Por Nayara Santos em 17.08.2021

Coletor de dados para supermercado: principais funções e sua importância

Por Nayara Santos em 17.08.2021

O coletor de dados para supermercado é uma daquelas ferramentas que facilitam o dia-a-dia dos gestores e funcionários e que se tornam indispensáveis para otimizar a sua rotina. Apesar disso, nem todos os gestores ou donos de supermercado fazem uso dela ou conseguem explorar todo o potencial que ela pode ter, seja por desconhecimento ou por falta de familiaridade com a tecnologia.

Se esse for o seu caso, não precisa se preocupar, nós elaboramos este texto justamente para te ajudar. Neste artigo vamos te explicar o que é o coletor de dados para supermercado e como ele pode ser empregado na sua loja. Boa leitura!

O que é o coletor de dados para supermercado?

O coletor de dados é um equipamento parecido com um smartphone e que tem o intuito de facilitar a coleta de informações através da leitura do código de barras dos produtos ou pela inserção dessas informações através de um teclado alfa numérico. Ele é muito utilizado por empresas de logística, facilitando a transmissão de informações para os sistemas de gestão.

Existem inúmeras vantagens de se utilizar um coletor de dados para supermercado e as principais delas são:

  • Maior produtividade: se tem uma coisa que todo gestor fica interessado é em melhorar a produtividade dos funcionários. Quando um supermercado adota o coletor de dados isso fica evidente, já que não há mais a necessidade de utilizar papel e caneta para verificar informações, que podem ser coletadas em segundos;
  • Mais agilidade nos processos: como a produtividade aumenta, os processos do supermercado também se tornam mais rápidos. Afinal de contas, a conferência de produtos no momento da entrega, por exemplo, pode ser feita de forma muito mais rápida;
  • Reduz o risco de erros: anotar código de barras e fazer conferências manuais aumenta significativamente o risco de cometer algum erro. Com o coletor de dados para supermercado é possível reduzir os erros humanos nesses processos;
  • Permite decisões mais assertivas: com a coleta de informações sendo feita e disponibilizada de maneira muito mais rápida, os gestores podem tomar decisões gerenciais mais rapidamente e de modo mais assertivo.

Vale ressaltar que sempre que um processo de supermercado pode ser realizado mais rapidamente, minimizando a possibilidade de erros e ainda permitindo que você seja capaz de tomar decisões gerenciais mais acertadas, isso é um ganho enorme para a sua empresa. 


Isso acontece porque quando você consegue trabalhar desta forma, otimizando processos, sobrará mais tempo para se dedicar ao planejamento de outras estratégias de marketing. Por exemplo, quais ações de marketing sensorial podem ser aplicadas para melhorar a experiência do cliente, o que é necessário para que essas estratégias sejam efetivas, quais outras ações podem ser realizadas para melhorar a divulgação da sua marca e o aumento das vendas, e assim por diante.

Como o coletor de dados pode ser utilizado no supermercado?

Agora que já falamos sobre as vantagens de se ter um coletor de dados para supermercado, vamos apresentar agora em quais processos e como ele pode ser utilizado.

Controle de recebimento de mercadoria

Como o coletor de dados para supermercado permite a leitura do código de barras dos produtos, ele é uma excelente ferramenta para fazer a conferência dos itens que estão sendo entregues. Além disso, muitos desses coletores permitem a integração com outros sistemas, ou mesmo a transmissão de dados para um banco específico.

Desta forma, o funcionário responsável pelo recebimento dos produtos poderá fazer a conferência rapidamente. Assim, os produtos podem entrar no estoque rapidamente e ficam disponíveis para que sejam repostos nas prateleiras.

Inventário do estoque

Outra tarefa que geralmente ocupa bastante tempo dos funcionários e donos de supermercado é a realização do inventário do estoque. Esta atividade deve ser feita com uma certa frequência para certificar-se de que haverá quantidade suficiente para atender às demandas geradas pelas promoções.

Problemas no estoque do supermercado podem resultar em prateleiras vazias, falta de produtos importantes para o lucro do seu negócio, bem como comprometer a experiência de compras do cliente. Por isso, sempre que esse processo puder ser otimizado e as chances de erros diminuídas, essa oportunidade deve ser aproveitada.

Pesquisa na concorrência

Outra grande utilidade para o coletor de dados para supermercado é a realização de pesquisa de preços na concorrência. Como ele permite a leitura do código de barras dos produtos, você conseguirá registrar exatamente quais são os preços dos itens de seu interesse e fazer a comparação com os preços praticados na sua loja.

Vale ressaltar que esse processo pode sim ser realizado de maneira mais discreta e manual. Entretanto, para isso o seu funcionário terá que conferir o código de barras do produto, anotar os preços em uma planilha, depois passar essas informações para um computador ou sistema utilizado para conseguir fazer as comparações. Levaria mais tempo e você ainda correria o risco de ter dados inseridos incorretamente tanto na etapa de levantamento de preços da concorrência, quanto na transcrição desses dados para o computador.

Controle de qualidade nas etiquetas de preços

Por último, mas não menos importante, o coletor de dados para supermercado também pode ser utilizado para que você consiga fazer o controle de qualidade nas etiquetas de preços. Provavelmente nem todos os supermercados vão precisar realizar esse tipo de controle. Apesar disso, caso essa seja uma das necessidades do seu negócio, o coletor de dados poderá te ajudar.

Lembre-se que é extremamente desagradável para o cliente ter que ficar procurando pelo preço do produto ou mesmo se deparar com um preço maior quando for passar o produto no caixa. Esses detalhes podem interferir, e muito, na experiência do cliente. Por isso, ter um controle de qualidade para garantir que o valor mostrado nas etiquetas está correto é fundamental.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Cross merchandising no supermercado: 6 dicas de como aplicar

O cross merchandising no supermercado é uma das técnicas de venda que pode ser aplicada para aumentar os lucros da sua loja. Ela consiste basicamente em combinar produtos que se complementam, trazendo maior conveniência e praticidade para o cliente. Como, por exemplo, os pacotinhos de queijo ralado que são expostos com os molhos de tomate…

Por Nayara Santos em 03.08.2021

Produtos mais vendidos no Natal em supermercados: veja quais são

Se você é um gestor de supermercados, então conhecer quais são os produtos mais vendidos no Natal é fundamental para conseguir se preparar para uma das datas mais importantes do varejo. Já que isso te ajudará a saber quais são os produtos que mais fazem sucesso entre os consumidores e a planejar as campanhas de…

Por Nayara Santos em 11.08.2023

Supermercado do futuro: veja como será e conheça as tendências

Se você quiser se destacar da concorrência, e ter um supermercado do futuro é imprescindível ficar de olho nas tendências do setor supermercadista. A tecnologia tem ganhado cada vez mais força e mais espaço em nossas vidas, facilitando tanto a rotina de compras quanto a melhora nas vendas das lojas. Por isso, é preciso ficar…

Por Nayara Santos em 10.01.2022

Produtos cruelty free no supermercado: itens que não podem faltar

A procura de produtos cruelty free no supermercado aumentou consideravelmente nos últimos tempos. Isso ocorreu porque cada vez mais os consumidores estão preocupados com as políticas que as empresas adotam. Ou seja, eles querem saber se a empresa adota algum tipo de política social para tornar o local em que atua melhor. Isso impulsionou um…

Por Nayara Santos em 06.10.2021

Exposição de vinhos em supermercados: 7 dicas para expor corretamente

Fazer a exposição de vinhos no supermercado de forma correta vai muito mais além do que simplesmente dispor os produtos nas prateleiras. Isso acontece porque esses produtos requerem alguns cuidados especiais para manter a qualidade e as características originais.  Como você não vai querer que os seus clientes comprem produtos de baixa qualidade, então é…

Por Nayara Santos em 17.08.2021

Logística para supermercados: saiba tudo sobre o tema

Saber como fazer a logística para supermercados pode dar uma grande vantagem estratégica para o gestor desse tipo de estabelecimento. Isso porque, além de conseguir maior eficiência nos processos do supermercado, ainda é possível reduzir custos e até mesmo trabalhar a fidelização do cliente. Apesar disso, nem todos os gestores dão a devida importância para…

Por Nayara Santos em 13.10.2021

Prevenção de perdas em supermercados: 12 passos para evitar perdas

Com certeza você já sofreu alguma perda dentro do seu supermercado, correto? Existem diversas situações que podem ocasionar perdas e prejuízos, podemos citar casos onde ocorrem furtos ocasionados por clientes ou funcionários, o problema recorrente do consumo de alimentos dentro do supermercado onde os clientes violam as embalagens e não pagam pelos itens, a troca…

Por Nayara Santos em 14.12.2020

Jornal de ofertas de supermercados: veja como potencializar a divulgação

Fazer a divulgação do supermercado através do jornal de ofertas ainda é uma prática muito comum no setor supermercadista. A prática ainda se mantém, mesmo com o advento da tecnologia e com tudo sendo pesquisado na internet. O que aconteceu foi que os supermercados passaram a disponibilizar o jornal de ofertas também em um formato…

Por Nayara Santos em 03.05.2021

Impostos no supermercado: entenda tudo sobre os tributos

Para ser um empreendedor de sucesso no Brasil existem grandes desafios que devem ser superados. Eles vão desde a burocracia e o tempo necessário para abrir um negócio, até entender o funcionamento e quais são os impostos que devem ser pagos. E isso se aplica a todas as áreas do varejo, inclusive aos supermercados. Além…

Por Nayara Santos em 22.08.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos