Por Nayara Santos em 10.01.2022

6 Ideias criativas para supermercado: surpreenda os seus clientes

Por Nayara Santos em 10.01.2022

Ter ideias criativas para supermercado pode fazer toda a diferença para que você se destaque da concorrência, atrair clientes e fazer com que eles prefiram comprar na sua loja. Entretanto, essa não é uma tarefa fácil, ainda mais nos dias atuais, em que praticamente tudo é compartilhado online e ter ideias originais pode ser um verdadeiro desafio. 

Mas, você não precisa se preocupar com isso. Mais importante do que ter uma ideia original e fazer algo que ninguém está fazendo, é conseguir aplicar as ideias de forma consistente e que seja interessante para os seus clientes. Por isso, não importa qual ideia você escolha implantar no seu supermercado, é necessário fazer isso com muita dedicação e qualidade.

De qualquer forma, para te ajudar a se inspirar, neste artigo vamos te dar 6 ideias criativas para que você surpreenda os seus clientes. Vem com a gente!

1. Criação de conteúdo

A primeira ideia criativa para supermercado pode não ser exatamente a mais inovadora e passa longe de ser inédita, que é a criação de conteúdo. Apesar disso, ela ainda não é tão aplicada como deveria ou, ainda, não é feita da forma correta.

Para que essa ideia seja aplicada de forma correta é necessário que você tenha pelo menos um site, um perfil em pelo menos uma das redes sociais ou faça a distribuição de encartes de supermercado. Os conteúdos produzidos serão publicados nesses canais.

Dentre os tópicos abordados, você poderá trazer dicas de receitas, dicas de limpeza, decoração, armazenamento de alimentos, cuidados com a higiene de frutas e verduras, como manter uma alimentação saudável, e muito mais.

Criar conteúdo é uma estratégia importantíssima para que você se destaque, já que você estará sempre trazendo informações úteis para os seus seguidores e clientes. Com o tempo, a sua marca passará a ser vista como uma referência no mercado e os seus clientes vão lembrar de você sempre que precisar de alguma informação.

É importante destacar que essa é uma estratégia de médio prazo, principalmente no mundo online. Isso porque geralmente são necessários pelo menos 6 meses até que o tráfego orgânico da sua página aumente de forma significativa. Entretanto, uma vez que ela consiga um bom número de acessos, ele é muito mais consistente do que os anúncios pagos na internet.

Lembre-se apenas de manter a consistência e a constância nas publicações, criar conteúdo que sejam informativos e não apenas divulgar o preço de produtos. Além disso, investir em otimização para SEO é fundamental para obter bons resultados e aumentar o número de acessos no seu site.


Confira as nossas dicas para divulgação de supermercado fazendo o download gratuito do e-book Ofertas para supermercado: inove na divulgação.

2. Invista em marketing sensorial

O marketing sensorial é uma área do marketing focada em despertar e aguçar os sentidos humanos. Através dele você consegue proporcionar um local mais agradável para que o cliente faça as compras, consequentemente ele acaba passando mais tempo na sua loja e comprando mais. Algumas formas de fazer isso são:

  • Visão: prateleiras organizadas, psicologia das cores, identidade visual da marca;
  • Tato: embalagens limpas e produtos de hortifrúti organizados, com os itens mais bonitos no topo das ilhas, convidando o cliente a tocá-los;
  • Olfato: aquele cheirinho de pão fresco da padaria, ou mesmo utilizar técnicas que neutralizem cheiros mais fortes ou produtos de limpeza com um cheiro mais agradável;
  • Audição: rádio interna personalizada que pode ser utilizada para tocar músicas adequadas para o seu público-alvo e para a divulgação de informações e promoções do mercado;
  • Paladar: degustação de produtos de fabricação própria ou de produtos que você queira incentivar que o seu cliente consuma.

Vale a pena dizer que as ações para despertar os sentidos não apenas podem, como devem, ser trabalhadas simultaneamente. Assim, você aumenta as chances de conquistar o cliente e de aumentar as duas vendas. Por exemplo, você pode utilizar a rádio interna para divulgar que tem pão saindo do forno da padaria. Com certeza os seus clientes não vão resistir a esse convite!

3. Crie setores especiais

A divisão do supermercado em setores passa longe de ser uma novidade, pelo contrário, é uma necessidade tanto para facilitar a organização como para facilitar a compra para o cliente. Afinal de contas, supermercados bagunçados em que os produtos não estão organizados é a receita certa para o fracasso. Sem falar que toma muito mais tempo dos repositores.

Mas, que tal se você usar essa divisão a seu favor e caprichar na decoração de alguns setores. Por exemplo, no setor de vinhos você pode fazer uma decoração diferenciada com barris de madeira, cachos de uva (pode ser de plástico mesmo, desde que sejam bem feitos). Capriche nas prateleiras e faça-as em madeira ou o mais próximo possível de uma adega. Com a decoração certa, você conseguirá atrair a atenção do cliente.

Ah, e não se esqueça de aplicar técnicas de cross merchandising e incluir a exposição de queijos no local. Assim, você poderá induzir o cliente a comprar o conjunto completo para que ele aproveite o vinho. 

4. Sorteio de vale compras

Se tem uma coisa que muitos clientes adoram é ganhar alguma coisa, seja desconto, brinde ou mesmo algum sorteio. Pois, essa é justamente a nossa próxima ideia criativa para supermercado, fazer sorteios de vale compras.

Esses sorteios podem ser feitos diariamente ou mesmo semanalmente. Você poderá pedir aos clientes para preencher alguma ficha depois de efetuar as compras, ou fornecer uma ficha a cada R$ 50,00 ou R$ 100,00 em compras. Caberá a você definir os detalhes e o valor do vale compras, claro.

Essa poderá ser uma excelente forma de atrair mais clientes para a sua loja e fazer com que eles comprem mais, afinal de contas, eles vão querer concorrer ao sorteio com o maior número de fichas possíveis. Ainda, você poderá aproveitar datas comemorativas, como o aniversário do supermercado, e fazer promoções do tipo “o gerente ficou louco” e sortear um vale compras a cada hora.

5. Seja criativo na decoração

Como mencionamos acima, a decoração de um setor do supermercado pode fazer toda a diferença para atrair a atenção do seu cliente. Entretanto, ela não deve se limitar apenas a algumas seções. 

As datas sazonais são perfeitas para que você solte a imaginação e capriche na decoração para atrair mais clientes para a sua loja. Por isso, ao fazer o planejamento financeiro do seu supermercado considere a decoração em datas especiais como um investimento. Algumas delas, como o Natal, Páscoa, Festa Junina são praticamente obrigatórias, mas você pode investir em outras datas que sejam importantes para o seu negócio.

Por exemplo, se o seu supermercado tem um foco maior em comidas fit, você pode aproveitar eventos esportivos na sua cidade ou bairro para promover o seu estabelecimento. Ou então se você tem uma afinidade com os animais, você pode utilizar o Dia dos Animais (comemorado dia 4 de outubro) para promover produtos, dar brindes ou apoiar alguma ONG que cuide de animais, sejam eles domésticos ou silvestres.

6. Faça promoções temáticas

A nossa última ideia criativa para supermercado envolve a realização de promoções temáticas. Assim, você consegue incentivar o cliente a interagir com a sua marca e até mesmo a divulgá-la. Quer um exemplo? Então vamos lá.

Provavelmente você já viu aquelas reproduções de fotos de crianças. Ou seja, as pessoas pegam algumas fotos que tiraram há muitos anos, e fazem uma reprodução em um cenário semelhante, com roupas parecidas e nas mesmas poses. Então, que tal fazer um concurso no Dia das Crianças para que os clientes façam tal reprodução?

Ainda, você pode colocar como regra para participar do concurso o compartilhamento da foto nas redes sociais, sempre marcando o perfil do supermercado. Essa é, sem dúvida alguma, uma forma bastante interessante e orgânica de conseguir divulgar o supermercado. Sem falar que o concurso pode gerar curiosidade em outras pessoas e fazer com que elas queiram participar também.

Você pode inclusive utilizar outras datas para tais promoções, como fotos do melhor almoço de Páscoa, a melhor fantasia de Halloween, concurso de receitas de bolos, e muito mais. Lembre-se sempre de atrelar a participação no concurso com um determinado valor de venda no supermercado. 

