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Ter ideias criativas para supermercado pode fazer toda a diferença para que você se destaque da concorrência e os seus clientes prefiram comprar na sua loja. Entretanto, essa não é uma tarefa fácil, ainda mais nos dias atuais, em que praticamente tudo é compartilhado online e ter ideias originais pode ser um verdadeiro desafio.
Mas, você não precisa se preocupar com isso. Mais importante do que ter uma ideia original e fazer algo que ninguém está fazendo, é conseguir aplicar as ideias de forma consistente e que seja interessante para os seus clientes. Por isso, não importa qual ideia você escolha implantar no seu supermercado, é necessário fazer isso com muita dedicação.
Neste artigo daremos 5 dicas de ideias criativas para que você surpreenda os seus clientes. Confira!
A primeira ideia criativa para supermercado pode não ser exatamente a mais inovadora e passa longe de ser inédita, entretanto, ela ainda é pouco aplicada neste ramo do varejo, que é a criação de conteúdo.
Para que essa ideia seja aplicada é necessário que você tenha um site ou perfis nas redes sociais, pois é lá que esses conteúdos serão publicados. Eles podem focar em trazer dicas de receitas para os seus seguidores, dicas de limpeza, decoração, armazenamento de alimentos, cuidados com a higiene de frutas e verduras, e muito mais.
Criar conteúdo é um passo importantíssimo para que você se destaque, já que você estará sempre trazendo informações úteis para os seus seguidores e clientes. Com o tempo a sua marca passará a ser vista como uma referência no mercado.
É importante destacar que essa é uma estratégia de médio prazo, já que geralmente é necessário pelo menos 6 meses até que o tráfego orgânico da sua página aumente de forma significativa. Entretanto, uma vez com um bom tráfego, ele é muito mais consistente do que os anúncios pagos na internet.
Lembre-se apenas de manter a consistência nas publicações, criar conteúdo que sejam informativos e não apenas divulgar o preço de produtos. Além disso, investir em otimização para SEO é fundamental para obter bons resultados e aumentar o número de acessos no seu site.
O marketing sensorial é uma área do marketing focada em despertar e aguçar os sentidos humanos. Através dele você consegue proporcionar um local mais agradável para que o cliente faça as compras, consequentemente ele acaba passando mais tempo na sua loja e comprando mais. Algumas formas de fazer isso são:
A divisão do supermercado em setores passa longe de ser uma novidade, pelo contrário, é uma necessidade. Afinal de contas, supermercados bagunçados em que os produtos não estão organizados é a receita certa para o fracasso.
Mas, que tal se você usar essa divisão a seu favor e caprichar na decoração de alguns setores. Por exemplo, no setor de vinhos você pode fazer uma decoração diferenciada com barris de madeira, cachos de uva (pode ser de plástico mesmo, desde que sejam bem feitos). Capriche nas prateleiras e faça-as em madeira ou o mais próximo possível de uma adega. Sem dúvida alguma isso irá chamar a atenção dos seus clientes.
Ah, e não se esqueça de incluir a exposição de queijos no local. Assim, você poderá induzir o cliente a comprar o conjunto completo para que ele aproveite o vinho.
Se tem uma coisa que muitos clientes adoram é ganhar alguma coisa, seja desconto, brinde ou mesmo algum sorteio. Pois, essa é justamente a nossa próxima ideia criativa para supermercado, fazer sorteios de vale compras.
Esses sorteios podem ser feitos diariamente ou mesmo semanalmente. Você poderá pedir aos clientes para preencher alguma ficha depois de efetuar as compras, ou fornecer uma ficha a cada R $50,00 ou R $100,00 em compras. Caberá a você definir os detalhes e o valor do vale compras, claro.
Essa poderá ser uma excelente forma de atrair mais clientes para a sua loja e fazer com que eles comprem mais, afinal de contas, eles vão querer concorrer ao sorteio com o maior número de fichas possíveis.
Como mencionamos acima, a decoração de um setor do supermercado pode fazer toda a diferença para atrair a atenção do seu cliente. Entretanto, ela não deve se limitar apenas a algumas seções.
As datas sazonais são perfeitas para que você capriche na decoração e atraia mais clientes para a sua loja. Por isso, ao fazer o planejamento financeiro do seu supermercado considere a decoração em datas especiais como um investimento. Algumas delas, como o Natal, Páscoa, Festa Junina são praticamente obrigatórias, mas você pode investir em outras datas que sejam importantes para o seu negócio.
Por exemplo, se o seu supermercado tem um foco maior em comidas fit, você pode aproveitar eventos esportivos na sua cidade ou bairro para promover o seu estabelecimento. Ou então se você tem uma afinidade com os animais, você pode utilizar o dia dos animais para promover produtos, dar brindes ou mesmo para promover a causa.
Neste artigo você conheceu algumas ideias criativas para supermercado que você pode começar a aplicar agora mesmo. Não perca tempo e coloque a sua imaginação para trabalhar. Para mais dicas de gestão de supermercados e fidelização de clientes, navegue pelo nosso blog e confira outros artigos.