Apesar do número de profissionais existentes no mercado ser relativamente baixo, o cartazista de supermercado ainda é um cargo extremamente importante no varejo. Isso porque, quando a loja tem os seus profissionais cartazistas, os preços dos produtos podem ser alterados e atualizados quase que de forma imediata.
Além disso, o cartazista também pode ser um grande trunfo que o supermercado pode ter, já que ele é capaz de trazer vida, personalidade e autenticidade para a sua marca. Para isso ser possível, é preciso conhecer a importância dos cartazes de supermercado, o que ele pode fazer pelo seu negócio e quais as principais letras que podem ser utilizadas. Neste artigo vamos tratar de tudo isso. Confira!
Os cartazes de supermercado são uma opção relativamente barata e prática de chamar a atenção do cliente para os produtos que estão em promoção. Além disso, eles podem ser pendurados na fachada da loja, aumentando o alcance e as chances de atrair clientes para dentro da loja.
Uma vez que o cliente tenha entrado na loja, então os cartazes podem ser utilizados para indicar promoções, ofertas relâmpago e para mostrar o preço dos produtos em alguns setores.
Outra grande vantagem é que caso os preços sejam alterados ao longo do dia, quando o supermercado possui uma cartazista, os cartazes com os novos preços poderão ser rapidamente produzidos. Desta forma, você não precisa enviar para a empresa responsável, ou mesmo aguardar a impressão, caso isso seja feito no próprio supermercado.
Confira todas as dicas para preparar um cartaz de sucesso no nosso artigo Como fazer um cartaz de ofertas de supermercado em 8 passos.
Os cartazes são uma forma de visual merchandising do supermercado, ou seja, se utilizados corretamente, eles podem te ajudar a reforçar a sua marca e transmitir a mensagem certa. Da mesma forma, eles também podem prejudicar o seu negócio e passar a mensagem de falta de profissionalismo se preparados sem planejamento.
Por isso, a escolha da fonte e das informações que irão nos cartazes é importantíssima. Claro que o nome do produto e o preço devem sempre aparecer, mas caberá a você mostrar o preço sem o desconto, ou mesmo incluir pequenos desenhos conforme a época do ano ou a data comemorativa a qual a promoção se refere.
Assim, se você quiser ainda pode utilizar a criatividade e contar uma pequena história com esses desenhos nos cartazes. O importante é que os cartazes devem ajudar a trazer a personalidade, transmitir a mesma mensagem e ter o mesmo conceito que a sua marca.
Dito isso, é evidente que você precisará contar com cartazistas de supermercado bem treinados e que entendam bem o seu branding e qual é o visual merchandising da sua marca.
Parte do segredo para conseguir chamar a atenção do cliente com os cartazes de supermercado é a escolha das letras certas. Existe uma grande diversidade de letras disponíveis, por isso, é preciso tomar cuidado com qual escolher.
Isso porque, elas precisam ser legíveis para os clientes, mesmo a uma certa distância. Afinal de contas, há pouco tempo para conseguir chamar a atenção dos clientes, muitas vezes é uma questão de segundos. Assim, se o cliente tiver dificuldade para conseguir ler o que está escrito, provavelmente ele passará batido pelo cartaz.
A seguir, daremos algumas dicas de quais letras e estilos o cartazista de supermercado poderá utilizar na preparação do cartaz.
A técnica de lettering é uma das mais utilizadas pelos cartazistas de supermercado. Nessa técnica a letra fica com um traço mais grosso quando desce, e apresenta voltas com linhas mais finas na parte superior.
A serifa consiste naquele detalhe de traço nas extremidades das letras. Por exemplo, a fonte do tipo Times New Roman possui serifa, enquanto a Arial não possui. De modo geral, as letras que possuem serifa transmitem uma sensação mais clássica e tradicional. Já as letras sem serifa, geralmente permitem uma leitura mais fácil e também podem transmitir uma sensação de modernidade.
Os cartazistas de supermercado que optarem pela letra cursiva precisam ter um cuidado extra. Isso porque elas tendem a ser mais enfeitadas e cheias de detalhes, o que pode deixar o cartaz bastante difícil de ler. Essas letras são excelentes para convites, certificados e diplomas, mas devem ser evitadas quando se trata de chamar a atenção dos consumidores do supermercado.
Como o próprio nome diz, as letras decorativas fazem parte da decoração e podem ser utilizadas em ocasiões especiais. Por exemplo, se o supermercado quiser fazer uma promoção de Festa Junina ou Carnaval, a letra decorativa pode ser uma forma interessante de chamar a atenção do cliente e de reforçar a marca do supermercado.
Entretanto, o cartazista deve evitar utilizá-las o tempo todo. Como elas são muito diferentes e marcantes, o cliente pode acabar se cansando dela e deixando de prestar atenção ao cartaz.
Vale mencionar que esta é apenas uma técnica e que não precisa necessariamente ser utilizada nos seus cartazes. O importante é que cada supermercado e cada cartazista crie a sua técnica e siga um padrão. Assim, o cliente se acostuma com aquela imagem e já saberá o que irá encontrar ao olhar para o cartaz.
Outro ponto importante para os cartazistas de supermercado ficarem atentos é com relação à preparação do cartaz. Eles devem ser feitos conforme a necessidade da loja, geralmente antes de abrir. Assim, os clientes já irão se deparar com os preços atualizados assim que entrarem na loja.
É preciso também ficar atento para que, sempre que os preços sofrerem alterações, todos os cartazes referentes àquele produto sejam trocados. Isso evitará transtornos e problemas com clientes que se interessaram pelo produto devido o preço, mas se depararam com um valor diferente na prateleira ou no caixa.
Sabemos que o dia a dia de um dono de supermercado é bem corrido e agitado. Mas hoje existem serviços que ajudam a otimizar seu tempo e a melhorar os resultados do supermercado.
Um serviço essencial que não pode faltar no seu negócio é uma rádio personalizada e completa para supermercados.
Já imaginou você divulgar todas as suas ofertas de uma maneira muito mais simples, rápida e eficiente?
A Listenplay Supermarket é uma rádio que oferece anúncios de ofertas ilimitados e de forma instantânea, é isso mesmo, basta você digitar o texto da sua promoção que ela começará a tocar dentro do seu supermercado. E ainda você terá acesso a várias playlists, criadas para o perfil dos seus clientes.
Otimize seu tempo, saia na frente dos concorrentes e teste o nosso serviço por 10 dias grátis.