Por Nayara Santos em 27.07.2021

Checklist de supermercado: conheça os principais

Por Nayara Santos em 27.07.2021

O checklist de supermercado pode ser uma estratégia interessante para você manter tudo em ordem e funcionando bem na sua loja. Principalmente porque o setor supermercadista possui um grande número de processos na sua rotina diária que, sem o devido controle, podem comprometer a saúde financeira e a experiência do cliente.

Assim, se você ainda não sabe o que é um checklist de supermercado ou não sabe nem por onde começar a fazer o seu, não precisa se preocupar. Nós preparamos esse artigo com todas as informações essenciais para você preparar o seu checklist. Confira!

O que é e porque devo ter um checklist de supermercado?

O checklist de supermercado é uma lista com todos os procedimentos que devem ser realizados em determinados setores ou para abertura ou fechamento da loja, por exemplo. Ele auxilia o gestor a verificar se todos os itens da lista foram realizados, fazendo com que nada fique para trás. 

Quando há a implementação de um checklist é possível também validar os processos. Ou seja, irá te ajudar a se certificar que a forma como o processo foi proposto e está sendo executado funciona de verdade. Quando isso acontece, o supermercado não terá prejuízos com manuseio de produtos, ou eles serão reduzidos. Ainda, ele permite também que o seu negócio seja capaz de manter a qualidade dos produtos.

Como vantagens para fazer um checklist, podemos citar:

  • Padronização e automação: quando uma tarefa está bem estabelecida e exige um protocolo a ser seguido, há a padronização do que deverá ser feito, todos os funcionários devem seguir essas orientações e a qualidade do que é feito será mantida. Além disso, processos que permitam, podem ser automatizados, resultando em economia de tempo;
  • Redução de riscos: com o checklist todas as etapas do processo podem ser realizadas, sem que nada seja esquecido ou deixado para trás. Desta forma, o risco é reduzido. Além disso, como o checklist deve estar em fácil acesso para todos os funcionários da área, permitindo que qualquer pessoa possa realizá-lo;
  • Redução de custos: uma vez que os processos estejam padronizados e os riscos foram reduzidos, a redução dos custos acaba sendo, de certa forma, a consequência disso. Isso ocorre porque é possível padronizar treinamentos, verificar onde possíveis falhas estejam ocorrendo e consertá-las, e otimizar os processos, tornando-os mais rápidos e fáceis de serem executados.

Principais checklist de supermercado

Agora que você já sabe porque deve ter um checklist no seu supermercado, vamos falar quais são os principais deles para você poder implementar no seu negócio. Vale mencionar que cada supermercado deverá criar o seu próprio checklist, incluindo itens que sejam fundamentais para o seu negócio.

1. Abertura da loja

No checklist de abertura da loja você deverá se certificar de que tudo está pronto para receber o cliente. Isso poderá incluir:

  • Lâmpadas acesas;
  • Rádio para supermercado funcionando;
  • Caixas ligados e os sistemas funcionando;
  • Funcionários da padaria, açougue e peixaria estão em seus devidos setores;
  • Todos os funcionários estejam uniformizados;
  • Os cartazes de ofertas estão pendurados;
  • Os itens foram repostos nas prateleiras, dentre outros.

2. Frente de caixa

A frente de caixa é uma área muito importante do supermercado, podendo responder por uma fração considerável do lucro da loja. Por isso, mantê-la sempre em ordem é fundamental. Como é uma região que muitos clientes passam e pegam os produtos, é essencial ter alguém sempre de olho. Assim, o checklist de supermercado pode ser uma ferramenta bastante interessante. Veja o que pode ser verificado:

  • Organização das prateleiras;
  • Reposição de produtos;
  • Diversidade de produtos em cada um dos check stand;
  • Fardamento dos operadores de caixa;
  • Funcionamento do sistema de caixa;
  • Abertura de um número suficiente de caixas para o movimento do horário, dentre outros.

3. Limpeza

Manter a limpeza da loja está relacionada não apenas ao marketing sensorial, mas é também uma obrigação de todo dono de supermercado. Lembre-se que o seu negócio é vender diferentes tipos de alimentos para as pessoas e, caso elas sintam que a sua loja não é suficientemente segura para adquirir esses produtos, elas não retornarão. O checklist de limpeza poderá incluir:

  • Higienização de banheiros para clientes, caso a sua loja possua;
  • Limpeza dos corredores críticos, que devem ser identificados conforme a necessidade do supermercado;
  • Limpeza dos caixas;
  • Higienização das áreas do açougue, padaria e peixaria, dentre outros.

Vale mencionar que o checklist de limpeza poderá ser dividido e incluído em outros checklists. Por exemplo, a verificação da limpeza dos corredores poderá ser feita pelo repositor responsável de cada setor, cabendo a ele informar a equipe de limpeza do supermercado.

4. Manutenção da loja

Manter a loja sempre em boas condições é uma das formas de garantir uma boa experiência de compra para os clientes e continuar oferecendo produtos de qualidade. Por isso, crie um  para verificar os seguintes itens:

  • Pintura das paredes;
  • Limpeza do ar condicionado;
  • Segurança das gôndolas;
  • Geladeiras e freezers;
  • Balanças, dentre outros equipamentos do supermercado.

O checklist de manutenção da loja pode ser repassado periodicamente e ser feito junto com o controle de qualidade do supermercado. Assim, você manterá uma rotina de verificação que tenderá a prevenir problemas, ao invés de precisar lidar com eles quando eles surgirem.

5. Padaria, açougue e peixaria

Caso o seu supermercado tenha padaria, açougue e peixaria é importante ter um checklist específico para cada um desses setores. Isso porque, cada um deles possui as suas particularidades que devem ser cuidadosamente observadas para garantir produtos de qualidade aos clientes. São eles:

  • Limpeza do local;
  • Exposição dos produtos de maneira adequada;
  • Conferência de validade dos produtos expostos;
  • Funcionamento das balanças;
  • Disponibilidade de embalagens;
  • Disponibilidade de gelo, no caso da peixaria;
  • Afiação das facas;
  • Equipamentos de proteção individual e coletiva devidamente posicionados, dentre outros

Esses foram os principais checklist de supermercado que você pode facilmente implementar na sua loja. Você pode muito bem criar novos e incluir itens que sejam importantes para o seu negócio. 

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Setores de um supermercado: como organizar do jeito certo

 Quais setores você tem no seu supermercado? Eles estão te ajudando a vender mais ou apenas atrapalhando as compras dos clientes? Já parou para analisar com detalhes como está a organização da sua loja? Responder a essas perguntas deveria ser algo comum para todo gestor do setor supermercadista, entretanto, nem sempre é assim. Muito…

Por Nayara Santos em 12.06.2025

Estacionamento de supermercado: 6 dicas para manter organizado

O estacionamento do supermercado é um local importantíssimo na jornada de compras do cliente. Isso porque, é ali onde a compra termina e o último contato que o cliente terá com a sua marca. Se ele tiver qualquer tipo de problema, ele sairá com uma impressão ruim do supermercado, o que poderá fazer com que…

Por Nayara Santos em 06.10.2021

Como divulgar os produtos do supermercado usando inteligência artificial

A inteligência artificial (IA) está transformando a maneira como os supermercados promovem seus produtos. Ao processar grandes volumes de dados rapidamente, a IA permite que os gestores ajustem suas estratégias de marketing de forma ágil e eficaz, muitas vezes em tempo real.  Isso inclui a análise de dados de vendas e a identificação de padrões…

Por Nayara Santos em 14.06.2024

Cartazista de supermercado: veja como fazer letra de cartaz de supermercado

Apesar do número de profissionais existentes no mercado ser relativamente baixo, o cartazista de supermercado ainda é um cargo extremamente importante no varejo. Afinal, essa ainda é uma estratégia ainda muito empregada no varejo porque ela é capaz de atrair clientes e aumentar as vendas.  Quando a loja tem os seus profissionais cartazistas, os preços…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Tecnologia para supermercados: no que é possível investir?

A velocidade na troca e recebimento de informações, a necessidade de se diferenciar e outras características do mercado varejista fazem com que a tecnologia para supermercados seja indispensável. Para vender mais e se destacar em meio à concorrência, os negócios desse segmento precisam de agilidade e entrega de valor. Caso contrário, fica difícil fidelizar os…

Por Nayara Santos em 04.08.2022

Layout de armazém de supermercado: entenda como fazer

Muito se discute a respeito da importância do layout de supermercado para que o cliente tenha uma boa experiência de compras. Entretanto, pouco se fala de como manter um bom layout de armazém no supermercado, facilitando o manuseio de produtos e as perdas por vencimento. Se você tem esse problema, então está no lugar certo.…

Por Nayara Santos em 02.07.2021

Qual é a margem de lucro de um supermercado?

Você sabe qual é a margem de lucro de um supermercado? Certos indicadores financeiros mostram como um estabelecimento está se saindo no quesito rentabilidade. Cada lugar terá suas variáveis, mas todos podem fazer algumas contas e análises para identificar o que está indo bem e o que pode melhorar. Esse cálculo é um dos mais…

Por Nayara Santos em 22.08.2022

Abertura e fechamento de caixa de supermercado: saiba tudo sobre o assunto

A abertura e fechamento de caixa de supermercado é uma tarefa corriqueira e bastante simples, porém muitos gestores ainda têm dúvidas sobre qual é a forma correta de executar essas atividades. Afinal de contas, qualquer problema durante esse processo pode ser sinônimo de prejuízo financeiro para o seu supermercado. Por isso, nós preparamos esse artigo…

Por Nayara Santos em 06.03.2023

Pesquisa de satisfação para clientes de supermercado: veja 6 ideias de como fazer

Você já fez alguma pesquisa de satisfação do cliente no seu supermercado? Ou tem medo do que os consumidores podem dizer a respeito da sua empresa que prefere continuar no escuro? As pesquisas de satisfação são, provavelmente, uma das melhores formas de entender o que o cliente pensa a respeito do seu negócio e até…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos