Por Nayara Santos em 10.01.2022

Ideias inovadoras para supermercados: 6 ideias para se destacar

Por Nayara Santos em 10.01.2022

Ter ideias inovadoras para supermercados pode ser a diferença entre o sucesso do seu negócio ou a constante luta pela sobrevivência. Entretanto, nem sempre é fácil ter essas ideias e conseguir se destacar da concorrência. Isso ocorre porque a impressão que temos é que as pessoas já inventaram tudo o que poderia ser inventado.

Se esse é o seu caso ou se a criatividade não é o seu ponto forte não precisa se preocupar. Neste texto vamos trazer ideias inovadoras que podem ser colocadas em prática para que você aumente as suas vendas e tenha um negócio de sucesso. Confira!

Ideias inovadoras para supermercados

Antes de começarmos com as nossas dicas é importante que você saiba o que é preciso ter para que o seu supermercado tenha sucesso:

  • Atender à demanda do seu público-alvo;
  • Proporcionar uma boa experiência de compra para os seus clientes;
  • Divulgar o seu supermercado;
  • Se diferenciar da concorrência.

Esses pontos devem ser trabalhados em paralelo, porque de nada adianta trazer clientes novos se você não consegue atender à demanda deles. Ou mesmo, não oferecer ao cliente um bom ambiente de compras e um bom atendimento.

Em alguns casos, apenas sendo capaz de atender a esses pontos você já consegue se diferenciar da concorrência, mas nem sempre isso é possível. Por isso, se você quer ser melhor que os seus concorrentes, é fundamental conhecê-los, saber no que eles estão investindo, quais os preços praticados, quais as estratégias de marketing, dentre outros. Afinal de contas, se você não sabe o que eles estão fazendo, não será possível superá-los.

Confira agora 4 ideias que podem te ajudar a se destacar da concorrência e aumentar as suas vendas.

1. Tenha uma rádio interna personalizada

A nossa primeira ideia inovadora para supermercado é ter uma rádio interna personalizada. Estudos científicos já demonstraram que, quando os clientes fazem compras em um ambiente com uma música mais tranquila, cerca de 33% deles tendem a permanecer na loja por mais tempo. Ainda, 14% irão comprar mais produtos que o planejado.

Se apenas isso já não fosse suficiente para te convencer a adotar essa estratégia do marketing sensorial, a rádio também pode ser utilizada para propagandas e anúncios. Ou seja, você pode divulgar os serviços que oferece, ofertas da loja, as vantagens de fazer parte do programa de fidelidade que o supermercado oferece, ou ainda dar dicas de higiene e de como se proteger durante a pandemia.


O mais importante neste caso é a escolha da playlist, que deve ser planejada de acordo com o seu público-alvo e não com o seu gosto musical. Por isso, empresas especializadas neste ramo, como é o caso da Listenx, te ajudam nessa escolha. E o melhor, você ainda pode testar o Listenplay – Supermarket por 10 dias gratuitamente, basta clicar aqui.

2. Foque no omnichannel

Se o seu supermercado possui aplicativo, loja virtual e loja física, então você precisa prestar atenção na nossa segunda ideia inovadora para supermercados, o omnichannel. Esse é um conceito que vem sendo cada vez mais utilizado no varejo e quer dizer em todos os canais. Ou seja, o cliente consegue adquirir produtos, realizar o pagamento pelas compras e retirar mercadorias utilizando diferentes plataformas.

Por exemplo, o cliente pode efetuar a compra utilizando o aplicativo, pagar a mercadoria e retirar na loja. Essa é uma das novidades que a tecnologia permitiu aos varejistas oferecerem, graças à integração entre diferentes sistemas. Portanto, para que o omnichannel funcione e deixe o seu cliente satisfeito e para que você não tenha problemas de gestão, é fundamental ter bons sistemas de automação.

Quem já experimentou o omnichannel sabe o quanto ele pode ser conveniente, aumentando as chances de fidelizar os clientes. Por isso, essa é uma ideia que pode ser implementada e trazer bons resultados para aumentar as suas vendas.

3. Se especialize em um produto

A nossa próxima ideia inovadora para supermercados é se especializar em algum produto. Desta forma, você conseguirá chamar a atenção dos clientes que gostam daqueles produtos, e fazer com que eles deem preferência para a sua loja na hora de fazer as compras.

Se especializar em um produto significa que você irá oferecer uma boa diversidade de marcas, produtos de qualidade e informações relevantes sobre esses produtos para os seus clientes. Veja algumas opções de produtos para se especializar:

  • Vinhos: oferecendo marcas nacionais e importadas, com diferentes tipos de uvas;
  • Cervejas artesanais: com todas aquelas marcas diferentes e edições únicas;
  • Queijos: o ideal é oferecer marcas e tipos de queijos de diferentes países e de diferentes regiões do país;
  • Hortifrúti: com frutas de qualidade e uma grande diversidade de produtos que não são facilmente encontrados;
  • Açougue: com diferentes tipos de cortes e carnes exóticas.

Vale dizer que para convencer o cliente de que você realmente investiu nessa ideia é necessário caprichar na decoração e oferecer produtos complementares. Por exemplo, se vender vinhos, tenha uma boa diversidade de queijos. Se preferir as cervejas artesanais, ofereça boas opções de aperitivos.

4. Confira personalidade à sua marca

A nossa última ideia inovadora para supermercado está focada em trazer mais personalidade para a sua marca. Isso não significa se engajar nas redes sociais, ou nas últimas causas defendidas, mas sim em pensar qual é a mensagem que você quer passar com a sua marca.

Por exemplo, a sua marca pode ter uma preocupação com o meio ambiente, oferecendo soluções que o prejudiquem menos, tais como sacolas reutilizáveis, local para reciclagem de produtos, parceria com cooperativas de reciclagem.

Essa pode ser uma excelente forma de atrair clientes que se identifiquem com a sua personalidade, e isso, sem dúvida, fará com que eles prefiram comprar no seu supermercado por causa disso. Afinal de contas, hoje em dia ter baixos preços não é sinônimo de aumento nas vendas.

5. Invista no checkout

Já pensou em oferecer para o seu cliente uma experiência única na hora de fazer o checkout? Se ainda não pensou, então você deve começar a considerar essa opção. Afinal, a busca por inovações tecnológicas no varejo está transformando a forma como as marcas se relacionam com os clientes. Além disso, a geração Z está cada vez mais ligada em empresas que oferecem soluções que facilitem e agilizem as tarefas do dia a dia e, pagar as compras no supermercado é uma delas.

Por isso, trouxemos algumas formas de modernizar o checkout da sua loja, são elas:

  • Autoatendimento: essa é uma forma de checkout que já faz muito sucesso em outros países e que vem crescendo no Brasil. Neste caso, o cliente é o responsável por fazer a leitura de código de barras dos produtos e o pagamento pela compra. Tudo sem que haja contato com nenhum operador de caixa;
  • Scan and Go: nesta opção o cliente pode utilizar o aplicativo do supermercado para ir escaneando o código de barras dos produtos conforme ele vai fazendo as compras. O valor da compra vai sendo somado automaticamente, conforme os itens são adicionados. Ao final da compra, basta fazer a leitura do QR code no caixa de autoatendimento e o valor é debitado do cartão cadastrado no aplicativo. Simples, rápido e fácil;
  • Reconhecimento facial: outra forma de inovar no checkout do supermercado é oferecendo a modalidade pagamento através de reconhecimento facial. Algumas startups já vem oferecendo esse tipo de serviço. O cliente precisa apenas cadastrar o seu rosto e vincular a ele um cartão para pagamento. No momento do checkout uma câmera faz a leitura do rosto e o pagamento é efetuado.

Essas são apenas algumas ideias inovadores para tornar o checkout do supermercado mais interessante, rápido e fácil para os clientes. 

6. Capriche na decoração da loja

A preocupação em oferecer uma experiência de compras diferente para os consumidores é constante em todos os ramos do varejo. Então, que tal sair da sua zona de conforto e dos supermercados convencionais e oferecer ao cliente um ambiente de compras único? Neste momento, provavelmente você está se perguntando como fazer isso e nós temos uma solução bastante simples, através da decoração da loja.

Por exemplo, nas seções que ficam próximas às paredes, você pode fazer desenhos indicando quais itens serão encontrados ali. Ainda, o uso de cores nas prateleiras e nos cartazes do supermercado também pode indicar cada uma das seções. Assim, fica muito mais fácil para o cliente encontrar a seção que ele procura.

Já na seção de hortifrúti você pode fazer a decoração com caixotes de madeira, deixando o ambiente mais interessante e fugindo daquelas ilhas de produtos comuns. A adega do supermercado também pode ter uma decoração diferenciada, com a utilização de barris que remetem ao local em que o vinho é armazenado. A iluminação nesse setor também pode fazer toda a diferença, já que além de ajudar a manter as características dos produtos ainda deixa o ambiente mais convidativo para o cliente.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Cargos de um supermercado: conheça os principais e suas funções

 Conhecer os diferentes cargos de um supermercado é fundamental para todo gestor. Isso porque é preciso entender quais são os possíveis funcionários que o supermercado deverá ter, conhecimento essencial na hora de fazer o organograma do seu negócio.  Além disso, ele também auxiliará no planejamento de possíveis planos de carreira dentro da empresa. Sem…

Por Nayara Santos em 02.03.2023

Veja como divulgar o supermercado em 12 passos

Para divulgar o seu supermercado na sua região, o proprietário ou o profissional de marketing precisa investir em uma estratégia ampla de divulgação. O ideal é que essa estratégia seja capaz de explorar tanto canais online, como os canais offline.  Isso porque o consumidor moderno obtém informações de diversas mídias. Por isso, não apenas os…

Por Nayara Santos em 01.12.2020

6 exemplos de fluxograma de supermercado: veja os melhores

Você sabe quais são os principais exemplos de fluxograma de supermercado? Aliás, você sabe para que serve um fluxograma? Ou entende como ele pode te ajudar no dia a dia do supermercado? Não se preocupe se você respondeu “não” para alguma dessas perguntas. Afinal, é justamente para adquirir conhecimento que você resolveu ler este artigo.…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Como fazer curva abc: saiba tudo sobre o assunto

Ser capaz de fazer um bom gerenciamento dos produtos em estoque tem os seus desafios. Por isso, é essencial para todo gestor ou dono de um negócio conhecer as ferramentas corretas para conseguir informações que sejam relevantes para a tomada de decisões. Uma dessas ferramentas é a curva abc. Saber como fazer a curva abc…

Por Nayara Santos em 28.10.2020

Fidelização de clientes em supermercados: entenda como atrair, reter e fidelizar os clientes

O desenvolvimento de estratégias para a fidelização de clientes em supermercados é importantíssimo para manter a sua empresa competitiva. Isso porque, quando o supermercado possui clientes fiéis, eles sempre vão voltar para fazer as compras, ajudando no lucro e na sobrevivência da empresa.  Mesmo assim, nem todos os varejistas do setor supermercadista conseguem implementar ações…

Por Nayara Santos em 10.01.2022

6 Ideias criativas para supermercado: surpreenda os seus clientes

Ter ideias criativas para supermercado pode fazer toda a diferença para que você se destaque da concorrência, atrair clientes e fazer com que eles prefiram comprar na sua loja. Entretanto, essa não é uma tarefa fácil, ainda mais nos dias atuais, em que praticamente tudo é compartilhado online e ter ideias originais pode ser um…

Por Nayara Santos em 10.01.2022

Aniversário de supermercado: 5 ideias para comemorar a data

O aniversário do supermercado é uma data que deve ser comemorada, não importa há quantos você esteja com as portas abertas. Isso porque, esse é um momento não apenas de celebrar mais um ano de vida do seu empreendimento, mas também para agradecer aos clientes pela confiança que eles depositam na sua marca. Sem falar…

Por Nayara Santos em 06.10.2021

Como montar uma mercearia: aprenda em 11 passos

Se você chegou até aqui, é porque está em busca de informações de como montar uma mercearia, certo? Então é só seguir com a gente que nós vamos te contar tudo o que você precisa saber para ingressar nesse lucrativo setor do varejo. É comum encontrarmos mercearias em cidades pequenas ou em bairros que são…

Por Nayara Santos em 16.11.2022

Características do setor supermercadista: conheça as principais

Cada setor do varejo possui as suas particularidades, sendo fundamental conhecê-las antes de começar um empreendimento. Somente através do conhecimento de como cada setor funciona e quais os principais desafios que você irá enfrentar, é que você poderá se preparar para eles. Por isso, se você vai abrir um supermercado ou está considerando essa possibilidade,…

Por Nayara Santos em 03.02.2021

Receba nossos conteúdos exclusivos