Por Nayara Santos em 08.11.2022

Balanço de estoque de supermercado: veja como fazer de forma otimizada

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Fazer o balanço de estoque de supermercado, sem dúvida alguma, não é uma tarefa fácil. Isso porque há um esse tipo de estabelecimento lida diariamente com uma grande diversidade de produtos, geralmente em grandes quantidades. Ainda, é preciso considerar que, enquanto o balanço estiver sendo feito, não deve haver entradas ou saídas do estoque, ou seja, o estabelecimento precisa estar fechado.

Talvez você tenha até calafrios só de pensar em fazer no supermercado. Entretanto, com uma boa organização e planejamento é possível realizar essa tarefa de forma otimizada e sem grandes problemas. Mesmo porque, ela é fundamental para que você saiba exatamente o que tem no seu estoque, sabendo o que precisa ser comprado, e o que precisa ser vendido com mais urgência, evitando perdas.

Diante deste cenário, se está em busca de formas e dicas de como fazer o balanço do estoque do supermercado, então você está no lugar certo. Neste artigo traremos dicas práticas e úteis de como fazer isso. Confira!

Dicas para otimizar o balanço de estoque de supermercado

Um estoque bem organizado e bem controlado previne perdas por vencimento de produtos, falta de produtos importantes para o seu supermercado e compra em excesso de itens. A seguir daremos um passo-a-passo para que você faça o balanço.

1. Periodicidade e melhor momento

Na hora de iniciar o planejamento do balanço de estoque é importante determinar qual será a frequência em que ele será realizado e qual o horário. Isso porque o estoque deve ser acompanhado de perto, entretanto, fazer o balanço toda semana pode ser loucura. Além disso, é importante que não haja nenhuma movimentação durante a realização do balanço, caso contrário, quando você terminar ele já estará desatualizado.

Portanto, na hora de escolher qual será a periodicidade e qual é o melhor momento para isso, é importante lembrar que:

  • O ideal é que o supermercado esteja fechado, desta forma não haverá movimentações de estoque. Você poderá usar feriados e finais de semana para isso, por exemplo;
  • Será preciso ter um número relativamente grande de funcionários para fazer a contagem dos itens no estoque. A seguir falaremos mais sobre como escolher a equipe certa para realizar o balanço do estoque;
  • Quanto maior a frequência de balanços, maiores as chances de encontrar quebras de processo e corrigi-las. Entretanto, fazer isso com grande frequência pode ser inviável;
  • Como essa é uma atividade que demanda bastante tempo, o recomendado é que o balanço de estoque seja realizado uma vez por mês. Para facilitar o planejamento, uma boa opção seria utilizar o primeiro domingo do mês.

O mais importante neste caso é encontrar o que funciona para o seu supermercado. Lembrando que cada empresa, e até mesmo cada loja, possui as suas particularidades que devem ser consideradas.

2. Tenha uma equipe de balanço de estoque no supermercado

O próximo passo é escolher qual será a equipe responsável por realizar o balanço do estoque. Uma das principais vantagens de ter uma equipe para essa tarefa é que as pessoas vão ficar cada vez mais familiarizadas com o processo, o que o tornará mais rápido e eficiente ao longo do tempo. Além disso, com uma equipe própria para isso, você poderá investir em treinamento para esses funcionários, deixando o processo ainda mais eficaz.


Entretanto, é preciso dizer que também é fundamental que outras pessoas saibam como o processo funciona e como ele deve ser feito. Desta forma, você terá sempre pessoas prontas para trabalhar nessa importante tarefa e a equipe ficará desfalcada caso algo aconteça.

Outro ponto fundamental que vale a pena ser mencionado é que essa equipe não precisa ser formada exclusivamente por funcionários que trabalham no estoque. Mesmo porque, é bem provável que a sua equipe do estoque não seja muito grande, principalmente se você tiver um mercadinho de bairro.

Ao escolher a sua equipe, dê preferência para profissionais que sejam proativos, detalhistas e focados. Ainda, é importante que esses funcionários conheçam o funcionamento do supermercado e tenham familiaridade com os produtos, tais como repositores, operadores de caixas e operadores de loja.

3. Preparações pré-balanço de estoque

Agora que você já sabe quando e quem vai realizar o balanço de estoque do seu supermercado, é hora de se preparar para ele. Nessa etapa você precisará preparar uma lista com todos os itens que constam no seu estoque. Se você utiliza softwares de gerenciamento, essa lista pode ser facilmente gerada.

Também é importante dividir os produtos em diferentes categorias, como os setores do supermercado. Por exemplo: papelaria, produtos de limpeza, laticínios, utensílios domésticos, dentre outros. Em seguida, determine qual membro da equipe de balanço será responsável por cada uma dessas categorias. Assim, você consegue fazer a contagem de diversos produtos ao mesmo tempo.

O ideal é que cada funcionário tenha a lista de produtos que ele deverá contar. Assim, cada membro saberá o que deve ser feito. E, claro, não se esqueça de ter uma pessoa responsável por reunir toda a informação ao final da contagem.

