Por Nayara Santos em 16.11.2022

Como montar uma mercearia: aprenda em 11 passos

Por Nayara Santos em 16.11.2022

Se você chegou até aqui, é porque está em busca de informações de como montar uma mercearia, certo? Então é só seguir com a gente que nós vamos te contar tudo o que você precisa saber para ingressar nesse lucrativo setor do varejo.

É comum encontrarmos mercearias em cidades pequenas ou em bairros que são mais afastados do centro. Esse modelo de comércio é um dos mais antigos do segmento, mas longe de estarem fora de moda. Pelo contrário, justamente por serem uma excelente oportunidade de negócio é que elas perduram até os dias de hoje.

Quem nunca precisou de um item de última hora para preparar uma receita e não recorreu a uma mercearia do bairro? Isso é mais comum e frequente do que imaginamos e é por isso que muitos empreendedores estão investindo em mercearias.

Devido a praticidade e agilidade no atendimento, muitos consumidores optam por realizar suas compras emergenciais em mercearias. Pode-se dizer que alguns consumidores são extremamente fiéis às mercearias que eles frequentam. Não apenas porque conseguem evitar as grandes filas e o maior movimento que podem ser encontrados nos supermercados. Mas também pelo atendimento mais personalizado que é oferecido nesse tipo de estabelecimento.

Nós preparamos esse conteúdo para te ajudar a entender como montar uma mercearia e por isso trouxemos os passos necessários para montar esse modelo de negócio. Boa leitura!

Passo a passo de como montar uma mercearia

Se você já é um empreendedor de outro ramo do varejo, sabe que, independente do ramo de atuação, alguns passos são iguais para todos os tipos de estabelecimento. Entretanto, o ramo supermercadista possui algumas particularidades que devem ser levadas em consideração, e nós falaremos disso a seguir.

Mas, mesmo se você não tem experiência na área ou nunca empreendeu, não precisa ficar preocupado. A seguir trazemos todas as informações necessárias para que você possa dar os primeiros passos em direção a montar a sua mercearia.

1. Planejamento e estudo de mercado

Antes de abrir qualquer negócio, é preciso conhecer como aquele mercado funciona, quais são os seus diferenciais e o que os consumidores consideram importante. Por isso, a primeira coisa a fazer é buscar esse conhecimento. Portanto, estudar, planejar e analisar todos os aspectos do mercado para garantir que o seu empreendimento terá resultados positivos. Essa etapa envolve:

  • Estudo dos concorrentes: é importante que você saiba quem são os concorrentes da sua mercearia, quais são seus pontos fortes e pontos fracos. Dessa forma, você saberá onde investir para se destacar e também quais erros não deve cometer;
  • Tendências do mercado: conhecer as tendências permitirá que você inicie um negócio moderno. Assim também, você não correrá o risco de ser passado para trás por ter um negócio desatualizado e que pouco se preocupa com os clientes;
  • Objetivo inicial e metas: todo negócio deve começar com pelo menos um objetivo e uma meta. Claro que ao abrir um negócio o principal objetivo do empreendedor é ganhar dinheiro, mas para sobreviver por muito anos é preciso que você esteja preocupado em agregar valor para os clientes e oferecer uma boa experiência de compras. Por isso, defina metas para o crescimento da mercearia e coloque prazo para que essas metas sejam atingidas;
  • Potenciais fornecedores: também é preciso conhecer quais são os potenciais fornecedores. Faça uma lista com os contatos, os produtos que eles podem fornecer, quais os prazos de entrega comumente praticados, e quais as formas de pagamento aceitas.

Fazendo isso, você já terá um panorama inicial de como o mercado funciona e o que você vai precisar fazer para ingressar nele e se destacar.

2. A escolha da localização

O próximo passo é escolher o local que você irá montar a sua mercearia. Essa provavelmente é uma das decisões mais importantes que você poderá tomar. Isso porque ela poderá impactar diretamente no sucesso do seu negócio, e é algo que não pode ser alterado depois que você começar. Afinal, não dá para ficar mudando uma mercearia de lugar o tempo todo.


Por conta disso, na hora de escolher uma localização, alguns pontos importantes devem ser analisados para garantir que a sua mercearia esteja em um lugar estratégico do seu bairro. A seguir, preparamos algumas perguntas que você pode fazer para verificar se os possíveis locais são realmente bons. 

Vejamos quais são os aspectos que precisam ser analisados:

  • Como é o fluxo de pessoas na região e na rua em que você quer montar a mercearia?
  • Existem concorrentes na região ou a sua será a primeira mercearia do bairro?
  • Qual é a distância entre o local escolhido e o concorrente mais próximo?
  • Quais são os produtos mais procurados pelos moradores do local?
  • Qual é a faixa etária e o perfil socioeconômico dos moradores?
  • A região é próxima do centro ou afastada?
  • Quais são as exigências legais da região?
  • O local é de fácil acesso e seguro para os clientes?
  • Há espaço para um estacionamento?
  • Há espaço suficiente para preparar o estoque da mercearia?

Após verificar todos esses pontos, você conseguirá ter uma noção mais clara de qual é o lugar ideal para montar uma mercearia de sucesso. Lembrando sempre que locais mais movimentados, podem ter o aluguel ou o preço do imóvel mais caros, mas também a sua mercearia terá maior visibilidade.

Outro ponto que precisa ser bem avaliado é a disponibilidade de espaço para o estacionamento. Isso porque, mesmo que a mercearia tenha uma boa localização, muitos clientes podem deixar de ir na sua loja se eles não encontrarem lugar para estacionar ou se houver muito trânsito no local. 

Vale a pena mencionar que a facilidade de acesso influencia não apenas na decisão do cliente ir ou não até a sua mercearia, mas também influencia diretamente na experiência de compras. Afinal, de nada adianta implementar estratégias para deixar o ambiente da mercearia agradável, se ao deixar a loja cliente enfrentar dificuldades para deixar o local. Por isso, esse ponto também deve ser bem avaliado.

3. Estrutura e equipamentos

Para montar uma mercearia você não precisa de um espaço físico muito grande, inclusive, essa é uma das vantagens desse tipo de empreendimento. Entretanto, é essencial que esse pequeno espaço esteja sempre limpo e organizado. Já que é assim que você poderá garantir que os seus clientes tenham uma boa experiência de compra. 

Manter uma mercearia bem organizada exige a aquisição de prateleiras, gôndolas, freezers, refrigeradores, expositores de vidro (refrigerados ou aquecidos), caixa e balanças. Claro que, dependendo dos produtos que você comercializar, alguns desses equipamentos não serão necessários. Mas, vale a pena fazer uma lista de tudo que você poderá precisar para manter o local organizado e para conservar adequadamente os produtos vendidos.

Vale a pena mencionar que as gôndolas e prateleiras devem ser cuidadosamente escolhidas. Afinal de contas, elas podem melhorar ou comprometer a experiência de compras dos clientes. Além disso, elas também ajudam a criar um clima especial na mercearia. Por isso, certifique-se de escolher prateleiras de qualidade para a sua loja.

Outro ponto importante na organização da mercearia é a reposição de produtos nas prateleiras e a colocação das etiquetas de preço. Geralmente as mercearias não possuem muitos funcionários que possam auxiliar os clientes e tirar suas dúvidas quanto a valores, por isso é fundamental que todos os itens estejam etiquetados com seus respectivos preços, evitando assim constrangimentos e aborrecimento aos clientes. 

Confira o nosso e-book gratuito Como organizar o seu supermercado: tenha prateleiras, gôndolas e estoque impecáveis para mais dicas de como manter a sua mercearia sempre em ordem.

4. Divulgação da mercearia

O quarto ponto essencial para montar uma mercearia e conseguir ter o sucesso desejado é investindo em divulgação. Afinal, o consumidor não vai conseguir aproveitar uma oportunidade se ele nem sequer souber que ela existe.

Além disso, em empresas pequenas, em que o orçamento de marketing é geralmente limitado, o sucesso dos negócios de bairro depende muito do marketing boca a boca. Ou seja, você vai depender de um cliente ir até a sua loja, ficar encantado com o que vê e achar que vale a pena indicá-lo para amigos e familiares. 

Mas você não pode ficar 100% dependente dessa forma de divulgação, por mais eficiente que ela seja. Por isso, é importante investir em outras formas de divulgação da mercearia para garantir que mais pessoas conheçam a sua loja. 

Vale a pena ressaltar que você não precisa investir rios de dinheiro com divulgação, muitas vezes colocar um cartaz ou banner na fachada da mercearia já fará com que as pessoas que passarem pelo local saibam que ali existe um novo negócio. 

Outra forma bastante útil de divulgar a sua mercearia é através da distribuição de panfletos pela região. É fundamental que todas as pessoas do bairro fiquem sabendo da existência da sua mercearia, pois no dia que elas precisarem, saberão aonde ir.

É importante dizer que atualmente não dá mais para ter um negócio e ficar de fora das redes sociais. Portanto, a recomendação é que você faça um perfil da mercearia. Nele você poderá incluir informações básicas como horário de funcionamento, telefone para contato e localização. 

Além disso, as redes também podem ser utilizadas para levar mais informações sobre a mercearia para os clientes. Por exemplo, mostrar um pouco dos bastidores e dos cuidados com os produtos, divulgar ofertas e períodos promocionais.

5. Tenha bons fornecedores

O próximo passo na nossa lista de como montar uma mercearia diz respeito aos fornecedores. Escolher bem com quais a sua empresa irá se relacionar poderá interferir diretamente na qualidade dos produtos vendidos. Afinal, por mais que as marcas adquiridas sejam boas, as embalagens precisam ser armazenadas adequadamente.

Além disso, também é essencial que você tenha um bom relacionamento com os fornecedores. Isso ajudará para você ter os seus produtos entregues no prazo estipulado, para que eles sejam de qualidade e também para conseguir maior margem de negociação a fim de oferecer os melhores preços para os seus clientes.

Dito isso, a primeira coisa que você deverá fazer é consultar a sua lista de fornecedores e ver quais são de confiança, que cumprem com prazos e ainda oferecem a possibilidade de negociação de preço. Para conhecer quais são os melhores no mercado você poderá pedir indicações, ou através das feiras de supermercado. Firmar parcerias sólidas poderá fazer toda a diferença para o sucesso da sua mercearia.

Outra dica importante em termos de fornecedores é não ficar dependente de apenas um fornecedor. Já que isso poderá te trazer problemas caso o fornecedor não consiga entregar os produtos. E, a última coisa que você quer é ter prateleiras vazias por causa disso. 

6. Exigências legais e específicas

Chegou a hora de falarmos da parte mais burocrática de como montar uma mercearia, as exigências legais desse tipo de negócio. É importante lembrar que qualquer erro cometido nesse processo, pode atrasar a abertura da sua mercearia. Sem falar que erros podem também ocasionar em multas, prejudicando a saúde financeira da mercearia.

Por isso, nós recomendamos que você busque a ajuda de um profissional de contabilidade para te auxiliar com todas as questões legais. Apenas para já te adiantar, existem alguns documentos que são indispensáveis para poder abrir uma mercearia, são eles:

  • Documentos pessoais do proprietário;
  • Folha espelho do IRPF;
  • IPTU do imóvel;
  • Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
  • Registro na Junta Comercial;
  • Emissão de CNPJ pela Secretaria da Receita Federal;
  • Alvará de Funcionamento, obtido na prefeitura;
  • Cadastramento no INSS/FGTS junto à Caixa Econômica Federal;
  • Habite-se, documento emitido pela prefeitura a partir de certificado concedido pelo Corpo de Bombeiros Militar após inspeção do local para verificar se há o cumprimento das exigências de segurança de proteção contra incêndio.

Tenho certeza que várias dúvidas acabaram de surgir, não é mesmo? Por isso, a ajuda de um profissional contábil é indispensável. Essa é a melhor forma de garantir que tudo seja feito da maneira correta. Sem falar que isso também poderá fazer com que você economize tempo para providenciar todos os documentos, podendo abrir a mercearia o quanto antes.

7.  Fachada da mercearia

O sétimo item na nossa lista de como montar uma mercearia está na fachada do seu negócio. Isso mesmo, se preocupar com a fachada é uma parte essencial desse processo. Lembre-se que ela será um dos primeiros contatos que muitos clientes terão com a sua loja, por isso, ela deve ser bem pensada.

Na fachada coloque um letreiro apenas com o logo e o nome da mercearia. O ideal é que você crie um logo chamativo que realmente transmita a mensagem que você quer passar. Assim, a fachada não corre o risco de ficar genérica e pouco atrativa. Capriche na iluminação e na pintura, mantendo-os sempre em ordem. Desta forma você passa uma mensagem de maior profissionalismo para os seus clientes.

Vale a pena mencionar que também há uma legislação vigente indicando tamanhos de placas e licenças. Por isso, consulte a prefeitura local para garantir que a sua fachada esteja dentro das exigências legais.

8. Estabeleça quais estratégias de marketing serão utilizadas

A nossa próxima dica diz respeito às estratégias de marketing que você irá utilizar na mercearia. Isso mesmo, o seu negócio nem começou a funcionar ainda, mas você já deve pensar em como você irá melhorar a experiência do cliente, atrair os consumidores para a mercearia e fidelizá-los.

É importante que essas ações sejam utilizadas desde o início, assim, já no primeiro contato que o cliente tiver com a sua mercearia, ele perceberá que o ambiente é diferenciado. As melhores estratégias para fidelizar clientes e melhorar a experiência de compras são as que envolvem o marketing sensorial. Nesta estratégia, você utiliza ações que estimulam os cinco sentidos dos clientes.

Isso pode ser feito mantendo-se como a organização do supermercado, com prateleiras sempre cheias. Você também pode oferecer degustação de produtos para os clientes, escolhendo cuidadosamente os itens que serão oferecidos. 

Outra ferramenta do marketing sensorial que é bastante versátil é a rádio personalizada. Com ela é possível escolher a trilha sonora ideal para ser reproduzida na mercearia. Com a música certa, os clientes tendem a passar mais tempo na loja e a comprar mais. Sem falar que a rádio também pode ser utilizada para divulgar ofertas para os clientes que estão na sua loja. 

Para mais informações sobre quais estratégias de marketing utilizar, confira nosso e-book gratuito Marketing para supermercado: 7 ações essenciais para o seu negócio.

9. Invista em automação

Investir em automação pode parecer exagero para quem está montando uma mercearia, entretanto, começar um negócio com os processos já automatizados, poderá ter um grande impacto. Isso porque, tarefas como controle de estoque, controle de caixa e o controle financeiro, ficam muito mais fáceis quando estão automatizadas.

Por isso, inclua no planejamento a aquisição de um software de gerenciamento de supermercado. Já que ele permite que você tenha menos erros humanos e também economize tempo que pode ser utilizado em outras tarefas. Assim, se não for possível adquiri-lo logo no início, tenha essa aquisição como uma meta. Falaremos mais sobre as metas a seguir.

10. Estabeleça metas de crescimento

Ninguém abre um negócio querendo que ele fracasse, muito pelo contrário, a ideia é justamente que o negócio cresça e que você tenha lucro. Por isso, o ideal é estabelecer metas de crescimento já no início do processo de abertura da mercearia.

Dentre as metas mais comuns no varejo podemos citar:

  • Aumento das vendas em volume e valor;
  • Aumento do ticket-médio;
  • Aumento do fluxo de clientes;
  • Oferecer novos serviços e produtos;
  • Aumento físico da loja;
  • Contratação de mais funcionários.

Inclusive, essas metas ajudam o empreendedor a saber exatamente onde ele quer chegar com a abertura da empresa. Mesmo porque, um navio comandado por um capitão que não sabe onde quer chegar, pode acabar atracando em qualquer porto.

Como você não quer que isso aconteça com a sua mercearia, planeje o que você quer para os próximos anos. o mais importante aqui é estabelecer prazos para alcançar essas metas, e revisá-las periodicamente, já que as prioridades e a realidade da mercearia podem mudar ao longo do tempo.

11. Monte o seu plano de negócios

Com todas essas informações em mãos, agora você pode criar o que chamamos de plano de negócio. Esse é um documento que contém todas as informações necessárias para que você possa abrir a sua mercearia.

Esse é o tipo de documento que te ajuda a mostrar que você está realmente interessado em abrir um negócio, que você possui o conhecimento necessário para isso e que sabe o que precisa ser feito para que a empresa prospere. Com o plano de negócios em mãos, ficará muito mais fácil buscar capital para investir na sua empresa e fazê-lo crescer. 

Sem falar que, esse também pode ser um manual de quais etapas você precisará passar para chegar no tão sonhado negócio próprio. E então, está pronto para abrir a sua mercearia?

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Cyber Monday no supermercado: 8 motivos para apostar nessa data

A cada ano que passa, a Cyber Monday vem ganhando mais força no varejo, inclusive no supermercado. Isso porque, assim como a Black Friday, esse é o momento de aproveitar promoções e comprar produtos com preços bem abaixo do que no resto do ano e até mesmo antecipar as compras de Natal.  Por isso, muitos…

Por Nayara Santos em 27.07.2023

E-commerce no supermercado: veja os principais desafios

O e-commerce no supermercado pode ser uma forma de melhorar as suas vendas. Isso ficou evidente nos últimos anos devido à pandemia pelo novo coronavírus. Com as restrições de movimentação e lojas físicas fechadas, as pessoas passaram a fazer compras online. Inclusive, esse foi o momento em que muitos brasileiros compraram em uma loja virtual.…

Por Nayara Santos em 13.10.2021

Feira de supermercados: conheça as principais e veja como participar

As feiras de supermercado são locais em que os donos e gestores de negócio do setor supermercadista podem se encontrar, trocar experiências e conhecer as novidades e soluções para o setor. Apesar disso, nem todos entendem a importância de participar desses eventos e acabam perdendo grandes oportunidades.  Por isso, se você quiser se planejar para…

Por Nayara Santos em 24.08.2021

Marketing para Supermercados: 13 ações para aumentar as vendas

 Você consegue citar quais são as estratégias de marketing que está usando no seu supermercado? Sabe quais são melhores para atrair novos clientes? Ou mesmo aquelas que devem ser implementadas para fidelizar quem já conhece a sua loja? Ainda, quais ações têm feito para aumentar a visibilidade do supermercado? Se respondeu “não” para alguma…

Por Nayara Santos em 06.10.2022

Checklist de supermercado: conheça os principais

O checklist de supermercado pode ser uma estratégia interessante para você manter tudo em ordem e funcionando bem na sua loja. Principalmente porque o setor supermercadista possui um grande número de processos na sua rotina diária que, sem o devido controle, podem comprometer a saúde financeira e a experiência do cliente. Assim, se você ainda…

Por Nayara Santos em 27.07.2021

Precificação no supermercado: 7 dicas de como fazer

A precificação de produtos em um supermercado é uma importante tarefa dos gestores desse setor. Isso porque, é através dela que você será capaz de tornar o seu negócio mais competitivo e lucrativo. Afinal de contas, cada vez mais os consumidores estão recorrendo à pesquisa de preço antes de irem às compras. Mesmo assim, ainda…

Por Nayara Santos em 19.01.2021

O que faz um operador de loja em supermercado? Descubra agora

O setor supermercadista possui muitos cargos importantíssimos para o bom funcionamento do negócio. Um desses cargos é o de operador de loja em supermercado, essencial para os mercadinhos e pequenos estabelecimentos deste setor do varejo.  Esse profissional é responsável por realizar diversas tarefas necessárias para garantir que a loja funcione e que tudo seja realizado…

Por Nayara Santos em 12.04.2023

Qual é a margem de lucro de um supermercado?

Você sabe qual é a margem de lucro de um supermercado? Certos indicadores financeiros mostram como um estabelecimento está se saindo no quesito rentabilidade. Cada lugar terá suas variáveis, mas todos podem fazer algumas contas e análises para identificar o que está indo bem e o que pode melhorar. Esse cálculo é um dos mais…

Por Nayara Santos em 22.08.2022

Como ocorre o armazenamento de produtos e equipamentos no supermercado? Descubra agora

Saber como ocorre o armazenamento de produtos e equipamentos no supermercado é necessário para que você mantenha a qualidade do que é vendido, bem como a durabilidade dos equipamentos utilizados. Apesar disso, nem todo gestor dá a devida atenção a esse importante processo do supermercado. Para te mostrar a importância dessa etapa e ainda te…

Por Nayara Santos em 03.08.2021

Receba nossos conteúdos exclusivos