Por Nayara Santos em 03.11.2021

Plano de marketing de um supermercado: 7 passos para montar o seu

Por Nayara Santos em 03.11.2021

Ter um plano de marketing é fundamental para conseguir divulgar o seu negócio, tornar a sua marca conhecida, atrair mais clientes e fidelizá-los. Todos os tipos de negócio devem ter um plano de marketing bem estabelecido para conseguir bons resultados. E isso é válido inclusive para estabelecimentos que são essenciais para as pessoas, como é o caso dos supermercados.

Mas, se você não é um grande conhecedor do assunto ou ainda não entende a importância de ter um plano de marketing, neste artigo vamos explicar tudo isso e ainda dar os passos para criar um plano de marketing de um supermercado. Confira!

O que é um plano de marketing?

Um plano de marketing nada mais é do que o planejamento das ações de marketing que serão tomadas pela empresa para alcançar um determinado objetivo. É esse plano que irá nortear as ações estratégicas da empresa nessa área.

O plano de marketing pode ter diferentes objetivos, tais como: tornar a sua marca conhecida, atrair mais clientes, aumentar as vendas, fidelizar os clientes, melhorar a experiência de compra, dentre outros. Ainda, esse planejamento deve ser revisado periodicamente, podendo sofrer alterações conforme o estágio do seu negócio.

Por exemplo, empresas jovens geralmente focam em tornar a marca conhecida e atrair clientes. Já as empresas que já são conhecidas no mercado, podem ter como principal objetivo de marketing aumentar as vendas, ou atrair clientes em horários de baixo movimento.

Por que ter um plano de marketing para supermercado?

O plano de marketing é o documento que incluirá quais são os objetivos de marketing da empresa, quais serão as estratégias, quais ações serão realizadas, qual será o orçamento dessas ações, quais os resultados esperados e em quanto tempo eles serão alcançados.


Dito isso, a importância do plano de marketing será, não apenas indicar o que deve ser feito, mas também como será feito. Vale ressaltar que, independentemente do nicho de mercado ou quão agressivo é o empresário, todos os negócios devem ter um plano bem estabelecido.

Passo a passo para criar um plano de marketing de um supermercado

Em um supermercado, um nicho em que há uma grande concorrência, ter um bom plano de marketing pode fazer a diferença no seu sucesso. Afinal de contas, é através dele que você conseguirá atingir um maior número de pessoas, aumentar o número de clientes e as suas vendas. A seguir, explicaremos o passo a passo para criar o seu plano de marketing para supermercado.

1. Defina os objetivos

O primeiro passo na elaboração de um plano de marketing é definir qual (ou quais) o objetivo(s). Vale mencionar que não é preciso ter apenas um objetivo, pelo contrário, é melhor que eles sejam complementares. Mesmo porque, de nada adianta atrair mais clientes para a sua loja e não conseguir proporcionar uma boa experiência de compra. Dentre os mais comuns, podemos citar:

  • Aumentar as vendas;
  • Tornar a marca conhecida;
  • Melhorar a experiência do cliente;
  • Fidelização do cliente;
  • Revitalização da marca.

2. Conheça o seu público-alvo

O próximo passo é definir e conhecer o seu público-alvo, inclusive criando personas. Essa etapa será essencial, uma vez que é a partir desse conhecimento que você irá determinar quais são as ações a serem tomadas.

Você precisará entender como o seu público-alvo consome o serviço, quais os tipos de produtos que ele prefere, quais os serviços que ele considera como essenciais como diferenciais em um supermercado.

3. Conheça a concorrência

Conhecer e analisar a concorrência é outro passo no plano de marketing para supermercado. É preciso não apenas saber os nomes dos concorrentes, mas também quais as estratégias de marketing que eles estão adotando, quais os pontos positivos e os pontos negativos de cada um deles.

Essa análise permitirá que você aprenda com os erros e com os acertos deles. Além de proporcionar a possibilidade de aplicar estratégias diferenciadas e que farão você se destacar no mercado.

4. Entenda o segmento

Esse é o momento que conhecer e entender quais são os fatores internos e externos e como que são capazes de influenciar os resultados obtidos no seu supermercado. 

