Por Nayara Santos em 27.07.2021

Checklist de supermercado: conheça os principais

Por Nayara Santos em 27.07.2021

O checklist de supermercado pode ser uma estratégia interessante para você manter tudo em ordem e funcionando bem na sua loja. Principalmente porque o setor supermercadista possui um grande número de processos na sua rotina diária que, sem o devido controle, podem comprometer a saúde financeira e a experiência do cliente.

Assim, se você ainda não sabe o que é um checklist de supermercado ou não sabe nem por onde começar a fazer o seu, não precisa se preocupar. Nós preparamos esse artigo com todas as informações essenciais para você preparar o seu checklist. Confira!

O que é e porque devo ter um checklist de supermercado?

O checklist de supermercado é uma lista com todos os procedimentos que devem ser realizados em determinados setores ou para abertura ou fechamento da loja, por exemplo. Ele auxilia o gestor a verificar se todos os itens da lista foram realizados, fazendo com que nada fique para trás. 

Quando há a implementação de um checklist é possível também validar os processos. Ou seja, irá te ajudar a se certificar que a forma como o processo foi proposto e está sendo executado funciona de verdade. Quando isso acontece, o supermercado não terá prejuízos com manuseio de produtos, ou eles serão reduzidos. Ainda, ele permite também que o seu negócio seja capaz de manter a qualidade dos produtos.

Como vantagens para fazer um checklist, podemos citar:

  • Padronização e automação: quando uma tarefa está bem estabelecida e exige um protocolo a ser seguido, há a padronização do que deverá ser feito, todos os funcionários devem seguir essas orientações e a qualidade do que é feito será mantida. Além disso, processos que permitam, podem ser automatizados, resultando em economia de tempo;
  • Redução de riscos: com o checklist todas as etapas do processo podem ser realizadas, sem que nada seja esquecido ou deixado para trás. Desta forma, o risco é reduzido. Além disso, como o checklist deve estar em fácil acesso para todos os funcionários da área, permitindo que qualquer pessoa possa realizá-lo;
  • Redução de custos: uma vez que os processos estejam padronizados e os riscos foram reduzidos, a redução dos custos acaba sendo, de certa forma, a consequência disso. Isso ocorre porque é possível padronizar treinamentos, verificar onde possíveis falhas estejam ocorrendo e consertá-las, e otimizar os processos, tornando-os mais rápidos e fáceis de serem executados.

Principais checklist de supermercado

Agora que você já sabe porque deve ter um checklist no seu supermercado, vamos falar quais são os principais deles para você poder implementar no seu negócio. Vale mencionar que cada supermercado deverá criar o seu próprio checklist, incluindo itens que sejam fundamentais para o seu negócio.

1. Abertura da loja

No checklist de abertura da loja você deverá se certificar de que tudo está pronto para receber o cliente. Isso poderá incluir:

  • Lâmpadas acesas;
  • Rádio para supermercado funcionando;
  • Caixas ligados e os sistemas funcionando;
  • Funcionários da padaria, açougue e peixaria estão em seus devidos setores;
  • Todos os funcionários estejam uniformizados;
  • Os cartazes de ofertas estão pendurados;
  • Os itens foram repostos nas prateleiras, dentre outros.

2. Frente de caixa

A frente de caixa é uma área muito importante do supermercado, podendo responder por uma fração considerável do lucro da loja. Por isso, mantê-la sempre em ordem é fundamental. Como é uma região que muitos clientes passam e pegam os produtos, é essencial ter alguém sempre de olho. Assim, o checklist de supermercado pode ser uma ferramenta bastante interessante. Veja o que pode ser verificado:

  • Organização das prateleiras;
  • Reposição de produtos;
  • Diversidade de produtos em cada um dos check stand;
  • Fardamento dos operadores de caixa;
  • Funcionamento do sistema de caixa;
  • Abertura de um número suficiente de caixas para o movimento do horário, dentre outros.

3. Limpeza

Manter a limpeza da loja está relacionada não apenas ao marketing sensorial, mas é também uma obrigação de todo dono de supermercado. Lembre-se que o seu negócio é vender diferentes tipos de alimentos para as pessoas e, caso elas sintam que a sua loja não é suficientemente segura para adquirir esses produtos, elas não retornarão. O checklist de limpeza poderá incluir:

  • Higienização de banheiros para clientes, caso a sua loja possua;
  • Limpeza dos corredores críticos, que devem ser identificados conforme a necessidade do supermercado;
  • Limpeza dos caixas;
  • Higienização das áreas do açougue, padaria e peixaria, dentre outros.

Vale mencionar que o checklist de limpeza poderá ser dividido e incluído em outros checklists. Por exemplo, a verificação da limpeza dos corredores poderá ser feita pelo repositor responsável de cada setor, cabendo a ele informar a equipe de limpeza do supermercado.

4. Manutenção da loja

Manter a loja sempre em boas condições é uma das formas de garantir uma boa experiência de compra para os clientes e continuar oferecendo produtos de qualidade. Por isso, crie um  para verificar os seguintes itens:

  • Pintura das paredes;
  • Limpeza do ar condicionado;
  • Segurança das gôndolas;
  • Geladeiras e freezers;
  • Balanças, dentre outros equipamentos do supermercado.

O checklist de manutenção da loja pode ser repassado periodicamente e ser feito junto com o controle de qualidade do supermercado. Assim, você manterá uma rotina de verificação que tenderá a prevenir problemas, ao invés de precisar lidar com eles quando eles surgirem.

5. Padaria, açougue e peixaria

Caso o seu supermercado tenha padaria, açougue e peixaria é importante ter um checklist específico para cada um desses setores. Isso porque, cada um deles possui as suas particularidades que devem ser cuidadosamente observadas para garantir produtos de qualidade aos clientes. São eles:

  • Limpeza do local;
  • Exposição dos produtos de maneira adequada;
  • Conferência de validade dos produtos expostos;
  • Funcionamento das balanças;
  • Disponibilidade de embalagens;
  • Disponibilidade de gelo, no caso da peixaria;
  • Afiação das facas;
  • Equipamentos de proteção individual e coletiva devidamente posicionados, dentre outros

Esses foram os principais checklist de supermercado que você pode facilmente implementar na sua loja. Você pode muito bem criar novos e incluir itens que sejam importantes para o seu negócio. 

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Período de promoções em supermercados: atraia mais clientes com 7 dicas

O comércio e o varejo, geralmente, têm grandes lucros causados pelo aumento das vendas em datas comemorativas. Festividades como o Dia das Mães e o Natal, por exemplo, são grandes oportunidades para atrair os consumidores que estão em busca de um presente, elevando o número de vendas e o ticket médio. Esse período de promoções…

Por Nayara Santos em 10.01.2022

14 ideias inovadoras para açougue: saia na frente da concorrência

Qual foi a última novidade que você implementou no seu açougue? Está sem ideias inovadoras e não sabe como aumentar o fluxo de clientes e melhorar as vendas? Não sabia que trazer novidades para o açougue era algo importante para manter os consumidores interessados? Então este artigo é para você. O açougue é um dos…

Por Nayara Santos em 18.09.2023

Programa de fidelidade para supermercado: veja como fazer em 10 passos

Os programas de fidelidade para supermercado são uma excelente estratégia para conseguir fidelizar os clientes. Afinal de contas, a principal intenção com essa abordagem é fazer com que as pessoas retornem ao supermercado com mais frequência, comprem mais produtos e optem por realizar suas compras sempre no mesmo supermercado.  Para que um programa de fidelidade…

Por Nayara Santos em 15.03.2021

Comprador de supermercado: 5 dicas para ser o melhor

Ser um comprador de supermercado significa que você tem uma grande responsabilidade. Isso porque você será um dos principais responsáveis por manter um estoque sempre repleto de itens essenciais para o supermercado. Afinal de contas, não tem como ter um supermercado se não houverem produtos para serem vendidos. Assim, se você é um comprador de…

Por Nayara Santos em 06.10.2021

Comunicação interna do supermercado: confira 8 dicas essenciais para o seu negócio

A comunicação interna do supermercado contribuirá efetivamente para a maior satisfação de seus colaboradores, uma vez que ela traz mais credibilidade e transparência para as decisões da gestão, além de permitir um melhor conhecimento da empresa por parte dos profissionais. Além disso, destaca-se o sentimento de pertencimento atribuído a toda a equipe, e o poder…

Por Nayara Santos em 10.01.2022

Equipamentos para supermercado: veja quais não podem faltar

Conhecer a lista de equipamentos para supermercado é importantíssimo para quem está abrindo um negócio nesse ramo do varejo. Isso porque o gasto com esses equipamentos deve entrar na conta dos custos para colocar o supermercado para funcionar. Além disso, muitos donos de supermercado e mercadinhos de bairro podem estar em busca da modernização ou…

Por Nayara Santos em 14.06.2021

Organograma de um supermercado: veja como fazer em 8 passos

 O organograma de um supermercado não é diferente daquele feito em empresas de diferentes ramos. Aliás, você sabe o que é um organograma e como ter um no seu estabelecimento pode te ajudar a se planejar? Um organograma é um planejamento, em que funções e cargos são descritos dentro de uma empresa. Podem ou…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Logística para supermercados: saiba tudo sobre o tema

Saber como fazer a logística para supermercados pode dar uma grande vantagem estratégica para o gestor desse tipo de estabelecimento. Isso porque, além de conseguir maior eficiência nos processos do supermercado, ainda é possível reduzir custos e até mesmo trabalhar a fidelização do cliente. Apesar disso, nem todos os gestores dão a devida importância para…

Por Nayara Santos em 13.10.2021

Dia dos Pais no supermercado: 10 dicas para vender mais

Os supermercados podem utilizar algumas datas comemorativas, como o Dia dos Pais, para aumentar as suas vendas. Afinal, as pessoas estão mais dispostas a gastar com presentes, itens para preparar uma refeição especial e ter momentos agradáveis ao lado de quem é importante. Mas, para isso acontecer, os varejistas precisam planejar e aplicar as estratégias…

Por Nayara Santos em 06.06.2024

Receba nossos conteúdos exclusivos