E, como premiação, você também pode dar vale-compras no supermercado ou ainda fazer parcerias com outros estabelecimentos comerciais que fiquem próximos ao supermercado. Oferecendo, por exemplo, um tratamento de beleza em algum salão da região, cupom de desconto em alguma loja de roupas ou um jantar com acompanhante em um restaurante.

Com essas dicas você conseguirá surpreender o cliente e aumentar as vendas. Então, nada de ficar parado, comece a planejar a próxima ação agora mesmo!

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Frente de caixa de supermercado: saiba tudo sobre o assunto

A frente de caixa de supermercado é o último local em que o cliente tem contato com a sua marca. Por isso, dar uma atenção especial para esses momentos e para que eles sejam os mais tranquilos possíveis é essencial. Afinal de contas, você não quer que o seu cliente termine de comprar e saia…

Por Nayara Santos em 19.01.2021

Halloween no Supermercado: veja como se preparar e vender mais

A preparação para o Halloween no supermercado deve ser feita como em muitas outras datas importantes do varejo, com planejamento. Isso significa entender as necessidades dos seus clientes, saber quais demandas o supermercado é capaz de atender, encontrar formas de atrair a atenção do cliente para que ele compre mais. Por isso, se você está…

Por Nayara Santos em 26.07.2023

Como gerenciar um supermercado? Conheça 10 pontos importantes

Se você chegou até aqui provavelmente já deve ter se perguntado como gerenciar um supermercado. Fazer uma boa gestão é um dos grandes desafios para os donos e gestores de qualquer negócio, afinal de contas, você quer ter um empreendimento de sucesso, certo? Assim como em outras áreas, para conseguir fazer uma boa gestão existem…

Por Nayara Santos em 16.11.2020

Como utilizar a comunicação em áudio no supermercado?

A comunicação em áudio para supermercado é uma importante ferramenta de marketing, que possibilita a empresa divulgar informações de uma maneira sutil e agradável mantendo o cliente sempre bem-informado, e também possibilita a divulgação dos produtos e ofertas. É uma estratégia que ao ser utilizada de forma planejada e personalizada, pode levar a grandes resultados,…

Por Nayara Santos em 04.05.2020

Decoração de halloween no supermercado: 8 ideias de como fazer

Já escolheu qual será a decoração de Halloween do seu supermercado? Ainda dá tempo, então não precisa se preocupar. Mas, você sabe dizer o porquê é tão importante preparar a decoração da sua loja para essa data? Se ficou na dúvida, não tem problema, ao longo desse artigo você vai entender como a decoração pode…

Por Nayara Santos em 26.07.2023

Período de promoções em supermercados: atraia mais clientes com 7 dicas

O comércio e o varejo, geralmente, têm grandes lucros causados pelo aumento das vendas em datas comemorativas. Festividades como o Dia das Mães e o Natal, por exemplo, são grandes oportunidades para atrair os consumidores que estão em busca de um presente, elevando o número de vendas e o ticket médio. Esse período de promoções…

Por Nayara Santos em 10.01.2022

Cargos de um supermercado: conheça os principais e suas funções

 Conhecer os diferentes cargos de um supermercado é fundamental para todo gestor. Isso porque é preciso entender quais são os possíveis funcionários que o supermercado deverá ter, conhecimento essencial na hora de fazer o organograma do seu negócio.  Além disso, ele também auxiliará no planejamento de possíveis planos de carreira dentro da empresa. Sem…

Por Nayara Santos em 02.03.2023

Produtos cruelty free no supermercado: itens que não podem faltar

A procura de produtos cruelty free no supermercado aumentou consideravelmente nos últimos tempos. Isso ocorreu porque cada vez mais os consumidores estão preocupados com as políticas que as empresas adotam. Ou seja, eles querem saber se a empresa adota algum tipo de política social para tornar o local em que atua melhor. Isso impulsionou um…

Por Nayara Santos em 06.10.2021

Treinamento Completo e Gratuito para operador de caixa de supermercado!

Preparar um bom treinamento para operadores de caixa de supermercado é uma tarefa essencial do gestor. Afinal, os operadores são, na grande maioria das vezes, as únicas pessoas com quem o cliente tem contato.  Ou seja, são poucos minutos para oferecer um bom atendimento e fazer com que o cliente deixe a loja com uma…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos