Por Nayara Santos em 05.02.2024

7 ofertas de carnaval para supermercado: aproveite a folia e venda mais

Por Nayara Santos em 05.02.2024

Preparar as ofertas de Carnaval certas para o seu supermercado pode significar um maior movimento da loja, aumento das vendas e mais chances de fidelizar clientes. Afinal, conseguir atrair consumidores para o supermercado é um dos grandes desafios dos varejistas deste setor, portanto, cada oportunidade de fidelização deve ser aproveitada.

Uma das melhores formas de atrair a atenção do cliente e fazer com que ele venha conferir as ofertas é preparando campanhas criativas. Como muitas pessoas acreditam que não possuem a criatividade necessária para isso, essa tarefa se torna ainda mais difícil. Sem falar na falta de experiência ou de tempo para se dedicar a esse planejamento.

Vale a pena lembrar que, se alguma estratégia continua sendo utilizada ao longo do tempo, é porque ela funciona. Portanto, não tente inventar a roda, apenas adapte as ações para a sua marca e os seus consumidores e faça isso bem feito. 

Mas, também não tem nada de errado em buscar fontes de inspiração para novas ideias. Inclusive, é justamente isso que você está fazendo aqui. Pensando nisso, preparamos esse artigo com algumas ideias de ofertas de Carnaval para supermercado para você se inspirar. Confira!

Campanhas de carnaval para supermercado

O primeiro passo para ter ofertas de carnaval no seu supermercado que realmente sejam atrativas e interessantes para os clientes é entender o que o seu público quer. A melhor forma de fazer isso é conversando com os consumidores, analisando histórico de vendas e ficar de olho nas novidades do mercado.

Desta forma, você saberá exatamente quais serão os itens que conseguirão atrair a atenção do cliente e fazer com que ele vá até a sua loja. Ao se planejar, você também consegue preparar a sua lista de compras, sabendo exatamente o que e quanto comprar de cada produto.

Com o planejamento certo você terá um estoque abastecido e pronto para atender à demanda. Confira agora as nossas dicas de ofertas de carnaval que você pode fazer no seu supermercado.

1. Carnaval de ofertas

A nossa primeira sugestão é o “Carnaval de Ofertas”. Neste tipo de campanha você pode colocar uma grande diversidade de itens em promoção. Assim, o cliente terá muitas opções de produtos para comprar para celebrar a data.

Inclusive, você pode colocar diferentes itens em promoção a cada dia. Por exemplo, na sexta-feira as ofertas serão no setor de bebidas, no sábado será o açougue, na segunda o hortifrúti, e assim por diante.

O ideal é que os produtos sejam um mix de itens mais procurados pelos clientes ao longo do ano todo e itens que tenham uma maior saída durante o Carnaval. Assim, você conseguirá atrair não apenas aquelas pessoas que fazem festas para celebrar com os amigos, como também os clientes que preferem aproveitar o feriado para descansar e ficar com a família.


Alguns dos produtos mais procurados para o período podem ser bebidas, diferentes cortes de carne, frutas e os itens típicos da data, como confete, serpentina, itens para fantasias, e produtos prontos para serem consumidos, como sanduíches, chocolates e barras de cereal.

E, não se esqueça dos produtos de fabricação própria ou das refeições prontas, caso você também ofereça esses itens no seu supermercado. Como esse é um período em que as pessoas estão descansando ou celebrando, encontrar alimentos prontos pode ser uma verdadeira mão na roda que os consumidores não esquecerão.

2. Vem pular o carnaval com a gente

A campanha “Vem Pular o Carnaval com a Gente” pode ser utilizada para convidar o cliente a conferir as ofertas de carnaval do supermercado durante os dias de folia. Essas promoções podem ser mais agressivas, com preços mais baixos para conseguir vender os produtos que são procurados apenas durante esse período, como os que mencionamos acima.

Não se esqueça de deixar outros itens à vista e estrategicamente posicionados, tais como água mineral, barras de cereais e até mesmo lanches rápidos. Assim, o cliente poderá passar na sua loja antes de ir para a festa e comprar tudo aquilo que ele precisa para se divertir.

Essa é uma excelente dica para não ficar com itens parados no estoque quando a festa acabar. E, você bem sabe que produto parado no estoque além de ocupar o espaço de itens importantes, ainda pode ser sinônimo de perda.

3. Bloco de ofertas

A campanha “Bloco de Ofertas” pode ser feita pensando nos clientes que fazem parte do programa de fidelidade do supermercado. Ou seja, o seu supermercado terá o seu próprio bloco de carnaval, com direito a benefícios exclusivos para quem faz parte dele. Muito semelhante ao que acontece com quem compra os famosos abadás dos trios elétricos.

Assim, você poderá fazer uma etiqueta especial para identificar esses produtos e dar um desconto maior neles para esses clientes que já são fiéis à sua loja. Essa é uma forma de atrair a atenção de outros clientes para o programa e aumentar a adesão. 

Mas, para tornar o programa ainda mais atrativo, ofereça a possibilidade de começar a aproveitar as promoções assim que eles aderirem ao programa. Pode ter certeza de que esses clientes retornarão ao seu supermercado para aproveitar outras ofertas, e não apenas as de Carnaval.

O importante neste caso é deixar claro que as ofertas são apenas para os clientes que fazem parte do programa. Prepare cartazes com a informação e deixe-os próximos ao caixa, logo na entrada do supermercado ou mesmo próximo às ofertas. Veja esse exemplo:

Bloco de ofertas do Mercadinho Menezes. Venha fazer parte do nosso programa de fidelidade! Aqui a folia é garantida!”

Quer saber como montar o cartaz perfeito para o seu supermercado? Confira o nosso e-book Cartaz de supermercado: pare de divulgar suas ofertas assim e entenda o porquê!

Outra forma de conseguir trazer mais clientes para o programa de fidelidade é instruir os operadores de caixa a convidar o consumidor para fazer parte dele, no momento em que o cliente for passar as compras no caixa. De preferência essa pergunta deve ser feita antes de passar as compras, assim, se o cliente quiser, ele já consegue aproveitar os descontos na hora, e não ficará frustrado de não ter conseguido pagar menos.

4. Viagem segura

Aumentar a venda dos supermercados no carnaval não depende apenas de boas ofertas. Os consumidores também apreciam ações que demonstrem uma certa preocupação e zelo. Por isso, a nossa próxima dica de campanha é a “Viagem Segura”. 

Nela você poderá dar dicas de viagem para o cliente, verificar a calibração dos pneus, nível de óleo do automóvel, incentivar o cliente a não consumir bebida alcoólica durante a viagem, fazer o alinhamento do carro, dentre outros. Inclusive, essa campanha pode começar alguns dias do Carnaval, já que isso dará tempo para o cliente se preparar para a viagem, principalmente se algum problema for encontrado no veículo.

Com essa campanha, você poderá fazer parceria com alguma oficina e os clientes que fizerem compras a partir de um determinado valor terão acesso a um desconto neste tipo de serviço ou poderão fazê-lo até mesmo de graça. Ou seja, você atrai o cliente para a sua loja, leva informação de como fazer uma viagem mais segura e ainda oferece a possibilidade de fazer todas as verificações no carro antes dele pegar a estrada.

Essa campanha também pode ser uma ótima ideia para publicações nas suas redes sociais. Já que como é possível tratar de diferentes assuntos, você poderá fazer diversas publicações abordando o tema e convidando o cliente para conferir as ofertas e ganhar desconto na verificação do carro.

Apostar nessas ofertas também pode ajudar a aumentar a divulgação boca-a-boca do seu supermercado, principalmente se o tratamento oferecido ao cliente for bom. Apenas fique atento com a escolha da empresa parceira, já que há uma transferência de autoridade e reputação entre as marcas.

5. Folia de brindes

A nossa próxima dica é a “Folia de Brindes”, já que essa é uma prática que pode te ajudar na fidelização de clientes no seu supermercado. Por isso, essa pode ser uma das ações implementadas junto às ofertas de Carnaval que você preparou.

Para que a promoção seja atrativa o suficiente é fundamental que você escolha brindes que sejam úteis para os clientes, que ele usará frequentemente e possa associar esses momentos com a sua marca. Alguns exemplos de brindes: blocos de notas, squeeze, canetas, canetas e sacolas reutilizáveis podem ser boas opções. 

Lembrando que, como essa será uma oferta de Carnaval, alguns brindes podem ser mais atrativos, tais como squeeze, barras de cereais, sacolas reutilizáveis, pequenas mochilas, kits de produtos para aproveitar a folia, dentre outros. Afinal, assim os foliões conseguirão se manter hidratados, levar um snack para quando der aquela fome e tudo na sacola ou mochila da sua loja. 

