Por Nayara Santos em 30.03.2021

Comunicação visual interna para supermercado: conheça as principais

Por Nayara Santos em 30.03.2021

A comunicação visual interna para supermercado irá te ajudar a sinalizar e identificar todas as seções. Quando bem feita, ela é capaz de melhorar a experiência de compra do cliente, já que ele consegue encontrar todos os itens que estão na sua lista de compras. 

Por isso, é fundamental prestar atenção em como você pode melhorar essa comunicação visual ou mesmo executá-la da melhor forma possível. Garantindo a satisfação do cliente e até mesmo a sua fidelização.

Desta forma, neste artigo vamos trazer algumas informações essenciais sobre a comunicação visual interna para supermercado e ainda daremos algumas dicas práticas para você aplicar no seu negócio. Boa leitura!

Diferentes tipos de comunicação visual interna para supermercado

Existem diferentes tipos de comunicação visual interna nos supermercados. Cada um desses tipos pode, e deve, ser utilizado com um propósito diferente. Entretanto, de modo geral, o principal objetivo é tornar a experiência do cliente melhor durante as compras.

A comunicação visual interna pode ser dividida da seguinte forma:

  • Segurança: a comunicação relacionada à segurança visa manter a integridade dos clientes e funcionários. Ela consiste basicamente em indicar saídas de emergência, piso molhado, localização dos extintores, degraus, locais em reforma, ou em qualquer outro local, ou situação que possa oferecer algum risco;
  • Promoções: importantíssima e diretamente ligada ao marketing, é ela que indicará aos clientes onde estão e quais são os produtos em promoção e setores que possuem boas ofertas;
  • Espaços: utilizada para sinalizar onde está cada espaço do supermercado, tais como banheiros, caixas e os diferentes setores (açougue, peixaria, padaria, hortifrúti, dentre outros).

4 dicas para melhorar a comunicação visual interna no seu supermercado

Quando um cliente vai ao supermercado ele espera conseguir encontrar facilmente aquilo que ele procura, quais são os produtos que estão em promoção e quais possuem um preço diferenciado para os clientes que fazem parte do programa de fidelidade.


Ainda, os gestores podem utilizar a comunicação visual interna como uma forma de reforçar o visual branding do seu supermercado. Por isso, é preciso pensar na escolha dos itens para a comunicação de forma cuidadosa e bem planejada, já que ela é uma das responsáveis por dar vida ao seu supermercado.

1. Preste atenção ao comportamento do cliente

Muitos clientes gostam de seguir determinado roteiro quando estão fazendo as compras. Pode ser que eles comecem com os itens básicos, como arroz, feijão, macarrão, sigam para o açougue e peixaria, passem pelo setor de laticínios e terminem as compras no hortifrúti. Outros podem iniciar pelas bebidas, seguir para o setor de higiene pessoal e limpeza, itens básicos, hortifrúti, laticínios e encerrar no açougue e peixaria. 

Assim, se você nunca prestou atenção nisso é bom ficar atento. Conhecer qual é o roteiro feito pelos clientes, poderá te auxiliar tanto na organização do layout do supermercado, como na hora de fazer o planejamento das placas e itens de comunicação visual interna que serão utilizadas no supermercado.

Vale ressaltar que conhecer o comportamento do cliente também pode ser utilizado ao seu favor para aumentar as vendas. Por exemplo, se os seus clientes geralmente começam as compras pelos itens básicos, você pode colocar outro corredor antes desse. Essa disposição fará com que o cliente passe por outra seção e se depare com produtos que não estavam na lista, mas que podem ser necessários ou estavam com bom preço, e comprá-los.

2. Mantenha a identidade visual

Ao planejar a comunicação visual interna do seu supermercado é fundamental que você mantenha uma certa padronização. Isso significa identificar as diferentes seções utilizando os mesmos tipos de placas e com a mesma tipografia. Neste caso, você poderá utilizar as cores a seu favor, escolhendo uma cor para cada seção do supermercado. Isso melhora a experiência do cliente, já que ele consegue encontrar facilmente o que procura, ou então qual o tipo de placa que ele deve procurar para conseguir se localizar.

Ainda, se o seu supermercado possui diversas unidades é importante que a mesma identidade visual seja utilizada em todas as lojas. Desta forma, o cliente conseguirá se localizar, independentemente de qual loja ele esteja fazendo as compras.

Outro ponto importante, é que você pode fazer toda a comunicação visual interna com base nas cores, logotipo e tipografia da sua marca. Não importa qual seja a forma escolhida, o importante é manter a padronização.

3. Identifique todas as seções

A nossa penúltima dica está em identificar todas as seções do supermercado. Alguns gestores colocam essa identificação apenas no açougue, peixaria e padaria, mas esquecem de identificar os demais. Isso pode ser um erro, já que o cliente quer facilidade na hora de fazer as compras, caso ele não encontre isso, a experiência ficará prejudicada e a fidelização ficará mais difícil.

O mais indicado é usar placas suspensas de identificação, já que os totens, por exemplo, podem ocupar muito espaço e atrapalhar a circulação dos clientes. Eles são mais indicados para destacar produtos que estejam em promoção, por exemplo.

Lembre-se que, de tempos em tempos, algumas mudanças no layout do supermercado são necessárias. Deste modo, é importante que você faça a escolha certa de como será a identificação de cada seção. Caso contrário, você poderá acabar perdendo tempo ou mesmo ficará impossibilitado de fazer algumas mudanças no layout.

4. Etiquetas de preços

Todo cliente espera que seja fácil de encontrar o preço dos produtos quando está fazendo compras no supermercado. Portanto, é importante que as etiquetas também sigam um padrão e que as letras e números sejam legíveis.

Ainda, o ideal é que você escolha cores diferentes para indicar quais são os itens que estão em promoção ou quando o produto tiver preço diferenciado para os clientes do programa de fidelidade.

Comunicação interna com os funcionários

Antes de encerrarmos é importante mencionar que a comunicação interna de um supermercado também pode ser entendida pela comunicação entre a empresa e os seus funcionários. Essa comunicação é importante para que todos os processos do supermercado sejam executados da melhor forma possível.

É fundamental que os gestores prestem atenção em como essa comunicação é feita e se atentem para mantê-la clara e objetiva. Além disso, essa comunicação deve ser utilizada para manter a transparência com os seus colaboradores, dividindo com eles os objetivos e a missão da empresa, bem como os bons resultados alcançados. Lembre-se de que grande parte do sucesso da sua empresa se deve à dedicação desses funcionários.

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