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Ilha de produtos para supermercado é um tipo de exposição de produtos usada para chamar a atenção dos clientes, organizada de acordo com táticas de visual merchandising para criar um visual atraente. Geralmente é montada, no ponto de venda, em áreas de intensa circulação de pessoas e fora das gôndolas e prateleiras, por isso também é conhecida como ponto extra.
As ilhas de produtos são muito utilizadas para incentivar as vendas através de campanhas e promoções, pois são posicionadas em locais estratégicos dentro do supermercado. Além disso, elas podem ajudar a organizar mercadorias pesadas, que não podem ser alocadas em prateleiras convencionais.
Como já foi dito, a ilha de produtos para supermercado chama bastante a atenção dos consumidores e portanto, é um ponto de grande atratividade dentro do estabelecimento. Mesmo que o cliente não tenha planejado comprar determinado produto, se ele se deparar com uma ilha montada no meio de um corredor, com certeza irá parar para observar, o que aumenta as chances de compra daquele item exposto.
Os produtos são expostos na ponta da gôndola de determinado setor. Muito utilizada para impactar o consumidor com a oferta de um produto específico.
Diferente da ponta de gôndola, essa ilha não é montada na mesma estrutura da gôndola, ou seja, “colada” na gôndola. Ela é um ponto extra que acompanha uma ponta de gôndola.
Localiza-se entre os corredores e os pontos de maior fluxo de pessoas. São espaços muito concorridos nos supermercados.
São expostas mercadorias que estão com um preço especial.
São montadas para exibir produtos de acordo com datas comemorativas, muito utilizadas no Carnaval, na Páscoa, nas Festas Juninas, no Dia das Crianças, Halloween, Natal e Ano Novo.
Essa ilha também é conhecida como frente de caixa, que estimula a venda por impulso. Geralmente são expostos itens pequenos como salgadinhos, balas, chicletes e latas de refrigerante.
É um ponto extra que permite o cruzamento de produtos entre si, fazendo o cliente se lembrar da compra de um item. Por exemplo, a exposição do queijo ralado “pendurado” na prateleira de macarrão e molhos de tomate.
Já deu para perceber que as ilhas de produtos têm grande potencial para aumentar as vendas do seu supermercado, não é mesmo? É preciso muito planejamento e dedicação para conseguir atingir o resultado esperado, e é por isso que nós vamos ver agora como montar uma ilha de produtos para supermercado da forma correta.
Você não deve criar a ilha de produtos para supermercado de forma aleatória, na hora de escolher quais produtos serão expostos e qual será a temática da ilha, sempre pense em quais são as necessidades e preferências do público-alvo do seu supermercado, pois dessa forma o sucesso da sua ilha de produtos e o aumento das vendas será garantido.
Antes de montar a sua ilha de produtos para supermercado, planeje qual será o espaço disponível e quantos itens você conseguirá expor na ilha. É importante que todos os produtos fiquem organizados, com um aspecto visual limpo. Imagina que desagradável se a sua ilha estiver parecendo um aglomerado de produtos ou um depósito de itens aleatórios.
É importante renovar os produtos que são expostos nas ilhas com frequência, pois senão sua ilha pode perder a credibilidade e a proposta de despertar o sentimento de urgência no consumidor pode ser frustrada. Lembre-se, as ilhas de produtos sempre devem oferecer ofertas temporárias.
Dê destaque para o preço dos produtos. É importante que o consumidor consiga identificar facilmente qual é o preço do produto que está sendo exposto na ilha. Por isso, sempre se atente em deixar essa informação na linha dos olhos dos clientes, bem visível.
Como já falamos nesse artigo, é fundamental que a ilha de produtos seja posicionada em lugares que tenham grande fluxo de circulação de pessoas. Nossa sugestão é posicioná-la nos corredores da seção de açougue, padaria, hortifruti e mercearia.
O potencial da ilha de produtos deve ser explorado ao máximo, e quando você expõe mais de 2 itens diferentes acaba reduzindo a importância dada a aquela mercadoria. Por isso, não coloque muitos produtos diferentes na mesma ilha.
Use materiais promocionais para decorar as ilhas de produtos do seu supermercado. Eles ajudam a destacar o preço e a marca dos itens. Abuse de cartazes com cores fortes e chamativas e com números e letras grandes.
Agora que você já sabe o que são ilhas de produtos para supermercado, para que elas servem, quais são os benefícios de utilizá-las, quais são os principais tipos encontrados nos supermercados e os sete passos para montar uma ilha chamativa e que impulsionará as vendas do seu estabelecimento, o que acha de conferir 9 dicas para não errar na exposição de produtos? Boa leitura!