Muitos empreendedores têm vontade de abrir um supermercado, pois parece ser uma ótima oportunidade de negócio. Mesmo assim, a insegurança ainda é grande, já que uma dúvida muito comum é se realmente abrir um supermercado dá dinheiro. Inclusive, essa é a dúvida principal para qualquer empreendedor, independentemente da área em que vá atuar.
Portanto, se você está considerando abrir um supermercado, então precisa trocar todas essas incertezas por informações. Justamente por isso, antes de abrir um supermercado, é importante fazer uma ampla pesquisa de mercado, conversar com donos de supermercados, entender sobre o regime tributário, e saber qual é o modelo de negócio que você pretende abrir.
Com todas essas informações em mãos você terá um panorama de quanto deverá investir, qual estrutura será necessária e qual retorno terá. Ou seja, vai conseguir responder à pergunta que te fez parar para ler esse artigo: se abrir um supermercado dá dinheiro.
Dito isso, é só vir com a gente e conferir esse artigo com todos os detalhes sobre o que é preciso para abrir um supermercado e fazer ele dar dinheiro. Boa leitura!
Investimento necessário
Para abrir um supermercado alguns investimentos são necessários para garantir o bom funcionamento do negócio. Portanto, antes de decidir se você vai empreender nessa área, analise se para o modelo de negócio que você pretende abrir, você tem condições de arcar com todas as despesas. Vejamos a seguir qual é a estrutura básica para abrir um supermercado.
1. Local
Tenha em mente em qual bairro você pretende abrir o seu supermercado. Lembre-se que locais com maior movimento tendem a custar mais caro (seja o aluguel ou o valor do imóvel), mas também você ficará exposto a mais pessoas e terá mais chances de fazer mais vendas.
Ainda, você também precisará decidir se o espaço será comprado, alugado, ou, até mesmo, se será inicialmente montado na garagem de algum familiar para economizar custos. Pesar cada um desses detalhes e fazer todos os cálculos é essencial para uma decisão acertada.
2. Infraestrutura
Para saber qual será a infraestrutura necessária para abrir o seu supermercado, você precisa definir qual é o modelo de negócio que pretende abrir. Ou seja, será um mercadinho de bairro, uma mercearia, um mini mercado, um supermercado ou um hipermercado. Além disso, tenha definido também se as vendas serão feitas no modelo de atacado, varejo ou ambos.
Assim que souber qual será o modelo de negócio, você terá uma noção maior de quais equipamentos serão necessários para compor a infraestrutura do seu negócio. Geralmente os estabelecimentos desse ramo supermercadista possuem alguns itens básicos para conseguir funcionar, vejamos quais são.
- Prateleiras e gôndolas;
- Expositores;
- Carrinhos e cestas;
- Freezers e geladeiras;
- Estrutura de checkout;
- Caixa registradora;
- Maquineta de cartão de crédito;
- Balanças;
- Impressoras;
- Computadores;
- Etiquetas;
- Sistema de automação.
Dependendo do tamanho do seu negócio, você precisará de mais ou de menos equipamentos, o que interfere diretamente no custo de infraestrutura. Além disso, se no supermercado não houver padaria, então você talvez não precise dos expositores.
Se ficar na dúvida basta fazer uma visita para algum supermercado com o porte semelhante ao que você quer abrir e anotar tudo o que você vê e que pode ser necessário para o seu estabelecimento.
3. Funcionários
O tamanho do seu estabelecimento também irá interferir na quantidade de funcionários que o seu negócio precisará ter. Vejamos algumas funções básicas imprescindíveis na hora de abrir um supermercado:
- Operador de caixa;
- Repositor;
- Empacotador;
- Estoquista;
- Equipe de limpeza;
- Equipe de manutenção;
- Açougueiro;
- Padeiro e confeiteiro;
- Fiscal de loja;
- Gerente;
- Segurança.
Caso você opte por abrir um mercadinho de bairro, certamente não precisará de todos esses colaboradores, pois o espaço, a quantidade e variedade de produtos vendidos será menor. Muitos donos de negócios de pequeno porte contam com a ajuda dos familiares para reduzir gastos.
Além disso, em mercearias de bairro também é muito comum que o funcionário realize mais de uma tarefa. Por exemplo, você pode ter alguém revezando entre operador de caixa e repositor, conforme a necessidade.
4. Fornecedores
Defina qual será o mix de produtos do seu estabelecimento e busque por fornecedores que sejam confiáveis, consolidados no mercado, que cumpram com os prazos de entrega, ofereçam bons preços e facilidades de pagamento. Lembre-se, encontrar bons fornecedores poderá interferir diretamente na experiência do cliente e no sucesso do seu supermercado.
O ideal é que você se relacione com empresas sérias, que garantam a qualidade dos produtos entregues. Caso contrário, você poderá ter sérios problemas de insatisfação dos clientes.
5. Contador
Claro que você pode fazer a contabilidade do supermercado sozinho. Entretanto, com a legislação brasileira e a quantidade de impostos que um estabelecimento desse ramo deve pagar, é essencial contar com a ajuda de profissionais especializados.
Por isso, caso você não se sinta seguro em gerir toda a contabilidade do seu negócio, será necessário contratar um contador. Contar com a ajuda de um profissional que entenda as peculiaridades de um supermercado vai fazer toda a diferença, pois ele será responsável pela regularização do supermercado, por garantir que tudo estará sendo feito de acordo com a lei, por garantir a estabilidade e o desenvolvimento do seu negócio, dentre tantas outras funções importantes para a sua segurança financeira.
6. Impostos
Os impostos vão variar de acordo com a receita do seu estabelecimento, portanto não é possível saber os valores exatos que deverão ser pagos, porém com a ajuda do contador você conseguirá fazer uma estimativa do valor a ser pago. Portanto, aqui vale a pena reforçar que a contratação de um profissional é essencial.
7. Estratégias de marketing
Sim, é importante que você comece a traçar estratégias de marketing antes mesmo de começar um negócio. Primeiramente porque a criação do logo, do nome do supermercado e das cores são importantíssimos para o sucesso de qualquer empreendimento. Afinal, eles ajudam a reforçar e a transmitir a mensagem da sua marca.
Além disso, você precisa saber o que será preciso fazer para atrair clientes para a sua loja durante a inauguração e nos primeiros meses de funcionamento. Ou seja, até que as pessoas saibam que o supermercado existe e queiram comprar com você.
Ainda, também é preciso definir quais ações serão realizadas para fidelizar os clientes que comprarem com você. Uma excelente forma de se fazer isso é com a rádio indoor, reproduzindo músicas que o cliente gosta para ajudá-lo a fazer as compras em um ambiente mais agradável e descontraído.
Se você quiser saber mais sobre como a música pode te ajudar a ter resultados incríveis, confira o nosso e-book Rádio para supermercados: revolucione o seu negócio.
Afinal, abrir um supermercado dá dinheiro?
Depois de saber de todos esses investimentos, você deve estar se questionando se é possível ganhar dinheiro abrindo um supermercado, e a resposta é SIM!
Por mais que os custos para abrir um negócio desse ramo pareçam altos, fique tranquilo, abrir um supermercado dá dinheiro e a maior parte do lucro vem de algumas seções específicas, são elas:
- Açougue: carne vermelha e branca.
- Mercearia: arroz, feijão, farinhas, sal, açúcar, enlatados, temperos, cafés, molhos, entre outros itens;
- Hortifrúti: todos os tipos de legumes, frutas e verduras;
- Padaria: o tradicional pão francês, pães doces, brioches, salgados, bolos.
Mesmo se você tiver pouco dinheiro para investir nesse primeiro momento, não desanime! É possível abrir um supermercado com pouco dinheiro, você sabia? Nesse artigo você vai encontrar 7 dicas incríveis que vão te ajudar a empreender investindo pouco!
Portanto, independentemente do local, do tamanho, do modelo de negócio, da infraestrutura e da quantidade de funcionários, abrir um supermercado dá dinheiro SIM! Você só precisa fazer uma gestão eficiente e planejar com cautela a abertura do seu negócio.
Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!
A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.
Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra.
É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.
Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!