Por Nayara Santos em 26.07.2023

Decoração de halloween no supermercado: 8 ideias de como fazer

Por Nayara Santos em 26.07.2023

Já escolheu qual será a decoração de Halloween do seu supermercado? Ainda dá tempo, então não precisa se preocupar. Mas, você sabe dizer o porquê é tão importante preparar a decoração da sua loja para essa data? Se ficou na dúvida, não tem problema, ao longo desse artigo você vai entender como a decoração pode influenciar nas suas vendas.

Sem dúvida alguma, em qualquer data comemorativa do varejo, ter a decoração certa pode ser o pontapé inicial não apenas para aumentar as suas vendas, mas também para ter um final de ano lucrativo. Essa data, ainda pouco explorada por muitos varejistas, merece destaque dentre as datas comemorativas importantes para o varejo. Afinal, a competição pode ser menor e você pode conseguir se destacar mais facilmente.

Portanto, se você não se preocupa em celebrar a data, ou não planeja nada especial para ela, chegou o momento de mudar isso. Neste artigo daremos algumas dicas de como você poderá deixar a decoração de Halloween no supermercado atrativa e cativar os clientes. Além disso, as nossas dicas ainda incluem formas de conseguir aumentar as vendas e tornar toda a experiência ainda mais marcante para o cliente. Confira!

Como fazer a decoração de Halloween no supermercado

Celebrado no dia 31 de outubro, o Halloween, também conhecido como o dia das bruxas, é um feriado que, a cada ano que passa, vem ganhando mais espaço no Brasil. Essa é uma data muito celebrada nos Estados Unidos, esse é um dia de festa, em que crianças e adultos se fantasiam. Mas, mais do que isso, praticamente todos entram na celebração e as pessoas fazem decorações especiais nas casas para mostrar que entraram no espírito da celebração.

Além das fantasias e decoração, a tradição para a data é as crianças irem de casa em casa na vizinhança pedindo por doces, o famoso “gostosuras ou travessuras”. Dentre os elementos mais comuns utilizados na decoração estão abóboras esculpidas em formato de caveiras, bruxas, simulação de teias de aranha, monstros e muito mais. 

Mas, vale a pena dizer que, por mais que as fantasias relacionadas a monstros e filmes de terror sejam as mais populares, outras também podem ser utilizadas. Afinal, esse é o momento de soltar a imaginação e entrar na brincadeira.

Veja a seguir ideias para caprichar na decoração de Halloween no seu supermercado.

1. Tudo começa na fachada do supermercado

Como falamos anteriormente, nos Estados Unidos as casas das famílias que celebram o Halloween são decoradas. Algumas delas, inclusive, podem ter uma decoração bem elaborada e bastante atrativa. Desta forma, as crianças sabem que ali podem encontrar deliciosos doces.

Com a decoração de Halloween do supermercado não é muito diferente, já que tudo começa pela fachada da loja.  Esse é, sem dúvida alguma, o primeiro passo para mostrar para os clientes que você está celebrando a data e atrair mais consumidores para o interior da loja. 

Além disso, lembre-se que a jornada de compras do cliente começa muito antes dele entrar na sua loja. Por isso, se você conseguir atrair a atenção dele para o seu supermercado e não a concorrência, você já estará saindo na frente.

Em datas festivas, quando a fachada está decorada, o cliente sabe que naquele estabelecimento ele encontrará os produtos necessários para preparar a sua celebração. Assim, clientes interessados em comemorar o dia das bruxas, provavelmente irão optar por um supermercado que também está celebrando a data.

2. Farda comemorativa para os funcionários

Como falamos anteriormente, o Halloween é uma data em que as pessoas se fantasiam. Por isso, que tal mudar o fardamento dos funcionários e entrar no clima da festa? Use a criatividade, escolha alguns personagens e prepare uniformes especiais para os funcionários que ficam na loja. 

Se não quiser fazer para todos, priorize os operadores de caixa que, com certeza, terão contato com os clientes. Inclusive, você pode ter fantasias diferentes para cada um dos funcionários. Assim, a festa fica ainda mais interessante e atrativa para os clientes.


Claro que esse tipo de ação não vai atrair clientes apenas pelas fantasias dos funcionários, mas sem dúvida alguma ela ajuda a criar um clima diferenciado e festivo no supermercado. Além disso, quando aplicado com outras ações, podem fazer toda a diferença na decoração. 

Vale a pena mencionar que o uniforme especial para o Halloween deverá ser utilizado somente neste período. Caso contrário, ele perde o sentido e ainda pode passar a impressão errada para os clientes, se utilizado no Dia das Mães, por exemplo. No máximo essas fantasias poderiam ser reaproveitadas para o Carnaval, mas tudo vai depender de quais serão as ações para o período.

3. Decore os corredores do supermercado

O próximo item a ser planejado na decoração do supermercado para o Halloween são os corredores. Afinal de contas, é nos corredores do supermercado que o cliente passa a maior parte do tempo. Por isso, você não pode deixá-los de fora. 

Provavelmente você deve estar se perguntando se precisará decorar todos os corredores da sua loja, certo? Depende. Tudo vai depender de como você vai querer receber o seu cliente. 

Você pode tanto decorar apenas algumas seções, como aquelas onde estarão a maior parte dos produtos para celebrar o dia das bruxas. Como, por exemplo, a seção de doces, mas também pode incluir pequenos itens de decoração no supermercado inteiro. Por exemplo, as placas podem ganhar detalhes como aranhas, caveiras, fantasmas e assim por diante.

Além disso, lembre-se que para decorar você vai precisar de dinheiro. Portanto, tome cuidado para não utilizar mais capital do que o disponível. Muitas vezes é melhor caprichar em algumas áreas do supermercado ao invés de fazer a decoração na loja inteira. 

Por outro lado, muitos itens de decoração podem ser preparados pela sua equipe utilizando materiais simples como cartolinas coloridas. Portanto, saber exatamente como será a decoração, em quais itens você poderá investir e em quais poderá economizar é importantíssimo para que você não extrapole o orçamento, ou mesmo economize com a decoração.

Vale ressaltar que é importante ter cuidado para não incluir itens de decoração que atrapalhem a movimentação dos clientes pela loja. Caso contrário, ao invés de deixar a experiência do cliente mais interessante, você fará com que ela seja menos atrativa e até mesmo problemática, fazendo com que o cliente deixe o supermercado com uma impressão ruim.

Além de decorar é importante manter os corredores e prateleiras organizados, confira como fazer isso no nosso e-book Como organizar o seu supermercado: tenha prateleiras, gôndolas e estoque impecáveis.

4. Invista em produtos exclusivos para o Halloween

A nossa próxima dica para a decoração de Halloween é especial para os supermercados que possuem padaria. Muitas pessoas estão à procura de itens para celebrar a data em casa, acompanhado de amigos e familiares. Por isso, que tal se você facilitar a vida do cliente e vender docinhos e salgados já decorados com o tema do Halloween? Esses produtos podem funcionar como itens de decoração da padaria. Sem falar que com certeza irá atrair a atenção dos clientes. 

Para te ajudar ainda mais a aumentar as suas vendas, vamos te dar uma dica bônus: oferecer o serviço de encomenda de produtos da padaria. Claro que para isso você precisará certificar-se de que será capaz de atender à demanda. Mas essa é, sem dúvida alguma, uma forma de facilitar a vida do cliente, que não precisará se preocupar com os itens alimentícios da festa.

Sem falar que, se a ideia das encomendas funcionar bem, você poderá aplicá-lo em outras datas comemorativas, ou até mesmo manter o serviço permanente no supermercado. Se os produtos forem de qualidade, sem dúvida alguma você terá clientes fiéis sempre fazendo encomendas.

Mas, é claro que os produtos exclusivos para a comemoração do Halloween não estão apenas na padaria. Muito pelo contrário, eles podem estar em diferentes setores do supermercado e saber quais são esses itens pode te ajudar a se preparar melhor, inclusive aproveitando para fazer a decoração da loja. Veja quais são os produtos mais procurados pelos clientes:

  • Abóboras: você pode preparar a decoração tanto do hortifrúti como de outras seções do supermercado com elas;
  • Maquiagem: essencial para a caracterização que a data exige;
  • Doces: apesar de ser uma tradição americana, muitas crianças já adotaram a brincadeira de “gostosuras ou travessuras”. Portanto, não deixe faltar os doces na sua casa;
  • Máscaras: invista nas máscaras assustadoras que também pode dar um toque especial ao corredor em que elas estiverem expostas;
  • Fantasias: caso tenha espaço no seu supermercado para vender fantasias, inclua-as no seu mix de produtos.

5. Não se esqueça da música da festa

Uma coisa é fato, não há festa sem música. Por isso, ao planejar a decoração de Halloween no supermercado, não se esqueça de incluir a trilha sonora. Afinal, a música é uma poderosa ferramenta de marketing e que poderá fazer toda a diferença na sua celebração do dia das bruxas.

No varejo, quando essa estratégia de marketing sensorial é utilizada, através de uma rádio indoor, a tendência é que os clientes passem mais tempo na loja. Passando mais tempo no supermercado, os clientes vão andar pelos corredores mais tranquilamente e observar os produtos nas prateleiras com mais calma. E, com isso, a tendência é que parte desses clientes vão comprar mais produtos do que o inicialmente planejado.

Entretanto, é preciso tomar cuidado com essa estratégia, já que se você escolher a música errada, ao invés de deixar o cliente mais tranquilo, você pode deixá-lo mais agitado. Outra possibilidade, é acabar escolhendo músicas que não refletem a personalidade da sua marca ou do seu público-alvo.

Além disso, uma boa estratégia é criar uma playlist temática para o Halloween. Por exemplo, você pode escolher músicas que foram trilha sonora de clássicos do terror e suspense no cinema. Sem dúvida alguma, os amantes desse tipo de filme vão adorar.

Por isso, para te ajudar com a escolha da playlist ideal você pode utilizar uma empresa especializada em music branding, como a Listenx. Ela te ajuda a criar a playlist certa para o seu negócio, reforçando a sua marca e encantando os seus clientes. Ficou interessado? Então confira como fazer um teste gratuito ao final deste artigo.

6. Procure aumentar o engajamento do seu público

Para aproveitar ao máximo o potencial das campanhas de Halloween e conseguir aumentar o engajamento dos clientes com a marca é preciso adotar uma abordagem criativa e interativa. Inclusive, preparar uma decoração que consiga envolver os clientes e tornar a experiência de compras mais divertida pode ser um grande trunfo.

Uma das dicas para aumentar o engajamento é criar uma decoração temática, tornando o supermercado em um ambiente mágico e lúdico. Utilize elementos tradicionais do Halloween, como abóboras, morcegos de borracha, fantasmas e bruxas, para criar uma atmosfera festiva. 

Além disso, você também pode promover concursos de fantasias e presentear os clientes ganhadores. Essa promoção pode ser realizada nas suas redes sociais, incentivando o consumidor a postar a foto e marcar o seu supermercado nela. Desta forma, ao mesmo tempo em que você usa o UGC para divulgar o seu negócio, você também conseguirá atrair a atenção para ele.

Outra opção é convidar os clientes a compartilharem fotos com a decoração do supermercado utilizando uma hashtag exclusiva, promovendo a interação nas mídias sociais. Crie promoções especiais ou descontos exclusivos para quem participar das atividades de Halloween, incentivando-os a retornar ao supermercado e fidelizando esses clientes.

Ao investir na experiência do cliente e na interação com a marca durante a campanha de Halloween, o supermercado se destaca da concorrência e melhora o relacionamento com o consumidor. Vale a pena dizer que, um bom engajamento não apenas impulsiona as vendas durante o período de Halloween, mas também fortalece a presença da marca na mente dos consumidores, tornando-os mais propensos a escolher o supermercado para suas compras futuras.

7. O segredo está nos detalhes

Provavelmente você já deve ter escutado que o segredo de uma boa decoração e ambientação está nos detalhes. Afinal, cada pequeno elemento pode contribuir para criar uma atmosfera envolvente e atrativa, cativando os clientes e incentivando as compras. 

Mas, ficar atento a tudo pode ser um grande desafio para qualquer gestor experiente do setor supermercadista. Por isso, para garantir que nenhum detalhe seja esquecido, vamos te dar algumas dicas valiosas.

Tudo bem que o tema é Halloween, mas você pode escolher algo que se destaque, cor ou elementos que representam a data. O mais importante é manter a consistência na temática e nos elementos na loja toda, ou seja, das entradas até os corredores e as áreas de caixa, todos os espaços devem estar alinhados com o tema escolhido, criando uma experiência imersiva para os clientes. Você pode utilizar adereços, banners e cartazes temáticos para reforçar a atmosfera do Halloween em cada setor do supermercado.

Outro detalhe essencial é a iluminação do supermercado. A escolha cuidadosa de cores e efeitos de iluminação pode realçar os elementos decorativos e criar um clima de mistério e diversão. Caso você tenha preparado alguma experiência mais imersiva para os consumidores, poderá utilizar luzes mais fracas e tons mais escuros para criar uma sensação de suspense.

E, como já falamos anteriormente, não se esqueça da música ambiente. Escolha trilhas sonoras temáticas de Halloween para tocar na loja, criando uma experiência sensorial completa e reforçando o clima festivo. A música pode estimular as emoções dos clientes e deixá-los mais propensos a permanecer na loja por mais tempo, aumentando as chances de realizar compras adicionais.

Para garantir que nenhum detalhe seja esquecido na decoração, o dono do supermercado pode criar uma lista de verificação com todos os elementos a serem incorporados, desde a temática até os adereços, iluminação e música. Além disso, pode ser útil solicitar a opinião da equipe de funcionários, incentivando-os a sugerir ideias e contribuir para a criatividade da decoração.

8. Use a decoração para divulgar as ofertas e promoções do período

Você já parou para pensar em como a decoração pode ser utilizada também na hora de divulgar as ofertas e promoções de Halloween no supermercado? Se não tiver essa possibilidade, talvez você mude de ideia após ler este texto.

Sem dúvida alguma, uma das formas mais tradicionais de divulgação é por meio de folhetos e panfletos impressos. Distribuir esses materiais nas áreas próximas ao supermercado e em locais estratégicos da comunidade é uma maneira de alcançar um amplo público. É importante que esses impressos sejam bem projetados, com destaque para as ofertas e a temática de Halloween, atraindo o interesse dos consumidores que se interessam por esse tipo de comemoração.

Entretanto, você pode apostar na criatividade e utilizar outras formas para isso. Por exemplo, preparar um espantalho, com cara de abóbora, segurando um cartaz com as promoções do hortifrúti. Ou então um esqueleto próximo ao açougue, também segurando um cartaz com as promoções da semana. Seja criativo e surpreenda o seu cliente.

Dicas para aumentar as vendas do supermercado no Halloween

Claro que a decoração vai te ajudar a aumentar as vendas da sua loja, mas não dá para confiar apenas nessa estratégia para ter um bom desempenho no Halloween. O ideal é que você também prepare outras ações de marketing para o período. Não precisa ser nada diferenciado, mas apenas continuar fazendo bem aquilo que você já faz rotineiramente. 

Entretanto, se quiser se destacar, sugerimos algumas ações mais voltadas para o Halloween, já que isso pode aumentar o engajamento dos consumidores e atrair atenção para o seu supermercado. Sem falar que, dependendo da ação, você pode oferecer ao cliente uma experiência inesquecível.

Marketing de experiência, a ferramenta ideal para o Halloween no supermercado

Os brasileiros são os consumidores que mais valorizam as experiências de compras. Além disso, o comportamento dos consumidores vem mudando nos últimos tempos, e as pessoas estão cada vez mais interessadas em interagir com marcas e que tenham os mesmo valores que eles, ou que tenham algo mais a oferecer do que simplesmente produtos.

Por isso, provavelmente a melhor forma de conseguir se destacar em datas comemorativas é apostando no marketing de experiência. Esse ramo do marketing procura aumentar a visibilidade da marca através de ações imersivas, em que as pessoas possam participar ativamente da propaganda. Desta forma, a marca consegue reforçar a sua identidade e ainda envolver o cliente, mostrando que ele é parte essencial do sucesso da empresa. 

Muitas empresas já apostaram nessa estratégia e conseguiram atrair muitos clientes para conferir a novidade. E, o simples fato de participar da ação, faz com que o cliente se lembre daquele evento, fazendo com que a marca fique na memória do consumidor por um longo período.

Uma dessas ações foi quando a Sprite instalou duchas nas praias do Rio de Janeiro, que imitavam as máquinas de refrigerante. Ou seja, conseguiu reforçar que a bebida era refrescante e ideal para o calor do Rio, e ainda atraiu a atenção das pessoas que passavam pelo local e que decidiram aproveitar a oportunidade.

Você pode fazer algo semelhante no seu supermercado, incentivando os clientes a se fantasiar, por exemplo. Para deixar a coisa ainda mais interessante, dê desconto para os consumidores que aparecem fantasiados e promova uma competição para escolher a melhor fantasia.

Neste artigo você conheceu dicas para fazer a decoração de Halloween no supermercado. Para ter mais dicas e como fazer uma boa gestão e manter as vendas sempre altas, acesse o nosso blog e confira nossos artigos.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Quanto custa para abrir um supermercado? Saiba tudo sobre o assunto

Ter um negócio próprio é o sonho de muitos brasileiros. Como os gastos com alimentação são sempre necessários, independentemente da situação financeira do país, muitas pessoas optam por se aventurar em abrir um supermercado. Durante essa jornada, uma das primeiras perguntas que as pessoas fazem é quanto custa abrir um supermercado. Já adiantamos que essa…

Por Nayara Santos em 30.08.2022

9 Ideias para aplicar no Dia das Mães no supermercado

O Dia das Mães no supermercado é uma data que, quando bem planejada, pode aumentar o seu faturamento significativamente. Celebrado no segundo domingo de maio, a data é uma das mais importantes do varejo, movimentando milhões de reais em todo o Brasil. Por isso, é preciso se planejar e traçar estratégias para conseguir aproveitar esse…

Por Nayara Santos em 13.03.2024

Abertura e fechamento de caixa de supermercado: saiba tudo sobre o assunto

A abertura e fechamento de caixa de supermercado é uma tarefa corriqueira e bastante simples, porém muitos gestores ainda têm dúvidas sobre qual é a forma correta de executar essas atividades. Afinal de contas, qualquer problema durante esse processo pode ser sinônimo de prejuízo financeiro para o seu supermercado. Por isso, nós preparamos esse artigo…

Por Nayara Santos em 06.03.2023

6 exemplos de fluxograma de supermercado: veja os melhores

Você sabe quais são os principais exemplos de fluxograma de supermercado? Aliás, você sabe para que serve um fluxograma? Ou entende como ele pode te ajudar no dia a dia do supermercado? Não se preocupe se você respondeu “não” para alguma dessas perguntas. Afinal, é justamente para adquirir conhecimento que você resolveu ler este artigo.…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Ações de sustentabilidade em supermercados: 7 ações que podem ser tomadas

Você já parou para pensar no quanto o seu negócio pode estar impactando o meio ambiente? Por isso, incluir ações de sustentabilidade no seu supermercado pode ser uma forma não apenas de diminuir esse impacto, mas também de conquistar clientes que tenham as mesmas preocupações e valores. Por mais que você saiba e já pratique…

Por Nayara Santos em 10.05.2021

9 ações simples e práticas para aumentar as vendas do seu supermercado no final de ano!

 Final de ano chegando e todos os varejistas estão de olho no 13° salários dos consumidores. Inclusive, o final de ano é um período muito esperado por todos os lojistas para conseguir aumentar as vendas. E, com os supermercados não é diferente, já que são muitas festas e celebrações que exigem sempre a compra…

Por Nayara Santos em 11.08.2023

Controle de estoque em supermercados: veja 12 dicas de como fazer

Dos grandes aos pequenos comércios, o bom gerenciamento do estoque é essencial. Ainda, quando falamos de muitos produtos diferentes, isso se torna ainda mais importante e desafiador. Não há como pensar em segurança financeira, ou mesmo na segurança do consumidor, sem pensar no controle de estoque em supermercados. Além dos manter os produtos nas condições…

Por Nayara Santos em 03.11.2021

Aumente as suas vendas agora com 5 ações simples e práticas!

É natural que gestores do setor supermercadista estejam em uma busca constante por formas de aumentar as vendas do supermercado. Afinal, nem sempre é fácil encontrar formas de se destacar e fazer com que o cliente prefira a sua loja. Por isso, em um ramo tão competitivo, ficar de olho nas novidades é uma questão…

Por Nayara Santos em 03.05.2022

Comprador de supermercado: 5 dicas para ser o melhor

Ser um comprador de supermercado significa que você tem uma grande responsabilidade. Isso porque você será um dos principais responsáveis por manter um estoque sempre repleto de itens essenciais para o supermercado. Afinal de contas, não tem como ter um supermercado se não houverem produtos para serem vendidos. Assim, se você é um comprador de…

Por Nayara Santos em 06.10.2021

Receba nossos conteúdos exclusivos