Por Nayara Santos em 03.02.2021

Características do setor supermercadista: conheça as principais

Por Nayara Santos em 03.02.2021

Cada setor do varejo possui as suas particularidades, sendo fundamental conhecê-las antes de começar um empreendimento. Somente através do conhecimento de como cada setor funciona e quais os principais desafios que você irá enfrentar, é que você poderá se preparar para eles.

Por isso, se você vai abrir um supermercado ou está considerando essa possibilidade, esse artigo é para você. Nele explicaremos as principais características do setor supermercadista e como enfrentar os desafios que cada uma delas traz ao seu negócio. Boa leitura!

4 Características do setor supermercadista

O setor supermercadista do varejo é aquele que inclui os supermercados, hipermercados, mercearias e mercadinhos de bairro. É um local onde as pessoas podem encontrar produtos alimentícios, de limpeza, de higiene pessoal. Ainda, dependendo do tamanho, eles também vendem itens de decoração, utilidades domésticas, produtos esportivos e até mesmo roupas. 

1. Um dos principais setores da economia

A primeira característica do setor supermercadista é que ele é um dos principais setores da economia. Como a principal atividade exercida por esse ramo do varejo é a venda de alimentos, não importa o quão complicada esteja a situação financeira de um país, as pessoas sempre vão precisar comprar comida.


Justamente por esse motivo, quando há algum tipo de problema econômico, esse é o primeiro setor a perceber. Bem como, quando a economia dá sinais de melhora, ele também será o primeiro a refletir isso. Isso porque, as pessoas tendem a cortar gastos em tempo de escassez, bem como se permitir gastar um pouco mais quando a situação financeira da família fica um pouco mais confortável.

Portanto, se você estiver planejando entrar nesse ramo de negócios, é importante estar preparado para as oscilações do mercado.

2. Atende a diferentes públicos-alvo

Outra importante característica do setor supermercadista é a sua capacidade de atender a diferentes públicos-alvo. Afinal de contas, todas as pessoas precisam se alimentar certo? 

A principal vantagem que essa característica traz é justamente o fato do seu negócio não ficar sujeito a um mercado muito limitado. Por outro lado, esse pode ser um dos grandes desafios para o planejamento de estratégias e ações de marketing, já que pode ser preciso planejar diferentes campanhas para ser capaz de atrair a atenção dos diferentes públicos-alvo.

Entretanto, não é porque um supermercado é capaz de atender a clientes com os mais variados perfis, que você não precisa se preocupar em trazer uma personalidade para a sua marca ou se especializar em alguma área. Atualmente, as pessoas têm procurado marcas que tenham missões e objetivos parecidos com os delas.

Além disso, se mesmo atendendo a diferentes públicos-alvo você ainda for capaz de se especializar em um determinado nicho ainda será uma vantagem. Por exemplo, você pode oferecer um setor de vinhos com uma grande diversidade de marcas e tipos. Ou então focar em alimentos naturais, principalmente os orgânicos. Ainda, é possível que você tenha um açougue diferenciado, que venda cortes de carnes diferenciados, ou mesmo carnes exóticas.

3. Venda de uma grande diversidade de produtos

A venda de uma grande diversidade de produtos é outra importante característica do setor supermercadista. São muitos produtos diferentes, com diferentes marcas e ainda com diferentes apresentações. 

Claro que tudo isso poderá depender da variedade de itens que você oferece ao seu cliente. Alguns supermercados terão a capacidade de oferecer uma maior diversidade, enquanto outros, como os mercadinhos de bairro, provavelmente se atenham aos produtos mais procurados.

Se, por um lado, essa diversidade representa uma vantagem, já que é possível agradar e atender a um maior número de clientes. Por outro, essa grande diversidade também pode ser um verdadeiro pesadelo na hora de fazer o controle de estoque. 

Ainda, para aqueles estabelecimentos que já possuem muitos dos seus processos automatizados, é preciso cadastrar os produtos nesse sistema. Podendo ser um verdadeiro desafio caso não haja um padrão nesse cadastramento. O que resultaria em produtos com cadastros duplicados e uma verdadeira bagunça na hora de fazer o inventário do estoque.

Mas, você não precisa deixar de oferecer uma boa diversidade de produtos e marcas aos seus clientes por causa disso. O que é possível fazer é estabelecer um padrão e um protocolo de cadastramento de itens. Desta forma você mantém tudo organizado e ainda garante a diversidade no seu supermercado.

4. Demanda muita organização e controle

A próxima característica do setor supermercadista que vamos tratar é o grande esforço administrativo, técnico e operacional para que tudo funcione perfeitamente. Os processos em um supermercado são inúmeros, entretanto, podemos destacar como os principais o controle de estoque, a compra de mercadorias, logística do serviço de delivery, cálculo de impostos.

Além disso, na área operacional é preciso sempre ficar de olho no vencimento dos produtos, tanto nas prateleiras como no estoque, fazer a reposição dos itens nas gôndolas, manter sempre os corredores limpos e as prateleiras organizadas.

Adicionalmente, todos esses processos estão interligados. Isso quer dizer que, se uma das partes que fazem essa cadeia de operações tiver problemas, todo o resto terá. Para ficar mais claro, vamos a um exemplo.

Imagine que existem diferentes pessoas que fazem o cadastro de produtos no sistema e não há um padrão ou protocolo a ser seguido. Desta forma, você fica com dois itens para um único produto, como mexerica e bergamota. Quando o controle de estoque foi feito, o funcionário verificou que o estoque de mexerica estava baixo, alertou o setor de compra sobre a necessidade de comprar esse produto. 

Como de costume, o setor de compras adquiriu uma quantidade que seria suficiente para duas semanas de vendas. Entretanto, assim que os produtos chegaram, o estoquista verificou que havia esse item em estoque e que a compra foi absolutamente desnecessária. Ao analisar a situação, você então viu que tudo começou com um erro de cadastro de produto.

Para que tudo funcione corretamente, é importantíssimo criar manuais e protocolos, e garantir que eles sejam seguidos por todos os funcionários. Assim, você evita desperdícios e ainda economiza tempo e dinheiro.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Recebimento de mercadorias em supermercado: 5 dicas para otimizar o processo

O recebimento de mercadorias em supermercado deve ser sempre acompanhado de perto e ter um processo bem estabelecido. Assim, você consegue reduzir as perdas e diminuir a possibilidade de algum erro ocorrer durante essa importante atividade do seu supermercado. Essa é uma daquelas tarefas da gestão de supermercados que requerem padronização e comprometimento dos funcionários…

Por Nayara Santos em 09.08.2021

Comunicação interna do supermercado: confira 8 dicas essenciais para o seu negócio

A comunicação interna do supermercado contribuirá efetivamente para a maior satisfação de seus colaboradores, uma vez que ela traz mais credibilidade e transparência para as decisões da gestão, além de permitir um melhor conhecimento da empresa por parte dos profissionais. Além disso, destaca-se o sentimento de pertencimento atribuído a toda a equipe, e o poder…

Por Nayara Santos em 10.01.2022

Cashback em supermercado: tendência que promete aumentar as vendas

O cashback, ou dinheiro de volta, é uma forte tendência no varejo que pode ser um grande diferencial no sucesso do seu negócio. Nos supermercados isso não é diferente, afinal de contas, com o cashback, sempre que o cliente gastar na sua loja, ele terá uma parte do dinheiro de volta. Oferecer essa possibilidade aos…

Por Nayara Santos em 05.10.2021

Treinamento Completo e Gratuito para operador de caixa de supermercado!

Preparar um bom treinamento para operadores de caixa de supermercado é uma tarefa essencial do gestor. Afinal, os operadores são, na grande maioria das vezes, as únicas pessoas com quem o cliente tem contato.  Ou seja, são poucos minutos para oferecer um bom atendimento e fazer com que o cliente deixe a loja com uma…

Por Nayara Santos em 12.04.2022

Acessibilidade em supermercados: 5 ações para adaptar o seu negócio

Ser capaz de oferecer acessibilidade no supermercado é entender que todos os consumidores merecem respeito. Uma consequência disso é conseguir conquistar um novo público para o seu negócio. Afinal de contas, se você prestar atenção, são poucos os locais adaptados para receber clientes que possuem necessidades específicas. Mas, antes de sair fazendo adaptações na infraestrutura…

Por Nayara Santos em 06.10.2021

Devolução de mercadoria em supermercado: entenda como proceder

Qual é a política de devolução de mercadorias no seu supermercado? Não tem uma política estabelecida? Analisa cada caso separadamente? Então chegou o momento de mudar isso e estabelecer uma política que os seus clientes e os seus funcionários entendam e possam seguir. Não há dúvidas de que os gestores de supermercados gostariam de não…

Por Nayara Santos em 07.03.2023

10 Tendências para supermercados em 2024

Conhecer as tendências para supermercados em 2024 será um grande diferencial para o seu negócio. As mudanças ocorrem naturalmente ao longo do tempo, e ser capaz de reconhecê-las e se adequar a elas é um sinal de que você está atento ao que acontece no setor supermercadista. Portanto, se você quiser manter a saúde financeira…

Por Nayara Santos em 06.10.2023

Dia dos Pais no supermercado: 10 dicas para vender mais

Os supermercados podem utilizar algumas datas comemorativas, como o Dia dos Pais, para aumentar as suas vendas. Afinal, as pessoas estão mais dispostas a gastar com presentes, itens para preparar uma refeição especial e ter momentos agradáveis ao lado de quem é importante. Mas, para isso acontecer, os varejistas precisam planejar e aplicar as estratégias…

Por Nayara Santos em 13.07.2023

Como abrir um supermercado com pouco dinheiro? 7 dicas incríveis

 Você sempre quis empreender e ter o seu próprio negócio do ramo alimentício, mas não sabe como abrir um supermercado com pouco dinheiro? Nós preparamos esse conteúdo com várias dicas para te ajudar a acabar com essa dúvida e a tirar os seus planos do papel! Para iniciar um negócio com pouco dinheiro você…

Por Nayara Santos em 06.03.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos