Muitos gestores podem considerar o catálogo de supermercado algo ultrapassado e que não vale a pena investir tempo e dinheiro. Entretanto, eles não poderiam estar mais enganados. O catálogo ainda é uma excelente forma das pessoas verificarem quais são as promoções do período, portanto, uma ótima maneira de atrair novos clientes para o supermercado.
Além disso, o catálogo também pode ser pensado de modo a trazer informações que sejam interessantes para o consumidor, tais como receitas com os produtos em promoção, dicas para cuidado com a pele e com os animais de estimação durante os dias quentes de verão e muito mais.
Por isso, neste artigo daremos dicas úteis de como criar o catálogo ideal que faça um grande sucesso com os seus clientes. Confira!
Como criar o catálogo de supermercado ideal
Criar um catálogo de supermercado pode ser mais fácil do que você imagina. Para isso, basta prestar atenção a alguns detalhes que mencionaremos a seguir e você conseguirá se destacar da concorrência.
1. Capriche nas fotos
A nossa primeira dica é caprichar nas fotos. Lembre-se que o catálogo é uma ferramenta visual de divulgação do supermercado, por isso, ela precisa ser bonita e atrativa. Ainda, quando a distribuição for impressa, é importante escolher um papel de qualidade. Claro que não há necessidade de usar o melhor papel, ainda mais para os catálogos que tenham validade de apenas uma semana. Mas também não há a necessidade de imprimir em um papel muito ruim que o cliente não consiga ver as fotos direito.
Outra dica importante diz respeito a quantidade de produtos colocados em cada página. Fotos muito pequenas, dão a impressão de bagunça, sem falar que dificulta para o consumidor conseguir identificar os produtos. A nossa recomendação é colocar no máximo 12 produtos em uma folha de tamanho A4.
2. Mantenha a sua identidade visual
Outro ponto importante para criar um catálogo de supermercado ideal é manter a identidade visual da sua marca. Isso inclui manter as cores da marca, bem como incluir o logo e utilizar a mesma tipografia que é utilizada em outras publicações. Manter sempre esse padrão faz com que o cliente reconheça facilmente a sua marca.
Basta lembrar de marcas famosas e conhecidas no mundo todo como a Coca-Cola ou a Apple. Por mais que de tempos em tempos haja pequenas modificações no logo, elas ainda mantêm a identidade visual e são facilmente reconhecidas pelos consumidores.
3. Identifique o período da promoção
É essencial que ao criar um catálogo de supermercado você inclua o período no qual as promoções são válidas. Assim, você não corre o risco de o cliente olhar um catálogo antigo e ir até à loja para comprar um produto que não está mais em oferta.
Além disso, essa é também uma forma de criar uma certa sensação de urgência e escassez nos consumidores. Já que se eles quiserem aproveitar aqueles preços eles possuem um prazo para fazer isso. Muitas pessoas correm para o supermercado quando veem uma promoção ótima, com medo de não conseguirem aproveitar.
Essa informação é ainda mais importante caso você inclua produtos que estarão em promoções em dias diferentes. Por exemplo, você pode fazer uma oferta de peixes e carnes apenas no final de semana. Se a informação do período estiver no catálogo, você não vai correr o risco de ter cliente insatisfeito porque foi para o supermercado na quinta-feira e encontrou os produtos sendo vendidos no preço normal.
4. Destaque os produtos de marca própria
Possui produtos de marca própria do supermercado? Que tal providenciar uma seção apenas com as ofertas desses produtos? Essa pode ser uma excelente forma de atrair a atenção dos clientes para eles, deixando-os, no mínimo, curiosos para saber se os produtos realmente são bons.
Outra opção seria simplesmente incluir os produtos com os demais. Desta forma, a comparação com os produtos de outras marcas fica até mais fácil. Não se esqueça de que os produtos de marca própria também devem seguir uma identidade visual que pode até mesmo conversar com a identidade do supermercado. Essa, inclusive, é uma das maneiras mais eficazes de reforçar a sua marca e transmitir ainda mais profissionalismo.
5. Distribua o catálogo de supermercado em diferentes mídias
Atualmente o uso da internet tem crescido cada vez mais, fazendo com que muitos clientes consultem os preços de produtos antes de comprarem na loja física. Por isso, é essencial que você faça a distribuição do catálogo de supermercado em diferentes formatos e em diferentes mídias.
Desta forma, você garantirá que mais pessoas possam acessar o catálogo e decidam ir até o supermercado. As principais formas de fazer isso são: catálogo físico, disponível na loja; acesso através do aplicativo do supermercado e catálogo digital acessado através do site do supermercado.
6. Invista em catálogos válidos por diferentes períodos
As promoções semanais são ótimas para atrair novos clientes para o supermercado, entretanto, alguns itens podem ter uma procura mais sazonal. Para não precisar incluir o mesmo produto o mês inteiro no catálogo do supermercado, prepare catálogos válidos por diferentes períodos.
Você poderá fazer um catálogo menor, que tenha validade semanal. Além de mostrar ofertas relâmpago, ele também te dá a possibilidade de incluir produtos que você precise melhorar a rotatividade. E faça também um catálogo de supermercado mensal, sendo uma forma de deixar em promoção os produtos que podem ser procurados o mês todo.
Ainda, este catálogo mensal pode ser utilizado para entregar conteúdo para os seus clientes. Por exemplo, o catálogo de Junho poderá deixar todos os produtos de Festa Junina em promoção e ainda dar dicas de receitas para aproveitar o período festivo, dicas de decoração para os clientes fazerem uma festa em casa e até mesmo dicas de locais para aproveitar o período de uma forma diferente. Esse tipo de conteúdo agrega valor ao catálogo e deixará os clientes interessados em conferir o que há nele.
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