Por Nayara Santos em 05.10.2021

Administrar um supermercado: 7 dicas essenciais

Por Nayara Santos em 05.10.2021

Administrar um supermercado envolve uma grande diversidade de tarefas. Por exemplo, é preciso saber administrar os funcionários, controlar estoque de produtos, desenvolver estratégias de marketing para o supermercado e ainda conseguir bons preços com os fornecedores. Tudo isso sem falar nos pequenos e grandes problemas que surgem no dia-a-dia.

Por isso, ficar de olho nas dicas que possam facilitar essa jornada menos penosa é sempre bom. Afinal de contas, quanto mais você conhece sobre um assunto, mais fácil será para lidar com ele. Pensando em te ajudar a tornar a sua rotina o mais produtiva possível, preparamos esse artigo com dicas essenciais para administrar um supermercado. Confira!

Dicas para administrar um supermercado

1. Saiba o que acontece na sua empresa

Saber o que acontece na sua empresa é a nossa primeira dica para ter uma boa administração do seu supermercado. Isso porque, se você não souber o que acontece, você corre o risco de ser surpreendido com problemas maiores no futuro.

Claro que para um gestor que possui muitas outras tarefas, manter-se atualizado pode ser um verdadeiro desafio, afinal de contas isso requer tempo. Entretanto, essa não é uma tarefa impossível. Você pode fazer isso através de reuniões semanais com os líderes de cada setor, ou mesmo através de relatórios semanais enviados por eles.

2. Saiba delegar tarefas

Para os empreendedores que começaram o seu negócio do zero e fizeram com que ele crescesse, delegar tarefas não é algo muito fácil de ser feito. Isso porque, quando uma empresa começa é natural que o empreendedor faça de tudo um pouco e coloque o seu olhar e toque especial em cada uma das tarefas.

Por isso, nem sempre é fácil eles conseguirem delegar tarefas para outras pessoas. Entretanto, conforme o negócio vai crescendo fica simplesmente impossível conseguir fazer tudo. Por isso, é fundamental ter pessoas de confiança e competentes trabalhando com você. Falaremos mais sobre isso nos próximos tópicos.


Ao delegar tarefas mais manuais ou que tomem muito o seu tempo, você terá mais tempo para conseguir traçar estratégias de vendas e marketing, além de conseguir adquirir conhecimentos que possam ser aplicados para que o seu negócio cresça.

3. Organize a sua agenda

Administrar um supermercado exige uma rotina e uma agenda bem organizada. Afinal de contas, você terá muitas atividades no dia-a-dia e sem uma boa organização você corre o risco de deixar passar oportunidades importantes e até mesmo esquecer ou se atrasar para reuniões.

Como falamos, você precisa se manter atualizado sobre o que acontece no supermercado, bem como checar e responder emails, fazer cursos de aprimoramento, conferir se está tudo em ordem nas lojas, dentre outros.

Mantenha uma agenda com todas as tarefas do dia, reuniões importantes, tempo de deslocamento entre os locais de reuniões ou lojas. Crie o hábito de começar o dia verificando a sua agenda para não esquecer de nada e incluir novas tarefas que devam ser realizadas. Finalize o dia olhando a agenda para saber o que terá que fazer no dia seguinte. Essas pequenas ações já farão uma grande diferença na sua rotina e permitirão que você seja mais produtivo.

4. Invista em conhecimento

Outro ponto essencial para administrar um supermercado é investir em conhecimento. Atualmente, a internet disponibiliza inúmeras plataformas com cursos de curta-duração sobre os mais variados assuntos. O ideal é que você dedique algum tempo do seu dia para fazer um curso pelo menos. Vale a pena mencionar também que a leitura de livros também é uma forma de investimento em conhecimento. 

Além disso, também é importante que você fique de olho nas tendências do setor supermercadista. Afinal de contas, você precisa acompanhar o que vem acontecendo para conseguir manter os clientes satisfeitos e se diferenciar da concorrência.

Outra forma de investir em conhecimento e se manter atualizado com o que acontece no setor supermercadista é participando das feiras de supermercados. Essas feiras geralmente reúnem os principais fornecedores e prestadores de serviços da área, sem falar que as tendências para o próximo ano também serão apresentadas. Ou seja, além de conhecer as novidades, você ainda poderá encontrar bons parceiros.

5. Trabalhe com profissionais qualificados

Como falamos anteriormente, parte de fazer uma boa administração do supermercado é ter profissionais qualificados trabalhando com você. Assim, você terá mais confiança em delegar tarefas e a certeza de que elas serão executadas da melhor maneira possível. 

Por isso, é preciso não apenas prestar atenção na hora de contratar esses profissionais, mas também incentivar a qualificação deles. Uma empresa que incentiva os funcionários a se qualificar, seja através da liberação de algumas horas no trabalho, financeiramente ou mesmo através de promoções, terá funcionários mais produtivos e dedicados. 

Ainda, é recomendado que você defina um programa de treinamento para alguns dos cargos do supermercado. Por exemplo, os operadores de caixa, que lidam diretamente com os clientes, precisam ser bem treinados para realizar um bom atendimento ao cliente. Cordialidade, educação, prontidão para resolver problemas que possam surgir e bom conhecimento do sistema de caixa são características essenciais de um bom profissional.

Veja quais são os cargos mais críticos e quais treinamentos os funcionários que desempenham essa fundação deverão fazer. Além de treinamento para os novos funcionários, também é importante estabelecer um programa de reciclagem.

