Por Nayara Santos em 14.06.2016

Qual a importância do Marketing de relacionamento?

Por Nayara Santos em 14.06.2016

Dentro do marketing, uma técnica que se destaca é o marketing de relacionamento — muitas empresas o praticam mesmo sem se dar conta disso! Essa estratégia é essencial na fidelização dos clientes e traz enormes benefícios. Se interessou e quer conhecer mais sobre o tema? Então continue lendo!

O conceito de marketing de relacionamento

O marketing de relacionamento é um conjunto de técnicas para melhorar a relação entre o cliente e a empresa. Essas técnicas visam agradar o cliente, mexendo positivamente com seu emocional e fazendo com que isso se converta em novas vendas para a sua empresa.

Por exemplo, uma loja que agrada seus clientes enviando cartões de aniversário fará com que eles sintam especiais, e isso vai melhorar muito sua imagem diante dele. Outro exemplo comum são os cartões fidelidade, em que o cliente é convidado a consumir múltiplas vezes, preenchendo o cartão e recebendo algum agrado no final — geralmente um desconto ou produto grátis.

A importância dessa técnica para a sua loja

É mais barato fidelizar do que conquistar um cliente novo. Quem é cliente da sua loja já conhece o local, está familiarizado com os produtos e tem grandes chances de retornar caso precise fazer uma nova compra. O marketing de relacionamento entra em cena para estimular que esse cliente volte, mostrando que sua empresa é atenciosa, que se preocupa com o cliente e que oferece vantagens que compensam o retorno.

Com as ações feitas no marketing de relacionamento, os clientes se tornarão fiéis à sua empresa. Eles retornarão para novas compras e poderão até se tornar fãs da marca, indicando sua empresa para seus amigos e familiares. Dessa forma, a melhoria no relacionamento colabora também para a atração de novos consumidores.

Algumas dicas de marketing de relacionamento

Além das técnicas citadas acima, existem muitas outras formas de investir na qualidade do relacionamento entre sua loja e seus clientes. Uma delas é pelo envio de mensagens, que pode ser por e-mail, pelas redes sociais, por SMS, por aplicativos de mensagem instantânea como WhatsApp e Telegram, entre outros canais.

Essas mensagens podem contar a respeito de um novo produto que tenha a ver com alguma compra anterior do cliente; podem ser enviadas em datas comemorativas, convidando para aproveitar um desconto, entre outras possibilidades. O importante é não ser inconveniente e sempre oferecer uma vantagem de que o cliente possa desfrutar, fazendo com que se sinta querido e queira voltar.

Para viabilizar esse tipo de ação, é importante construir cadastros com os dados dos clientes. Inclua aniversário, últimas compras, ticket médio, onde moram, além de outros dados que tenham a ver com a sua loja e que possam resultar em ações de relacionamento.

Além de estratégias, é importante também que a sua empresa seja atenciosa sempre e ofereça um bom atendimento. Essa é a base do relacionamento com o cliente; portanto, eduque seus vendedores para que não sejam intrusivos, mantenha-os bem informados sobre os produtos que a loja vende e sempre procure responder cordialmente e de modo útil os questionamentos do público, tanto na loja quanto nas redes sociais.

Pronto para colocar essas dicas de marketing de relacionamento em prática no seu negócio? Comece agora e fidelize cada vez mais seus clientes! Agora é com você: queremos saber suas impressões sobre esse post e o que pensa sobre esse tema. Deixe aqui seu comentário para a gente!

Tenha a ferramenta completa para entregar experiências e aumentar seus resultados

A Listenplay te ajuda a divulgar suas promoções no momento certo de compra e em tempo real. 

Tenha anúncios instantâneos, locutores profissionais e virtuais, assistente de Inteligência Artificial e diversas playlists criadas por especialistas em música para negócios criando o ambiente perfeito de compra. 

A música certa tem o poder de aumentar o tempo de permanência na loja, a fidelização dos seus clientes e consequentemente potencializar as suas vendas.

Aproveite o nosso período de teste grátis para divulgar todas as suas promoções e impactar os seus clientes no momento certo: quando estão dentro da sua loja, com o produto na prateleira e o cartão no bolso.

Teste grátis agora mesmo a Listenplay e não perca mais vendas por falta de estratégia!

Compartilhe

Você também pode gostar

Quem são os responsáveis pela experiência do cliente?

Essa é uma pergunta fácil de responder, por vezes difícil de exercitar, pois, todos que atuam dentro da empresa são responsáveis pela experiência do cliente, ou seja, setores, gestores e equipes devem trabalhar em conjunto para garantir excelência. Um dos maiores desafios para os gestores é estabelecer uma comunicação adequada entre os setores, para otimizar…

Por Nayara Santos em 07.02.2020

Aprenda a montar uma estratégia de Marketing de Experiência para o seu negócio

Montar uma estratégia de marketing de experiência no seu negócio fará com que o cliente se lembre da sua marca. Isso porque, é mais provável que uma experiência fique marcada em sua mente, do que simplesmente ouvir a informação sobre um produto.  Ou seja, se você quiser aumentar as suas vendas e a fidelização dos…

Por Nayara Santos em 03.05.2022

Como atender um cliente em uma loja: 11 dicas fundamentais

 O quadro atual não é bom. Uma pesquisa realizada pela empresa sueca Better Business World Wide listou o Brasil como o penúltimo colocado em simpatia no atendimento. Isso significa que muitas empresas brasileiras ainda não sabem como atender um cliente de maneira eficaz, e algumas nem sequer parecem perceber o impacto desse problema em…

Por Nayara Santos em 18.09.2023

6 dicas de atendimento ao cliente presencial: confira algumas das principais!

Muito se fala sobre o relacionamento online entre os consumidores e as marcas. Contudo, ter em mente a importância de boas dicas de atendimento ao cliente presencial é tão ou mais fundamental não apenas na hora de atrair, mas de fidelizar o público. A maior parte da imagem de uma empresa está diretamente ligada à…

Por Nayara Santos em 16.07.2020

Gestão da experiência do cliente: saiba tudo sobre o assunto

Aprender como fazer uma gestão da experiência do cliente de maneira adequada pode conferir à sua loja uma grande vantagem competitiva. Isso porque, os consumidores buscam cada vez mais por experiências memoráveis e significativas. Ou seja, já não basta mais encontrar um produto barato e com boa qualidade, o consumidor quer se relacionar com as…

Por Nayara Santos em 04.05.2022

Como criar vínculo com o cliente e por que isso é importante?

Todo empreendimento, independentemente do segmento e proporções do negócio, precisa de estratégias e práticas para alcançar o sucesso e trilhar um caminho de prosperidade e solidez. Isso só se concretiza por meio do consumidor. Por isso, boa parte dessas estratégias foca em um ponto em comum: criar vínculo com o cliente. Um ponto de interrogação…

Por Nayara Santos em 31.05.2022

Relacionamento com o consumidor: entenda a importância para seu negócio

A construção de um sólido relacionamento com o consumidor vem se tornando uma espécie de “fórmula mágica” para empresas de todos os tamanhos se destacarem nos mais variados segmentos. Inclusive naqueles que outrora eram considerados inalcançáveis para os pequenos negócios. O maior exemplo do Brasil certamente são as fintechs, startups focadas em serviços financeiros. Apostando…

Por Nayara Santos em 11.07.2022

Descubra os 7 erros do marketing de relacionamento!

O marketing de relacionamento é, atualmente, a forma mais efetiva para fazer uma gestão de clientes adequada. Ele consiste em criar um relacionamento com o cliente, envolvendo-o a respeito da marca antes, durante e após a compra. Os resultados vêm em forma de melhora na reputação e crescimento. Um estudo realizado pela Bain&Company constatou, por exemplo,…

Por Nayara Santos em 15.08.2016

Aprenda a melhorar a experiência do cliente em 5 passos

Conseguir melhorar a experiência do cliente é importantíssimo para você ter clientes fiéis e satisfeitos com a sua loja. Ou seja, são clientes que além de voltar a comprar com você, eles ainda podem se tornar disseminadores voluntários da sua marca. Entretanto, por mais importante que seja esse assunto, muitos varejistas ainda o negligenciam. Portanto,…

Por Nayara Santos em 04.05.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos