Por Nayara Santos em 06.10.2021

Estacionamento de supermercado: 6 dicas para manter organizado

Por Nayara Santos em 06.10.2021

O estacionamento do supermercado é um local importantíssimo na jornada de compras do cliente. Isso porque, é ali onde a compra termina e o último contato que o cliente terá com a sua marca. Se ele tiver qualquer tipo de problema, ele sairá com uma impressão ruim do supermercado, o que poderá fazer com que ele pense duas vezes antes de voltar a se relacionar com a sua marca.

Além disso, o estacionamento também pode ser um fator decisivo para o cliente escolher o seu supermercado. Ainda mais se ele tiver que escolher entre um local em que ele nunca consegue uma vaga para estacionar, em que as vagas são apertadas ou que seja preciso aguardar uma vaga. Se o seu concorrente oferecer um estacionamento melhor, as chances do consumidor preferir a concorrência será grande.

Por isso, além de manter o interior da loja organizado, você também deve se preocupar com o estacionamento e em encontrar formas de proporcionar a melhor experiência possível para os seus clientes. Neste artigo vamos te dar algumas dicas de como organizar o estacionamento e oferecer uma boa experiência para os consumidores. Confira!

Como manter o estacionamento do supermercado organizado

Como falamos anteriormente, o estacionamento influenciará diretamente na experiência de compras do cliente. Por isso, é preciso ficar atento aos detalhes para conseguir oferecer um local agradável para os clientes.

1. Exclusividade para clientes

Um dos grandes problemas que os clientes poderão enfrentar no estacionamento é justamente a dificuldade para encontrar vagas. Por isso, é importante controlar o acesso do estacionamento para que apenas os clientes da sua loja possam utilizá-lo. Isso evitará que outras pessoas, que não têm a intenção de gastar dinheiro no supermercado, possam usar as vagas.

O controle pode ser feito através de um carimbo ou validação do ticket no caixa, depois que o cliente efetuar o pagamento da compra. Assim, você não correrá o risco de ficar sem vagas. Sem falar que, muitas pessoas podem até mesmo optar por comprar algum produto para poderem utilizar o estacionamento.

2. Identificação

Outra dica importante para manter o estacionamento do supermercado organizado é caprichar na identificação do local. Isso significa identificar o estacionamento com diferentes setores. Você pode optar pelo clássico sistema alfanumérico, ou então ser criativo e utilizar nomes de alimentos ou animais. 

Inclusive, esse pode até mesmo ser uma forma de reforçar a sua marca, utilizando imagens e nomes que tenham a ver com a sua marca. Além disso, as placas devem estar visíveis, podendo até mesmo ser identificadas por cores, o que facilita o cliente encontrar o carro depois das compras.

Ainda na identificação, é importante que as vagas estejam demarcadas no chão. Assim o cliente saberá exatamente onde ele poderá parar o carro. E não se esqueça das placas para indicar onde fica a entrada da loja e a saída do estacionamento.

3. Segurança

É natural que em um estacionamento de supermercado, que o estabelecimento não se responsabilize por objetos deixados dentro dos veículos. Essa informação deverá ser deixada explícita e em local visível para os clientes. Entretanto, isso não significa que você não precise se preocupar com a segurança do local.


Pelo contrário, se os clientes começarem a ter muitos problemas com roubos de objetos nos veículos, eles dificilmente voltarão ao supermercado. Pior ainda, eles ainda podem espalhar a notícia para amigos e familiares, aumentando a aversão dos consumidores ao seu supermercado.

Por isso, é importante ter um ou dois seguranças no estacionamento, dependendo do tamanho dele. Você também poderá instalar câmeras de segurança para vigiar o local inibindo a ação de assaltantes ou pessoas mal intencionadas.

4. Proporcione um ambiente agradável

Provavelmente você já ouviu falar sobre a rádio indoor no supermercado. Os estabelecimentos que se utilizam dessa estratégia são capazes de proporcionar uma experiência de compras agradável para os clientes através da música. Assim, os clientes desaceleram o ritmo e tendem a ficar mais tempo na loja.

Mas, e se você conseguir levar essa mesma atmosfera para o estacionamento da sua loja? Pois é possível sim. Para que essa estratégia funcione, você precisará apenas instalar um sistema de som no estacionamento, conectá-lo à sua rádio personalizada e pronto.

Depois, bastará escolher a trilha sonora adequada para o seu negócio, que combine com a sua marca e que converse com os seus clientes. Além disso a rádio interna personalizada para supermercados permite que você anuncie as placas dos veículos, o que irá facilitar resolver qualquer tipo de problema. 

5. Não se esqueça do cliente

Além dos veículos, os clientes também estarão circulando pelo estacionamento, com e sem os carrinhos de compras. Por isso, é preciso colocar algumas faixas de pedestres para orientar os clientes onde eles poderão atravessar e por onde poderão andar pelo estacionamento. 

O lado bom disso é que as faixas também podem ser utilizadas como uma espécie de sinalização da entrada da loja. Isso é algo um pouco instintivo, já que o cliente tenderá a ver pensar que a entrada da loja estará onde está a faixa. Ao mesmo tempo, não se esqueça de utilizar uma boa iluminação no estacionamento do supermercado. Assim, ficará mais fácil encontrar o local em que o carro está estacionado, bem como também deixará o ambiente mais seguro.  Lembre-se de verificar a iluminação periodicamente e de consertar qualquer problema que você tenha ou substituir as lâmpadas quando necessário.

6. Local destinado para os carrinhos de supermercado

Se tem uma coisa que pode deixar o estacionamento de supermercado bagunçado é a falta de organização ou local para colocar os carrinhos. Sem um local adequado, os clientes poderão deixar os carrinhos em qualquer local, atrapalhando a circulação de pessoas e veículos. 

Por isso, não se esqueça de reservar um espaço para que os clientes possam pegar os carrinhos antes da compra, e devolvê-los depois de carregar o carro. Espalhe esses locais pelo estacionamento, assim, o cliente não precisará andar muito para devolver o carrinho. Além disso, tenha um funcionário responsável por manter essa organização e recolher carrinhos espalhados pelo estacionamento.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Acessibilidade em supermercados: 5 ações para adaptar o seu negócio

Ser capaz de oferecer acessibilidade no supermercado é entender que todos os consumidores merecem respeito. Uma consequência disso é conseguir conquistar um novo público para o seu negócio. Afinal de contas, se você prestar atenção, são poucos os locais adaptados para receber clientes que possuem necessidades específicas. Mas, antes de sair fazendo adaptações na infraestrutura…

Por Nayara Santos em 06.10.2021

Impostos no supermercado: entenda tudo sobre os tributos

Para ser um empreendedor de sucesso no Brasil existem grandes desafios que devem ser superados. Eles vão desde a burocracia e o tempo necessário para abrir um negócio, até entender o funcionamento e quais são os impostos que devem ser pagos. E isso se aplica a todas as áreas do varejo, inclusive aos supermercados. Além…

Por Nayara Santos em 22.08.2022

Cadeia agroindustrial integrada ao supermercado: guia completo

A cadeia agroindustrial integrada ao supermercado trata da interação entre todas as fases da cadeia produtiva de um produto, até chegar ao consumidor. Conhecer e entender como essa cadeia funciona é fundamental para procurar formas de melhorar a qualidade do produto final. Pensando nisso, elaboramos um artigo para te explicar o que é a cadeia…

Por Nayara Santos em 24.08.2021

Prevenção de perdas em supermercados: 12 passos para evitar perdas

Com certeza você já sofreu alguma perda dentro do seu supermercado, correto? Existem diversas situações que podem ocasionar perdas e prejuízos, podemos citar casos onde ocorrem furtos ocasionados por clientes ou funcionários, o problema recorrente do consumo de alimentos dentro do supermercado onde os clientes violam as embalagens e não pagam pelos itens, a troca…

Por Nayara Santos em 14.12.2020

Ideias para inovar no mercadinho: se destaque da concorrência

Conseguir ter ideias para inovar no mercadinho de bairro e conseguir implementá-las é essencial para o seu negócio. Através dessas medidas você conseguirá não apenas atrair novos clientes, como também fidelizar aqueles que já conhecem a sua marca. Entretanto, ter essas ideias e saber o que precisa para fazê-las funcionar nem sempre é uma tarefa…

Por Nayara Santos em 03.02.2021

Projeto de supermercado pequeno: veja como fazer em 8 passos

Sempre desejou montar o seu próprio mercado, mas não sabe por onde começar? Mesmo sendo um projeto de supermercado pequeno, é necessário planejar todas as etapas do empreendimento, começando pelo plano de negócios. Empresas bem-sucedidas geralmente são aquelas que conseguem se planejar desde o início para evitar diversos contratempos, imprevistos e prejuízos financeiros. O planejamento…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

Social media para supermercado: entenda a importância da presença digital

Em um mundo cada vez mais digital é fundamental que você, dono de supermercado, inclua a social media no seu dia a dia. Essa tendência ficou ainda mais evidente durante a pandemia, já que manter contato com o cliente utilizando as ferramentas que a tecnologia oferece foi crucial para a sobrevivência de muitos negócios. Independente…

Por Nayara Santos em 22.02.2021

Furtos em supermercados: veja como evitar e não ter mais prejuízos

Não é segredo para ninguém que os furtos em supermercados são muito comuns e impactam consideravelmente os lucros do estabelecimento. Conseguir prevenir essas perdas é fundamental para que o seu supermercado tenha sucesso e seja mais competitivo. Entretanto, apenas conseguimos prevenir aquilo que conhecemos as causas, certo?  Por isso, antes de planejar ou desenvolver qualquer…

Por Nayara Santos em 16.11.2022

Marketing para Supermercados: 13 ações para aumentar as vendas

 Você consegue citar quais são as estratégias de marketing que está usando no seu supermercado? Sabe quais são melhores para atrair novos clientes? Ou mesmo aquelas que devem ser implementadas para fidelizar quem já conhece a sua loja? Ainda, quais ações têm feito para aumentar a visibilidade do supermercado? Se respondeu “não” para alguma…

Por Nayara Santos em 06.10.2022

Receba nossos conteúdos exclusivos