapassadas, elas são utilizadas até os dias atuais pelo simples motivo de que ainda funcionam. Descontos, sorteios e brindes provavelmente estão entre as opções…

Por Nayara Santos em 11.03.2024

O que é necessário para abrir um mercadinho? Saiba agora

Está pensando em abrir um mercadinho e quer saber o que é necessário para ingressar neste ramo de varejo? Então você está no lugar certo, porque aqui a gente vai te contar tudo o que você precisa fazer para tirar o seu projeto do papel. Sem dúvida, a primeira coisa a fazer é conhecer os…

Por Nayara Santos em 28.11.2022

Qual é a margem de lucro de um supermercado?

Você sabe qual é a margem de lucro de um supermercado? Certos indicadores financeiros mostram como um estabelecimento está se saindo no quesito rentabilidade. Cada lugar terá suas variáveis, mas todos podem fazer algumas contas e análises para identificar o que está indo bem e o que pode melhorar. Esse cálculo é um dos mais…

Por Nayara Santos em 22.08.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos