Por Nayara Santos em 21.07.2021

Catálogo de supermercado: 6 dicas para criar o ideal

Por Nayara Santos em 21.07.2021

Muitos gestores podem considerar o catálogo de supermercado algo ultrapassado e que não vale a pena investir tempo e dinheiro. Entretanto, eles não poderiam estar mais enganados. O catálogo ainda é uma excelente forma das pessoas verificarem quais são as promoções do período, portanto, uma ótima maneira de atrair novos clientes para o supermercado.

Além disso, o catálogo também pode ser pensado de modo a trazer informações que sejam interessantes para o consumidor, tais como receitas com os produtos em promoção, dicas para cuidado com a pele e com os animais de estimação durante os dias quentes de verão e muito mais.

Por isso, neste artigo daremos dicas úteis de como criar o catálogo ideal que faça um grande sucesso com os seus clientes. Confira!

Como criar o catálogo de supermercado ideal

Criar um catálogo de supermercado pode ser mais fácil do que você imagina. Para isso, basta prestar atenção a alguns detalhes que mencionaremos a seguir e você conseguirá se destacar da concorrência.

1. Capriche nas fotos

A nossa primeira dica é caprichar nas fotos. Lembre-se que o catálogo é uma ferramenta visual de divulgação do supermercado, por isso, ela precisa ser bonita e atrativa. Ainda, quando a distribuição for impressa, é importante escolher um papel de qualidade. Claro que não há necessidade de usar o melhor papel, ainda mais para os catálogos que tenham validade de apenas uma semana. Mas também não há a necessidade de imprimir em um papel muito ruim que o cliente não consiga ver as fotos direito.

Outra dica importante diz respeito a quantidade de produtos colocados em cada página. Fotos muito pequenas, dão a impressão de bagunça, sem falar que dificulta para o consumidor conseguir identificar os produtos. A nossa recomendação é colocar no máximo 12 produtos em uma folha de tamanho A4.

2. Mantenha a sua identidade visual

Outro ponto importante para criar um catálogo de supermercado ideal é manter a identidade visual da sua marca. Isso inclui manter as cores da marca, bem como incluir o logo e utilizar a mesma tipografia que é utilizada em outras publicações. Manter sempre esse padrão faz com que o cliente reconheça facilmente a sua marca.

Basta lembrar de marcas famosas e conhecidas no mundo todo como a Coca-Cola ou a Apple. Por mais que de tempos em tempos haja pequenas modificações no logo, elas ainda mantêm a identidade visual e são facilmente reconhecidas pelos consumidores.

3. Identifique o período da promoção

É essencial que ao criar um catálogo de supermercado você inclua o período no qual as promoções são válidas. Assim, você não corre o risco de o cliente olhar um catálogo antigo e ir até à loja para comprar um produto que não está mais em oferta.

Além disso, essa é também uma forma de criar uma certa sensação de urgência e escassez nos consumidores. Já que se eles quiserem aproveitar aqueles preços eles possuem um prazo para fazer isso. Muitas pessoas correm para o supermercado quando veem uma promoção ótima, com medo de não conseguirem aproveitar.

Essa informação é ainda mais importante caso você inclua produtos que estarão em promoções em dias diferentes. Por exemplo, você pode fazer uma oferta de peixes e carnes apenas no final de semana. Se a informação do período estiver no catálogo, você não vai correr o risco de ter cliente insatisfeito porque foi para o supermercado na quinta-feira e encontrou os produtos sendo vendidos no preço normal.

4. Destaque os produtos de marca própria

Possui produtos de marca própria do supermercado? Que tal providenciar uma seção apenas com as ofertas desses produtos? Essa pode ser uma excelente forma de atrair a atenção dos clientes para eles, deixando-os, no mínimo, curiosos para saber se os produtos realmente são bons.


Outra opção seria simplesmente incluir os produtos com os demais. Desta forma, a comparação com os produtos de outras marcas fica até mais fácil. Não se esqueça de que os produtos de marca própria também devem seguir uma identidade visual que pode até mesmo conversar com a identidade do supermercado. Essa, inclusive, é uma das maneiras mais eficazes de reforçar a sua marca e transmitir ainda mais profissionalismo.

5. Distribua o catálogo de supermercado em diferentes mídias

Atualmente o uso da internet tem crescido cada vez mais, fazendo com que muitos clientes consultem os preços de produtos antes de comprarem na loja física. Por isso, é essencial que você faça a distribuição do catálogo de supermercado em diferentes formatos e em diferentes mídias.

Desta forma, você garantirá que mais pessoas possam acessar o catálogo e decidam ir até o supermercado. As principais formas de fazer isso são: catálogo físico, disponível na loja; acesso através do aplicativo do supermercado e catálogo digital acessado através do site do supermercado.

6. Invista em catálogos válidos por diferentes períodos

As promoções semanais são ótimas para atrair novos clientes para o supermercado, entretanto, alguns itens podem ter uma procura mais sazonal. Para não precisar incluir o mesmo produto o mês inteiro no catálogo do supermercado, prepare catálogos válidos por diferentes períodos.

Você poderá fazer um catálogo menor, que tenha validade semanal. Além de mostrar ofertas relâmpago, ele também te dá a possibilidade de incluir produtos que você precise melhorar a rotatividade. E faça também um catálogo de supermercado mensal, sendo uma forma de deixar em promoção os produtos que podem ser procurados o mês todo. 

Ainda, este catálogo mensal pode ser utilizado para entregar conteúdo para os seus clientes. Por exemplo, o catálogo de Junho poderá deixar todos os produtos de Festa Junina em promoção e ainda dar dicas de receitas para aproveitar o período festivo, dicas de decoração para os clientes fazerem uma festa em casa e até mesmo dicas de locais para aproveitar o período de uma forma diferente. Esse tipo de conteúdo agrega valor ao catálogo e deixará os clientes interessados em conferir o que há nele.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Dica de Campanha para Supermercados – Black Friday

Quando Novembro se aproxima, todo mundo sabe que vem Black Friday por aí, não é mesmo?! O dia é conhecido pelas promoções agressivas, descontos e oportunidades imperdíveis de compra.  O Black Friday é uma das principais datas para o varejo no Brasil e você não pode deixar de aproveitar essa data aí no seu supermercado. …

Por Nayara Santos em 08.10.2020

Como organizar o estoque de supermercado: confira 11 dicas

Saber como organizar o estoque de supermercado pode trazer muitas vantagens. Isso poderá ser percebido não apenas para o dono do negócio, mas também para toda a equipe envolvida com os processos que ocorrem ali. Sem falar que, até mesmo o cliente pode sentir quando a organização é bem feita. Financeiramente falando, essa organização, por…

Por Nayara Santos em 16.11.2022

Abrir um supermercado da dinheiro? Entenda mais sobre o assunto

Muitos empreendedores têm vontade de abrir um supermercado, pois parece ser uma ótima oportunidade de negócio. Mesmo assim, a insegurança ainda é grande, já que uma dúvida muito comum é se realmente abrir um supermercado dá dinheiro. Inclusive, essa é a dúvida principal para qualquer empreendedor, independentemente da área em que vá atuar. Portanto, se…

Por Nayara Santos em 19.08.2022

Fachada de supermercado: veja como criar a ideal

O impacto visual no cliente é sempre fundamental para chamar sua atenção, principalmente quando ele não está esperando. O melhor momento para fazer isso é com a fachada de supermercado. Esse é o primeiro passo para fazer com que alguém entre na loja. Você com certeza pensou muito bem no local de instalação do seu…

Por Nayara Santos em 03.11.2021

Características do setor supermercadista: conheça as principais

Cada setor do varejo possui as suas particularidades, sendo fundamental conhecê-las antes de começar um empreendimento. Somente através do conhecimento de como cada setor funciona e quais os principais desafios que você irá enfrentar, é que você poderá se preparar para eles. Por isso, se você vai abrir um supermercado ou está considerando essa possibilidade,…

Por Nayara Santos em 03.02.2021

Ilha de produtos para supermercado: aprenda a montar em 7 passos

Sem dúvida alguma você possui muitas ilhas de produtos no seu supermercado. Elas são excelentes para expor produtos e marcam presença em alguns setores, como no caso do hortifrúti, composto praticamente por esse tipo de expositor, sem prateleiras. Saber qual é a melhor forma de expor produtos pode fazer toda a diferença na hora de…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

7 ações gratuitas de marketing para supermercado que são essenciais para o sucesso do seu negócio!

Diferentes etapas da jornada de compras do cliente requerem diferentes ações de marketing para supermercado. Por isso, é essencial mais do que uma ou duas estratégias. Afinal, quanto maior for o seu conhecimento sobre esse assunto, maiores chances você terá de conseguir aumentar as suas vendas. Pensando nisso, preparamos esse artigo com algumas dicas de…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

Ifood para supermercados: entenda as vantagens e como se cadastrar

Se você não possui um site ou aplicativo uma alternativa para realizar vendas online e atrair mais clientes é através do Ifood para supermercado. O aplicativo tem feito cada vez mais sucesso diante do isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus e muitas empresas viram nele uma ótima opção para aumentar as vendas. Neste…

Por Nayara Santos em 02.06.2021

Curva ABC no supermercado: veja como aumentar o lucro do seu negócio

A curva ABC no supermercado é uma das melhores ferramentas que os gestores possuem para saber quais são os produtos mais importantes para o seu negócio. É ela que vai te mostrar em quais produtos você deve focar na hora de investir em estratégias de marketing. Afinal de contas, são esses produtos que vão fazer…

Por Nayara Santos em 18.03.2021

Receba nossos conteúdos exclusivos