Responder à dúvida de quanto você irá gastar para abrir um mercadinho é um tanto quanto desafiador. Isso porque são inúmeros fatores que podem influenciar o valor necessário para o investimento inicial. Por isso, ter um bom planejamento e fazer muitas pesquisas é tão importante antes de investir qualquer quantia em um novo negócio.
Neste artigo vamos te contar por onde você deve iniciar esse planejamento para abrir um mercadinho, confira!
Como se preparar para abrir um mercadinho?
Abrir um mercadinho pode ser um negócio bastante lucrativo. Isso ocorre principalmente porque as pessoas estão sempre atrás de facilidades e coisas que tornem o seu dia a dia mais tranquilo. Como nem todos os bairros possuem um mercado ou um mercadinho que seja de fácil acesso para todos, essa pode ser uma ótima forma de conquistar clientes e mantê-los fiéis ao seu negócio.
Quando as pessoas possuem um mercadinho próximo de casa elas optam por parar ali para fazer as compras para o jantar. Afinal, a conveniência e a praticidade são o ponto chave, já que se a pessoa decidir ir até um supermercado maior provavelmente irá enfrentar mais filas e, muitas vezes, trânsito.
Entretanto, para que o seu negócio dê certo, é importante saber que o planejamento inicial poderá fazer toda a diferença no valor que você irá investir. Com planejamento, até mesmo os imprevistos ficam menos caros e mais fáceis de serem solucionados. Veja a seguir como fazer esse planejamento inicial.
Tenha um plano de negócios
Um plano de negócios é, ou pelo menos deveria ser, o primeiro passo antes de começar qualquer tipo de empreendimento. É nele que você irá definir qual será a missão, os valores e os objetivos da sua empresa.
Ainda, é durante esse momento que você conseguirá fazer o planejamento financeiro com base no enquadramento fiscal do seu negócio, listar possíveis fornecedores e concorrentes, estabelecer quais serão as estratégias de marketing, definir o público-alvo, bem como qualquer outro ponto que seja relevante para o seu negócio.
Esse plano de negócio é o que irá guiá-lo, como se fosse uma bússola, durante a abertura do seu mercadinho. Por isso, se você não tem experiência com isso ou nunca fez nada parecido é importante consultar empresas, ou profissionais especializados. Começar com o pé direito pode fazer toda a diferença para o seu sucesso.
Como escolher a melhor localidade
A escolha da melhor localidade é um ponto crucial de todo negócio. Se uma boa localidade pode tornar o seu mercadinho um sucesso, uma má escolha pode fazer com que o seu negócio não sobreviva por muito tempo.
Por isso, antes de alugar ou comprar qualquer prédio é preciso investigar os arredores e entender se aquela localidade realmente é boa. Alguns pontos a serem analisados são:
- Se o acesso ao local é facilitado;
- Se há espaço para estacionamento;
- Se está próximo a alguma rua ou avenida mais movimentada;
- Quais os comércios próximos, para potenciais parceiros;
- Quais os concorrentes próximos;
- Se há escolas, faculdades, indústrias próximas que possam trazer mais clientes.
Lembre-se que os imóveis com melhor localização geralmente custam mais caro (seja para alugar ou para comprar), entretanto, geralmente esses custos compensam porque o fluxo de clientes também é maior.
Defina qual será a sua área de especialização
Para se destacar da concorrência talvez você precise considerar ter alguma área de especialização. Por exemplo, o seu negócio pode ter um foco maior na venda de alimentos saudáveis, oferecer um setor de hortifrúti impecável com boa variedade e qualidade, pode vender cervejas artesanais, massas caseiras ou ter uma padaria excepcional.
Se todas essas opções parecem boas para você, é melhor pisar no freio um pouco, escolha uma delas e torne o seu negócio especialista nisso. Depois que tudo estiver indo bem, você pode pensar em uma segunda área de especialização.
Para os mercadinhos, provavelmente uma padaria que venda uma boa diversidade de produtos seja uma boa escolha. Principalmente se não houver outro estabelecimento com tal perfil nos arredores. Afinal de contas, quem resiste a um cheirinho de pão fresco?
Conheça os players do mercado
Outro passo importante no planejamento de gastos para abrir um mercadinho é conhecer os players do mercado, ou seja, quem são os seus concorrentes diretos e quais empresas são potenciais fornecedores.
Conhecendo os fornecedores você consegue negociar melhor os preços dos produtos e as condições de entrega. Além disso, como você já terá uma lista de possíveis fornecedores, você não ficará dependente de apenas uma empresa. Vale ressaltar que nessa lista também podem entrar empresas prestadoras de serviços.
Já ficando de olho nos concorrentes, será possível criar e adotar estratégias de marketing para atrair clientes para o seu negócio. Por exemplo, você poderá ter preços melhores que os seus concorrentes, ou produtos de melhor qualidade, ou então implementar estratégias de marketing sensorial, uma rádio interna personalizada. Ainda, você poderá desenvolver programas de fidelidade para aumentar o ticket médio dos clientes na sua loja.
Afinal, quando gasto para abrir um mercadinho?
Existem muitos fatores que podem influenciar nos gastos para abrir um mercadinho. Eles vão desde a escolha do local, como falamos anteriormente, passam pela escolha dos equipamentos e mobiliários necessários, chegando às soluções tecnológicas que você irá implementar.
Por isso, planejar é fundamental. Sem um planejamento você corre o risco de ficar como um barco à deriva, sem saber direito onde quer chegar. O importante na hora de calcular os gastos para abrir um mercadinho é listar absolutamente tudo que você irá precisar. Em seguida, entre em contato com fornecedores e veja os custos e benefícios de cada produto, assim você consegue escolher algo que não seja tão caro, mas que tenha um mínimo de durabilidade.
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