Por Nayara Santos em 24.08.2021

Feira de supermercados: conheça as principais e veja como participar

Por Nayara Santos em 24.08.2021

As feiras de supermercado são locais em que os donos e gestores de negócio do setor supermercadista podem se encontrar, trocar experiências e conhecer as novidades e soluções para o setor. Apesar disso, nem todos entendem a importância de participar desses eventos e acabam perdendo grandes oportunidades. 

Por isso, se você quiser se planejar para ficar por dentro de todas as tendências do setor, não perca mais tempo e conheça as principais feiras de supermercado que não poderão ficar de fora do seu calendário. Confira!

Porque devo participar de uma feira de supermercado?

Como falamos anteriormente, uma feira de supermercado é um evento voltado para os donos e gestores do setor supermercadista. Nesse tipo de evento é possível não apenas encontrar os principais players do mercado, como também, você terá acesso aos mais diversos fornecedores e prestadores de serviço.

Durante o evento, que dura alguns dias, você terá a oportunidade de conhecer quais serão as tendências para o setor, o que a concorrência vem fazendo, quais as soluções de automação, quais as ações de marketing que podem fazer a diferença no próximo ano, dentre outros. 

Por isso, ao participar da feira de supermercado você aumenta as chances de sucesso do seu negócio. Afinal de contas, a batalha para atrair a atenção e conquistar a confiança dos clientes é grande. Ou seja, tendo maior conhecimento, será possível traçar estratégias certeiras para manter o seu negócio atualizado e não ser passado para trás pela concorrência.

Feiras de supermercado

Conheça agora quais são as principais feiras de supermercado e do varejo. Vale a pena mencionar que muitos desses eventos foram cancelados devido à pandemia. De qualquer forma, é fundamental ficar atento às datas, assim você já se planeja e não fica de fora das próximas edições

1. APAS Show

O APAS Show é o maior evento das Américas focado em alimentos, bebidas, limpeza, produtos de higiene pessoal e tecnologia para supermercados. Ela ocorre anualmente e reúne diferentes profissionais do setor supermercadista, como donos de supermercados, fornecedores, empresas de soluções tecnológicas, dentre outros.

Os profissionais interessados em participar do evento terão a oportunidade não apenas de conhecer as novidades, mas também de encontrar parceiros para expandir o seu negócio. Ainda, com as diferentes palestras que ocorrem durante essa feira de supermercado, você conseguirá adquirir conhecimentos para crescer profissionalmente.

2. Movimat

A logística também é uma parte importantíssima do funcionamento do supermercado. Principalmente se for uma loja grande, com um armazém separado das lojas físicas, ofereça serviços de delivery, e/ou faça vendas através de e-commerce. Conhecer soluções em logística pode otimizar as entregas e distribuição das mercadorias, trazendo economia para a sua empresa.


Por isso, a próxima feira de supermercado que sugiro você a ficar de olho é a Movimat. Por enquanto, o próximo evento está previsto para ocorrer em Novembro de 2022, em São Paulo. Portanto, se você está em busca de obter melhores resultados através da otimização da logística do supermercado, você não pode ficar de fora desse evento.

3. Convenção do Canal Indireto

Outra feira de supermercado que você não pode ficar de fora é a Convenção do Canal Indireto. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados (ABAD).

O foco da Convenção do Canal Indireto é o aumento da produtividade e da qualidade dos serviços prestados pelos supermercados. Fornecedores e distribuidores de diferentes ramos do varejo participam do evento, tais como do ramo de bebidas, limpeza, higiene pessoal, bazar, dentre outros.

Além de conhecer as tendências, os participantes também podem participar de debates que visam encontrar melhores práticas de distribuição de mercadorias e melhora da produtividade. Sem falar que ainda é possível conhecer serviços, produtos e até mesmo equipamentos em primeira mão.

4. Fispal Tecnologia

A Fispal Tecnologia, Feira Internacional de Embalagens, Processos e Logística para as Indústrias de Alimentos e Bebidas, é outra feira de supermercado que apresenta as tendências para o próximo ano no setor de logística. O próximo evento está marcado para ocorrer em novembro de 2021 e terá um formato híbrido, ou seja, o evento ocorrerá de forma presencial e online ao mesmo tempo. A empresa ainda promove outros eventos na área de logística, tecnologia, alimentos e bebidas.

O interessante de participar da Fispal Tecnologia é que além de promover a indústria de alimentos e bebidas, ela ainda possui um grande foco nas embalagens. Vale a pena lembrar que uma embalagem diferenciada, resistente, que garanta a integridades dos produtos e que ao mesmo tempo promova a empresa, poderá ser uma grande diferencial para o seu supermercado.

Desta forma, investir em conhecer as soluções que serão apresentadas neste ano pode ser uma excelente forma de melhorar a experiência do cliente tanto nas compras nas lojas físicas, quanto nas compras através do aplicativo ou site.

Importância de conhecer as novidades no setor

Como dono ou gestor de supermercado o seu papel é garantir que a empresa cresça, dê lucros e que a sua marca seja uma referência para os consumidores. Essa não é uma tarefa muito fácil, já que a todo momento novas ferramentas e tendências surgem no mercado. 

Desta forma, uma das melhores soluções para conseguir se manter atualizado e não ser passado pela concorrência é participando das feiras de supermercado. Quem participa desses eventos têm acesso a uma quantidade significativa de informações em poucos dias. Isso permite que você analise quais dessas soluções e tendências combinam com a sua marca, são interessantes para os seus clientes e pode se planejar financeiramente para executá-las. Profissionais que participam das feiras de supermercado podem tornar a sua marca mais competitiva e se destacar da concorrência. 

Neste artigo citamos as principais feiras de supermercado que você pode participar. Vale a pena também ficar de olho nas feiras que são promovidas por associações estaduais. Uma excelente forma de fazer isso é acompanhando o calendário de eventos da ABAD ou o site da Fispal Tecnologia.

Que tal, enquanto você espera pelos eventos, acessar o nosso blog e conferir os nossos artigos com muitas dicas de gestão, para melhorar o atendimento ao cliente e para aumentar as vendas. Boa leitura!

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Guia do mercadinho de bairro (mercearia): tudo o que você precisa saber

Ter um mercadinho de bairro, ou mercearia, pode ser um ótimo negócio. Entretanto, antes de iniciar um empreendimento, independentemente do ramo, existe a necessidade de conhecer as principais características que ele tem. Além disso, também é essencial buscar e avaliar quais estratégias adotar para obter os melhores resultados. Outro ponto bastante importante no setor supermercadista…

Por Nayara Santos em 17.10.2022

Responsabilidade social e ambiental de um supermercado: melhores práticas

Em busca de melhorar a sociedade em que está inserido e o meio ambiente ao seu redor, a nova tendência para supermercados é focar na responsabilidade social e ambiental. Afinal de contas, todos temos um papel importante a desempenhar para tornar o local onde moramos ou trabalhamos um local melhor. Se você, gestor ou dono…

Por Nayara Santos em 09.08.2021

18 Textos prontos para padaria de supermercado, confira

Caprichar nos textos para divulgar a padaria do seu supermercado poderá fazer toda a diferença para que você aumente as vendas da sua loja. Afinal, os clientes gostam de novidades e de produtos de qualidade, mas eles precisam saber o que está acontecendo na sua loja para poder aproveitar. Neste artigo traremos algumas ideias de…

Por Nayara Santos em 06.03.2023

Como fazer um cartaz de oferta de supermercado em 8 passos

Saber como fazer um cartaz de oferta de supermercado é um passo essencial para conseguir atrair a atenção do seu cliente e aumentar as vendas do seu negócio. E isso envolve muito mais do que simplesmente escrever o nome e o preço do produto em um pedaço de papel. Essas ações, quando não planejadas, podem…

Por Nayara Santos em 01.09.2020

Qual o público-alvo de um supermercado? Entenda em 5 passos!

Você sabe qual é o público-alvo de um supermercado? Ou melhor, você qual é o público-alvo do seu supermercado? Em um ramo do varejo com uma clientela tão diversa, esse pode ser um desafio real, mas que deve ser encarado de frente se você quiser obter melhores resultados. Identificar o perfil dos seus clientes é…

Por Nayara Santos em 04.08.2022

Veja como ter um supermercado com preço baixo

Ter um supermercado com preço baixo pode ser um grande diferencial da sua marca. Entretanto, esse também é um grande desafio para os donos de negócios do setor supermercadista. Afinal de contas, todos os custos para a manutenção do supermercado devem ser considerados, bem como a lucratividade para manter o negócio funcionando. Por isso, se…

Por Nayara Santos em 14.06.2021

Prevenção de perdas em supermercados: 12 passos para evitar perdas

Com certeza você já sofreu alguma perda dentro do seu supermercado, correto? Existem diversas situações que podem ocasionar perdas e prejuízos, podemos citar casos onde ocorrem furtos ocasionados por clientes ou funcionários, o problema recorrente do consumo de alimentos dentro do supermercado onde os clientes violam as embalagens e não pagam pelos itens, a troca…

Por Nayara Santos em 14.12.2020

Marcas próprias nos supermercados: veja por que investir

As marcas próprias nos supermercados passam longe de ser uma novidade tanto no setor supermercadista como em outras áreas do varejo. Apesar disso, muitos clientes ainda não confiam nessas marcas e sequer experimentaram produtos desse gênero. Isso porque, devido ao baixo preço, muitas pessoas acreditavam que esses produtos eram de baixa qualidade. Mas, eles não…

Por Nayara Santos em 03.05.2021

Cashback no supermercado: 5 vantagens de oferecer no seu negócio

O cashback no supermercado é uma forma de atrair a atenção dos clientes para o seu negócio. Ainda, é uma forma de incentivar a compra de produtos e aumentar as vendas, já que os clientes terão parte do dinheiro de volta. Essas são apenas algumas das muitas vantagens que esse tipo de programa de recompensa…

Por Nayara Santos em 05.10.2021

Receba nossos conteúdos exclusivos