Por fim, lembre-se que você precisará separar um espaço para a contagem. Se o seu estoque for muito apertado, e não permitir uma boa circulação de pessoas ou mesmo a movimentação de mercadorias durante o balanço, então será preciso movê-lo para outro espaço, ou mesmo reduzir a sua equipe.

Já que estamos falando em como deixar o seu estoque bem organizado através do balanço, então confira mais dicas para deixar o ponto de venda mais atrativo para os clientes no nosso guia Como organizar o seu supermercado: tenha prateleiras, gôndolas e estoque impecáveis.

4. Contando as mercadorias

Essa etapa é a parte prática e a mais trabalhosa do balanço de estoque. É neste momento que a equipe será responsável pela contagem de itens. Durante esse processo é fundamental manter a calma e a organização, caso contrário, ao invés de encontrar possíveis falhas, você poderá criar novas.

Vale mencionar que é importante também fazer recontagens de cada um dos itens. Uma dica prática é ter dois membros da equipe trabalhando juntos. Ou mesmo criar uma espécie de circuito de contagem. Assim, pelo menos duas pessoas diferentes fazem a mesma contagem, como um teste duplo-cego, em que uma pessoa não sabe quanto a outra contou. Desta forma, você diminuirá as chances de erros e, caso divergências sejam encontradas, uma terceira contagem poderá ser feita.

Como em um supermercado você terá muitos itens semelhantes, o uso de códigos (que pode ser o próprio código de barras da embalagem) pode ser ideal. Isso evitará que você separe itens iguais, ou mesmo conte itens diferentes juntos. Ainda, a leitura do código de barras poderá facilitar, e muito, a contagem, já que basta ler o código de barras e o sistema computaria automaticamente a quantidade de itens.

Esse método pode ser muito prático, mas é preciso fazer um alerta. Para que ele funcione corretamente, os produtos devem estar cadastrados corretamente. Vamos a um exemplo para você entender.

Vamos supor que o molho de tomate de uma determinada marca é estocado em caixas com 24 unidades. Se a caixa está fechada, não há necessidade de contar as 24 unidades em cada uma delas, pelo contrário, você pode apenas contar o número de caixas e multiplicar o resultado por 24. Entretanto, se alguma caixa estiver aberta é preciso conferir a quantidade de unidades restantes.

Neste caso, é fundamental que o código de barras das caixas seja diferente do código das embalagens unitárias. Desta forma, você poderá apenas fazer a leitura do código e o sistema fará todos os cálculos para você. Apenas fique atento para que os códigos sejam lidos corretamente.

5. Conferência dos resultados

Depois de finalizar a contagem e a recontagem dos produtos, é importante que você confira os números obtidos com o software de gestão de estoque. Essa conferência é importante para ver se o gerenciamento está sendo efetivo ou não. Caso diferenças sejam encontradas, é importante tentar entender qual é o motivo delas. 

Vale mencionar que as perdas podem ocorrer, e que há diferentes motivos para que elas ocorram. Por exemplo, caso o setor de chocolates e biscoitos tenha uma grande diferença entre o que consta no estoque e o que consta no sistema é importante entender o que está acontecendo. 

Um dos motivos pode ser devido a furtos, portanto, é importante reforçar a atenção e a vigilância nesse setor. Será que o corredor do supermercado é mais estreito, o que facilita os furtos? Analise friamente esses resultados, procure as causas e como prevenir as perdas. 

Ainda, também é possível que alguém não esteja dando saída dos produtos imediatamente e esquecendo de fazer isso posteriormente. Outro importante motivo para as perdas é a forma como os produtos estão sendo manipulados. Por exemplo, se houverem embalagens danificadas que impossibilitem a venda, esses produtos precisam ter a sua saída do estoque registrada.

6. Análise constante do processo

Como os demais processos que você tem no supermercado, é fundamental entender que o balanço de estoque não é algo imutável. Ou seja, é bem provável que ao longo do tempo você precise rever a forma como ele é realizado.

Por exemplo, se o seu supermercado crescer (que é o que todo gestor do varejo deseja), então você terá um estoque maior, com mais produtos. Isso significa que você precisará de uma equipe maior para realizar o balanço e que ele poderá demorar mais tempo para ser realizado.

Outro exemplo bastante comum é que pode ser necessário adquirir ou trocar o software de gerenciamento do supermercado. Neste caso, é importante que você se certifique da possibilidade de transferência de informações de um sistema para outro. Ao mesmo tempo, para ter certeza de que tudo está em ordem, faça um balanço de estoque.

Essas análises podem ser feitas com base no método SWOT que identifica as forças, fraquezas, oportunidades de melhorias e ameaças. Lembre-se que o sucesso do seu supermercado pode depender dessa análise e de quais decisões serão tomadas depois dela para tornar o processo mais eficiente e preciso.

Balanço de estoque de supermercado: últimas dicas

O balanço de estoque de supermercado é um processo demorado e custoso, já que será preciso pagar aos funcionários para virem ao trabalho em um dia que o estabelecimento estaria fechado. Por isso, é fundamental que ele seja bem planejado e devidamente programado. Faça todas as preparações prévias necessárias. Isso evitará imprevistos e perda de tempo.

Além disso, por mais que o balanço de estoque seja importante, é preciso analisar os resultados para conseguir encontrar as possíveis quebras de protocolo. Dito isso, ao identificar essas falhas é fundamental encontrar formas de evitar essas quebras. 

Um exemplo prático pode ser a falta de protocolo para a retirada do estoque de itens que serão utilizados para o consumo interno, como no caso de produtos de limpeza. Se a equipe de limpeza tem acesso direto ao estoque e retira itens sem fazer o registro, isso poderá resultar em uma grande diferença entre estoque e sistema de gerenciamento. 

A nossa última dica é utilizar um software de gerenciamento. Eles são ferramentas essenciais para gestores do varejo e ainda mais importantes em supermercados, onde o número e a diversidade de produtos é bastante grande. Desta forma você evitará erros humanos e tornará o processo mais rápido.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Evolução do setor supermercadista no Brasil: saiba tudo sobre o assunto

O setor supermercadista no Brasil é um dos principais pilares da economia. Além disso, ele é capaz de refletir como andam as contas nas famílias brasileiras, ou seja, quando as contas estão apertadas, ele é o primeiro a sentir os efeitos. Por outro lado, assim que o brasileiro consegue ter um pouco mais de dinheiro…

Por Nayara Santos em 10.01.2022

Produtos mais vendidos no inverno em supermercados

Um dos grandes desafios dos gestores de supermercados é a variação sazonal na demanda dos produtos. Ou seja, você precisa conhecer quais são os itens mais vendidos em diferentes épocas do ano para atender às necessidades dos clientes. Para aqueles lojistas que possuem mais de uma unidade, esse desafio é ainda maior, já que o…

Por Nayara Santos em 22.05.2025

Nomes para supermercado: confira a lista dos mais chamativos

Com tantas possibilidades de nomes para supermercado, o gestor pode ficar bem indeciso. Além disso, é fundamental que o nome, junto com o logo, transmita a missão, os valores e os objetivos da empresa. Sem falar que, ter um nome chamativo pode fazer com que as pessoas se lembrem do seu supermercado mais facilmente. Se…

Por Nayara Santos em 14.06.2021

Estratégias para aumentar as vendas do supermercado no início do ano

O ano começou e junto com eles diversas despesas que, por mais que esperadas, podem acabar prejudicando os resultados do seu supermercado. Afinal, assim como a sua empresa tem obrigações tributárias, as pessoas também, isso sem falar nas despesas das férias e celebrações do final do ano. Se por um lado você precisa aumentar a…

Por Nayara Santos em 14.02.2024

32 Textos prontos para cartaz de oferta de supermercado, confira

Os cartazes de ofertas de supermercado ainda persistem como uma forma interessante de divulgar as promoções da semana ou do mês. Isso acontece porque, mesmo com o aumento do uso da tecnologia, eles ainda funcionam e conseguem atrair a atenção do cliente. Entretanto, é importante que você saiba como preparar um cartaz para que ele…

Por Nayara Santos em 03.05.2022

Produtos de Festa Junina para supermercado: veja os itens que não podem faltar

Você sente o cheiro das comidas típicas, ouve o som animado das músicas juninas e se contagia com a alegria que permeia o ar? Sim, a Festa Junina está chegando e, para os gestores de supermercados, isso significa uma oportunidade única de aumentar as vendas e encantar os clientes durante essa temporada festiva. Garantir os…

Por Nayara Santos em 20.05.2025

Comunicação interna do supermercado: confira 8 dicas essenciais para o seu negócio

A comunicação interna do supermercado contribuirá efetivamente para a maior satisfação de seus colaboradores, uma vez que ela traz mais credibilidade e transparência para as decisões da gestão, além de permitir um melhor conhecimento da empresa por parte dos profissionais. Além disso, destaca-se o sentimento de pertencimento atribuído a toda a equipe, e o poder…

Por Nayara Santos em 10.01.2022

Propagandas criativas para supermercados: confira 5 ideias para se inspirar

Você já conseguiu fazer uma propaganda criativa para o seu supermercado? Não conseguiu e não sabe bem por onde começar? Então não tem problema, esse artigo foi feito pensando em você, é só vir com a gente e conferir as ideias que a gente tem para você se inspirar. Provavelmente você já ouviu dizer que…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

7 ações gratuitas de marketing para supermercado que são essenciais para o sucesso do seu negócio!

Diferentes etapas da jornada de compras do cliente requerem diferentes ações de marketing para supermercado. Por isso, é essencial mais do que uma ou duas estratégias. Afinal, quanto maior for o seu conhecimento sobre esse assunto, maiores chances você terá de conseguir aumentar as suas vendas. Pensando nisso, preparamos esse artigo com algumas dicas de…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos