Por Nayara Santos em 05.10.2021

Flores de supermercado: 5 dicas para durarem mais

Por Nayara Santos em 05.10.2021

Muitos clientes gostam de comprar flores de supermercado para deixar a casa mais bonitas. Inclusive, esse é um hábito que muitas pessoas já cultivavam, entretanto, com as limitações impostas pela pandemia, muitas pessoas acabaram percebendo a importância de tornar a casa um local mais agradável. Com isso, o hábito de comprar flores aumentou bastante nos últimos meses e a tendência é que continue assim. 

Entretanto, manter as flores sempre em bom estado para serem vendidas não é uma tarefa muito simples. Mesmo porque, cada uma das plantas acaba tendo diferentes necessidades, o que nem sempre é fácil de proporcionar.

Por isso, se você está tendo dificuldade em manter as flores de supermercado sempre bonitas ou está pensando em começar a vender esses produtos na sua loja, não precisa se preocupar com isso. Vem com a gente que daremos todas as dicas necessárias para manter as flores sempre bonitas. Boa leitura!

Dicas para manter as flores de supermercado

1. Negocie a entrega com o fornecedor

Antes de te ensinar alguns cuidados de como cuidar das flores de supermercado, é preciso chamar atenção para a frequência de entrega desses produtos. Isso porque, produtos que estragam mais facilmente devem ter um regime diferenciado de entrega do que os demais itens do supermercado.

Por exemplo, você não vai precisar receber enlatados toda semana, ou mesmo vários dias na semana. Basta comprar uma grande quantidade quando o preço estiver bom e armazenar corretamente que o produto poderá ser vendido por um longo período. Por outro lado, produtos de hortifrúti e as flores de supermercado requerem cuidados especiais e entregas mais constantes.

Isso porque, você poderá até fazer com que elas durem mais, mas elas não irão durar por tanto tempo. Ainda mais sem os cuidados necessários para isso. Portanto, ter um bom contrato de entrega com o seu fornecedor poderá ser um grande diferencial. Sem falar que você não vai precisar comprar tantas unidades de uma só vez e correr o risco delas estragarem antes de serem vendidas.


Além disso, certifique-se que o caminhão que fará a entrega possui as condições necessárias para o transporte. O ideal é que elas sejam acondicionadas em embalagens que as protejam e evitem que elas se quebrem. Ou mesmo em caminhões climatizados, para evitar que elas murchem nos dias mais quentes.

2. Tenha um local específico e reservado para as flores

Flores são produtos sensíveis e que podem facilmente quebrar ou serem danificadas. Assim, é essencial que as flores de supermercado sejam mantidas em um local separado, de preferência sem circulação de pessoas ou de mercadorias sendo carregadas. 

Apenas com esse cuidado você já poderá evitar muitas perdas por mau manuseio e armazenamento. Ainda, como as flores precisam de condições especiais para durarem mais, ter uma sala específica para elas facilitará bastante esse manejo. Falaremos mais disso a seguir.

3. Tenha cuidado com a iluminação e temperatura

Conforme mencionamos anteriormente, as plantas precisam de condições especiais para durarem mais, tais como temperatura controlada, iluminação adequada e regas constantes. O ideal é que as plantas sejam mantidas em locais úmidos, com uma temperatura variando entre 23°C a 26°C. Por mais que algumas possam ser mantidas em temperaturas acima ou abaixo disso, essa pode ser considerada uma temperatura ótima para a maioria das plantas.

Já para a iluminação, algumas plantas podem precisar de mais luz do que outras, entretanto, é preciso evitar exposição direta à luz solar. Isso poderá queimar as folhas e deixar as flores feias para serem vendidas. Portanto, o ideal é que a iluminação seja controlada.

4. Fique atento às necessidades de cada uma das flores

Para fazer as flores de supermercado durarem mais você precisa ficar atento às necessidades de cada uma delas. Por exemplo, plantas como samambaias precisam de regas constantes, os cactos e suculentas devem ser regados uma vez por semana. 

Vale a pena lembrar que, quanto maior a diversidade de flores e plantas oferecidas no supermercado, maior atenção você precisará ter. Afinal de contas, elas não vão durar muito se você não conseguir oferecer as condições necessárias para que elas fiquem bonitas.

5. Contrate funcionários especializados

Por último, mas não menos importante, é preciso falar dos funcionários que serão responsáveis pelos cuidados das flores do supermercado. Como falamos anteriormente, é preciso ficar atento às necessidades de cada uma das flores, bem como fazer manutenções constantemente, tanto regando as plantas, trocando a água e removendo galhos, flores e folhas secas. 

O ideal é que você contrate funcionários especializados em jardinagem. Assim, eles saberão como manter as flores sempre bonitas e fazer com que elas durem mais. Você pode até se perguntar se isso é realmente necessário, e claro, tudo vai depender do seu orçamento para isso. Entretanto, esse é um bom investimento se você quiser vender flores na sua loja.

Como aumentar as vendas com as flores de supermercado

As flores de supermercado podem auxiliar no aumento das vendas da sua loja. Para isso, além dos cuidados mencionados ao longo desse artigo, também é preciso apenas ficar atento a algumas estratégias, tais como:

  • Posicionamento: elas podem ser expostas na entrada da loja, dando boas-vindas ao cliente. Ou então próximo aos caixas, assim o cliente não precisará se preocupar em danificar as flores ao longo das compras;
  • Cores variadas: organize as flores de forma que as diferentes cores se destaquem. O ambiente fica mais bonito e chamará mais atenção dos clientes;
  • Produtos de jardinagem: ter outros produtos de jardinagem no supermercado não é essencial, mas pode ser um diferencial. Assim, o cliente poderá adquirir outros produtos e não apenas as flores;
  • Variedade: você não precisa oferecer uma grande diversidade de flores no supermercado, mas ter pelo menos três ou quatro pode ser importante. Assim, o cliente consegue escolher qual lhe agrada mais e qual cor ele quer;
  • Reposição: lembre-se de repor as flores danificadas ou feias. Elas não serão facilmente vendidas, portanto, você poderá retirá-las das prateleiras ou vendê-las mais barato.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Plano de marketing de um supermercado: 7 passos para montar o seu

Ter um plano de marketing é fundamental para conseguir divulgar o seu negócio, tornar a sua marca conhecida, atrair mais clientes e fidelizá-los. Todos os tipos de negócio devem ter um plano de marketing bem estabelecido para conseguir bons resultados. E isso é válido inclusive para estabelecimentos que são essenciais para as pessoas, como é…

Por Nayara Santos em 03.11.2021

Como fazer curva abc: saiba tudo sobre o assunto

Ser capaz de fazer um bom gerenciamento dos produtos em estoque tem os seus desafios. Por isso, é essencial para todo gestor ou dono de um negócio conhecer as ferramentas corretas para conseguir informações que sejam relevantes para a tomada de decisões. Uma dessas ferramentas é a curva abc. Saber como fazer a curva abc…

Por Nayara Santos em 28.10.2020

6 ofertas para o Dia Nacional dos Supermercados: se inspire

Com as ofertas do Dia Nacional dos Supermercados podem ser uma oportunidade para atrair mais clientes para a sua loja e aumentar os seus lucros. Celebrado no dia 12 de Novembro, essa é uma data que antecede importantes datas do calendário do varejo, tais como a Black Friday, Cyber Monday e o Natal. Isso aumenta…

Por Nayara Santos em 27.07.2023

Check out de supermercado: veja como montar o ideal

O check out de supermercado é uma área extremamente importante do ponto de venda (PDV). Isso porque essa é a etapa da jornada de compras que o cliente terá contato direto com algum funcionário do supermercado. Além disso, de nada adianta caprichar na experiência do cliente dentro da loja, se na hora de fazer o…

Por Nayara Santos em 10.06.2021

Cargos de um supermercado: conheça os principais e suas funções

 Conhecer os diferentes cargos de um supermercado é fundamental para todo gestor. Isso porque é preciso entender quais são os possíveis funcionários que o supermercado deverá ter, conhecimento essencial na hora de fazer o organograma do seu negócio.  Além disso, ele também auxiliará no planejamento de possíveis planos de carreira dentro da empresa. Sem…

Por Nayara Santos em 02.03.2023

Recebimento de mercadorias em supermercado: 5 dicas para otimizar o processo

O recebimento de mercadorias em supermercado deve ser sempre acompanhado de perto e ter um processo bem estabelecido. Assim, você consegue reduzir as perdas e diminuir a possibilidade de algum erro ocorrer durante essa importante atividade do seu supermercado. Essa é uma daquelas tarefas da gestão de supermercados que requerem padronização e comprometimento dos funcionários…

Por Nayara Santos em 09.08.2021

Veja como ter um supermercado com preço baixo

Ter um supermercado com preço baixo pode ser um grande diferencial da sua marca. Entretanto, esse também é um grande desafio para os donos de negócios do setor supermercadista. Afinal de contas, todos os custos para a manutenção do supermercado devem ser considerados, bem como a lucratividade para manter o negócio funcionando. Por isso, se…

Por Nayara Santos em 14.06.2021

Veja como funciona o serviço de delivery para supermercado e saiba como montar um

Se antes a preocupação dos varejistas era oferecer comodidade para os seus clientes, depois da pandemia alguns serviços passaram a ser essenciais para a sobrevivência do seu negócio. Um bom exemplo disso é o serviço de delivery para supermercado. Como muitas pessoas estão evitando sair de casa, ou mesmo optando por não se expor a…

Por Nayara Santos em 19.10.2020

8 ações para fazer no supermercado no Dia dos Namorados

Escolher quais ações fazer no supermercado no Dia dos Namorados fará toda a diferença para aumentar as suas vendas e as chances de fidelização de clientes. Afinal, essa é uma data comemorativa importante do varejo, e o seu supermercado também pode aproveitar esse período para se destacar.  Isso porque, mesmo em tempos de crise, as…

Por Nayara Santos em 10.04.2024

Receba nossos conteúdos exclusivos