Por Nayara Santos em 09.08.2021

Fornecedores para supermercado: conheça os melhores e sua importância

Por Nayara Santos em 09.08.2021

Encontrar bons fornecedores para supermercado é uma das importantes tarefas de todo gestor desse setor do varejo. Entretanto, nem sempre essa é uma tarefa fácil, já que muitos aspectos devem ser levados em consideração na hora de fechar algum contrato ou mesmo para conseguir manter um bom relacionamento com os seus fornecedores.

Por isso, neste artigo vamos te contar mais sobre os fornecedores para supermercado, como escolher os melhores e fazer uma boa gestão. Boa leitura!

Gestão de fornecedores para supermercado: a receita para o sucesso

Muitos gestores acreditam que um bom fornecedor é aquele que oferece os melhores preços e/ou entrega mercadorias dentro do prazo combinado. Claro que essas são características importantíssimas de fornecedores de supermercado, mas não são as únicas.

Ainda, é muito comum que quando o gestor tem um bom relacionamento com um determinado fornecedor, que ele acabe se tornando um cliente fiel e comprando apenas dessa empresa. E é justamente nesse momento que você deverá ficar atento e procurar outras alternativas. 

Para entender isso, vamos imaginar o seguinte cenário. Você fez a curva ABC do seu supermercado e já sabe quais são os produtos mais importantes para a sua lucratividade e que não podem faltar no seu estoque. Esses produtos são sempre adquiridos do fornecedor X. Entretanto, ao fazer o seu último pedido, o fornecedor disse que não iria mais trabalhar com alguns desses produtos e não teria como atender ao seu pedido.

Como esse era o único fornecedor de supermercado que você tinha, de repente, você se vê em uma posição bastante complicada. Isso porque você precisará procurar uma nova empresa, que seja confiável e tenha um bom preço para te fornecer esses itens. Caso isso leve mais tempo do que o esperado, você corre o risco de ficar sem esses produtos na sua loja e acabar perdendo vendas e diminuindo a sua lucratividade.

Dito isso, é evidente que você precisa ter uma lista de fornecedores, ter um bom relacionamento com mais de um deles e sempre negociar preços e condições de entrega. Essa é uma forma de manter sempre contato com os fornecedores e ter uma alternativa caso algum deles não consiga  atender ao seu pedido.

Como escolher os melhores fornecedores para supermercado

Escolher bons fornecedores para supermercado não é uma tarefa muito fácil e, muitas vezes, você conhecerá os bons players do mercado somente depois de algum tempo de relacionamento. Mas, para te ajudar nessa tarefa, vamos te contar a seguir ao que você deve ficar atento.

Fique atento a qualidade

O primeiro ponto que você deve ficar atento quando compra algum produto é com relação à qualidade. Por mais que o fornecedor seja apenas um distribuidor de grandes marcas, ele deve conseguir assegurar a qualidade dos produtos durante o transporte e o armazenamento


Assim, é fundamental que ao receber a mercadoria você faça uma conferência para ter certeza de que não há embalagens danificadas, ou que os produtos ainda possuem as suas características originais. Caixas e latas amassadas e cores de embalagem modificadas ou opacas são um forte indício de que aqueles produtos não foram armazenados ou transportados com os cuidados necessários.

Para manter um controle e saber exatamente quais são os problemas é importante manter um sistema de controle de anotações e observações. Pode até mesmo ser um checklist de supermercado que o estoquista preenche todas as vezes que recebe um pedido.

Além disso, se o fornecedor em questão for o de produtos da marca própria do supermercado, esse cuidado deverá ser redobrado. Afinal de contas, é o nome e a reputação da sua marca que estão em jogo.

Garantia de capacidade de fornecimento

Depois de muito procurar você conseguiu encontrar um fornecedor com bons preços. Entretanto, as entregas estão sempre atrasadas ou ele não é capaz de entregar o volume de itens que você precisa. Neste caso, é fundamental que você reveja se esse é realmente o fornecedor certo para o seu negócio.

Lembre-se que sempre que um pedido é entregue com atraso, você corre o risco de ficar sem aquele produto na loja e perder vendas. A falta de itens muito procurados irá comprometer a experiência dos clientes que frequentam o seu supermercado. Afinal de contas, se sempre que o cliente vai à sua loja ele sai de lá sem comprar algum item que estava na lista, ele provavelmente não escolherá o seu supermercado nas próximas compras.

Por isso, certifique-se de que o fornecedor para o supermercado escolhido realmente consegue atender à sua demanda. Atrasos eventuais em entregas podem até ser aceitos, mas se isso se tornar frequente é melhor procurar outras empresas.

Bom preço

O fornecedor de supermercado precisa ter bons preços, caso contrário será mais difícil conseguir uma boa lucratividade. Apesar disso, essa pode ser uma questão bastante sensível para os mercadinhos de bairro, que geralmente compram uma quantidade menor de itens e, por isso, têm menor poder de negociação.

Se este for o seu caso, então a sugestão é procurar por uma central de compras para supermercado. Com a central de compras é possível obter melhores preços não apenas nos produtos, mas também na contratação de serviços. 

Vale a pena ressaltar que apesar de bons preços ser um fator importantíssimo na escolha do fornecedor para supermercado, ele não deve ser o único. Nem sempre o menor preço será a melhor escolha. Às vezes é preferível pagar um pouco mais e ter as mercadorias entregues dentro do prazo.

Localização

Por último, mas não menos importante, é preciso ficar atento à localização do fornecedor. Empresas localizadas mais distantes dos grandes centros urbanos podem ter menores preços, mas o valor de frete será mais caro.

Por isso, faça as contas e veja se realmente a economia no valor dos produtos compensa pelo valor de frete mais caro, ou seja, certifique-se de que a economia será verdadeira. Caso contrário, é melhor pagar um pouco mais pelos produtos e menos pelo frete.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Período de promoções em supermercados: atraia mais clientes com 7 dicas

O comércio e o varejo, geralmente, têm grandes lucros causados pelo aumento das vendas em datas comemorativas. Festividades como o Dia das Mães e o Natal, por exemplo, são grandes oportunidades para atrair os consumidores que estão em busca de um presente, elevando o número de vendas e o ticket médio. Esse período de promoções…

Por Nayara Santos em 10.01.2022

Sorteio de supermercado: veja 6 dicas de como fazer

O sorteio de supermercado é uma das formas mais tradicionais de atrair clientes e de aumentar as vendas. Apesar disso, é preciso se preparar para conseguir realizar um sorteio de sucesso e que realmente seja atrativo para o consumidor e faça com que ele escolha o seu supermercado e não a concorrência. Por isso, a…

Por Nayara Santos em 19.04.2021

Layout de supermercado moderno: veja como implementar no seu negócio

Planejar um layout de supermercado moderno é mais fácil do que você pode imaginar. Entretanto, para que ele funcione é preciso combinar diferentes ações em diferentes pontos do seu supermercado. Se você não sabe nem por onde começar, não precisa se preocupar. Neste artigo vamos te explicar a importância de ter um bom layout para…

Por Nayara Santos em 22.06.2021

Self checkout para supermercado: conheça as vantagens para sua loja

O self checkout para supermercado é uma das realidades, cada vez mais presente, na vida de milhares de brasileiros. Esse foi o método que muitas lojas encontraram para agilizar o atendimento, diminuir custo e ainda fidelizar o cliente. Por isso, se você ainda está na dúvida se deve ou não ter o self checkout no…

Por Nayara Santos em 03.08.2021

6 ofertas para o Dia Nacional dos Supermercados: se inspire

Fazer boas ofertas no Dia Nacional dos Supermercados pode ser uma oportunidade para atrair mais clientes para a sua loja e aumentar os seus lucros. Celebrado no dia 12 de Novembro, essa é uma data que antecede outros importantes períodos do calendário do varejo, tais como a Black Friday, Cyber Monday e o Natal. Isso…

Por Nayara Santos em 09.10.2024

Layout do supermercado para o setor de limpeza: veja como fazer em 5 passos

Parte do trabalho de convencer o cliente a comprar mais do que ele precisa é ter um bom layout e uma boa organização das prateleiras. Mas isso não se aplica apenas aos produtos alimentícios, é válido também para os produtos do setor de limpeza. Afinal de contas, quem vai ao supermercado está sempre em busca…

Por Nayara Santos em 04.08.2022

Central de compras de supermercados: saiba tudo sobre o assunto

Ser capaz de oferecer os melhores produtos, com um bom atendimento e por preços realmente competitivos é um interessante diferencial de qualquer negócio do varejo. Entretanto, nem sempre é possível conseguir bons preços na hora de comprar os produtos com o fornecedor, principalmente para as mercearias e mercadinhos de bairro. Uma possível solução para este…

Por Nayara Santos em 02.03.2021

10 ações simples e práticas para aumentar as vendas do seu supermercado no final de ano!

 Final de ano chegando e todos os varejistas estão de olho no 13°salário dos consumidores. Afinal, conseguir aumentar as vendas neste período é sinal de começar o ano no azul e ainda ter a chance de conquistar e fidelizar novos clientes. Mas, a concorrência também é grande, por isso, é preciso encontrar formas de…

Por Nayara Santos em 12.11.2024

Supermercado no Dia das Crianças: 13 dicas para vender mais

O Dia das Crianças no supermercado pode não parecer uma data muito importante, mas isso pode mudar completamente se você utilizar as estratégias certas. Isso porque, o supermercado possui um público-alvo bastante variado e o que conta mesmo são as ações de marketing que você fará para cada uma das datas importantes do varejo. Assim…

Por Nayara Santos em 13.08.2024

Receba nossos conteúdos exclusivos