Isso nos leva a um segundo ponto importante desta ação, a parte visual do brinde. Para que o cliente consiga lembrar de você, o brinde precisa ter o seu logo ou o nome do supermercado estampados. Outro detalhe importante é a utilização das cores da sua marca.

Determine quem receberá o brinde

Também é importante lembrar que as regras para a distribuição dos brindes devem ser claras para os clientes. Existem diferentes formas de escolher quem receberá o brinde, tais como:

  • A cada X reais em compras: essa pode ser uma forma de fazer com que o cliente gaste mais. Por exemplo, a cada 150 reais em compras o cliente ganha um brinde, ou seja, se o total da compra for de 300 reais ele vai ganhar dois brindes. O interessante aqui é que o brinde seja melhor conforme o valor de compras aumenta;
  • Compras acima de X reais: já neste caso, não importa quanto o cliente compre, ele ganhará apenas um brinde. Assim, se você decidir que a cada 150 reais em compras o cliente ganha um brinde, mesmo que ele gaste 450 reais, ele receberá apenas um brinde.
  • Comprando um determinado produto ou marca: ideal para fazer parcerias com marcas conhecidas do seu público e distribuir brindes exclusivos para os clientes fiéis àquela marca. Assim, se o cliente comprar um determinado valor em produtos da marca, ele recebe o brinde em questão.

6. Carnaval premiado

O “Carnaval Premiado” é outra ação que você poderá fazer para deixar as ofertas de Carnaval do seu supermercado ainda mais atraentes. Nada mais é do que a realização de sorteios nos quais você poderá premiar o cliente com uma grande diversidade de itens, que podem ir desde algo mais simples, como vale-compras na sua loja, até carros e viagens.

Uma das formas de conseguir prêmios interessantes para serem distribuídos no sorteio é com parcerias com outros comerciantes locais. Por exemplo, você poderá sortear um jantar para a família em um restaurante badalado. Ou então um dia de cuidados de beleza em um salão. 

Para esta ação, o mais importante é se certificar de que as regras para a participação no sorteio e de premiação sejam claras. Bem como de que a saúde financeira do seu negócio não será comprometida para que o prêmio seja distribuído.

E, se você ficar na dúvida de quais prêmios seriam mais interessantes para os seus clientes, então não custa nada perguntar. Isso pode ser feito nas suas redes sociais, ou em uma pesquisa na própria loja.

7. Carnaval antecipado

Não é nenhuma novidade que o brasileiro deixa tudo para última hora, certo? Mas, isso não significa que você precisa seguir o mesmo exemplo e não se planejar para as ofertas de Carnaval. Aliás, muitas pessoas preferem se preparar para evitar filas, supermercados lotados e preços mais altos.

Então, que tal ajudar os seus clientes a evitarem o caos que as compras de Carnaval podem ser? Prepare a campanha “Carnaval Antecipado” e conquiste aqueles consumidores mais ansiosos. Mesmo porque, não importa quanto o varejista se esforce para planejar tudo para o Carnaval, se todos deixarem as compras para o último momento, esse cenário é inevitável.

Toda a campanha pode ser pensada para mostrar ao cliente como a jornada de compras pode ser melhor ao se planejar. Isso vai desde o trânsito até chegar ao supermercado, passando pela dificuldade de encontrar uma vaga no estacionamento, pela quantidade de pessoas na loja, nem sempre encontrar o produto desejado e finalmente demora nas filas do caixa. 

Assim, você pode fazer ofertas antecipadas dos produtos mais procurados, convidando o cliente a se planejar para comprar tudo o que ele precisa para a festa com antecedência. Desta forma, você valoriza quem se planeja, e ao mesmo tempo pode estar contribuindo para deixar a sua loja um pouco menos caótica na véspera das viagens. 

Vale a pena colocar produtos em promoção, oferecer brindes, a revisão do carro, ou qualquer outra oferta que seja interessante para o seu público-alvo. Sem falar que essa também é uma forma de sair na frente da concorrência e conquistar o cliente antes mesmo das celebrações começarem.

Como alavancar as suas vendas no Carnaval

Não importa o quão criativa, inovadora e inusitada sejam as suas ofertas de Carnaval seja se o cliente não encontrar um bom ambiente de compras, um bom atendimento ou não souber o que acontece na sua loja. Por isso, queremos dedicar parte deste artigo a estratégias que você deve adotar para conseguir alavancar as suas vendas.

Aposte no marketing de experiência

Você, gestor do setor supermercado, sabe que nem sempre as ofertas são suficientemente atrativas para os consumidores. Por isso, é preciso lançar mão de outras ações para conseguir convencer o cliente a ir até a sua loja, passar mais tempo no estabelecimento e até mesmo a interagir mais com a sua marca.

Uma das formas de fazer isso é investindo no marketing de experiência. Esse ramo do marketing tem o intuito de oferecer ao cliente mais do que produtos baratos, mas também uma experiência completa, imersiva e única, da qual ele irá se lembrar por algum tempo. 

Isso pode ser feito tanto oferecendo um ambiente de compras agradável, quanto criando ações em que o cliente participa ativamente. Por exemplo, fazer um concurso de fantasias nas suas redes sociais. 

Assim, os clientes podem tanto participar marcando o perfil do supermercado nas suas publicações, quanto votando em quais são as fantasias mais criativas. Inclusive, você pode criar diferentes categorias e oferecer diferentes prêmios. 

Sem dúvida alguma você irá conquistar os foliões mais engajados com a celebração do Carnaval. Sem falar que ainda conseguirá aumentar o alcance do perfil do supermercado nas redes.

Temos um guia completo para te ajudar a criar a sua estratégia perfeita Aprenda a montar uma estratégia de Marketing de Experiência para o seu negócio.

Rádio indoor personalizada: comunicação na hora certa

Como anda a comunicação com o cliente no seu supermercado? Está caprichando nos anúncios nas redes sociais, em outdoors, revistas do bairro mas não tem nenhuma estratégia para os clientes que estão na sua loja? 

Então chegou o momento de mudar isso e conseguir alavancar as suas vendas de Carnaval e ao longo do ano todo com uma rádio indoor personalizada. Claro que, quando o assunto é divulgação de ofertas, quanto mais pessoas souberem delas, melhor. 

Mas, isso não significa que todos que estão no seu supermercado conhecem (ou mesmo se lembrem) de todas as ofertas. Somado a isso, temos o fato de que a maior parte das decisões de compras são tomadas enquanto o cliente está diante das prateleiras. Portanto, esse é o momento de conseguir se comunicar sem ruídos com ele para aumentar as suas vendas.

A melhor forma de fazer isso é com anúncios ao longo da programação da rádio. Desta forma, todos os clientes que estiverem no estabelecimento neste momento, saberão quais produtos estão com descontos ou quais as novidades que você preparou para o Carnaval. 

Os anúncios na rádio também podem ser utilizados para convidar os clientes a fazer parte do programa de fidelidade, ou então divulgar as regras para receber brindes, e muito mais. Ao fazer isso, você conseguirá influenciar o consumidor no momento certo e vender mais.

Para saber mais sobre como divulgar as ofertas, confira o nosso guia completo Ofertas para supermercado: inove na divulgação.

Música ambiente temática

Essa última ação é praticamente uma combinação das duas que mencionamos anteriormente. Afinal a música pode melhorar a experiência do cliente ao mesmo tempo em que pode ser feita pela rádio indoor personalizada.

Entretanto, engana-se quem acredita que basta sintonizar uma rádio convencional ou escolher uma playlist qualquer. Para que essa ação funcione como o esperado, ela também precisa ser bem planejada.

Isso porque, a música também é uma forma de comunicação com o cliente, cabendo a você decidir que tipo de mensagem quer transmitir aos consumidores e quais as reações quer que ele tenha. Como estamos falando de Carnaval, preparar uma playlist temática pode ser excelente para deixar em clima de festa e comprar mais produtos relacionados à data.

Além disso, a playlist com o ritmo certo pode te ajudar a acelerar o ritmo de compras, ideal para os dias e horários de maior movimento na loja. Ou mesmo dar ao cliente a sensação de que o tempo passa mais rápido quando as filas do caixa estão grandes.

A boa notícia é que, com tanta coisa para se preocupar e planejar para o Carnaval, pelo menos, com a programação da rádio, a gente consegue te ajudar! A Listenx possui mais de 20 anos de experiência no ramo de músicas e comunicação para negócios e tem muitos cases de sucesso mostrando a importância dessa ferramenta de marketing.

O nosso time de especialistas te ajuda a ter a trilha sonora certa para cada momento do dia no supermercado. Assim, você conseguirá ter uma programação sob medida, que agrade aos consumidores e te ajude a ter melhores resultados.

Outra vantagem é a possibilidade de criar anúncios e gravá-los com os nossos locutores virtuais. Desta forma, com apenas alguns cliques e poucos minutos, os seus anúncios estarão prontos para serem reproduzidos na rádio. Solução perfeita para aquelas promoções relâmpago que fazem tanto sucesso!

Confira a seguir como solicitar o seu teste gratuito e conhecer melhor todas as vantagens de ter uma rádio indoor no seu supermercado.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Decoração de carnaval para supermercado: veja como destacar o seu negócio

Preparar a decoração de Carnaval no seu supermercado é uma forma de fazer com que os clientes entrem no clima de celebração e fiquem ainda mais dispostos a aproveitar as ofertas que você preparou. Além disso, a decoração pode influenciar diretamente na experiência de compras e ajudar os clientes a lembrarem da sua loja no…

Por Nayara Santos em 24.01.2024

Como abrir um supermercado com pouco dinheiro? 7 dicas incríveis

 Você sempre quis empreender e ter o seu próprio negócio do ramo alimentício, mas não sabe como abrir um supermercado com pouco dinheiro? Nós preparamos esse conteúdo com várias dicas para te ajudar a acabar com essa dúvida e a tirar os seus planos do papel! Para iniciar um negócio com pouco dinheiro você…

Por Nayara Santos em 06.03.2023

Ifood para supermercados: entenda as vantagens e como se cadastrar

Se você não possui um site ou aplicativo uma alternativa para realizar vendas online e atrair mais clientes é através do Ifood para supermercado. O aplicativo tem feito cada vez mais sucesso diante do isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus e muitas empresas viram nele uma ótima opção para aumentar as vendas. Neste…

Por Nayara Santos em 02.06.2021

Logo de supermercado: veja como montar o seu

O logo de supermercado é uma parte extremamente importante da identidade visual da sua empresa. Afinal de contas, é dele que as pessoas irão lembrar quando pensarem e falarem na sua marca. Além disso, ele é capaz de criar um certo tipo de conexão com os seus clientes. Neste texto vamos trazer mais informações a…

Por Nayara Santos em 13.04.2021

Arrumação de gôndolas de supermercado: 12 dicas que podem ser seguidas!

Cada empreendimento conta com desafios e a arrumação de gôndolas de supermercado é uma dificuldade específica desse ramo. Isso porque esse processo trata de um trabalho fundamental para fazer com que os produtos que estão sendo vendidos sejam notados pelos compradores e até mesmo para influenciar as compras. O layout das gôndolas de um supermercado…

Por Nayara Santos em 04.08.2022

Atacarejo supermercado: descubra o que é e como funciona

O supermercado atacarejo é uma excelente alternativa de negócio neste ramo do varejo. Isso porque, ele consegue atender não apenas o consumidor que adquire pequenas quantidades de produtos. Como também os pequenos e médios comerciantes, que compram uma quantidade maior de produtos no supermercado. Ficou interessado por esse modelo de negócio? Então você está no…

Por Nayara Santos em 03.11.2021

Fardamento para supermercado: entenda por que é importante ter o seu

O uso de uniformes, ou fardamento para supermercado, é uma forma de demonstrar profissionalismo e excelência para os consumidores. Entretanto, os benefícios para a empresa vão muito além disso. Se você, gestor ou dono de supermercado, ainda não preparou o fardamento para os seus funcionários, não perca tempo. Neste artigo vamos te contar mais sobre…

Por Nayara Santos em 03.05.2021

Cooperativa de supermercado: entenda como funciona e como montar uma

A busca constante por preços menores sem que a qualidade do produto fosse comprometida, fez com que as cooperativas de supermercado surgissem. Neste modelo de negócio, os cooperados encontram muitas vantagens, já que eles não apenas podem usufruir de preços melhores, mas também participam da tomada de decisões do supermercado. Neste artigo nós vamos explicar…

Por Nayara Santos em 02.07.2021

Terminal de supermercado: confira as vantagens para o seu negócio

O terminal de supermercado, aquele que permite que o cliente faça a consulta de preço, já foi muito comum no varejo. Entretanto, com o passar dos anos, eles foram diminuindo de quantidade nas lojas e nem sempre é fácil encontrá-los quando há alguma dúvida com relação ao valor do produto. Muitos supermercadistas ainda possuem dúvida…

Por Nayara Santos em 17.08.2021

Receba nossos conteúdos exclusivos