6. Planejamento de marketing

Administrar um supermercado envolve não apenas manter tudo funcionando corretamente, como falamos nos itens anteriores, mas também desenvolver estratégias para aumentar as vendas e atrair mais clientes. E esse é um trabalho importantíssimo do administrador do supermercado.

Caberá a ele decidir quais serão as ações a serem adotadas ao longo do ano, e qual será o investimento em cada uma das campanhas publicitárias. Por isso, é tão importante ter todo o resto sob controle para poder se dedicar às estratégias que trarão melhores resultados. 

Tenha em mente que de nada adianta ter um supermercado funcionando sem nenhum problema, se os clientes não sabem disso. Portanto, dedicar tempo e dinheiro para a divulgação da sua marca é primordial para o sucesso do seu negócio.

Se quiser mais dicas de como planejar a divulgação do seu supermercado, navegue pelo nosso blog e confira o nosso ebook gratuito Marketing para supermercado: 7 ações essenciais para o seu negócio.

7. Conte com a ajuda da tecnologia

Não poderíamos deixar de falar sobre a importância que a tecnologia tem no dia a dia do gestor de supermercados. Com a rotina corrida e os inúmeros desafios que já mencionamos anteriormente, contar com o recurso certo pode simplificar a sua rotina. Um desses recursos, sem dúvidas, é o software de gestão. Com ele, é possível integrar dados de todos os setores do supermercado, gerando informações relevantes e atualizadas para a tomada de decisão. Também é possível automatizar uma série de tarefas, simplificando a rotina dos funcionários e diminuindo a chance de erros operacionais.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

O que é necessário para abrir um mercadinho? Saiba agora

Está pensando em abrir um mercadinho e quer saber o que é necessário para ingressar neste ramo de varejo? Então você está no lugar certo, porque aqui a gente vai te contar tudo o que você precisa fazer para tirar o seu projeto do papel. Sem dúvida, a primeira coisa a fazer é conhecer os…

Por Nayara Santos em 28.11.2022

Ilha de produtos para supermercado: aprenda a montar em 7 passos

Sem dúvida alguma você possui muitas ilhas de produtos no seu supermercado. Elas são excelentes para expor produtos e marcam presença em alguns setores, como no caso do hortifrúti, composto praticamente por esse tipo de expositor, sem prateleiras. Saber qual é a melhor forma de expor produtos pode fazer toda a diferença na hora de…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Projeto sustentável para supermercado: entenda a importância para o seu negócio

Promover ações de sustentabilidade no supermercado pode ser um grande desafio para os gestores. Isso porque eles estão muito mais voltados para a gestão administrativa do negócio e acabam deixando um pouco de lado os impactos ambientais da atividade. Se esse for o seu caso ou mesmo se você quiser trazer inovações, é importante preparar…

Por Nayara Santos em 10.01.2022

Como montar seções de supermercado: confira um guia completo

Você, gestor do setor supermercadista, já parou para pensar sobre a importância de montar seções de supermercado? Ou mesmo em como fazer isso? Será que existe uma forma ideal para isso? Bom, provavelmente se chegou até aqui é porque está interessado em saber mais sobre o assunto e é justamente isso que faremos. Manter o…

Por Nayara Santos em 06.04.2023

Prevenção de perdas no supermercado: veja como fazer em 9 passos e evite prejuízos

A prevenção de perdas no supermercado deve ser estrategicamente planejada, já que essa é a melhor forma de conseguir evitar prejuízos. Segundo a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), em 2019, as perdas representaram 1,82% do faturamento do setor, o que pode somar cerca de R$ 7,6 bilhões anuais . Ou seja, se focar nessa tarefa,…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Inventário de estoque no supermercado: entenda o que é e a sua importância

Já preparou o inventário de estoque no seu supermercado nos últimos meses? E no último ano? Como foi a sua experiência durante o processo? Se pudesse você adotaria uma estratégia diferente ou manteria o processo de inventário igual?  Primeiramente, se você não faz o inventário do seu estoque então é melhor ficar atento. Já que…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Quanto gasto para abrir um mercadinho? Acabe com essa dúvida agora mesmo

Responder à dúvida de quanto você irá gastar para abrir um mercadinho é um tanto quanto desafiador. Isso porque são inúmeros fatores que podem influenciar o valor necessário para o investimento inicial. Por isso, ter um bom planejamento e fazer muitas pesquisas é tão importante antes de investir qualquer quantia em um novo negócio. Neste…

Por Nayara Santos em 16.02.2021

Tecnologia para supermercados: no que é possível investir?

A velocidade na troca e recebimento de informações, a necessidade de se diferenciar e outras características do mercado varejista fazem com que a tecnologia para supermercados seja indispensável. Para vender mais e se destacar em meio à concorrência, os negócios desse segmento precisam de agilidade e entrega de valor. Caso contrário, fica difícil fidelizar os…

Por Nayara Santos em 04.08.2022

Ofertas de Páscoa no supermercado: veja como aumentar as vendas

Se preparar para fazer boas ofertas de Páscoa no supermercado faz parte da busca constante por formas de aumentar as vendas em datas comemorativas. E, por mais que algumas estratégias pareçam ultrapassadas, elas são utilizadas até os dias atuais pelo simples motivo de que ainda funcionam. Descontos, sorteios e brindes provavelmente estão entre as opções…

Por Nayara Santos em 11.03.2024

Receba nossos conteúdos exclusivos