Os fatores externos são aqueles que você não consegue controlar e que atuam em um âmbito mais amplo. Alguns exemplos de fatores externos: economia, demografia, tecnologia, cultura local. Já os fatores internos, são aqueles relacionados diretamente ao seu supermercado, tais como: fornecedores, concorrentes, público-alvo, dentre outros.

Vamos usar o Natal, uma data importante para o comércio. É natural que as pessoas corram aos mercados para fazer compras, certo? Esse é um fator externo, ou seja, os clientes irão aos mercados, independentemente de qualquer coisa. Por outro lado, se você não for capaz de se destacar frente a concorrência ou mesmo de ter os produtos certos em estoque, você ficará para trás e perderá vendas. Esses são fatores internos.

5. Defina as ações

É fundamental que as ações de marketing para supermercado escolhidas tenham como base os seus objetivos. Depois disso, basta soltar a criatividade. A seguir traremos algumas ideias de ações de marketing que você pode incluir no seu plano.

Tenha um perfil nas redes sociais

As redes sociais cada vez mais vêm desempenhando um importante papel para os empreendedores. Isso porque com as redes foi possível dar uma personalidade para a sua marca. Sem falar que muitos empreendedores, principalmente os pequenos, mostram não apenas o dia-a-dia do seu negócio, mas também de sua vida pessoal. Desta forma, fica muito mais fácil para o cliente se identificar e começar a se interessar pelo que aquela pessoa produz.

Isso trouxe muita proximidade entre marcas, empresas e pessoas, fazendo com que as redes sociais se tornassem uma grande aliada no crescimento e sucesso de muitos negócios. Afinal de contas, você consegue interagir com os seus seguidores, entender o que eles esperam e querem da sua marca. Ou seja, você terá todas as ferramentas necessárias para criar um negócio sob medida para o seu público.

Parcerias com comerciantes locais

Fazer parcerias com os comerciantes locais para divulgar o seu negócio pode ser uma excelente ideia. Em troca, você divulga o negócio do seu parceiro e o comércio local é que ganha com isso. 

Quer um exemplo de como fazer isso? Imagine que o Dia das Mães está chegando e, para atrair mais clientes, você resolveu fazer um sorteio de um dia de spa. Assim, a cada X reais em compras, o seu cliente ganha um cupom para concorrer ao sorteio. Esse dia de spa será realizado em um salão de beleza local. 

Ou seja, você está divulgando o salão de beleza, fazendo com que ele se torne conhecido por um grande número de pessoas. Em troca, o tal salão oferece o dia de spa gratuito para o seu sorteio. Portanto, os dois empreendimentos ganham com a parceria.

Rádio interna personalizada

A rádio interna personalizada merece um lugar de destaque no seu plano de marketing de supermercado. Isso porque, ela é uma estratégia muito interessante para ser utilizada para melhorar a experiência de compras e fidelizar o seu cliente. 

Com a rádio personalizada você consegue criar uma playlist exclusiva, que seja eficiente tanto na transmissão da mensagem da sua marca para o cliente, como para manter o clima agradável no supermercado durante as compras. Outra vantagem é a divulgação de promoções e novidades do supermercado, já que é possível preparar anúncios personalizados.

Não podemos esquecer também que a rádio é um também uma ferramenta de gestão do supermercado. Ela pode ser utilizada para anunciar horário de fechamento de caixa, chamar funcionários para determinados pontos do supermercado e anunciar problemas no estacionamento. Saiba mais sobre a rádio no nosso e-book gratuito Rádio para supermercados: revolucione o seu negócio.

Mantenha o supermercado organizado

Não há nada mais desagradável para um cliente do que fazer comprar em um supermercado bagunçado. Se você não tiver seções bem definidas e devidamente identificadas, etiqueta de preços nas prateleiras, produtos fora do lugar e espaços vazios nas gôndolas, você estará colocando o seu negócio em risco. Isso porque, o cliente não quer perder tempo procurando aquilo que ele precisa. 

Portanto, é preciso ficar atento à organização do seu supermercado e orientar os seus funcionários para fazer o mesmo. Vale a pena mencionar que os repositores de supermercado devem ser bem treinados para manter sempre o local limpo, organizado e repor produtos sempre que for necessário.

Tenha um programa de fidelidade

Se você quiser manter os clientes sempre interessados no seu supermercado, então você precisa ter um programa de fidelidade no seu plano de marketing. O funcionamento do programa é bastante simples, e quanto mais o cliente compra, ele terá acesso a mais descontos e ofertas exclusivas.

Com ele, o cliente sabe que ele sempre terá algum tipo de vantagem quando se relacionar com a sua marca. Assim, ele acaba voltando para o supermercado para comprar mais. 

Vale a pena mencionar que, para o programa funcionar corretamente e realmente ser atrativo para os clientes, você precisa ter um bom sistema de gestão. Além disso, as ofertas precisam ser realmente atrativas. Por isso, o mais indicado é oferecer descontos personalizados, em produtos que o cliente sempre consome.

Monte um e-commerce

Assim como não dá mais para ficar de fora das redes sociais, ter um e-commerce pode ser uma excelente forma de alavancar o seu negócio. Com o avanço da pandemia e as restrições impostas, muitas pessoas recorreram ao e-commerce, utilizando esse tipo de canal para compras pela primeira vez na vida.

Por isso, criar a sua loja virtual poderá fazer com que você saia na frente da concorrência e aumente as suas vendas. Isso não significa abandonar a sua loja física, muito pelo contrário. Incluindo uma estratégia de omnichannel, em que o cliente escolhe qual canal ele quer se relacionar com a sua marca, isso fará com que o seu negócio se destaque ainda mais. 

Por exemplo, você pode vender online e oferecer o frete gratuito para retirada na loja física. Ainda, a cada compra feita no site, ofereça cupons de descontos para serem utilizados nas lojas físicas e vice-versa. Assim, você mantém o fluxo de cliente na loja física, ao mesmo tempo que faz você aumentar as vendas no e-commerce.

Ofereça um atendimento personalizado

Uma das novas tendências para supermercado que não pode ficar de fora do seu plano de marketing é o atendimento personalizado. Provavelmente neste momento você deve estar se perguntando como fazer isso em um supermercado, certo? Calma que existem algumas formas.

A primeira delas é através de um atendimento no caixa. O operador de caixa, muitas vezes, é a única pessoa com quem o cliente tem contato durante as compras. Por isso, o operador deve ser sempre atento e educado, cumprimentando o cliente no início do atendimento e agradecendo a preferência no final das compras.

Outra forma é através do programa de fidelidade, que mencionamos anteriormente, em que o cliente tem acesso a descontos conforme o perfil dele de compras. Ou seja, se ele sempre compra chocolates, então ele terá acesso a mais descontos nesses itens.

Ainda, é possível que você crie efetivamente a possibilidade do cliente ter ajuda na hora de comprar algum produto. Por exemplo, ter um funcionário que ajude o cliente na hora de comprar um vinho, dando dicas de acompanhamento e harmonizações. Ou mesmo nas carnes, informando qual a melhor forma de preparo para cada um dos cortes.

6. Estipule prazos

Definir um cronograma das ações é importante para conseguir acompanhar a implementação do plano de marketing para supermercados. Além disso, com esse cronograma, você saberá exatamente quando deve iniciar e/ou terminar cada ação. 

Vale mencionar que o cronograma deve ser seguido, mas que ele também pode ser modificado conforme os primeiros resultados começarem a aparecer. Ainda, esse cronograma deve conter prazos realistas. Não adianta querer implementar um cronograma “ideal” se ele não for realista para o seu dia-a-dia.

7. Analise os resultados

Nenhum plano de marketing está completo sem a análise dos resultados obtidos. As avaliações devem ser feitas periodicamente, e os períodos de comparação devem ser antes e após a implementação da ação. Desta forma você conseguirá saber se a estratégia foi efetiva ou não.

Além disso, com as análises periódicas, é possível reconhecer quando uma ação não está surtindo o efeito desejado. Isso permite que a ação seja repensada, redirecionada ou readequada, sem a necessidade de esperar por muito tempo para ver que os resultados não foram bons.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Atacarejo supermercado: descubra o que é e como funciona

O supermercado atacarejo é uma excelente alternativa de negócio neste ramo do varejo. Isso porque, ele consegue atender não apenas o consumidor que adquire pequenas quantidades de produtos. Como também os pequenos e médios comerciantes, que compram uma quantidade maior de produtos no supermercado. Ficou interessado por esse modelo de negócio? Então você está no…

Por Nayara Santos em 03.11.2021

Como ocorre o armazenamento de produtos e equipamentos no supermercado? Descubra agora

Saber como ocorre o armazenamento de produtos e equipamentos no supermercado é necessário para que você mantenha a qualidade do que é vendido, bem como a durabilidade dos equipamentos utilizados. Apesar disso, nem todo gestor dá a devida atenção a esse importante processo do supermercado. Para te mostrar a importância dessa etapa e ainda te…

Por Nayara Santos em 03.08.2021

Setores de um supermercado: veja como organizar da maneira correta

 Quais setores você tem no seu supermercado? Eles estão te ajudando a vender mais ou apenas atrapalhando as compras dos clientes? Já parou para analisar com detalhes como está a organização da sua loja? Responder a essas perguntas deveria ser algo comum para todo gestor do setor supermercadista, entretanto, nem sempre é assim. Muito…

Por Nayara Santos em 22.02.2023

Como utilizar a comunicação em áudio no supermercado?

A comunicação em áudio para supermercado é uma importante ferramenta de marketing, que possibilita a empresa divulgar informações de uma maneira sutil e agradável mantendo o cliente sempre bem-informado, e também possibilita a divulgação dos produtos e ofertas. É uma estratégia que ao ser utilizada de forma planejada e personalizada, pode levar a grandes resultados,…

Por Nayara Santos em 04.05.2020

Treinamento para operador de caixa de supermercado: veja como fazer em 8 passos

 Qual o tipo de treinamento para operador de caixa você tem oferecido no seu supermercado? Ou melhor, os seus operadores possuem um treinamento específico para atendimento ao cliente? Ou esse treinamento é focado apenas em conhecer os produtos e saber operar o sistema utilizado? Se você não possui um programa de treinamento para os…

Por Nayara Santos em 22.11.2022

Ilha de produtos para supermercado: aprenda a montar em 7 passos

Sem dúvida alguma você possui muitas ilhas de produtos no seu supermercado. Elas são excelentes para expor produtos e marcam presença em alguns setores, como no caso do hortifrúti, composto praticamente por esse tipo de expositor, sem prateleiras. Saber qual é a melhor forma de expor produtos pode fazer toda a diferença na hora de…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Produtos vencidos no estoque: quais são as suas alternativas?

Os comerciantes de alimentos têm muito a ganhar evitando produtos vencidos no estoque. Afinal, isso representa menos desperdício, maiores lucros, melhor fluxo de caixa, clientes mais satisfeitos e fiéis, mais espaço no estoque para os produtos que realmente importam. Porém, por mais claros que sejam os benefícios, os caminhos para alcançá-los são igualmente complexos e…

Por Nayara Santos em 31.05.2022

Organograma de um supermercado: veja como fazer em 8 passos

 O organograma de um supermercado não é diferente daquele feito em empresas de diferentes ramos. Aliás, você sabe o que é um organograma e como ter um no seu estabelecimento pode te ajudar a se planejar? Um organograma é um planejamento, em que funções e cargos são descritos dentro de uma empresa. Podem ou…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Autoatendimento em supermercado: entenda como funciona e seus benefícios

O autoatendimento em supermercado promete fazer parte do futuro dos consumidores brasileiros. Essa tendência tecnológica já é muito comum no exterior e no Brasil ela já vem ganhando espaço a cada dia e caindo no gosto dos clientes do varejo. Afinal de contas, quem não gosta de se sentir independente e antenado às novas tecnologias?…

Por Nayara Santos em 08.08.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos