Por Nayara Santos em 14.06.2021

Veja como ter um supermercado com preço baixo

Por Nayara Santos em 14.06.2021

Ter um supermercado com preço baixo pode ser um grande diferencial da sua marca. Entretanto, esse também é um grande desafio para os donos de negócios do setor supermercadista. Afinal de contas, todos os custos para a manutenção do supermercado devem ser considerados, bem como a lucratividade para manter o negócio funcionando.

Por isso, se você tem a intenção de atrair mais clientes para o seu supermercado através do preço baixo, precisa ficar atento a este artigo. Nele você terá algumas dicas de como conseguir vender produtos mais baratos e o que não pode ficar de fora para continuar agradando aos clientes. Boa leitura!

Supermercado com preço baixo: como ter o seu

A lucratividade de um negócio é o objetivo de qualquer empreendedor e existem diferentes táticas para chegar até o saldo positivo. Uma dessas estratégias é um supermercado com preço baixo. Entretanto, ao adotá-la, é preciso ficar atento a diversos pontos para não comprometer a saúde financeira do seu negócio. A seguir falaremos quais são esses pontos.

Conheça os custos para manter o seu negócio

O primeiro passo para conseguir conquistar os clientes com preços baixos é conhecer quais são os custos para manter o seu supermercado funcionando. Por isso, ter um bom controle financeiro é fundamental. 

Nesse cálculo você deverá incluir todas as despesas essenciais que a sua loja possui, tais como: salário de funcionários, aluguel do espaço, dívidas com fornecedores, contas de água e luz, contratos de prestadores de serviços, capital de giro, dentre outros. O mais importante aqui é não deixar nenhuma conta de fora.

Desta forma, você saberá exatamente qual é o mínimo que você precisa ter de saldo positivo para que o supermercado se mantenha. Vale ressaltar que você também pode incluir um determinado valor para reserva de emergência da sua empresa. Afinal de contas, imprevistos podem acontecer e é importante ter de onde tirar esse dinheiro. Assim, você não compromete outras áreas da empresa.

Encontre os fornecedores certos

O próximo passo para ter um supermercado com preço baixo é ter os fornecedores certos, que vendem as mercadorias com bons preços. Vale destacar que, ao comprar uma maior quantidade de produtos você terá um maior poder de negociação. 


É preciso apenas ficar atento para não perder produtos por vencimento no estoque. Por isso, se você for comprar grandes quantidades, faça um excelente controle de estoque. Confira mais dicas no artigo Controle de estoque em supermercado: 12 dicas de como fazer.

Além disso, é preciso prestar atenção a dois pontos: prazos de entrega e qualidade dos produtos. Com preços mais baixos, pode ser que o fornecedor não garanta uma entrega tão rápida e você pode ficar sem itens essenciais nas prateleiras. Já a qualidade, certifique-se de que as marcas compradas sejam boas e os produtos sejam bons o suficiente para agradar ao cliente.

Reduza custos operacionais

Como todos os custos operacionais devem ser considerados na hora de fazer a precificação dos produtos, se você quiser ter um supermercado com preço baixo precisará rever todos os seus gastos. Uma vez que você consiga reduzir os custos operacionais, você também conseguirá vender produtos com preços menores.

Ao preparar a lista de custos, conforme mencionamos anteriormente, você poderá repensar alguns processos do supermercado para tentar reduzir os custos. Por exemplo, é possível trocar lâmpadas para reduzir os custos com energia elétrica; implementar caixas de autoatendimento para reduzir custos com funcionários; preparar um programa de manutenção de equipamentos para diminuir o consumo de energia, dentre outros.

Ofereça descontos para clientes fidelizados

Você também pode utilizar a estratégia de preços menores para fidelizar clientes, por exemplo, os descontos oferecidos para clientes que fazem parte do programa de fidelidade podem ser expressivos.

Diferentes estratégias podem ser utilizadas neste caso. Uma delas é simplesmente fazer parte do programa, ou então o desconto pode ser progressivo, quanto mais o cliente comprar em um determinado período, maior o desconto ele terá.

Assim, você faz com que o cliente se filie ao programa e compre com frequência no seu supermercado. Desta forma, você estará aumentando as vendas e mantendo um bom lucro pela grande quantidade de produtos vendidos e não por ter uma margem de lucro grande.

Aposte na marca própria

Outra excelente forma de conseguir vender produtos com preços baixos no seu supermercado é optando pela marca própria. Assim, sem os grandes gastos com marketing e distribuição de produtos para uma grande rede de lojas, o custo final é menor e o preço para o consumidor também será menor. Vale a pena mencionar que essa também é uma forma de conseguir trazer visibilidade de reforçar a sua marca.

Para que essa estratégia funcione, é preciso apenas prestar atenção para oferecer produtos de boa qualidade. Caso contrário, o cliente vai preferir pagar mais caro para ter um produto que realmente atenda às suas necessidades.

Não se esqueça

A ideia de ter um supermercado com preço baixo é excelente para atrair mais clientes para a sua loja. Entretanto, se você não for capaz de oferecer uma boa experiência de compra, os clientes virão ao seu supermercado, mas não voltarão.

Para isso, você pode apostar em estratégias que possam ser utilizadas em diferentes ações de marketing, como é o caso da rádio indoor personalizada. Ela é uma ação de marketing sensorial, que permite estimular a audição dos consumidores e proporcionar um ambiente de compras agradável aos clientes. Ao apostar na rádio você pode utilizar uma playlist que reforce a sua marca e agrade ao seu público-alvo.

A Listenx é uma empresa especializada na implementação de rádio personalizada no varejo, com um produto exclusivo para supermercado, a Listenplay – Supermarket. Com ele, você poderá personalizar os anúncios da rádio, que poderá ser utilizada para divulgar as promoções do supermercado, convidar o cliente para participar do programa de fidelidade, informar o cliente de sorteios na loja e inauguração de novas unidades. Além disso, você também poderá usar a rádio no gerenciamento do supermercado, como informando aos clientes o fechamento de caixa no final do expediente.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Layout de supermercado moderno: veja como implementar no seu negócio

Planejar um layout de supermercado moderno é mais fácil do que você pode imaginar. Entretanto, para que ele funcione é preciso combinar diferentes ações em diferentes pontos do seu supermercado. Se você não sabe nem por onde começar, não precisa se preocupar. Neste artigo vamos te explicar a importância de ter um bom layout para…

Por Nayara Santos em 22.06.2021

Comunicação interna do supermercado: confira 8 dicas essenciais para o seu negócio

A comunicação interna do supermercado contribuirá efetivamente para a maior satisfação de seus colaboradores, uma vez que ela traz mais credibilidade e transparência para as decisões da gestão, além de permitir um melhor conhecimento da empresa por parte dos profissionais. Além disso, destaca-se o sentimento de pertencimento atribuído a toda a equipe, e o poder…

Por Nayara Santos em 10.01.2022

Logo de supermercado: veja como montar o seu

O logo de supermercado é uma parte extremamente importante da identidade visual da sua empresa. Afinal de contas, é dele que as pessoas irão lembrar quando pensarem e falarem na sua marca. Além disso, ele é capaz de criar um certo tipo de conexão com os seus clientes. Neste texto vamos trazer mais informações a…

Por Nayara Santos em 13.04.2021

Aumente as vendas do seu supermercado com 8 ações inovadoras

Acompanhar as inovações do setor supermercadista é fundamental em um ramo tão competitivo. Afinal, se você não fizer, a concorrência fará primeiro que você. Entretanto, acompanhar todas as inovações não é uma tarefa muito fácil. Pensando em te ajudar com essa tarefa, criamos uma lista com as principais ações inovadoras para supermercado. Confira, escolha aquelas…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

Produtos mais vendidos no inverno em supermercados

Um dos grandes desafios dos gestores de supermercados é a variação sazonal na demanda dos produtos. Ou seja, você precisa conhecer quais são os itens mais vendidos em diferentes épocas do ano para atender às necessidades dos clientes. Para aqueles lojistas que possuem mais de uma unidade, esse desafio é ainda maior, já que o…

Por Nayara Santos em 11.04.2024

Plano de ação para supermercado: tudo sobre o planejamento estratégico

Fazer um plano de ação para supermercado que seja focado em vendas é uma excelente forma de deixar o seu negócio ainda mais competitivo. Isso porque você será capaz de estabelecer objetivos, metas, missão, fazer análises de influenciadores internos e externos, verificar indicadores e mensurar resultados. Ou seja, você terá bases sólidas para poder tomar…

Por Nayara Santos em 06.07.2021

Produtos de Festa Junina para supermercado: veja os itens que não podem faltar

Você sente o cheiro das comidas típicas, ouve o som animado das músicas juninas e se contagia com a alegria que permeia o ar? Sim, a Festa Junina está chegando e, para os gestores de supermercados, isso significa uma oportunidade única de aumentar as vendas e encantar os clientes durante essa temporada festiva. Garantir os…

Por Nayara Santos em 22.04.2024

Ações de sustentabilidade em supermercados: 7 ações que podem ser tomadas

Você já parou para pensar no quanto o seu negócio pode estar impactando o meio ambiente? Por isso, incluir ações de sustentabilidade no seu supermercado pode ser uma forma não apenas de diminuir esse impacto, mas também de conquistar clientes que tenham as mesmas preocupações e valores. Por mais que você saiba e já pratique…

Por Nayara Santos em 10.05.2021

E-commerce para supermercados: entenda como criar um

Desde o início da pandemia, diferentes lojas nos mais variados ramos do varejo se viram obrigadas a migrar seu negócio para um modelo online. Por isso, ter um e-commerce para supermercado deixou de ser um diferencial e passou a ser essencial para o sucesso da sua empresa.  Apesar disso, é absolutamente normal o surgimento de…

Por Nayara Santos em 17.08.2021

Receba nossos conteúdos exclusivos