Por Nayara Santos em 26.07.2023

Halloween no Supermercado: veja como se preparar e vender mais

Por Nayara Santos em 26.07.2023

A preparação para o Halloween no supermercado deve ser feita como em muitas outras datas importantes do varejo, com planejamento. Isso significa entender as necessidades dos seus clientes, saber quais demandas o supermercado é capaz de atender, encontrar formas de atrair a atenção do cliente para que ele compre mais.

Por isso, se você está interessado em aproveitar mais essa data no calendário do varejo para aumentar as suas vendas, você está no lugar certo. Neste artigo vamos te dar algumas dicas de como você poderá se preparar. Boa leitura!

Dicas para aproveitar o Halloween no supermercado

O Halloween, também conhecido como Dia das Bruxas, é uma festividade culturalmente inspirada em tradições celtas, e é celebrado no dia 31 de outubro. Assim como outras datas comemorativas, ele também representa uma oportunidade de aumentar as vendas no supermercado.

Isso porque, esse evento atrai consumidores em busca de produtos temáticos, como doces, fantasias e decorações. Portanto, ao se preparar adequadamente, com seções temáticas, promoções especiais, eventos e parcerias com fornecedores locais, você poderá se destacar, atraindo um público diversificado e aproveitar ao máximo o potencial de vendas durante o Halloween.

Confira a seguir as nossas dicas de como se preparar e obter o lucro desejado em mais essa data.

1. Defina os produtos que estarão em oferta

Na hora de definir os produtos em oferta para o Halloween no supermercado você tem duas opções. Na primeira delas você deve oferecer os itens que sejam característicos da data. Por exemplo, os enfeites de dias das bruxas com abóboras, caveiras, fantasmas, aranhas, escorpiões, teias de aranha, monstros e tudo que possa remeter à data. 

Além disso, as cores que geralmente se destacam são o laranja, o preto, o roxo e o branco. Essas cores podem ser utilizadas para a decoração do supermercado e das seções em que os produtos serão exibidos. Vale a pena mencionar a tradição desta celebração, que é pedir doces de porta em porta. Portanto, não se esqueça de incluir alguns doces dentre os produtos em promoção. 

Já a segunda opção de produtos para colocar em oferta, são aqueles itens mais procurados pelos seus clientes. Para saber quais são esses itens, faça uma análise dos relatórios gerenciais. Se você tiver mais de uma loja, é importante que essa análise seja feita para cada uma delas, separadamente. Isso porque, os clientes são diferentes e as preferências também podem mudar.


Para que as ofertas sejam realmente atrativas, o ideal é fazer ofertas com essas duas categorias de produtos. Assim, o cliente aproveita para comprar produtos específicos do Halloween, e os itens que os clientes possuem interesse.

2. Faça uma decoração de Halloween no supermercado

Claro que a decoração de Halloween no supermercado não poderia ficar de fora da nossa lista. Isso porque, quando você decora a sua loja imediatamente o cliente entra no clima da festa e se sente mais à vontade para ir às compras. Sem falar que, quando bem utilizada, a decoração é capaz de atrair a atenção do cliente e despertar a curiosidade para os itens que estão sendo exibidos.

Por isso, planeje a decoração de Halloween assim como você planejaria em outras datas importantes do varejo. A decoração pode começar já na fachada do supermercado, assim, você já chama a atenção do cliente antes mesmo dele entrar na sua loja. Ela será importante principalmente para aquelas pessoas que já estão interessadas em comprar itens para celebrar o dia das bruxas. Apenas com essa simples ação você já poderá se destacar da concorrência e se tornar preferência dos clientes.

Dentro do supermercado, você poderá criar uma seção com produtos em oferta para o Halloween. Essa seção poderá ser cuidadosamente decorada de modo que permita ao cliente identificar que os itens que ele procura estão ali. Apenas tome cuidado para não colocar itens de decoração muito grandes em locais que atrapalhem a circulação dos clientes.

3. Divulgue as ofertas de forma assertiva

De nada adianta planejar as ofertas cuidadosamente se os seus clientes não souberem que os produtos estão em promoção. Por isso, ao planejar as ofertas, planeje também a forma como você irá comunicar ao cliente sobre elas. 

Existem diferentes mídias que você poderá utilizar para divulgar as ofertas, tudo vai depender da identidade da sua marca, do perfil do seu público-alvo e quais as mídias que ele mais utiliza. O ideal é que você utilize mais de uma forma de divulgação, já que assim, você será capaz de atingir um maior número de clientes ao mesmo tempo.

Veja algumas formas de divulgação que você poderá utilizar:

Além disso, o objetivo por trás dessa divulgação também importa. Afinal, se você quiser atrair clientes que já são fidelizados, você provavelmente terá o contato e poderá mandar um e-mail ou mensagem no WhatsApp. 

Por outro lado, se a intenção é atrair novos consumidores, ou mesmo aqueles que não compram sempre com você, então neste caso você pode investir em publicações patrocinadas nas redes sociais, outdoors, e cartazes de ofertas. 

4. Promova um Halloween solidário

Já pensou em celebrar o Halloween supermercado incentivando a solidariedade? Pois, essa é uma medida muito praticada em outras datas, como Natal e Dia das Crianças. Entretanto, o Halloween é uma data em que as crianças podem se divertir bastante, utilizando fantasias e ganhando doces. 

Por isso, você poderá aumentar as vendas do seu supermercado e ganhar a simpatia de muitos clientes promovendo ações sociais. Para isso, faça uma parceria com alguma ONG ou orfanato que precise de doações, informe os seus clientes dessa parceria e incentive as doações de itens para comemorar a data e para presentear as crianças.

Ainda, faça um evento e convide os clientes para participar da entrega dos produtos e da festa com as crianças. Assim, além de promover a sua marca e aumentar as vendas, você ainda ajuda às pessoas que precisam

5. Prepare o estoque do supermercado

O estoque é outro item importantíssimo na hora de se planejar para o Halloween no supermercado. Isso porque, você precisará ser capaz de atender à demanda que será criada pela data e pelas ofertas que você preparou.

Por isso, faça um inventário do estoque e certifique-se de quais itens você deverá pedir e quantas unidades devem ser compradas de cada um deles. Desta forma, você saberá exatamente quais os produtos que tem em estoque, quando o novo pedido deverá chegar e se haverá espaço suficiente para armazená-los

Quanto antes você fizer a preparação do estoque melhor. Afinal de contas, você terá tempo para vender os produtos encalhados no estoque, se há algum produto próximo do vencimento que precisa ser vendido e negociar a entrega e os preços com os fornecedores. Lembre-se que outros supermercadistas estão fazendo exatamente a mesma coisa. Portanto, não deixe esse planejamento para a última hora.

6. Prepare uma trilha sonora especial para o Halloween

O Halloween é uma festa em que as pessoas se fantasiam (não necessariamente com fantasias de terror) e aproveitam a festa para se divertir. Portanto, o seu supermercado também precisa pensar em qual será a melhor trilha sonora para a ocasião.

Música escolhidas de forma aleatória, com base no gosto musical de quem as selecionou, não irão funcionar com os seus clientes. Sem falar que ainda podem passar a imagem errada sobre o seu supermercado. Isso acontece porque a música é capaz de transmitir emoções, portanto, você quer despertar as emoções certas nos seus clientes.

Diante disso, o ideal é contar com a ajuda de quem entende do assunto e saiba como criar a trilha sonora perfeita para o Halloween. A boa notícia é que a Listenx é a empresa que você estava procurando para te ajudar. Ela atua há 20 anos no mercado brasileiros e já ajudou mais de 11 mil empresas a conquistarem os seus clientes.

Com um time de especialistas em music branding, você terá uma trilha sonora feita sob medida para a sua marca, e que te ajudará a oferecer o melhor ambiente de compras para os clientes. Então, não perca mais tempo e solicite agora mesmo um teste gratuito por 10 dias, você não vai se arrepender.

Para saber mais sobre o assunto, confira o nosso e-book exclusivo Rádio para supermercados: revolucione o seu negócio!

7. Invista na comunicação com os clientes fidelizados

Durante o Halloween, é crucial que os supermercados reconheçam a importância de investir na comunicação com os clientes já fidelizados. Isso se deve ao fato de que, esses clientes já conhecem os serviços e produtos oferecidos pela sua empresa, o que cria uma vantagem significativa em comparação com aqueles que nunca compraram no estabelecimento. 

Em outras palavras, as chances dos consumidores fidelizados comprarem com você, seja no Halloween ou em qualquer outra data, são muito maiores do que os que nunca o fizeram. Portanto, preparar um plano de marketing voltado para esses clientes é uma das formas de conseguir vender mais.

Uma forma bastante interessante de fazer com que esse cliente vá até a sua loja, é oferecendo promoções exclusivas, que atendam às suas preferências e necessidades, sejam elas ligadas ao Halloween ou não. Essa, inclusive, também é uma boa estratégia para conseguir estreitar os laços com o cliente e aumentar a confiança que ele tem na sua marca. Afinal, quem não quer ganhar descontos naqueles produtos que compra sempre, não é mesmo?

8. Busque parceiros para distribuição de brindes e sorteios

A sensação que o cliente tem de ser beneficiado quando ele interage com o supermercado é uma das formas mais eficientes de fidelizá-los. Sem falar que, os consumidores se sentem atraídos quando eles percebem que terão esse benefício, o que ajuda a chamar a atenção deles e fazer com que eles façam uma visita à sua loja.

Por isso, a nossa próxima dica é justamente distribuir brindes e fazer sorteios de produtos e vale compras. Desta forma, o cliente poderá ficar entusiasmado com a recompensa e optar por fazer as compras com você e não com a concorrência.

Para esta ação, você pode buscar parceiros que ajudem a aumentar a visibilidade do supermercado e a trazer um pouco de autoridade para a sua marca. Esses parceiros podem ser fornecedores, outras lojas do varejo, ou negócios que fiquem próximos ao supermercado.

Mas, para ter brindes e prêmios que sejam realmente atrativos, é necessário lembrar que eles precisam remeter ao Halloween. Algumas sugestões incluem: cestas de doces e chocolates temáticos, produtos para decoração de festas, ingressos para eventos relacionados ao Halloween, vouchers para serviços de beleza ou até mesmo produtos exclusivos do supermercado com embalagens especiais para a ocasião.

Essas dicas valem tanto para os brindes quanto para os sorteios. O mais importante para os estabelecimentos que optarem por essa estratégia é deixar claro quais são as condições para receber os brindes e concorrer aos prêmios sorteados. Uma estratégia que funciona muito bem para aumentar as vendas, é vinculá-los a um valor mínimo de compras.

9. Faça uma campanha voltada para as redes sociais

A nossa última dica para se preparar e vender mais no Halloween, é fazer uma campanha que seja voltada para as redes sociais. Vale a pena lembrar que as redes ajudam o supermercado a aumentar a conexão com os consumidores, o que melhora o relacionamento com eles e as chances de fidelizá-los.

Sem falar que as redes sociais oferecem uma plataforma poderosa para engajar o público, promover produtos e serviços e criar um senso de comunidade em torno da marca. Com conteúdos temáticos e criativos, o supermercado pode se posicionar como uma autoridade no assunto e capturar a atenção dos consumidores durante essa época festiva, como o Halloween.

Para deixar a sua campanha interessante e atrativa, procure incluir conteúdos divertidos, como tutoriais de maquiagem assustadora, receitas temáticas, dicas de decoração e até mesmo desafios interativos, como concursos de fantasias. Também é possível envolver os seguidores com enquetes e perguntas, incentivando-os a compartilhar suas experiências e opiniões sobre o Halloween.

Sem falar que desta forma você também consegue aproveitar os conteúdos produzidos pelos clientes para reforçar a sua marca, esse é o chamado UGC. Para saber mais sobre como ele pode ajudar o seu supermercado a se destacar, confira o nosso artigo O que é UGC: saiba como usar e confira exemplos!

Agora que você já sabe como se preparar para o Halloween no supermercado e aumentar as vendas, não deixe para a última hora! Aproveite e confira o nosso blog com muitos artigos com dicas para fazer uma boa gestão do seu supermercado.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

5 ideias de promoção para supermercado: aumente suas vendas

Ter boas ideias de promoção para supermercado pode fazer a diferença na hora de aumentar as vendas da sua loja. Afinal, em tempo de crise e preços altos, os consumidores buscam sempre uma forma de conseguir diminuir os custos e sair na vantagem. Se você conseguir fazer as promoções certas poderá, sem dúvida alguma, se…

Por Nayara Santos em 29.03.2022

Aplicativo para supermercado: veja a importância de ter o seu

Com as pessoas cada vez mais conectadas através de aplicativos de celulares, é impossível para o varejista não acompanhar essa tendência. Por isso, se você ainda não tem um aplicativo para o seu supermercado chegou o momento de entender melhor como isso funciona e quais os benefícios que ele pode trazer para o seu negócio.…

Por Nayara Santos em 10.05.2021

Como fazer um cartaz de oferta de supermercado em 8 passos

Saber como fazer um cartaz de oferta de supermercado é um passo essencial para conseguir atrair a atenção do seu cliente e aumentar as vendas do seu negócio. E isso envolve muito mais do que simplesmente escrever o nome e o preço do produto em um pedaço de papel. Essas ações, quando não planejadas, podem…

Por Nayara Santos em 01.09.2020

7 ofertas de carnaval para supermercado: aproveite a folia e venda mais

Preparar as ofertas de Carnaval certas para o seu supermercado pode significar um maior movimento da loja, aumento das vendas e mais chances de fidelizar clientes. Afinal, conseguir atrair consumidores para o supermercado é um dos grandes desafios dos varejistas deste setor, portanto, cada oportunidade de fidelização deve ser aproveitada. Uma das melhores formas de…

Por Nayara Santos em 05.02.2024

WhatsApp para supermercados: 5 motivos para adotar essa estratégia

O WhatsApp para supermercados pode ser uma boa estratégia para aumentar as vendas e fidelizar clientes. Contando ainda com uma grande vantagem, ele é gratuito. Por isso, cada vez mais, empresas de diferentes ramos do varejo vêm aderindo a esse aplicativo para ter mais sucesso.  Se você ainda não entende como essa estratégia pode funcionar,…

Por Nayara Santos em 05.04.2021

6 dicas para locutor de supermercado: veja como se destacar

Assim como em outros cargos, o locutor de supermercado também precisa se preparar para conseguir fazer um bom trabalho. Além disso, o gestor de supermercado também precisa conhecer sobre o assunto para poder contratar um bom profissional para o seu negócio. Como ocorre com outras profissões, o locutor de supermercado também pode ficar atento a…

Por Nayara Santos em 06.10.2021

Planograma de supermercado: entenda o que é, sua importância e como montar um

O planograma de supermercado é mais uma das ferramentas que os gestores possuem para conseguir atrair a atenção do cliente para os produtos certos e aumentar as vendas. Aliado a organização de produto por categoria é possível planejar a sua loja para agradar aos seus clientes, como se fosse uma personalização do supermercado de acordo…

Por Nayara Santos em 11.05.2021

Cooperativa de supermercado: entenda como funciona e como montar uma

A busca constante por preços menores sem que a qualidade do produto fosse comprometida, fez com que as cooperativas de supermercado surgissem. Neste modelo de negócio, os cooperados encontram muitas vantagens, já que eles não apenas podem usufruir de preços melhores, mas também participam da tomada de decisões do supermercado. Neste artigo nós vamos explicar…

Por Nayara Santos em 02.07.2021

Quanto custa para montar um supermercado pequeno? Descubra agora mesmo

Provavelmente você chegou aqui querendo saber quanto custa para montar um supermercado pequeno, certo? Aliás, conhecer os custos de abrir um negócio é uma das primeiras pesquisas que as pessoas fazem.  Entretanto, essa nem sempre é uma tarefa fácil ou uma pergunta simples de ser respondida. Portanto, dificilmente haverá uma resposta com números absolutos. Isso…

Por Nayara Santos em 11.08.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos