Cada setor do varejo possui as suas particularidades, sendo fundamental conhecê-las antes de começar um empreendimento. Somente através do conhecimento de como cada setor funciona e quais os principais desafios que você irá enfrentar, é que você poderá se preparar para eles.
Por isso, se você vai abrir um supermercado ou está considerando essa possibilidade, esse artigo é para você. Nele explicaremos as principais características do setor supermercadista e como enfrentar os desafios que cada uma delas traz ao seu negócio. Boa leitura!
4 Características do setor supermercadista
O setor supermercadista do varejo é aquele que inclui os supermercados, hipermercados, mercearias e mercadinhos de bairro. É um local onde as pessoas podem encontrar produtos alimentícios, de limpeza, de higiene pessoal. Ainda, dependendo do tamanho, eles também vendem itens de decoração, utilidades domésticas, produtos esportivos e até mesmo roupas.
1. Um dos principais setores da economia
A primeira característica do setor supermercadista é que ele é um dos principais setores da economia. Como a principal atividade exercida por esse ramo do varejo é a venda de alimentos, não importa o quão complicada esteja a situação financeira de um país, as pessoas sempre vão precisar comprar comida.
Justamente por esse motivo, quando há algum tipo de problema econômico, esse é o primeiro setor a perceber. Bem como, quando a economia dá sinais de melhora, ele também será o primeiro a refletir isso. Isso porque, as pessoas tendem a cortar gastos em tempo de escassez, bem como se permitir gastar um pouco mais quando a situação financeira da família fica um pouco mais confortável.
Portanto, se você estiver planejando entrar nesse ramo de negócios, é importante estar preparado para as oscilações do mercado.
2. Atende a diferentes públicos-alvo
Outra importante característica do setor supermercadista é a sua capacidade de atender a diferentes públicos-alvo. Afinal de contas, todas as pessoas precisam se alimentar certo?
A principal vantagem que essa característica traz é justamente o fato do seu negócio não ficar sujeito a um mercado muito limitado. Por outro lado, esse pode ser um dos grandes desafios para o planejamento de estratégias e ações de marketing, já que pode ser preciso planejar diferentes campanhas para ser capaz de atrair a atenção dos diferentes públicos-alvo.
Entretanto, não é porque um supermercado é capaz de atender a clientes com os mais variados perfis, que você não precisa se preocupar em trazer uma personalidade para a sua marca ou se especializar em alguma área. Atualmente, as pessoas têm procurado marcas que tenham missões e objetivos parecidos com os delas.
Além disso, se mesmo atendendo a diferentes públicos-alvo você ainda for capaz de se especializar em um determinado nicho ainda será uma vantagem. Por exemplo, você pode oferecer um setor de vinhos com uma grande diversidade de marcas e tipos. Ou então focar em alimentos naturais, principalmente os orgânicos. Ainda, é possível que você tenha um açougue diferenciado, que venda cortes de carnes diferenciados, ou mesmo carnes exóticas.
3. Venda de uma grande diversidade de produtos
A venda de uma grande diversidade de produtos é outra importante característica do setor supermercadista. São muitos produtos diferentes, com diferentes marcas e ainda com diferentes apresentações.
Claro que tudo isso poderá depender da variedade de itens que você oferece ao seu cliente. Alguns supermercados terão a capacidade de oferecer uma maior diversidade, enquanto outros, como os mercadinhos de bairro, provavelmente se atenham aos produtos mais procurados.
Se, por um lado, essa diversidade representa uma vantagem, já que é possível agradar e atender a um maior número de clientes. Por outro, essa grande diversidade também pode ser um verdadeiro pesadelo na hora de fazer o controle de estoque.
Ainda, para aqueles estabelecimentos que já possuem muitos dos seus processos automatizados, é preciso cadastrar os produtos nesse sistema. Podendo ser um verdadeiro desafio caso não haja um padrão nesse cadastramento. O que resultaria em produtos com cadastros duplicados e uma verdadeira bagunça na hora de fazer o inventário do estoque.
Mas, você não precisa deixar de oferecer uma boa diversidade de produtos e marcas aos seus clientes por causa disso. O que é possível fazer é estabelecer um padrão e um protocolo de cadastramento de itens. Desta forma você mantém tudo organizado e ainda garante a diversidade no seu supermercado.
4. Demanda muita organização e controle
A próxima característica do setor supermercadista que vamos tratar é o grande esforço administrativo, técnico e operacional para que tudo funcione perfeitamente. Os processos em um supermercado são inúmeros, entretanto, podemos destacar como os principais o controle de estoque, a compra de mercadorias, logística do serviço de delivery, cálculo de impostos.
Além disso, na área operacional é preciso sempre ficar de olho no vencimento dos produtos, tanto nas prateleiras como no estoque, fazer a reposição dos itens nas gôndolas, manter sempre os corredores limpos e as prateleiras organizadas.
Adicionalmente, todos esses processos estão interligados. Isso quer dizer que, se uma das partes que fazem essa cadeia de operações tiver problemas, todo o resto terá. Para ficar mais claro, vamos a um exemplo.
Imagine que existem diferentes pessoas que fazem o cadastro de produtos no sistema e não há um padrão ou protocolo a ser seguido. Desta forma, você fica com dois itens para um único produto, como mexerica e bergamota. Quando o controle de estoque foi feito, o funcionário verificou que o estoque de mexerica estava baixo, alertou o setor de compra sobre a necessidade de comprar esse produto.
Como de costume, o setor de compras adquiriu uma quantidade que seria suficiente para duas semanas de vendas. Entretanto, assim que os produtos chegaram, o estoquista verificou que havia esse item em estoque e que a compra foi absolutamente desnecessária. Ao analisar a situação, você então viu que tudo começou com um erro de cadastro de produto.
Para que tudo funcione corretamente, é importantíssimo criar manuais e protocolos, e garantir que eles sejam seguidos por todos os funcionários. Assim, você evita desperdícios e ainda economiza tempo e dinheiro.
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