Por Nayara Santos em 08.11.2022

Ilha de produtos para supermercado: aprenda a montar em 7 passos

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Sem dúvida alguma você possui muitas ilhas de produtos no seu supermercado. Elas são excelentes para expor produtos e marcam presença em alguns setores, como no caso do hortifrúti, composto praticamente por esse tipo de expositor, sem prateleiras.

Saber qual é a melhor forma de expor produtos pode fazer toda a diferença na hora de aumentar as suas vendas e conseguir influenciar o cliente na hora da compra. Mas, você já parou para pensar na importância que as ilhas de produtos para supermercados? 

Se você respondeu não, então calma que a gente vai te ajudar a entender sobre o assunto. Neste artigo falaremos mais sobre a ilha de produtos, sua importância no supermercado e como ela pode ser a sua aliada para aumentar as vendas. Venha com a gente e confira!

O que são ilhas de produtos para supermercado?

Ilha de produtos para supermercado é um tipo de exposição de produtos usada para chamar a atenção dos clientes. Ela é organizada de acordo com táticas de visual merchandising para criar um visual atraente. Geralmente é montada, no ponto de venda, em áreas de intensa circulação de pessoas e fora das gôndolas e prateleiras, por isso também é conhecida como ponto extra.

Apesar disso, dependendo do produto, a ilha de produtos é a melhor forma de deixá-lo exposto no ponto de vendas (PDV), como no caso do hortifrúti. Isso porque, com base nos produtos que são vendidos, essa é a melhor forma de deixar os produtos disponíveis e com fácil acesso para os consumidores. 

Além disso, essa é uma seção que exige cuidados constantes. Desta forma, as ilhas tornam a manipulação desses produtos mais fácil, já que é preciso fazer vistorias frequentemente, sempre removendo as unidades que não estão boas para a comercialização.

Para que servem as ilhas de produtos para supermercados?

Em termos de marketing, as ilhas de produtos são muito utilizadas para incentivar as vendas através de campanhas e promoções, pois são posicionadas em locais estratégicos dentro do supermercado. 

Justamente por isso elas são tão comuns em determinadas datas comemorativas. Um bom exemplo disso é durante a Festa Junina, em que os produtos mais procurados são geralmente expostos em ilhas de produtos. Inclusive, essas ilhas podem ser utilizadas para compor a decoração do supermercado, como na mencionada festa.

Além disso, elas podem ajudar a organizar mercadorias pesadas, que não podem ser alocadas em prateleiras convencionais. Ou ainda em ponto em que não há espaço para gôndolas ou prateleiras, mas em que a exposição de produtos pode influenciar o cliente a comprar mais. 


Um exemplo disso são os sacos de carvão posicionados estrategicamente próximos ao açougue do supermercado. Assim, o cliente que vai comprar carne, pode decidir fazer um churrasco. Ou mesmo quem já for ao açougue por esse motivo, vai encontrar o carvão que precisará para o churrasco.

Benefício das ilhas para a promoção de um produto

Você já percebeu que a ilha de produtos para supermercado consegue chamar bastante atenção dos consumidores e, portanto, é um ponto de grande atratividade dentro do estabelecimento. Além disso, já mencionamos alguns dos principais benefícios de expor os produtos desta forma.

Com ela, mesmo que o cliente não tenha planejado comprar um determinado produto, se ele se deparar com uma ilha montada no meio de um corredor, há grandes chances dele parar para observar, e possivelmente decidirá comprar aquele item exposto. 

Mas, não é apenas isso, ela também facilita a manipulação de determinados produtos, tanto para os clientes como para os repositores, como no caso do hortifrúti. Sem falar que também pode te ajudar a deixar o ambiente o supermercado mais atrativo durante datas comemorativas que exigem uma decoração especial.

Ou seja, a ilha dos produtos é não é uma ferramenta versátil para expor os produtos e influenciar os clientes no momento da compra? Confira a seguir quais são os diferentes tipos de ilhas que você poderá investir para o seu estabelecimento.

Principais tipos de ilhas de produtos para supermercado

Antes de continuarmos, é preciso deixar claro que existem diferentes tipos de ilhas de produto. Conhecer cada um deles e entender qual é a melhor forma de utilizá-los pode fazer toda a diferença na hora de oferecer uma boa experiência de compras para os clientes e alcançar as metas propostas para o seu supermercado.

Os principais tipos de ilhas de produtos são:

  • Ponta de gôndola: os produtos são expostos na ponta da gôndola de determinado setor. Muito utilizada para impactar o consumidor com a oferta de um produto específico; excelentes para chamar a atenção do cliente para o que está exposto no corredor;
  • Orelha: diferente da ponta de gôndola, essa ilha não é montada na mesma estrutura da gôndola, ou seja, “colada” na gôndola. Ela é um ponto extra que acompanha uma ponta de gôndola;
  • Ilha promocional: localiza-se entre os corredores e os pontos de maior fluxo de pessoas. São espaços muito concorridos nos supermercados. Para saber quais são esses pontos na sua loja é preciso fazer uma análise detalhada dos principais pontos de circulação de pessoas;
  • Ilha de ofertas: neste caso, as mercadorias que estão com um preço especial são expostas. Pode ser uma boa estratégia para expor aqueles itens que precisam ser vendidos rapidamente, como em caso de queima de estoque;
  • Ilha sazonal: São montadas para exibir produtos de acordo com datas comemorativas, muito utilizadas no Carnaval, na Páscoa, nas Festas Juninas, no Dia das Crianças, Halloween, Natal e Ano Novo. Podem ajuda na decoração do supermercado durante a data;
  • Check stand: essa ilha também é conhecida como frente de caixa, que estimula a venda por impulso. Geralmente são expostos itens pequenos como salgadinhos, balas, chicletes, chocolates, latas de refrigerante e água;
  • Clip strip: é um ponto extra que permite o cruzamento de produtos entre si, fazendo o cliente se lembrar da compra de um item. Por exemplo, a exposição do queijo ralado “pendurado” na prateleira de macarrão e molhos de tomate. 

Quer mais dicas de como manter o seu supermercado organizado? Então confira o nosso guia completo Como organizar o seu supermercado: tenha prateleiras, gôndolas e estoque impecáveis.

Como montar ilhas de produtos para supermercado

Bom, já deu para perceber que as ilhas de produtos têm grande potencial para aumentar as vendas do seu supermercado, não é mesmo? Mas, não basta colocar as ilhas em qualquer ponto e esperar bons resultados. Como tudo que é feito no varejo, é preciso muito planejamento e dedicação para conseguir alcançar as metas esperadas.

Justamente por isso, nós vamos falar agora sobre como montar uma ilha de produtos para supermercado da forma correta.

1. Foque no público-alvo do seu supermercado

Você não deve criar a ilha de produtos para supermercado de forma aleatória, aliás, nenhuma decisão relacionada ao PDV deve ser tomada sem planejamento. Por isso, na hora de escolher quais produtos serão expostos e qual será a temática da ilha, sempre pense quais são as necessidades e preferências do público-alvo do seu supermercado.

Lembre-se que as ilhas devem ser utilizadas justamente para conseguir atrair a atenção dos clientes e influenciá-lo a comprar. E, para fazer isso da maneira certa, é preciso entender quais são as preferências dos consumidores que frequentam a sua loja.

Para isso, observe os resultados em cada estratégia adotada. Isso implica analisar se os produtos expostos na ilha realmente venderam mais, ou não. Assim, você poderá mudar a ilha de posição, expor outros produtos que talvez sejam mais atrativos, dentre outros.

2. Aproveite ao máximo o espaço disponível

Antes de montar a sua ilha de produtos para supermercado, é preciso saber qual é o espaço disponível para isso. Essa tarefa influenciará o local onde a ilha será exposta e o tamanho que a ilha terá, portanto, o que poderá ser exposto ali.

É importante que todos os produtos fiquem organizados, com um aspecto visual limpo. Imagina que desagradável se a sua ilha estiver parecendo um aglomerado de produtos ou um depósito de itens aleatórios. Além de ser um pesadelo para o cliente encontrar o que procura, ele ainda pode ter dificuldades com o preço. 

Com essa bagunça, o resultado será um cliente insatisfeito que deixa o supermercado sem levar o que planejava. Portanto, fique atento a esse ponto e oriente os repositores e responsáveis pelo setor a manter as ilhas de produto sempre organizadas.

3. Renove os itens da ilha com frequência

Você provavelmente faz algumas mudanças no layout da sua loja, ou apenas muda o local em que alguns produtos são expostos. Afinal, essa é uma estratégia que faz com que o cliente saia do automático, ande mais pelos corredores e fique exposto a outros itens que normalmente ele não procuraria.

Esse mesmo pensamento deve ser levado para as ilhas de produtos do supermercado. É importante renovar os produtos expostos nas ilhas com frequência, pois senão sua ilha pode perder a credibilidade e a proposta de despertar o sentimento de urgência no consumidor pode ser frustrada. 

4. Evidencie os preços

Não importa se o produto está exposto nas prateleiras ou nas ilhas, deixar o preço evidente é fundamental. O consumidor precisa conseguir identificar facilmente qual é o preço do produto que está sendo exposto.

No caso da ilha, ela já estará em uma posição privilegiada com relação às prateleiras, portanto, destaque o preço ainda mais, de preferência deixando-o na linha dos olhos do cliente. Esse, inclusive, pode ser um ponto decisivo para que o cliente opte por levar o item exposto para casa.

5. Escolha locais estratégicos para montar a ilha de produtos para supermercado

Como já falamos nesse artigo, é fundamental que a ilha de produtos seja posicionada em lugares estratégicos. É natural pensar que as ilhas funcionem melhor em locais que tenham grande fluxo de circulação de pessoas, mas nem sempre essa é a melhor opção. 

Uma ilha de produtos que contém os itens certos pode ser exposta em muitos locais com grande sucesso. Por exemplo, as que ficam próximas aos caixas. Esse é um momento em que o cliente está aguardando para ser atendido. Portanto, os produtos que estão ali terão uma grande exposição. 

Neste caso, não necessariamente a ilha chamará atenção, mas o cliente pode comprar algo que está ali apenas por impulso, ou porque bateu aquela fome de última hora.

6. Não coloque mais de dois produtos diferentes na mesma ilha

O potencial da ilha de produtos deve ser explorado ao máximo, e quando você expõe mais de 2 itens diferentes acaba reduzindo a importância dada para aquela mercadoria. Como falamos anteriormente, ilhas com dezenas de produtos em que é difícil encontrar o que procura, acabam se tornando um pesadelo para o gestor do supermercado

Por isso, não coloque muitos produtos diferentes na mesma ilha, escolha aqueles que possam ser complementares, ou ainda que combine com outros itens expostos próximos à ilha. Desta forma você aumenta as chances de ter sucesso com essa estratégia.

7. Use materiais promocionais

Use materiais promocionais para decorar as ilhas de produtos do seu supermercado. Eles ajudam a destacar o preço e a marca dos itens. Abuse de cartazes com cores fortes e chamativas e com números e letras grandes.

E, claro, durante as datas comemorativas do varejo, invista na decoração das ilhas. Assim, você ajuda o cliente a entrar no clima da celebração, a encontrar os produtos que deseja para a ocasião e aumentar as suas vendas.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Contabilidade para supermercado: saiba tudo sobre o assunto

Você já parou para pensar se a contabilidade para supermercado é apenas um passo burocrático a ser cumprido ou se ela representa um poderoso aliado para o crescimento do seu negócio? Essa é uma pergunta que você deverá pensar e responder honestamente, afinal de contas, nem todos os gestores dão a devida atenção à contabilidade.…

Por Nayara Santos em 24.08.2021

Radio indoor para supermercados: conheça os diferenciais

A rádio indoor para supermercados pode trazer inúmeros benefícios para o seu negócio. Além disso, ela também pode ser um diferencial e uma forma de se destacar da sua concorrência. Afinal de contas, ela permite personalização da sua marca, sem falar que a comunicação direta com o cliente também fica mais fácil. Se você está…

Por Nayara Santos em 10.01.2022

Abrir um supermercado da dinheiro? Entenda mais sobre o assunto

Muitos empreendedores têm vontade de abrir um supermercado, pois parece ser uma ótima oportunidade de negócio. Mesmo assim, a insegurança ainda é grande, já que uma dúvida muito comum é se realmente abrir um supermercado dá dinheiro. Inclusive, essa é a dúvida principal para qualquer empreendedor, independentemente da área em que vá atuar. Portanto, se…

Por Nayara Santos em 19.08.2022

Produtos veganos no supermercado: veja os principais que não podem faltar

Por mais que um supermercado venda uma grande diversidade de produtos e consiga atender a diferentes públicos-alvo, é preciso prestar atenção ao mix de produtos expostos nas prateleiras para conseguir atrair mais clientes para a sua loja. Isso pode ser facilmente feito através da venda de produtos veganos no supermercado. Essa é uma área que…

Por Nayara Santos em 02.06.2021

10 Tendências para supermercados em 2024

Conhecer as tendências para supermercados em 2024 será um grande diferencial para o seu negócio. As mudanças ocorrem naturalmente ao longo do tempo, e ser capaz de reconhecê-las e se adequar a elas é um sinal de que você está atento ao que acontece no setor supermercadista. Portanto, se você quiser manter a saúde financeira…

Por Nayara Santos em 06.10.2023

Qual é a margem de lucro de um supermercado?

Você sabe qual é a margem de lucro de um supermercado? Certos indicadores financeiros mostram como um estabelecimento está se saindo no quesito rentabilidade. Cada lugar terá suas variáveis, mas todos podem fazer algumas contas e análises para identificar o que está indo bem e o que pode melhorar. Esse cálculo é um dos mais…

Por Nayara Santos em 22.08.2022

Análise SWOT para supermercado: veja como fazer em 9 passos

 A análise SWOT para supermercado prevê a identificação e a avaliação das forças, oportunidades, fraquezas e ameaças desses estabelecimentos nos micro e macro ambientes nos quais estão inseridos. Afinal de contas, é natural que toda empresa possua os seus pontos fortes, que devem ser destacados, e os pontos fracos que devem ser melhorados. Além…

Por Nayara Santos em 17.10.2022

Supermercado drive thru: invista nessa tendência que veio para ficar

Ter um supermercado drive thru pode ser uma excelente forma de trazer modernidade para a sua marca. Essa tendência vêm começando a ganhar mais espaço no país, principalmente depois que o setor de varejo percebeu a fragilidade de muitos negócios. Diante da dificuldade de se manter no mercado, muitos donos e gestores desse setor buscaram…

Por Nayara Santos em 21.07.2021

Comunicação visual para supermercados: Entenda tudo sobre o assunto

Adotar uma boa comunicação visual no supermercado é uma estratégia que deve estar sempre no radar dos supermercadistas. Isso porque, quando essa área é bem desenvolvida no estabelecimento, os clientes se sentem mais atraídos e também à vontade para realizarem compras. Entender sobre a comunicação visual é essencial para que os gestores dos supermercados possam…

Por Nayara Santos em 26.02.2021

Receba nossos conteúdos exclusivos