Por Nayara Santos em 10.01.2022

Como inovar em um supermercado? Confira 6 dicas!

Por Nayara Santos em 10.01.2022

Se você quer obter os melhores resultados precisa pensar em alternativas criativas para aprender como inovar em um supermercado. Afinal, apostar nessa estratégia só traz benefícios para o seu negócio.

A inovação, principalmente quando aliada à tecnologia, pode trazer mudanças significativas para o supermercado. Afinal, ela auxilia na fidelização dos clientes, traz um ótimo diferencial competitivo, atrai novos consumidores, aumenta as vendas, agiliza o atendimento e conquista promotores para a sua marca.

Está sem ideias? Não se preocupe! Continue a leitura e confira 6 dicas sobre como inovar em um supermercado. Vamos lá?

Como inovar em um supermercado?

1. Desenvolve ações de marketing digital

A nossa primeira dica de inovação no supermercado é apostar no poder das ações de marketing digital para atrair novos clientes e fidelizar os seus consumidores. A notícia boa é que existem inúmeras ações com um excelente custo-benefício que você pode fazer no ambiente on-line.

Confira a seguir algumas alternativas que você pode colocar em prática agora mesmo!

WhatsApp Business

Com essa versão do conhecido aplicativo de mensagens WhatsApp, é possível criar diferentes listas de transmissão para enviar as ofertas do supermercado. Ou seja, você consegue diferenciar os clientes que fazem parte do programa de fidelidade, ou mesmo separar conforme as características do público.

Desta forma, é possível criar estratégias certeiras para cada um desses grupos. Além disso, também é possível criar um calendário de promoções exclusivas para enviar aos seus clientes, sempre apostando na melhor linguagem e escolhendo o horário mais adequado para a ação.

Redes Sociais

Com os consumidores em busca de marcas com as quais eles conseguem se identificar, é importante que você invista nas redes sociais. Isso porque elas permitem uma maior proximidade com o cliente e um retorno imediato das ações. 


Para inovar e trazer sempre informações importantes e relevantes ao público é recomendado que você crie um calendário editorial. Mas, lembre-se de que não é interessante apostar, exclusivamente, em conteúdos comerciais: diversifique os formatos (notícias, informativo, institucional, dicas, etc.).

E-mail

Ter uma lista de contato com o e-mail dos seus clientes também é uma forma de inovar no supermercado e manter contato com os consumidores. Neste caso, o importante é que esse banco seja mantido sempre atualizado. 

Assim, você pode investir nas estratégias de e-mail marketing, inclusive com a ajuda de automação de marketing. É sempre importante manter o consumidor próximo da sua marca e o e-mail é uma alternativa interessante para se fazer presente com conteúdo relevante e estratégico, criando um ótimo relacionamento com o cliente.

Site

Se você possui um e-commerce é fundamental que o seu site esteja atualizado, seja responsivo e de fácil navegação. Ele é importante para que o seu cliente conheça a história do seu negócio, quais são os seus valores, missão e visão, bem como conferir quais são os produtos e as marcas que são parceiras.

Além disso, certifique-se de que as descrições e as fotos dos produtos realmente correspondam às características originais. Desta forma, o cliente consegue escolher melhor qual item ele vai querer comprar.

Blog

Se você quiser melhorar a posição do seu supermercado nos mecanismos de busca, a melhor coisa a fazer é ter um blog. Através da produção de conteúdo e de notícias do que acontece no supermercado, você manterá o seu cliente informado. 

Além disso, utilizando as técnicas certas, como a otimização por SEO, você terá grandes chances de conseguir se posicionar nos primeiros lugares dos resultados de busca. Essa é uma forma de conseguir tráfego orgânico para o seu site, tornar a sua marca mais conhecida e aumentar as vendas.

2. Utilize um checkout moderno

Não há nada mais entediante que esperar em uma fila para ser atendido, você concorda? Por isso, saiba que uma ótima estratégia para inovar é apostar em estratégias para melhorar a agilidade do checkout são os caixas de autoatendimento.

Com eles você agiliza as transações de venda, deixando o cliente responsável por todo o processo de fazer a leitura do código de barras dos produtos e o pagamento. Assim, você não precisa mais ter um colaborador por caixa, o que reduz os custos operacionais. Outra vantagem é que os caixas de autoatendimento ocupam menos espaço, portanto você pode ter mais caixas e atender mais clientes ao mesmo tempo, tornando o processo mais rápido.

Clientes que estão em busca de inovações e soluções tecnologias para as tarefas do dia-a-dia ficarão encantados. Portanto, investir nessa alternativa pode ser uma forma interessante de atrair clientes para o seu supermercado.

3. Faça parcerias inovadoras

Ter boas alianças é o segredo para o sucesso de qualquer empreendimento. Os fornecedores do supermercado precisam ser verdadeiros parceiros de negócios, conseguindo bônus, prazos, descontos e tudo o que for necessário para apresentar o melhor custo-benefício para você.

Você também pode apostar em parcerias que reforcem a responsabilidade social e ambiental para melhorar a imagem do seu negócio. Campanhas donativas (como roupas, alimentos, rações para animais e outros) são interessantes para mostrar que você se preocupa com o mundo.

Da mesma maneira, ter algumas ações mensais com fornecedores, promovendo a degustação de produtos de no supermercado, ou mesmo através da entrega de brindes aos seus clientes também é uma alternativa interessante para inovar no supermercado.

4. Adote um sistema de gestão

Uma das estratégias para saber como inovar em um supermercado é ter um bom software de gestão. Ele é essencial para melhorar o gerenciamento do supermercado, já que ajuda com tarefas que possuem altos índices de erros quando realizadas manualmente.

Quando for adquirir um sistema de gestão, é importante que ele seja rápido, intuitivo (para que os colaboradores possam realizar as suas tarefas diárias sem complicações), tecnológico e inovador. Os sistemas de gestão permitem:

  • Automatizar o cadastro do cliente;
  • Fazer o gerenciamento do estoque, verificando saldo, dando saídas e informando quando o estoque está baixo;
  • Emitir notas fiscais;
  • Ter controle das contas a pagar e a receber, além de informar qual é o capital de giro disponível.

Além disso, um dos melhores benefícios de contar com um ótimo sistema de gestão é que ele gera indicadores inteligentes para você aperfeiçoar o seu negócio. Ou seja, é possível gerar relatórios gerenciais rapidamente e ter informações valiosas para tomar decisões gerenciais. Por exemplo, é possível conferir quais são os produtos que vendem mais (e os que estão parados), quais são os colaboradores que precisam de treinamento e qual é o perfil do seu consumidor.

5. Promova melhorias no supermercado

Melhorar a qualidade dos seus produtos, agilizar o atendimento, melhorar o sistema de entrega e encontrar marcas inovadoras que atendam às necessidades do seu cliente são algumas estratégias que promovem melhorias não apenas nos produtos vendidos, mas no supermercado como um todo.

Quando você analisa melhor, de uma forma estratégica, qual é a realidade do seu negócio versus o que pode fazer para melhorar, agrada os seus clientes e aumenta a sua satisfação. Sempre que você consegue perceber que existem processos que podem ser melhorados, é importante que isso seja feito. Detalhes podem fazer toda a diferença e te ajudar a economizar ou a entregar serviços e produtos de melhor qualidade.

Para isso, aplicar pesquisas de satisfação é uma ideia interessante. Assim, você conhece, qual é a visão do seu cliente, o que ele considera que está bom e o que pode ser aperfeiçoado. Dessa forma, você cria um planejamento estratégico baseado em dados reais do seu supermercado.

6. Crie uma playlist estratégica

A próxima ideia de inovação que vamos falar é apostar em uma das estratégias do marketing sensorial: a música para supermercado. Provavelmente você já sabe que a música é capaz de influenciar o seu comportamento e a forma como um ambiente é percebido. Por isso, ela é uma poderosa aliada para melhorar a experiência de compras dos clientes.

Com a música certa é possível proporcionar ao seu cliente uma experiência única e inovadora. Além disso, com o ritmo certo, você consegue deixar o cliente mais relaxado, ou até mesmo acelerar as compras. Tudo vai depender do perfil do cliente que está no supermercado e da atmosfera que você quer criar para ele durante as compras.

Assim, desenvolver a playlist ideal é fundamental para fazer com que os clientes se sintam mais confortáveis naquele ambiente. Sem falar que, quando a música é agradável, os consumidores permanecem mais tempo escolhendo os seus produtos e, consequentemente, comprando mais.

Escolher as músicas ideais é essencial para estimular o poder de compra do seu cliente. Por isso, não deixe de lado essa estratégia, está bem? Se você quiser mais dicas de como escolher a playlist ideal, confira o nosso Guia completo para montar a playlist certa para o meu negócio.

Saber como inovar em um supermercado é fundamental para trazer insights poderosos que auxiliem o crescimento do seu negócio. Estar de olho nas principais tendências da área e apostar em estratégias inteligentes é o segredo para alcançar o sucesso. Portanto, siga as nossas dicas e conquiste os melhores resultados!

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