O Dia do Consumidor, celebrado em 15 de março, é uma daquelas grandes datas do varejo que o gestor supermercadista pode aproveitar para vender mais. Entretanto, para conseguir realmente ter sucesso neste período, será necessário fazer mais do que simplesmente anunciar ofertas.
Lembre-se que o cliente será bombardeado por ofertas de diferentes lojas do varejo e para conseguir se destacar da concorrência é preciso oferecer mais do que produtos. Por isso, ter criatividade na hora de planejar as campanhas para essa data, ou mesmo saber exatamente o que o seu cliente quer pode ser a saída perfeita e a melhor forma de conseguir vender mais.
Além disso, também é preciso estar preparado para atender a demanda que será gerada, seja com o estoque necessário, oferecendo um bom atendimento ou com uma decoração diferenciada na loja. Afinal, tudo isso ajuda a garantir uma boa experiência de compras e melhorar os seus resultados no Dia do Consumidor no supermercado.
Como nós entendemos que esse é um desafio para todos os varejistas deste setor, sejam eles novatos ou mais experientes, preparamos esse artigo com algumas dicas infalíveis! Confira e se prepare para vender mais! Boa leitura!
Dicas para arrasar no Dia do Consumidor no supermercado
Claro que todo gestor do varejo quer vender mais em cada uma das datas comemorativas. Entretanto, se você quiser ter um bom desempenho o ano todo, sem precisar depender de nenhuma celebração para manter a sua empresa, então precisa enxergar esses momentos como oportunidades de fidelização dos clientes.
E, como você bem sabe, fidelizar clientes é mais barato do que conquistar novos. Por isso, a seguir falaremos não apenas sobre formas para atrair clientes para a sua loja, mas também em como melhor atendê-los, fidelizá-los de uma vez por todas e aumentar as suas vendas.
1. Fique de olho no calendário do varejo
Não importa se é o Dia do Consumidor ou qualquer outra data comemorativa, para conseguir aproveitar as vendas sazonais é essencial ter planejamento. Por isso, antes de mais nada é necessário ficar de olho no calendário do varejo para saber quais datas podem ser utilizadas a seu favor.
Afinal de contas, para conseguir vender mais durante esses períodos você precisará ter o estoque em dia, divulgar as ofertas, treinar funcionários, decorar a loja, dentre outros. Como todas essas tarefas demandam tempo (o que nem sempre os gestores têm de sobra), é preciso ter uma programação e saber onde esse recurso escasso deve ser utilizado.
Vale lembrar que você não precisa oferecer uma promoção diferente para cada data comemorativa. O mais importante é encontrar quais são as mais importantes para o seu supermercado, bem como aquelas que podem transmitir os valores e a missão do estabelecimento.
Sem falar que você precisa saber também com quanto tempo de antecedência precisará iniciar os preparativos, já que entregas e treinamentos podem levar algum tempo. Por isso, a nossa primeira dica para ter sucesso no Dia do Consumidor no supermercado é justamente definir quais tarefas precisam ser realizadas e qual o prazo para isso.
Por falar em treinamento, como está o cronograma no seu supermercado? Não tem nenhum? Não sabe nem por onde começar? Então confira o nosso e-book Operador de caixa de supermercado: conheça o treinamento ideal. Totalmente gratuito para você ter colaboradores mais eficientes e prontos para atender aos clientes.
2. Saiba o que o seu cliente quer
Ainda falando em como se planejar para o Dia do Consumidor, é preciso dizer que é claro que o cliente vai querer promoções e preços mais baixos. Mas, também é preciso ficar atento antes de sair dando descontos em todos os produtos do supermercado.
O ideal é procurar saber quais produtos o seu cliente realmente quer ou tem interesse em adquirir. Saber ouvir o que o seu cliente tem a falar a respeito do seu negócio é fundamental para fazer com que ele prospere.
Por isso, realize pesquisas com os consumidores ao longo do ano ou quando for começar o planejamento das promoções para alguma data comemorativa. Assim, você saberá exatamente como atrair a atenção daqueles clientes que já conhecem o seu supermercado e têm mais chances de comprar.
Além disso, pode ser que ao invés de preços baixos, o cliente também queira receber prêmios. Neste caso, a realização de sorteios também pode ser um bom atrativo para novos consumidores e também para aquelas que já conhecem a sua loja. Sem falar que é uma forma de aumentar as vendas.
3. Divulgue antecipadamente o Dia do Consumidor no supermercado
Bom, se você é empreendedor já sabe que “propaganda é a alma do negócio”, portanto, não há período promocional de sucesso sem a divulgação apropriada dele. Assim, se você quer realmente alavancar as suas vendas no Dia do Consumidor no supermercado, é fundamental planejar quais serão as estratégias e ações de marketing utilizadas.
Uma excelente forma de manter o cliente antenado e de olho no seu supermercado é criando um certo suspense do que poderá acontecer. Com algumas semanas de antecedência você pode começar a campanha de divulgação, dizendo que muitas novidades virão para comemorar o Dia do Consumidor.
Aproveite para dizer que todos os preparativos estão sendo feitos sempre pensando no consumidor. Esse, inclusive, pode ser um bom momento para conhecer melhor o seu cliente, tornando as promoções interativas e mais atrativas.
Por exemplo, é possível utilizar as redes sociais, ou fazer uma votação no seu site sobre quais prêmios os clientes gostariam de receber em um sorteio. Ou então quais promoções eles preferem. Dê algumas opções (4 ou 5) e faça as duas mais votadas.
Assim, o cliente sentirá que está sendo ouvido e que a opinião dele importa. Isso sem dúvida alguma irá conquistar muitos clientes e fazer com que eles enxerguem o seu supermercado como diferenciado.
Também existem outras formas de divulgação, tais como encartes de supermercado (sejam eles físicos ou digitais), nos perfis das redes sociais, na rádio do supermercado, no site, no aplicativo e até mesmo no WhatsApp. Quanto mais pessoas tiverem acesso a essa informação, maiores as chances de você conseguir bons resultados.
4. Prepare o estoque
Essa dica pode até não parecer nada de novo, entretanto, é preciso que você consiga ter um estoque suficiente para atender à demanda gerada pelas promoções e anúncios. E, como no Dia do Consumidor no supermercado você vai querer vender o máximo que puder, precisará garantir um estoque mínimo bom, estando preparado para o aumento das vendas. Caso contrário, você apenas irá gerar frustração no cliente e fazer com que eles saiam da sua loja com as mãos vazias.
O ideal é que, ao iniciar o planejamento, você faça um inventário do estoque e certifique-se de que terá a quantidade necessária dos itens mais importantes. Por exemplo, se você fizer uma promoção irresistível na seção de perfumaria, então precisará ter produtos suficientes para atender a demanda. Ainda mais se a promoção durar mais do que um dia.
Outra forma de entender qual estoque você precisa ter é analisando os relatórios gerenciais e o histórico de vendas dessa data em anos anteriores. Além disso, veja se houve um aumento no consumo nos últimos meses. Assim, você saberá se precisará comprar mais unidades do fornecedor.
5. Planeje uma semana promocional
E se, ao invés de celebrar o Dia do Consumidor no supermercado, você celebrar a Semana do Consumidor? Essa pode ser uma boa estratégia de marketing, já que você poderá dizer que no seu supermercado o cliente vem sempre em primeiro lugar e, por isso, ele tem direito a uma semana inteira de ofertas.
Para tornar essa data ainda mais interessante, além de ter uma semana com ofertas incríveis, os melhores preços e descontos serão apenas no dia 15 de março. Ainda, essa poderá ser a data do sorteio de algum prêmio, caso você tenha utilizado esta estratégia. E, se o seu supermercado tiver capital suficiente para isso, você ainda poderá oferecer brindes para os primeiros 50 ou 100 clientes que vierem à loja no Dia do Consumidor.
Essa também é uma forma de conseguir diversificar as ofertas e garantir que o cliente vá à sua loja mais vezes. Por exemplo, fazendo promoções diferentes a cada dia, do mesmo modo que muitos supermercados fazem a “segunda da padaria”, a “quarta do hortifrúti”, ou a “sexta da carne”.
6. Invista na experiência do cliente
Uma coisa é certa, o consumidor brasileiro é um dos que mais valorizam a experiência de compras. Por isso, as lojas do varejo que são capazes de proporcionar uma boa experiência ao cliente, sem dúvida alguma, se destacam dos concorrentes.
Isso porque, o cliente consegue fazer as compras em um ambiente agradável, em que ele se sente mais à vontade, passa mais tempo e tem vontade de voltar. Existem diferentes formas para se fazer isso, mas uma das estratégias mais certeiras é o marketing sensorial.
Esse ramo do marketing tem o objetivo de sutilmente despertar os cinco sentidos do consumidor, o cliente se sente bem sem muitas vezes nem perceber ao certo o porquê disso. Existem diversos exemplos de como isso pode ser feito, como oferecendo degustação de produtos, caprichar na iluminação e na música reproduzida na loja. Aliás falaremos mais sobre essa estratégia a seguir.
Ou então mantendo a organização das prateleiras e gôndolas do supermercado. Clicando aqui, você encontra mais dicas de como fazer isso e deixar a sua loja impecável para receber os seus clientes.
E, claro, não poderíamos deixar de falar na necessidade de oferecer um bom atendimento. Afinal, quantas vezes você já deixou de frequentar um local porque o atendimento era ruim? Portanto, não cometa o mesmo erro no seu supermercado.
7.Tenha uma rádio indoor
Muitos supermercados investem na música ambiente, mas nem sempre isso é feito da maneira correta. Sim, escolher uma playlist qualquer em algum streaming ou sintonizar em uma rádio convencional pode até parecer mais fácil, mas pode comprometer significativamente o seu negócio.
Por exemplo, quando o cliente não gosta de música, 44% deixam a loja sem comprar nada. Por outro lado, quando a música agrada, 35% aumentam o tempo de permanência no estabelecimento e 14% compram mais.
Ou seja, não é apenas que você está deixando de vender, quase metade dos clientes simplesmente não querem ficar no local. Isso pode custar muito caro e ainda fazer com que eles não retornem em outras ocasiões.
Neste caso, o melhor a fazer é contar com a ajuda de quem entende de música para negócios: a Listenx. Ela já ajudou milhares de clientes a alcançarem as suas metas, mas provavelmente você queira conferir de perto o case de sucesso do Supermercado Recanto, conosco há mais de 20 anos.
8. Decore o supermercado
Todas as datas comemorativas do varejo pedem uma decoração na loja. Afinal, esses são momentos de celebração e isso exige um toque especial para receber os consumidores. Entretanto, nem sempre os varejistas prestam atenção a isso e acabam perdendo uma grande oportunidade para se destacar da concorrência.
Claro que a decoração é algo que todos pensam durante o Carnaval, Páscoa, Dia das Mães e Natal. Mas, e como decorar o supermercado no Dia do Consumidor? Bom, uma estratégia interessante pode ser utilizar os produtos em promoção para a decoração. Invista nas torres de produtos, ou em escrever palavras e frases com os itens vendidos na loja.
Essas são ações simples, que não exigem nenhum dinheiro extra e que, sem dúvida alguma, farão toda a diferença para o cliente. Já que ele pode ser surpreendido logo que chegar na loja.
9. Prepare uma campanha para o seu e-commerce
A nossa última dica para vender mais no Dia do Consumidor no supermercado é dar uma atenção especial para o seu e-commerce. As vendas online cresceram muito nos últimos anos e provavelmente continuarão aumentando. Diante disso, você não pode negligenciar esse importante canal de compras.
Por isso, a nossa sugestão é criar alguma campanha exclusiva para essa data para turbinar as vendas online. Seja oferecendo frete grátis, brindes para compras acima de um determinado valor, ou mesmo cupons de descontos para serem utilizados exclusivamente nas lojas físicas.
Assim, além de agradar aos clientes que decidirem comprar na sua loja virtual, você ainda incentiva eles a irem até a sua loja física. Desta forma, você dá a oportunidade do cliente experimentar diferentes canais de relacionamento com o supermercado, deixando que ele escolha o que mais lhe agrade para as próximas compras.
Anda perdido e não sabe como aumentar as suas vendas online? Calma que a gente te ajuda, basta conferir o nosso e-book Como criar uma estratégia de vendas online? O guia definitivo.
10. Prepare anúncios para os clientes que estão na loja
A nossa última sugestão, mas longe de ser a menos importante, é se comunicar com o cliente que está no supermercado. Sim, nós já falamos sobre a importância da divulgação das ações, mas aqui estamos falando sobre como conseguir influenciar o cliente em um dos momentos mais importantes da jornada de compras.
Ao ter uma rádio indoor personalizada, você poderá preparar os seus anúncios rapidamente, incluí-lo na sua programação musical e manter os clientes informados. Os anúncios podem ser sobre promoções para a data, funcionamento da loja, novidades e muito mais.
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