Por Nayara Santos em 05.10.2021

Supermercado pet friendly: 3 vantagens para adaptar o seu negócio

Por Nayara Santos em 05.10.2021

Ter um supermercado que seja pet friendly significa ter um local em que os animais de estimação são bem-vindos e que possuem uma infraestrutura específica para recebê-los. Por isso, se você quiser atrair clientes que gostam de levar os seus animais a todos os lugares, essa pode ser a sua grande oportunidade. 

Para te ajudar a atender esse público bem diferenciado e ainda fazer sucesso entre os seus clientes humanos e fidelizá-los, esse é o momento. Neste artigo iremos te contar mais sobre as vantagens de ter um supermercado pet friendly e ainda daremos algumas dicas de como adaptar a sua loja. Boa leitura!

Vantagens de ter um supermercado pet friendly

1. Ambiente mais descontraído

Quem tem ou teve um animal de estimação, ou já esteve em um ambiente com eles sabe a diferença que eles podem fazer. Eles são graciosos, chamam a atenção por onde passam e as pessoas simplesmente ficam felizes de vê-los.

Por isso, se você estiver querendo deixar o ambiente do seu supermercado ainda mais aconchegante e agradável para os seus clientes, essa pode ser uma alternativa. Se você quiser conhecer outras formas de como transformar o ambiente de compras, confira o ebook gratuito Estratégia de marketing de experiência para seu negócio.

2. Mercado em expansão

Outra grande vantagem de ter um supermercado pet friendly é que esse é um ramo do varejo em plena expansão. O Brasil é o segundo país do mundo em termos de número de animais de estimação, perdendo apenas para os Estados Unidos. Estima-se que haja cerca de 140 milhões de pets, sendo 54 milhões de cães e quase 24 milhões de gatos. O restante é formado por peixes, aves e outros animais de estimação.

Atender a demanda desse setor pode ser um bom negócio. Afinal de contas, você não apenas pode tornar o ambiente amigável para os pequenos peludos, como também pode ter uma seção do supermercado dedicada só para eles. Assim, você ainda pode criar uma forma de se destacar da concorrência.

3. Fidelização de clientes que possuem pets

Segundo uma pesquisa realizada em 2018, 42% dos donos de pets já deixaram de frequentar um determinado local porque não aceitavam animais. Hoje em dia muitas pessoas consideram os cães como membros da família e fazem questão de levá-los a todos os lugares.

Inclusive, diversas empresas possuem um ambiente pet friendly, em que o dono pode levar o seu animal de estimação para passar o dia com ele. Isso torna o ambiente de trabalho mais descontraído, auxilia no controle do estresse e até mesmo melhora a produtividade dos funcionários. Isso mesmo, não apenas do dono do animal, mas dos seus colegas, que conseguem se distrair com o pet por alguns minutos e retornar ao trabalho com energia renovada.


Portanto, se você está em busca de fidelizar clientes, ter um supermercado pet friendly pode ser uma solução bastante interessante. Afinal de contas, se você tiver clientes com esse perfil, sem dúvida alguma eles levarão os seus animais para as compras.

Como ter um supermercado pet friendly

Como você viu, ter um supermercado pet friendly tem inúmeras vantagens para o seu negócio. Entretanto, é preciso ter alguns cuidados na hora de implementar essa ideia. Mesmo porque, em um supermercado você terá alimentos e produtos de limpeza que podem ser facilmente acessados pelos animais. Veja a seguir como se preparar para receber esses novos clientes.

1. Atenda a legislação vigente

De acordo com a Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, estabelecimentos que servem comidas, como restaurantes e padarias, podem receber animais somente quando houver uma área externa para os pets. Além disso, a legislação também diz que é preciso ter um ponto de água corrente e funcionários disponíveis para limpar o ambiente. Esse funcionário não pode preparar alimentos.

2. Disponibilize alguns itens gratuitamente

Além disso, locais que são pet friendly geralmente dispõe de alguns itens, digamos, de necessidade básica, para os animais. Isso mostra que o estabelecimento se preocupa com o bem estar dos bichinhos. Dentre os itens que não podem faltar estão:

  • Saquinhos de lixo;
  • Recipiente com água limpa e fresca;
  • Produtos desinfetantes;
  • Panos de limpeza.

Vale a pena mencionar que itens como sacos de lixo, pano de limpeza e desinfetantes permitem que os próprios donos auxiliem na manutenção da limpeza do supermercado. Entretanto, se o seu supermercado pet friendly oferecer água fresca, comida e até mesmo um espaço com grama sintética ou com brinquedos para os animais se distraírem, isso será um grande diferencial.

3. Estabeleça regras claras

Um ponto bastante importante para que a convivência no supermercado pet friendly seja boa é o estabelecimento de regras claras que o dono do pet deve seguir caso queira fazer as compras com o seu animal.

Por exemplo, você pode permitir que apenas animais com guias e coleiras possam entrar no supermercado. Assim, você evita que os animais circulem livremente pelo ambiente, o que poderia ser uma verdadeira dor de cabeça caso o animal desapareça.

Ainda, é possível solicitar ao dono que, sempre que possível, que coloque o animal dentro do carrinho. Vale a pena mencionar que, para isso funcionar, pode ser necessário ter algum carrinho de compras adaptado para eles. E que esses carrinhos devem ser limpos logo após o uso.

Outro ponto que deve ser analisado é se todas as raças ou cães de todos os portes poderão frequentar o estabelecimento. Caso você não queira fazer restrições, a recomendação é que cães de grande porte utilizem focinheira. Isso deixará outros clientes mais tranquilos para ficar perto deles, independentemente deles terem ou não outros animais.

O mais importante neste caso é que os clientes estejam cientes das regras e que o pessoal da segurança do supermercado e funcionários que circulam pelo PDV auxiliem na fiscalização do cumprimento dessas regras. 

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Análise SWOT para supermercado: veja como fazer em 9 passos

 A análise SWOT para supermercado prevê a identificação e a avaliação das forças, oportunidades, fraquezas e ameaças desses estabelecimentos nos micro e macro ambientes nos quais estão inseridos. Afinal de contas, é natural que toda empresa possua os seus pontos fortes, que devem ser destacados, e os pontos fracos que devem ser melhorados. Além…

Por Nayara Santos em 17.10.2022

Como participar de uma rede de supermercados? Entenda tudo sobre o assunto

Participar de uma rede de supermercados pode fazer a diferença entre aumentar as suas vendas, melhorar o seu lucro e ainda firmar a sua marca no mercado. Essa é uma estratégia adotada por diversas empresas, já que ela auxilia tanto pequenos, quanto grandes negócios a ganharem mais força e mais fôlego para melhorarem o seu…

Por Nayara Santos em 11.01.2022

10 novidades e tendências para supermercados em 2024

 É fundamental para o gestor do setor supermercadista conhecer as novidades e tendências para o supermercado em 2024. Afinal, o sucesso da sua empresa depende disso e você não quer ser pego desprevenido, não é mesmo? Além disso, com as mudanças rápidas no comportamento do consumidor, é imperativo que todos os negócios se mantenham…

Por Nayara Santos em 06.10.2023

Projeto de supermercado pequeno: veja como fazer em 8 passos

Sempre desejou montar o seu próprio mercado, mas não sabe por onde começar? Mesmo sendo um projeto de supermercado pequeno, é necessário planejar todas as etapas do empreendimento, começando pelo plano de negócios. Empresas bem-sucedidas geralmente são aquelas que conseguem se planejar desde o início para evitar diversos contratempos, imprevistos e prejuízos financeiros. O planejamento…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Contabilidade para supermercado: saiba tudo sobre o assunto

Você já parou para pensar se a contabilidade para supermercado é apenas um passo burocrático a ser cumprido ou se ela representa um poderoso aliado para o crescimento do seu negócio? Essa é uma pergunta que você deverá pensar e responder honestamente, afinal de contas, nem todos os gestores dão a devida atenção à contabilidade.…

Por Nayara Santos em 24.08.2021

Ideias de nome para mini mercado: 7 dicas e exemplos

 O nome de um comércio é crucial para o negócio, podendo influenciar diretamente nos resultados. Afinal, é através do nome que o estabelecimento é identificado pelos clientes. Sem falar que o nome também pode influenciar nas estratégias de marketing e até mesmo no fortalecimento da marca. Com um mercado altamente competitivo, é fundamental para…

Por Nayara Santos em 12.06.2025

Cupom de desconto para supermercado: veja como usar essa estratégia

Na busca de atrair clientes e aumentar as vendas, oferecer cupons de desconto para supermercado pode ser uma ação interessante. Ainda pouco explorada no Brasil e mais presente em compras online, o uso dos cupons de desconto pode trazer um grande diferencial para o seu negócio. A seguir, vamos contar da importância de oferecer os…

Por Nayara Santos em 22.06.2021

Cartazista de supermercado: veja como fazer letra de cartaz de supermercado

Apesar do número de profissionais existentes no mercado ser relativamente baixo, o cartazista de supermercado ainda é um cargo extremamente importante no varejo. Afinal, essa ainda é uma estratégia ainda muito empregada no varejo porque ela é capaz de atrair clientes e aumentar as vendas.  Quando a loja tem os seus profissionais cartazistas, os preços…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Abertura e fechamento de caixa de supermercado: saiba tudo sobre o assunto

A abertura e fechamento de caixa de supermercado é uma tarefa corriqueira e bastante simples, porém muitos gestores ainda têm dúvidas sobre qual é a forma correta de executar essas atividades. Afinal de contas, qualquer problema durante esse processo pode ser sinônimo de prejuízo financeiro para o seu supermercado. Por isso, nós preparamos esse artigo…

Por Nayara Santos em 06.03.2023

Receba nossos conteúdos exclusivos