Fazer boas ofertas de carnaval pode significar não apenas o aumento das vendas do seu supermercado, mas também uma maior possibilidade para fidelizar clientes. Por isso, criar campanhas criativas, que sejam capazes de atrair a atenção do cliente e fazer com que ele venha conferir as ofertas é essencial.
Como criar essas campanhas nem sempre é uma tarefa fácil, preparamos esse artigo para te ajudar e te inspirar nessa tarefa. Além disso, também daremos algumas dicas de como escolher os produtos certos para essas ofertas. Boa leitura!
O primeiro passo para ter ofertas de carnaval para supermercado que realmente sejam atrativas e interessantes para os seus clientes é entender o que o cliente quer. Essa informação pode ser obtida através de pesquisas de satisfação do cliente e através da análise dos produtos mais vendidos e da curva abc do seu supermercado. Assim, você saberá exatamente quais serão os itens que conseguirão atrair a atenção do cliente e fazer com que ele vá até a sua loja.
Esse planejamento também permitirá que você compre os produtos certos e nas quantidades adequadas. Ou seja, a possibilidade de ter uma grande quantidade desses produtos depois do carnaval será menor, também será menor a possibilidade de faltarem itens para os clientes.
E, como não poderia ficar de fora, você também precisa planejar como a divulgação dessas ofertas será realizada. Quanto mais pessoas souberem delas, melhor. Portanto, a escolha da mídia correta é essencial, bem como a combinação de estratégias. Na hora de escolher como a divulgação será feita, você precisa saber exatamente qual público você quer atingir, afinal de contas, clientes com diferentes perfis preferem utilizar diferentes mídias para se manterem informados.
Como você tem diversas opções, você poderá escolher qual delas é a ideal para os seus clientes, seu orçamento e sua marca. Algumas delas são:
Agora que você já sabe quais são os primeiros passos para ter boas ofertas de carnaval para supermercado, vamos às ideias de campanhas que você poderá fazer neste período.
A nossa primeira sugestão de campanha é o Carnaval de Ofertas. Neste tipo de campanha você pode colocar uma grande diversidade de itens em promoção. Assim, o cliente terá muitas opções de produtos para comprar para celebrar a data.
Neste caso, o ideal é que os produtos sejam um mix de itens mais procurados pelos clientes e itens que têm uma maior saída durante o carnaval. Assim, você conseguirá atrair não apenas aquelas pessoas que fazem festas para celebrar com os amigos, como também os clientes que preferem aproveitar o feriado para descansar e ficar com a família.
Alguns dos produtos mais procurados para o período podem ser bebidas, diferentes cortes de carne, frutas e os itens típicos da data, como confete, serpentina, itens para fantasias, e produtos prontos para serem consumidos, como sanduíches, chocolates e barras de cereal.
A campanha Vem Pular o Carnaval com a Gente pode ser utilizada para convidar o cliente a conferir as ofertas de carnaval do supermercado durante os dias de folia. Essas promoções podem ser mais agressivas, com preços mais baixos para conseguir vender os produtos que são procurados apenas durante esse período, como os que mencionamos acima.
Não se esqueça de deixar à vista outros itens, como água mineral, barras de cereais e até mesmo sanduíches prontos. Assim, o cliente poderá passar na sua loja antes de ir para a festa e comprar tudo aquilo que ele precisa para se divertir.
A campanha Bloco de Ofertas pode ser feita pensando nos clientes que fazem parte do programa de fidelidade do supermercado. Ou seja, o seu supermercado terá o seu próprio bloco de carnaval, com direito a benefícios exclusivos para quem faz parte dele.
Assim, você poderá fazer uma etiqueta especial para identificar esses produtos e dar um desconto maior neles para esses clientes que já são fiéis à sua loja. Essa é uma forma de atrair a atenção de outros clientes para o programa e aumentar a adesão.
O importante neste caso é deixar claro que as ofertas são apenas para os clientes que fazem parte do programa. Para facilitar a adesão e aumentar o interesse pelo programa, você poderá preparar cartazes para o supermercado e deixá-los próximos ao caixa ou logo na entrada do supermercado. Por exemplo, você poderá dizer “Bloco de ofertas do Mercadinho Menezes”. Venha fazer parte do nosso programa de fidelidade! Aqui a folia é garantida!”
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Outra forma de conseguir trazer mais clientes para o programa de fidelidade é instruir os operadores de caixa a convidar o cliente para fazer parte dele, no momento em que o cliente for passar as compras no caixa. Inclusive, você pode permitir a adesão do cliente e o direito ao desconto no mesmo dia. Desta forma, o cliente não vai ficar frustrado de não ter conseguido pagar menos.
Aumentar a venda dos supermercados no carnaval não depende apenas de boas ofertas, mas também de ações para mostrar que a sua marca se preocupa com o cliente, então a nossa próxima dica de campanha é a Viagem Segura.
Nessa campanha você poderá dar dicas de viagem para o cliente, como verificar a calibração dos pneus, nível de óleo do automóvel, incentivar o cliente a não consumir bebida alcoólica durante a viagem, fazer o alinhamento do carro, dentre outros.
Ainda, você poderá fazer parceria com alguma oficina e os clientes que comprarem um determinado valor terão acesso a um desconto neste tipo de serviço. Ou seja, você atrai o cliente para a sua loja, leva informação de como fazer uma viagem mais segura e ainda oferece a possibilidade de fazer todas as verificações no carro antes dele pegar a estrada.
Essa campanha também pode ser uma ótima ideia para publicações nas suas redes sociais. Já que como é possível tratar de diferentes assuntos, você poderá fazer diversas publicações abordando o tema e convidando o cliente para conferir as ofertas e ganhar desconto na verificação do carro.
A distribuição de brindes pode ser uma estratégia bastante interessante para a fidelização de clientes no seu supermercado. Por isso, essa pode ser uma das ações implementadas junto às ofertas de carnaval.
Para que a promoção seja atrativa o suficiente é fundamental que você escolha brindes que sejam úteis para os clientes. Blocos de notas, squeeze, canetas, canetas e sacolas reutilizáveis podem ser boas opções. O mais importante é que o brinde seja algo que o cliente poderá utilizar frequentemente e associar esses momentos com a sua marca.
Isso nos leva a um segundo ponto importante desta ação, a parte visual do brinde. Para que o cliente consiga lembrar de você, o brinde precisa ter o seu logo ou o nome do supermercado estampados. Outro detalhe importante é a utilização das cores da sua marca.
Também é importante lembrar que as regras para a distribuição dos brindes devem ser claras para os clientes. Existem diferentes formas de escolher quem receberá o brinde, tais como:
Outra ação que você poderá fazer para deixar as ofertas de carnaval para o supermercado ainda mais atraente são sorteios. Neste caso, você poderá oferecer desde itens mais simples, como vale-compras na sua loja, até carros e viagens.
Uma das formas de conseguir prêmios interessantes para serem distribuídos no sorteio é através de parcerias com outros comerciantes locais. Por exemplo, você poderá sortear um jantar para a família em um restaurante badalado. Ou então um dia de cuidados de beleza em um salão.
Para esta ação, o mais importante é se certificar de que as regras para a participação no sorteio e de premiação sejam claras. Bem como de que a saúde financeira do seu negócio não será comprometida para que o prêmio seja distribuído.
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