Saber como fazer a divulgação de um evento é o primeiro passo para conseguir atrair clientes e fazer o seu evento ser um sucesso. Entretanto, essa nem sempre é uma tarefa que os gestores do varejo dominam e, nesses momentos, toda ajuda é bem-vinda.
Boa parte do sucesso de um evento está relacionado com o número de pessoas que comparecem ao evento. Mas, se eles não souberem sobre ele, você não conseguirá atrair a atenção das pessoas e trazê-las para o seu evento.
Por isso, neste artigo você vai conhecer o passo a passo de como fazer a divulgação de um evento. Boa leitura!
Passo a passo de como divulgar um evento
1. Defina o público-alvo
Antes de sair distribuindo cupons promocionais e preparar anúncios para as redes sociais convidando as pessoas a participarem do evento, você precisa conhecer o seu público-alvo. Saber para quem o evento é destinado é fundamental para que você possa decidir qual o melhor tom de voz, quais mídias utilizar na divulgação, e quais referências podem ser utilizadas.
Inclusive, saber exatamente para qual público o evento é destinado é essencial para que você consiga programá-lo adequadamente. Portanto, olhe com calma para os seus clientes e prepare as personas que melhor os representem.
2. Defina o orçamento do evento
A próxima etapa para conseguir acertar na divulgação do evento é a definição do orçamento. Para isso, é preciso ter em mente todos os gastos envolvidos, desde o aluguel do espaço até os custos com equipe, decoração, equipamentos e divulgação.
É importante lembrar que o orçamento deve ser realista e estar de acordo com a proposta e expectativas do evento. É recomendável fazer uma planilha detalhada com todos os custos previstos e reservar uma verba extra para possíveis imprevistos que possam surgir durante a organização.
Além disso, ao olhar para o orçamento você pode ter ideias de como reduzir custos. Por exemplo, a divulgação do evento pode ser feita nas suas redes sociais. Assim, você não precisa pagar absolutamente nada, a não ser que você queira fazer anúncios patrocinados. Entretanto, essa é uma excelente forma de conseguir ficar dentro do orçamento.
Está com dificuldade para conseguir administrar a sua loja, quem dirá acertar na organização de um evento. Então você precisa conferir o nosso guia 5 hacks de produtividade no ambiente de trabalho.
3. Divulgue o evento nas redes sociais
Vamos agora falar da divulgação propriamente dita e, se tem uma coisa que não dá para deixar de fora neste momento são as redes sociais. Isso porque, essa é provavelmente uma das melhores formas de conseguir se comunicar diretamente com o seu cliente ou o público interessado.
Isso, sem falar no fato de que, fazer publicações no perfil da sua loja é algo totalmente gratuito. Entretanto, se você quiser aumentar o alcance dessas postagens, a recomendação é apostar em anúncios patrocinados. Além disso, você pode divulgar o evento em outras redes, o ideal é focar naquelas que tenham o perfil de usuário semelhante ao do seu público-alvo.
Depois de escolher as redes sociais, é importante criar uma estratégia de conteúdo para a divulgação do evento. Isso inclui a criação de posts atrativos, com imagens e informações relevantes sobre o evento, além da definição de uma frequência de postagem para manter o público engajado. É importante também interagir com os seguidores e responder a possíveis dúvidas e comentários.
4. Divulgue o evento na rádio indoor da sua loja
A rádio indoor é uma ferramenta de marketing que pode ser utilizada de forma eficiente na divulgação de eventos. Como é você que está no controle da programação da rádio, você pode preparar anúncios e veiculá-los ao longo da programação musical.
Para divulgar um evento utilizando a rádio indoor, é importante criar spots curtos e objetivos, que chamem a atenção do público e despertem o interesse. Lembre-se, você terá apenas poucos segundos para conseguir atrair a atenção do cliente, portanto, prepare algo que faça o cliente prestar atenção ao anúncio.
Mas além de ser uma forma eficiente de divulgação de eventos, a rádio indoor também pode ser utilizada para melhorar o ambiente de compras dos clientes. Isso pode ser facilmente alcançado com uma programação musical agradável, que ajuda a criar um clima acolhedor e aconchegante, que favorece as vendas e a fidelização dos clientes.
É preciso mencionar que a música pode influenciar a sua loja e te ajudar a vender mais. Por exemplo, 35% dos clientes aumentam o tempo de permanência na loja quando a música é agradável. Ainda, 14% deles comprarão mais. Portanto, é um investimento que vale a pena e pode, inclusive, te ajudar a reduzir custos com a divulgação do evento.
5. Invista na divulgação offline
Dependendo do perfil do seu público-alvo e do formato do evento, uma estratégia interessante de divulgação pode ser preparando anúncios para jornais e revistas. Em geral, essa é uma forma eficaz de engajar um público mais tradicional ou que não está frequentemente na internet.
Você pode preparar um texto promocional sobre seu evento que inclua as principais atrações e objetivos, além de informações sobre preços, ingressos e datas. Jornais e revistas podem preparar um pequeno artigo para promover e divulgar o seu evento, ou você pode fornecer uma imagem promocional que inclua essas informações.
Aqui, é importante ter em consideração os meios de comunicação que pretende promover: jornais de circulação local, revistas que sejam focadas em uma área específica (ramo de atuação da loja), dentre outros.
6. Aposte em empresas parceiras
Que tal apostar em empresas parceiras para te ajudar na divulgação do evento? Neste caso, essa parceria pode ser com marcas e lojas que vendam produtos complementares aos seus.
Assim, você consegue trazer um elemento novo para o seu evento, sem falar que com essa estratégia você ainda consegue alcançar um público que talvez não tivesse contato com a sua marca de outra forma. Apenas fique atento na hora de escolher os parceiros, já que a autoridade da marca poderá ser transmitida para a sua.
Pronto para começar a fazer a divulgação do seu evento? Não deixe de conferir o nosso blog com muitas outras dicas para fazer o seu evento e a sua marca serem um verdadeiro sucesso!
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