Por Nayara Santos em 27.07.2021

Checklist de supermercado: conheça os principais

Por Nayara Santos em 27.07.2021

O checklist de supermercado pode ser uma estratégia interessante para você manter tudo em ordem e funcionando bem na sua loja. Principalmente porque o setor supermercadista possui um grande número de processos na sua rotina diária que, sem o devido controle, podem comprometer a saúde financeira e a experiência do cliente.

Assim, se você ainda não sabe o que é um checklist de supermercado ou não sabe nem por onde começar a fazer o seu, não precisa se preocupar. Nós preparamos esse artigo com todas as informações essenciais para você preparar o seu checklist. Confira!

O que é e porque devo ter um checklist de supermercado?

O checklist de supermercado é uma lista com todos os procedimentos que devem ser realizados em determinados setores ou para abertura ou fechamento da loja, por exemplo. Ele auxilia o gestor a verificar se todos os itens da lista foram realizados, fazendo com que nada fique para trás. 

Quando há a implementação de um checklist é possível também validar os processos. Ou seja, irá te ajudar a se certificar que a forma como o processo foi proposto e está sendo executado funciona de verdade. Quando isso acontece, o supermercado não terá prejuízos com manuseio de produtos, ou eles serão reduzidos. Ainda, ele permite também que o seu negócio seja capaz de manter a qualidade dos produtos.

Como vantagens para fazer um checklist, podemos citar:

  • Padronização e automação: quando uma tarefa está bem estabelecida e exige um protocolo a ser seguido, há a padronização do que deverá ser feito, todos os funcionários devem seguir essas orientações e a qualidade do que é feito será mantida. Além disso, processos que permitam, podem ser automatizados, resultando em economia de tempo;
  • Redução de riscos: com o checklist todas as etapas do processo podem ser realizadas, sem que nada seja esquecido ou deixado para trás. Desta forma, o risco é reduzido. Além disso, como o checklist deve estar em fácil acesso para todos os funcionários da área, permitindo que qualquer pessoa possa realizá-lo;
  • Redução de custos: uma vez que os processos estejam padronizados e os riscos foram reduzidos, a redução dos custos acaba sendo, de certa forma, a consequência disso. Isso ocorre porque é possível padronizar treinamentos, verificar onde possíveis falhas estejam ocorrendo e consertá-las, e otimizar os processos, tornando-os mais rápidos e fáceis de serem executados.

Principais checklist de supermercado

Agora que você já sabe porque deve ter um checklist no seu supermercado, vamos falar quais são os principais deles para você poder implementar no seu negócio. Vale mencionar que cada supermercado deverá criar o seu próprio checklist, incluindo itens que sejam fundamentais para o seu negócio.

1. Abertura da loja

No checklist de abertura da loja você deverá se certificar de que tudo está pronto para receber o cliente. Isso poderá incluir:

  • Lâmpadas acesas;
  • Rádio para supermercado funcionando;
  • Caixas ligados e os sistemas funcionando;
  • Funcionários da padaria, açougue e peixaria estão em seus devidos setores;
  • Todos os funcionários estejam uniformizados;
  • Os cartazes de ofertas estão pendurados;
  • Os itens foram repostos nas prateleiras, dentre outros.

2. Frente de caixa

A frente de caixa é uma área muito importante do supermercado, podendo responder por uma fração considerável do lucro da loja. Por isso, mantê-la sempre em ordem é fundamental. Como é uma região que muitos clientes passam e pegam os produtos, é essencial ter alguém sempre de olho. Assim, o checklist de supermercado pode ser uma ferramenta bastante interessante. Veja o que pode ser verificado:

  • Organização das prateleiras;
  • Reposição de produtos;
  • Diversidade de produtos em cada um dos check stand;
  • Fardamento dos operadores de caixa;
  • Funcionamento do sistema de caixa;
  • Abertura de um número suficiente de caixas para o movimento do horário, dentre outros.

3. Limpeza

Manter a limpeza da loja está relacionada não apenas ao marketing sensorial, mas é também uma obrigação de todo dono de supermercado. Lembre-se que o seu negócio é vender diferentes tipos de alimentos para as pessoas e, caso elas sintam que a sua loja não é suficientemente segura para adquirir esses produtos, elas não retornarão. O checklist de limpeza poderá incluir:

  • Higienização de banheiros para clientes, caso a sua loja possua;
  • Limpeza dos corredores críticos, que devem ser identificados conforme a necessidade do supermercado;
  • Limpeza dos caixas;
  • Higienização das áreas do açougue, padaria e peixaria, dentre outros.

Vale mencionar que o checklist de limpeza poderá ser dividido e incluído em outros checklists. Por exemplo, a verificação da limpeza dos corredores poderá ser feita pelo repositor responsável de cada setor, cabendo a ele informar a equipe de limpeza do supermercado.

4. Manutenção da loja

Manter a loja sempre em boas condições é uma das formas de garantir uma boa experiência de compra para os clientes e continuar oferecendo produtos de qualidade. Por isso, crie um  para verificar os seguintes itens:

  • Pintura das paredes;
  • Limpeza do ar condicionado;
  • Segurança das gôndolas;
  • Geladeiras e freezers;
  • Balanças, dentre outros equipamentos do supermercado.

O checklist de manutenção da loja pode ser repassado periodicamente e ser feito junto com o controle de qualidade do supermercado. Assim, você manterá uma rotina de verificação que tenderá a prevenir problemas, ao invés de precisar lidar com eles quando eles surgirem.

5. Padaria, açougue e peixaria

Caso o seu supermercado tenha padaria, açougue e peixaria é importante ter um checklist específico para cada um desses setores. Isso porque, cada um deles possui as suas particularidades que devem ser cuidadosamente observadas para garantir produtos de qualidade aos clientes. São eles:

  • Limpeza do local;
  • Exposição dos produtos de maneira adequada;
  • Conferência de validade dos produtos expostos;
  • Funcionamento das balanças;
  • Disponibilidade de embalagens;
  • Disponibilidade de gelo, no caso da peixaria;
  • Afiação das facas;
  • Equipamentos de proteção individual e coletiva devidamente posicionados, dentre outros

Esses foram os principais checklist de supermercado que você pode facilmente implementar na sua loja. Você pode muito bem criar novos e incluir itens que sejam importantes para o seu negócio. 

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Folder de supermercado: confira 6 ideias de como pode ser feito

O folder de supermercado é mais um canal de comunicação com o cliente que você pode usar a seu favor. Entretanto, conseguir atrair a atenção do cliente para ele nem sempre é uma tarefa fácil. Por isso, ao planejar um folder é importante ficar atento a quais informações você coloca nele e em como manter…

Por Nayara Santos em 03.05.2021

Como abrir um supermercado com pouco dinheiro? 7 dicas incríveis

 Você sempre quis empreender e ter o seu próprio negócio do ramo alimentício, mas não sabe como abrir um supermercado com pouco dinheiro? Nós preparamos esse conteúdo com várias dicas para te ajudar a acabar com essa dúvida e a tirar os seus planos do papel! Para iniciar um negócio com pouco dinheiro você…

Por Nayara Santos em 06.03.2023

Balanço de estoque de supermercado: veja como fazer de forma otimizada

Fazer o balanço de estoque de supermercado, sem dúvida alguma, não é uma tarefa fácil. Isso porque há um esse tipo de estabelecimento lida diariamente com uma grande diversidade de produtos, geralmente em grandes quantidades. Ainda, é preciso considerar que, enquanto o balanço estiver sendo feito, não deve haver entradas ou saídas do estoque, ou…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Decoração de halloween no supermercado: 8 ideias de como fazer

Já escolheu qual será a decoração de Halloween do seu supermercado? Ainda dá tempo, então não precisa se preocupar. Mas, você sabe dizer o porquê é tão importante preparar a decoração da sua loja para essa data? Se ficou na dúvida, não tem problema, ao longo desse artigo você vai entender como a decoração pode…

Por Nayara Santos em 26.07.2023

Seção de supermercado: conheça as principais e como organizar

Uma seção de supermercado serve para indicar ao cliente o que ele vai encontrar naqueles corredores. Além disso, ainda ajuda a manter uma certa organização que facilite a rotina dos repositores e garantir o correto armazenamento de produtos. Um supermercado bagunçado, sem identificação adequada, com produtos faltando nas prateleiras e preços e ofertas não indicados…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

10 novidades e tendências para supermercados em 2024

 É fundamental para o gestor do setor supermercadista conhecer as novidades e tendências para o supermercado em 2024. Afinal, o sucesso da sua empresa depende disso e você não quer ser pego desprevenido, não é mesmo? Além disso, com as mudanças rápidas no comportamento do consumidor, é imperativo que todos os negócios se mantenham…

Por Nayara Santos em 06.10.2023

10 dicas para inauguração de supermercado: comece com o pé direito!

 Já parou para pensar no que a inauguração do supermercado pode representar para o seu negócio e para o estabelecimento da sua marca no mercado? Esse é o primeiro contato que os consumidores e os seus concorrentes terão com a sua marca, e isso pode ditar o ritmo de como as coisas seguirão no…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

34 textos de propaganda de Natal para supermercados, se inspire

Encontrar os textos para fazer as propagandas de Natal do seu supermercado pode ser um grande trunfo. Afinal, geralmente você tem poucos segundos para atrair a atenção do cliente e, portanto, escolher o texto certo pode fazer toda a diferença. Ainda, é preciso dizer que todo o varejo estará trabalhando com os mesmo objetivos, atrair…

Por Nayara Santos em 11.08.2023

7 ofertas de carnaval para supermercado: aproveite a folia e venda mais

Preparar as ofertas de Carnaval certas para o seu supermercado pode significar um maior movimento da loja, aumento das vendas e mais chances de fidelizar clientes. Afinal, conseguir atrair consumidores para o supermercado é um dos grandes desafios dos varejistas deste setor, portanto, cada oportunidade de fidelização deve ser aproveitada. Uma das melhores formas de…

Por Nayara Santos em 05.02.2024

Receba nossos conteúdos exclusivos