Garantir a qualidade dos processos de qualquer empresa é extremamente importante na busca por seu sucesso. Em termos financeiros, isso se torna ainda mais relevante. Nesse sentido, o fluxograma para caixa de supermercado se mostra uma ferramenta gráfica fundamental. Afinal, ela pontua, passo a passo, como anda o desempenho do negócio.
Com o amparo de um bom fluxograma, ou seja, aquele que estabelece relações de início, meio e fim, diversos benefícios podem ser obtidos. A otimização da tomada de decisões, um melhor fluxo de finanças e o aumento da produtividade da equipe envolvida no caixa são apenas alguns deles.
Se você deseja elaborar seu fluxograma para caixa de supermercado de forma a maximizar seus resultados, conheça, neste conteúdo, os passos necessários em sua execução!
1. Planeje o processo
Uma vez que um fluxograma indica, em linhas gerais, um mapeamento de processos, o primeiro passo é saber o que precisa ser mapeado. Quais pontos do caixa você deseja otimizar? Eles devem estar em destaque na visualização gráfica. Por outro lado, os que você quer manter intactos podem ser descritos como etapas em continuidade.
Além disso, é imperativo definir, previamente, o ponto de recorte que será observado. Se o projeto for extenso demais, tende a ser uma boa ideia quebrá-lo em mais fluxogramas. Finalmente, para aproveitar as vantagens dessa ferramenta estratégica, saiba o que não deve ficar de fora e planeje-se antes de dar início ao mapeamento.
2. Identifique onde o processo começa e termina
Esse é um ponto extremamente importante a ser levado em consideração. Afinal, muitos gestores e coordenadores acreditam que o processo se inicia no que se espera que aconteça. Contudo, na verdade, ele deve seguir a realidade. Isso é dito uma vez que a função da ferramenta é observar quais são os potenciais gargalos de um fluxo financeiro.
Sendo assim, mesmo que diversas observações sejam feitas e o mapeamento fique visualmente poluído, você poderá visualizar as etapas de seu caixa. Ao fazer isso, se tornará capaz de discutir possíveis melhorias junto à equipe. A fim de evitar confusões, utilize símbolos padronizados que representam determinados processos, como círculos e retângulos.
Quanto ao final do processo, certifique-se que o fluxograma realmente delineie a última atividade realizada antes de fechar o caixa. Qualquer tarefa deixada de fora, mesmo que não pareça fundamental, pode afetar a visualização que todos têm do fluxo.
3. Escolha o melhor método
São várias as opções de fluxogramas disponíveis e cada uma é orientada a um tipo diferente de resultado. Escolha a organização visual adequada a você ao conhecer um pouco sobre as que estão disponíveis:
- diagrama de blocos, que é o processo mais descomplicado. Ele sequencia os processos em blocos e não inclui pontos de decisão;
- simples, método muito semelhante ao apresentado acima. Contudo, ele inclui pontos de decisão e orientam a equipe que visualiza o fluxograma;
- vertical, também conhecido como diagrama de processos. Ele agiliza e facilita o preenchimento de informações e é comumente usado para nortear processos produtivos;
- funcional, que aborda, em geral, processos que ocorrem em mais de uma área. Ele é eficiente na delimitação de grandes gargalos.
Em termos do caixa de um supermercado, é interessante buscar pelas metodologias que melhor atendam às necessidades de pontualidade e responsabilização dos envolvidos em cada etapa do processo.
4. Defina os símbolos
Ainda que a empresa tenha liberdade e possa usar aquilo que a agrade, existem alguns padrões voltados aos fluxogramas em termos de simbologia. As setas, por exemplo, costumam indicar o andamento do fluxo. Já os retângulos, em geral, estão relacionados à execução de uma função em específico.
Ao se aprofundar na metodologia mais adequada a você na hora de fazer o fluxograma para caixa de supermercado, é provável que você se depare com esses símbolos. Se eles forem úteis em seu caso, não deixe de usá-los.
Porém, se acreditar que sua equipe compreenderá outras opções com maior clareza, não hesite em seguir por esse caminho. Nesse momento, a melhor escolha que o gestor pode tomar é a de conversar com os próprios colaboradores. Eles expressarão suas opiniões.
5. Determine as responsabilidades
Quando você constrói seu mapeamento nomeando os responsáveis por cada etapa do processo, se torna mais simples identificar gargalos e conversar com a equipe sobre as razões por trás deles.
Em qualquer fluxograma, paciência e a mente aberta são fatores fundamentais. Escute o que os funcionários têm a dizer, leve suas sugestões em consideração e busque compreender a raiz de qualquer falha ou retrabalho.
Se necessário, remaneje os membros dos times. Dessa forma, você garante que os colaboradores mais recomendados na hora de lidar com determinadas áreas sejam posicionados nelas e otimizem os erros identificados. Enquanto isso, os demais continuam trabalhando para manter o fluxo ativo.
Finalmente, não deixe de buscar a maximização da comunicação entre os responsáveis. Muitas vezes, falhas e gargalos estão relacionadas a erros nesse sentido. Investir em boas ferramentas de workflow pode fazer a diferença.
6. Cheque as informações
Certifique-se de que os dados inseridos no mapeamento sejam realmente relevantes ao processo. É imprescindível que eles apresentem e condensem informações fundamentais aos colaboradores. Assim, serão capazes de entender, a fundo, onde estão localizados alguns dos problemas que afetam os resultados e, assim, resolvê-los.
Não é incomum que uma ferramenta desse tipo resulte em uma visualização gráfica complexa e com muitos símbolos diferentes entre si. Contudo, se o processo foi delineado junto à equipe, ela saberá identificar cada ponto de decisão importante. Dessa forma, todos estarão na mesma página e poderão, juntos, melhorar a fluidez das atividades financeiras.
O fluxograma para caixa de supermercado é uma ferramenta gráfica que permite que todos os envolvidos na atividade visualizem sua realidade. Com isso, eles discutem possíveis melhorias e mitigam gargalos. Com o uso das dicas acima, você e sua equipe ficarão a par de todos os fatores envolvidos nos processos e se tornarão capazes de otimizá-los! Conte com as ferramentas e tecnologias certas nesse momento.
Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!
A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.
Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra.
É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.
Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!