Administrar um supermercado envolve uma grande diversidade de tarefas. Por exemplo, é preciso saber administrar os funcionários, controlar estoque de produtos, desenvolver estratégias de marketing para o supermercado e ainda conseguir bons preços com os fornecedores. Tudo isso sem falar nos pequenos e grandes problemas que surgem no dia-a-dia.
Por isso, ficar de olho nas dicas que possam facilitar essa jornada menos penosa é sempre bom. Afinal de contas, quanto mais você conhece sobre um assunto, mais fácil será para lidar com ele. Pensando em te ajudar a tornar a sua rotina o mais produtiva possível, preparamos esse artigo com dicas essenciais para administrar um supermercado. Confira!
Dicas para administrar um supermercado
1. Saiba o que acontece na sua empresa
Saber o que acontece na sua empresa é a nossa primeira dica para ter uma boa administração do seu supermercado. Isso porque, se você não souber o que acontece, você corre o risco de ser surpreendido com problemas maiores no futuro.
Claro que para um gestor que possui muitas outras tarefas, manter-se atualizado pode ser um verdadeiro desafio, afinal de contas isso requer tempo. Entretanto, essa não é uma tarefa impossível. Você pode fazer isso através de reuniões semanais com os líderes de cada setor, ou mesmo através de relatórios semanais enviados por eles.
2. Saiba delegar tarefas
Para os empreendedores que começaram o seu negócio do zero e fizeram com que ele crescesse, delegar tarefas não é algo muito fácil de ser feito. Isso porque, quando uma empresa começa é natural que o empreendedor faça de tudo um pouco e coloque o seu olhar e toque especial em cada uma das tarefas.
Por isso, nem sempre é fácil eles conseguirem delegar tarefas para outras pessoas. Entretanto, conforme o negócio vai crescendo fica simplesmente impossível conseguir fazer tudo. Por isso, é fundamental ter pessoas de confiança e competentes trabalhando com você. Falaremos mais sobre isso nos próximos tópicos.
Ao delegar tarefas mais manuais ou que tomem muito o seu tempo, você terá mais tempo para conseguir traçar estratégias de vendas e marketing, além de conseguir adquirir conhecimentos que possam ser aplicados para que o seu negócio cresça.
3. Organize a sua agenda
Administrar um supermercado exige uma rotina e uma agenda bem organizada. Afinal de contas, você terá muitas atividades no dia-a-dia e sem uma boa organização você corre o risco de deixar passar oportunidades importantes e até mesmo esquecer ou se atrasar para reuniões.
Como falamos, você precisa se manter atualizado sobre o que acontece no supermercado, bem como checar e responder emails, fazer cursos de aprimoramento, conferir se está tudo em ordem nas lojas, dentre outros.
Mantenha uma agenda com todas as tarefas do dia, reuniões importantes, tempo de deslocamento entre os locais de reuniões ou lojas. Crie o hábito de começar o dia verificando a sua agenda para não esquecer de nada e incluir novas tarefas que devam ser realizadas. Finalize o dia olhando a agenda para saber o que terá que fazer no dia seguinte. Essas pequenas ações já farão uma grande diferença na sua rotina e permitirão que você seja mais produtivo.
4. Invista em conhecimento
Outro ponto essencial para administrar um supermercado é investir em conhecimento. Atualmente, a internet disponibiliza inúmeras plataformas com cursos de curta-duração sobre os mais variados assuntos. O ideal é que você dedique algum tempo do seu dia para fazer um curso pelo menos. Vale a pena mencionar também que a leitura de livros também é uma forma de investimento em conhecimento.
Além disso, também é importante que você fique de olho nas tendências do setor supermercadista. Afinal de contas, você precisa acompanhar o que vem acontecendo para conseguir manter os clientes satisfeitos e se diferenciar da concorrência.
Outra forma de investir em conhecimento e se manter atualizado com o que acontece no setor supermercadista é participando das feiras de supermercados. Essas feiras geralmente reúnem os principais fornecedores e prestadores de serviços da área, sem falar que as tendências para o próximo ano também serão apresentadas. Ou seja, além de conhecer as novidades, você ainda poderá encontrar bons parceiros.
5. Trabalhe com profissionais qualificados
Como falamos anteriormente, parte de fazer uma boa administração do supermercado é ter profissionais qualificados trabalhando com você. Assim, você terá mais confiança em delegar tarefas e a certeza de que elas serão executadas da melhor maneira possível.
Por isso, é preciso não apenas prestar atenção na hora de contratar esses profissionais, mas também incentivar a qualificação deles. Uma empresa que incentiva os funcionários a se qualificar, seja através da liberação de algumas horas no trabalho, financeiramente ou mesmo através de promoções, terá funcionários mais produtivos e dedicados.
Ainda, é recomendado que você defina um programa de treinamento para alguns dos cargos do supermercado. Por exemplo, os operadores de caixa, que lidam diretamente com os clientes, precisam ser bem treinados para realizar um bom atendimento ao cliente. Cordialidade, educação, prontidão para resolver problemas que possam surgir e bom conhecimento do sistema de caixa são características essenciais de um bom profissional.
Veja quais são os cargos mais críticos e quais treinamentos os funcionários que desempenham essa fundação deverão fazer. Além de treinamento para os novos funcionários, também é importante estabelecer um programa de reciclagem.
6. Planejamento de marketing
Administrar um supermercado envolve não apenas manter tudo funcionando corretamente, como falamos nos itens anteriores, mas também desenvolver estratégias para aumentar as vendas e atrair mais clientes. E esse é um trabalho importantíssimo do administrador do supermercado.
Caberá a ele decidir quais serão as ações a serem adotadas ao longo do ano, e qual será o investimento em cada uma das campanhas publicitárias. Por isso, é tão importante ter todo o resto sob controle para poder se dedicar às estratégias que trarão melhores resultados.
Tenha em mente que de nada adianta ter um supermercado funcionando sem nenhum problema, se os clientes não sabem disso. Portanto, dedicar tempo e dinheiro para a divulgação da sua marca é primordial para o sucesso do seu negócio.
Se quiser mais dicas de como planejar a divulgação do seu supermercado, navegue pelo nosso blog e confira o nosso ebook gratuito Marketing para supermercado: 7 ações essenciais para o seu negócio.
7. Conte com a ajuda da tecnologia
Não poderíamos deixar de falar sobre a importância que a tecnologia tem no dia a dia do gestor de supermercados. Com a rotina corrida e os inúmeros desafios que já mencionamos anteriormente, contar com o recurso certo pode simplificar a sua rotina. Um desses recursos, sem dúvidas, é o software de gestão. Com ele, é possível integrar dados de todos os setores do supermercado, gerando informações relevantes e atualizadas para a tomada de decisão. Também é possível automatizar uma série de tarefas, simplificando a rotina dos funcionários e diminuindo a chance de erros operacionais.
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