Por Nayara Santos em 16.02.2021

Quanto gasto para abrir um mercadinho? Acabe com essa dúvida agora mesmo

Por Nayara Santos em 16.02.2021

Responder à dúvida de quanto você irá gastar para abrir um mercadinho é um tanto quanto desafiador. Isso porque são inúmeros fatores que podem influenciar o valor necessário para o investimento inicial. Por isso, ter um bom planejamento e fazer muitas pesquisas é tão importante antes de investir qualquer quantia em um novo negócio.

Neste artigo vamos te contar por onde você deve iniciar esse planejamento para abrir um mercadinho, confira!

Como se preparar para abrir um mercadinho?

Abrir um mercadinho pode ser um negócio bastante lucrativo. Isso ocorre principalmente porque as pessoas estão sempre atrás de facilidades e coisas que tornem o seu dia a dia mais tranquilo. Como nem todos os bairros possuem um mercado ou um mercadinho que seja de fácil acesso para todos, essa pode ser uma ótima forma de conquistar clientes e mantê-los fiéis ao seu negócio. 

Quando as pessoas possuem um mercadinho próximo de casa elas optam por parar ali para fazer as compras para o jantar. Afinal, a conveniência e a praticidade são o ponto chave, já que se a pessoa decidir ir até um supermercado maior provavelmente irá enfrentar mais filas e, muitas vezes, trânsito.

Entretanto, para que o seu negócio dê certo, é importante saber que o planejamento inicial poderá fazer toda a diferença no valor que você irá investir. Com planejamento, até mesmo os imprevistos ficam menos caros e mais fáceis de serem solucionados. Veja a seguir como fazer esse planejamento inicial.

Tenha um plano de negócios

Um plano de negócios é, ou pelo menos deveria ser, o primeiro passo antes de começar qualquer tipo de empreendimento. É nele que você irá definir qual será a missão, os valores e os objetivos da sua empresa.


Ainda, é durante esse momento que você conseguirá fazer o planejamento financeiro com base no enquadramento fiscal do seu negócio, listar possíveis fornecedores e concorrentes, estabelecer quais serão as estratégias de marketing, definir o público-alvo, bem como qualquer outro ponto que seja relevante para o seu negócio.

Esse plano de negócio é o que irá guiá-lo, como se fosse uma bússola, durante a abertura do seu mercadinho. Por isso, se você não tem experiência com isso ou nunca fez nada parecido é importante consultar empresas, ou profissionais especializados. Começar com o pé direito pode fazer toda a diferença para o seu sucesso.

Como escolher a melhor localidade

A escolha da melhor localidade é um ponto crucial de todo negócio. Se uma boa localidade pode tornar o seu mercadinho um sucesso, uma má escolha pode fazer com que o seu negócio não sobreviva por muito tempo.

Por isso, antes de alugar ou comprar qualquer prédio é preciso investigar os arredores e entender se aquela localidade realmente é boa. Alguns pontos a serem analisados são: 

  • Se o acesso ao local é facilitado;
  • Se há espaço para estacionamento;
  • Se está próximo a alguma rua ou avenida mais movimentada;
  • Quais os comércios próximos, para potenciais parceiros;
  • Quais os concorrentes próximos;
  • Se há escolas, faculdades, indústrias próximas que possam trazer mais clientes.

Lembre-se que os imóveis com melhor localização geralmente custam mais caro (seja para alugar ou para comprar), entretanto, geralmente esses custos compensam porque o fluxo de clientes também é maior.

Defina qual será a sua área de especialização

Para se destacar da concorrência talvez você precise considerar ter alguma área de especialização. Por exemplo, o seu negócio pode ter um foco maior na venda de alimentos saudáveis, oferecer um setor de hortifrúti impecável com boa variedade e qualidade, pode vender cervejas artesanais, massas caseiras ou ter uma padaria excepcional.

Se todas essas opções parecem boas para você, é melhor pisar no freio um pouco, escolha uma delas e torne o seu negócio especialista nisso. Depois que tudo estiver indo bem, você pode pensar em uma segunda área de especialização.

Para os mercadinhos, provavelmente uma padaria que venda uma boa diversidade de produtos seja uma boa escolha. Principalmente se não houver outro estabelecimento com tal perfil nos arredores. Afinal de contas, quem resiste a um cheirinho de pão fresco?

Conheça os players do mercado

Outro passo importante no planejamento de gastos para abrir um mercadinho é conhecer os players do mercado, ou seja, quem são os seus concorrentes diretos e quais empresas são potenciais fornecedores. 

Conhecendo os fornecedores você consegue negociar melhor os preços dos produtos e as condições de entrega. Além disso, como você já terá uma lista de possíveis fornecedores, você não ficará dependente de apenas uma empresa. Vale ressaltar que nessa lista também podem entrar empresas prestadoras de serviços.

Já ficando de olho nos concorrentes, será possível criar e adotar estratégias de marketing para atrair clientes para o seu negócio. Por exemplo, você poderá ter preços melhores que os seus concorrentes, ou produtos de melhor qualidade, ou então implementar estratégias de marketing sensorial, uma rádio interna personalizada. Ainda, você poderá desenvolver programas de fidelidade para aumentar o ticket médio dos clientes na sua loja.

Afinal, quando gasto para abrir um mercadinho?

Existem muitos fatores que podem influenciar nos gastos para abrir um mercadinho. Eles vão desde a escolha do local, como falamos anteriormente, passam pela escolha dos equipamentos e mobiliários necessários, chegando às soluções tecnológicas que você irá implementar.

Por isso, planejar é fundamental. Sem um planejamento você corre o risco de ficar como um barco à deriva, sem saber direito onde quer chegar. O importante na hora de calcular os gastos para abrir um mercadinho é listar absolutamente tudo que você irá precisar. Em seguida, entre em contato com fornecedores e veja os custos e benefícios de cada produto, assim você consegue escolher algo que não seja tão caro, mas que tenha um mínimo de durabilidade. 

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Como organizar o estoque de supermercado: confira 11 dicas

Saber como organizar o estoque de supermercado pode trazer muitas vantagens. Isso poderá ser percebido não apenas para o dono do negócio, mas também para toda a equipe envolvida com os processos que ocorrem ali. Sem falar que, até mesmo o cliente pode sentir quando a organização é bem feita. Financeiramente falando, essa organização, por…

Por Nayara Santos em 16.11.2022

Controle de estoque em supermercados: veja 12 dicas de como fazer

Dos grandes aos pequenos comércios, o bom gerenciamento do estoque é essencial. Ainda, quando falamos de muitos produtos diferentes, isso se torna ainda mais importante e desafiador. Não há como pensar em segurança financeira, ou mesmo na segurança do consumidor, sem pensar no controle de estoque em supermercados. Além dos manter os produtos nas condições…

Por Nayara Santos em 03.11.2021

Banner de supermercado: aprenda a criar o mais chamativo

O banner de supermercado é muito utilizado para divulgar campanhas promocionais e divulgar preços atrativos para os clientes. Além disso, ele também pode ser uma boa ferramenta para informar aos clientes sobre novos serviços e novas seções no supermercado.  Entretanto, para que essa estratégia funcione é preciso tomar alguns cuidados, afinal de contas, nem sempre…

Por Nayara Santos em 30.08.2022

Radio indoor para supermercados: conheça os diferenciais

A rádio indoor para supermercados pode trazer inúmeros benefícios para o seu negócio. Além disso, ela também pode ser um diferencial e uma forma de se destacar da sua concorrência. Afinal de contas, ela permite personalização da sua marca, sem falar que a comunicação direta com o cliente também fica mais fácil. Se você está…

Por Nayara Santos em 10.01.2022

Veja como funciona o serviço de delivery para supermercado e saiba como montar um

Se antes a preocupação dos varejistas era oferecer comodidade para os seus clientes, depois da pandemia alguns serviços passaram a ser essenciais para a sobrevivência do seu negócio. Um bom exemplo disso é o serviço de delivery para supermercado. Como muitas pessoas estão evitando sair de casa, ou mesmo optando por não se expor a…

Por Nayara Santos em 19.10.2020

Planograma de supermercado: entenda o que é, sua importância e como montar um

O planograma de supermercado é mais uma das ferramentas que os gestores possuem para conseguir atrair a atenção do cliente para os produtos certos e aumentar as vendas. Aliado a organização de produto por categoria é possível planejar a sua loja para agradar aos seus clientes, como se fosse uma personalização do supermercado de acordo…

Por Nayara Santos em 11.05.2021

Acessibilidade em supermercados: 5 ações para adaptar o seu negócio

Ser capaz de oferecer acessibilidade no supermercado é entender que todos os consumidores merecem respeito. Uma consequência disso é conseguir conquistar um novo público para o seu negócio. Afinal de contas, se você prestar atenção, são poucos os locais adaptados para receber clientes que possuem necessidades específicas. Mas, antes de sair fazendo adaptações na infraestrutura…

Por Nayara Santos em 06.10.2021

Fornecedores para supermercado: conheça os melhores e sua importância

Encontrar bons fornecedores para supermercado é uma das importantes tarefas de todo gestor desse setor do varejo. Entretanto, nem sempre essa é uma tarefa fácil, já que muitos aspectos devem ser levados em consideração na hora de fechar algum contrato ou mesmo para conseguir manter um bom relacionamento com os seus fornecedores. Por isso, neste…

Por Nayara Santos em 09.08.2021

10 Tendências para supermercados em 2024

Conhecer as tendências para supermercados em 2024 será um grande diferencial para o seu negócio. As mudanças ocorrem naturalmente ao longo do tempo, e ser capaz de reconhecê-las e se adequar a elas é um sinal de que você está atento ao que acontece no setor supermercadista. Portanto, se você quiser manter a saúde financeira…

Por Nayara Santos em 06.10.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos