Por Nayara Santos em 03.02.2021

Características do setor supermercadista: conheça as principais

Por Nayara Santos em 03.02.2021

Cada setor do varejo possui as suas particularidades, sendo fundamental conhecê-las antes de começar um empreendimento. Somente através do conhecimento de como cada setor funciona e quais os principais desafios que você irá enfrentar, é que você poderá se preparar para eles.

Por isso, se você vai abrir um supermercado ou está considerando essa possibilidade, esse artigo é para você. Nele explicaremos as principais características do setor supermercadista e como enfrentar os desafios que cada uma delas traz ao seu negócio. Boa leitura!

4 Características do setor supermercadista

O setor supermercadista do varejo é aquele que inclui os supermercados, hipermercados, mercearias e mercadinhos de bairro. É um local onde as pessoas podem encontrar produtos alimentícios, de limpeza, de higiene pessoal. Ainda, dependendo do tamanho, eles também vendem itens de decoração, utilidades domésticas, produtos esportivos e até mesmo roupas. 

1. Um dos principais setores da economia

A primeira característica do setor supermercadista é que ele é um dos principais setores da economia. Como a principal atividade exercida por esse ramo do varejo é a venda de alimentos, não importa o quão complicada esteja a situação financeira de um país, as pessoas sempre vão precisar comprar comida.


Justamente por esse motivo, quando há algum tipo de problema econômico, esse é o primeiro setor a perceber. Bem como, quando a economia dá sinais de melhora, ele também será o primeiro a refletir isso. Isso porque, as pessoas tendem a cortar gastos em tempo de escassez, bem como se permitir gastar um pouco mais quando a situação financeira da família fica um pouco mais confortável.

Portanto, se você estiver planejando entrar nesse ramo de negócios, é importante estar preparado para as oscilações do mercado.

2. Atende a diferentes públicos-alvo

Outra importante característica do setor supermercadista é a sua capacidade de atender a diferentes públicos-alvo. Afinal de contas, todas as pessoas precisam se alimentar certo? 

A principal vantagem que essa característica traz é justamente o fato do seu negócio não ficar sujeito a um mercado muito limitado. Por outro lado, esse pode ser um dos grandes desafios para o planejamento de estratégias e ações de marketing, já que pode ser preciso planejar diferentes campanhas para ser capaz de atrair a atenção dos diferentes públicos-alvo.

Entretanto, não é porque um supermercado é capaz de atender a clientes com os mais variados perfis, que você não precisa se preocupar em trazer uma personalidade para a sua marca ou se especializar em alguma área. Atualmente, as pessoas têm procurado marcas que tenham missões e objetivos parecidos com os delas.

Além disso, se mesmo atendendo a diferentes públicos-alvo você ainda for capaz de se especializar em um determinado nicho ainda será uma vantagem. Por exemplo, você pode oferecer um setor de vinhos com uma grande diversidade de marcas e tipos. Ou então focar em alimentos naturais, principalmente os orgânicos. Ainda, é possível que você tenha um açougue diferenciado, que venda cortes de carnes diferenciados, ou mesmo carnes exóticas.

3. Venda de uma grande diversidade de produtos

A venda de uma grande diversidade de produtos é outra importante característica do setor supermercadista. São muitos produtos diferentes, com diferentes marcas e ainda com diferentes apresentações. 

Claro que tudo isso poderá depender da variedade de itens que você oferece ao seu cliente. Alguns supermercados terão a capacidade de oferecer uma maior diversidade, enquanto outros, como os mercadinhos de bairro, provavelmente se atenham aos produtos mais procurados.

Se, por um lado, essa diversidade representa uma vantagem, já que é possível agradar e atender a um maior número de clientes. Por outro, essa grande diversidade também pode ser um verdadeiro pesadelo na hora de fazer o controle de estoque. 

Ainda, para aqueles estabelecimentos que já possuem muitos dos seus processos automatizados, é preciso cadastrar os produtos nesse sistema. Podendo ser um verdadeiro desafio caso não haja um padrão nesse cadastramento. O que resultaria em produtos com cadastros duplicados e uma verdadeira bagunça na hora de fazer o inventário do estoque.

Mas, você não precisa deixar de oferecer uma boa diversidade de produtos e marcas aos seus clientes por causa disso. O que é possível fazer é estabelecer um padrão e um protocolo de cadastramento de itens. Desta forma você mantém tudo organizado e ainda garante a diversidade no seu supermercado.

4. Demanda muita organização e controle

A próxima característica do setor supermercadista que vamos tratar é o grande esforço administrativo, técnico e operacional para que tudo funcione perfeitamente. Os processos em um supermercado são inúmeros, entretanto, podemos destacar como os principais o controle de estoque, a compra de mercadorias, logística do serviço de delivery, cálculo de impostos.

Além disso, na área operacional é preciso sempre ficar de olho no vencimento dos produtos, tanto nas prateleiras como no estoque, fazer a reposição dos itens nas gôndolas, manter sempre os corredores limpos e as prateleiras organizadas.

Adicionalmente, todos esses processos estão interligados. Isso quer dizer que, se uma das partes que fazem essa cadeia de operações tiver problemas, todo o resto terá. Para ficar mais claro, vamos a um exemplo.

Imagine que existem diferentes pessoas que fazem o cadastro de produtos no sistema e não há um padrão ou protocolo a ser seguido. Desta forma, você fica com dois itens para um único produto, como mexerica e bergamota. Quando o controle de estoque foi feito, o funcionário verificou que o estoque de mexerica estava baixo, alertou o setor de compra sobre a necessidade de comprar esse produto. 

Como de costume, o setor de compras adquiriu uma quantidade que seria suficiente para duas semanas de vendas. Entretanto, assim que os produtos chegaram, o estoquista verificou que havia esse item em estoque e que a compra foi absolutamente desnecessária. Ao analisar a situação, você então viu que tudo começou com um erro de cadastro de produto.

Para que tudo funcione corretamente, é importantíssimo criar manuais e protocolos, e garantir que eles sejam seguidos por todos os funcionários. Assim, você evita desperdícios e ainda economiza tempo e dinheiro.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Layout do supermercado para o setor de limpeza: veja como fazer em 5 passos

Parte do trabalho de convencer o cliente a comprar mais do que ele precisa é ter um bom layout e uma boa organização das prateleiras. Mas isso não se aplica apenas aos produtos alimentícios, é válido também para os produtos do setor de limpeza. Afinal de contas, quem vai ao supermercado está sempre em busca…

Por Nayara Santos em 04.08.2022

Supermercado pet friendly: 3 vantagens para adaptar o seu negócio

Ter um supermercado que seja pet friendly significa ter um local em que os animais de estimação são bem-vindos e que possuem uma infraestrutura específica para recebê-los. Por isso, se você quiser atrair clientes que gostam de levar os seus animais a todos os lugares, essa pode ser a sua grande oportunidade.  Para te ajudar…

Por Nayara Santos em 05.10.2021

Abrir um supermercado da dinheiro? Entenda mais sobre o assunto

Muitos empreendedores têm vontade de abrir um supermercado, pois parece ser uma ótima oportunidade de negócio. Mesmo assim, a insegurança ainda é grande, já que uma dúvida muito comum é se realmente abrir um supermercado dá dinheiro. Inclusive, essa é a dúvida principal para qualquer empreendedor, independentemente da área em que vá atuar. Portanto, se…

Por Nayara Santos em 19.08.2022

Folder de supermercado: confira 6 ideias de como pode ser feito

O folder de supermercado é mais um canal de comunicação com o cliente que você pode usar a seu favor. Entretanto, conseguir atrair a atenção do cliente para ele nem sempre é uma tarefa fácil. Por isso, ao planejar um folder é importante ficar atento a quais informações você coloca nele e em como manter…

Por Nayara Santos em 03.05.2021

Supermercado virtual: 5 passos para montar o seu

Não importa se você já tem um supermercado físico ou não, montar um supermercado virtual pode ser uma ótima forma de começar um negócio. Com o comércio expandindo cada vez mais depois da pandemia, não dá mais para ficar de fora dessa tendência.  Sem falar que, quando você tem uma loja online as vendas podem…

Por Nayara Santos em 29.03.2022

Nomes para supermercado: confira a lista dos mais chamativos

Com tantas possibilidades de nomes para supermercado, o gestor pode ficar bem indeciso. Além disso, é fundamental que o nome, junto com o logo, transmita a missão, os valores e os objetivos da empresa. Sem falar que, ter um nome chamativo pode fazer com que as pessoas se lembrem do seu supermercado mais facilmente. Se…

Por Nayara Santos em 14.06.2021

Aplicativo para supermercado: veja a importância de ter o seu

Com as pessoas cada vez mais conectadas através de aplicativos de celulares, é impossível para o varejista não acompanhar essa tendência. Por isso, se você ainda não tem um aplicativo para o seu supermercado chegou o momento de entender melhor como isso funciona e quais os benefícios que ele pode trazer para o seu negócio.…

Por Nayara Santos em 10.05.2021

Impostos no supermercado: entenda tudo sobre os tributos

Para ser um empreendedor de sucesso no Brasil existem grandes desafios que devem ser superados. Eles vão desde a burocracia e o tempo necessário para abrir um negócio, até entender o funcionamento e quais são os impostos que devem ser pagos. E isso se aplica a todas as áreas do varejo, inclusive aos supermercados. Além…

Por Nayara Santos em 22.08.2022

Conheça 8 Tendências de Marketing para Supermercados em 2024!

Manter-se atualizado com as tendências de marketing para supermercado em 2024 é sinônimo de sair na frente da concorrência e conquistar os clientes antes que outras marcas o façam. Por isso, se você quiser uma marca pioneira no mercado, precisa conhecer todas as novidades disponíveis. Mas, já podemos adiantar que os recursos tecnológicos que facilitam…

Por Nayara Santos em 09.10.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos