Por Nayara Santos em 06.10.2021

Estacionamento de supermercado: 6 dicas para manter organizado

Por Nayara Santos em 06.10.2021

O estacionamento do supermercado é um local importantíssimo na jornada de compras do cliente. Isso porque, é ali onde a compra termina e o último contato que o cliente terá com a sua marca. Se ele tiver qualquer tipo de problema, ele sairá com uma impressão ruim do supermercado, o que poderá fazer com que ele pense duas vezes antes de voltar a se relacionar com a sua marca.

Além disso, o estacionamento também pode ser um fator decisivo para o cliente escolher o seu supermercado. Ainda mais se ele tiver que escolher entre um local em que ele nunca consegue uma vaga para estacionar, em que as vagas são apertadas ou que seja preciso aguardar uma vaga. Se o seu concorrente oferecer um estacionamento melhor, as chances do consumidor preferir a concorrência será grande.

Por isso, além de manter o interior da loja organizado, você também deve se preocupar com o estacionamento e em encontrar formas de proporcionar a melhor experiência possível para os seus clientes. Neste artigo vamos te dar algumas dicas de como organizar o estacionamento e oferecer uma boa experiência para os consumidores. Confira!

Como manter o estacionamento do supermercado organizado

Como falamos anteriormente, o estacionamento influenciará diretamente na experiência de compras do cliente. Por isso, é preciso ficar atento aos detalhes para conseguir oferecer um local agradável para os clientes.

1. Exclusividade para clientes

Um dos grandes problemas que os clientes poderão enfrentar no estacionamento é justamente a dificuldade para encontrar vagas. Por isso, é importante controlar o acesso do estacionamento para que apenas os clientes da sua loja possam utilizá-lo. Isso evitará que outras pessoas, que não têm a intenção de gastar dinheiro no supermercado, possam usar as vagas.

O controle pode ser feito através de um carimbo ou validação do ticket no caixa, depois que o cliente efetuar o pagamento da compra. Assim, você não correrá o risco de ficar sem vagas. Sem falar que, muitas pessoas podem até mesmo optar por comprar algum produto para poderem utilizar o estacionamento.

2. Identificação

Outra dica importante para manter o estacionamento do supermercado organizado é caprichar na identificação do local. Isso significa identificar o estacionamento com diferentes setores. Você pode optar pelo clássico sistema alfanumérico, ou então ser criativo e utilizar nomes de alimentos ou animais. 

Inclusive, esse pode até mesmo ser uma forma de reforçar a sua marca, utilizando imagens e nomes que tenham a ver com a sua marca. Além disso, as placas devem estar visíveis, podendo até mesmo ser identificadas por cores, o que facilita o cliente encontrar o carro depois das compras.

Ainda na identificação, é importante que as vagas estejam demarcadas no chão. Assim o cliente saberá exatamente onde ele poderá parar o carro. E não se esqueça das placas para indicar onde fica a entrada da loja e a saída do estacionamento.

3. Segurança

É natural que em um estacionamento de supermercado, que o estabelecimento não se responsabilize por objetos deixados dentro dos veículos. Essa informação deverá ser deixada explícita e em local visível para os clientes. Entretanto, isso não significa que você não precise se preocupar com a segurança do local.


Pelo contrário, se os clientes começarem a ter muitos problemas com roubos de objetos nos veículos, eles dificilmente voltarão ao supermercado. Pior ainda, eles ainda podem espalhar a notícia para amigos e familiares, aumentando a aversão dos consumidores ao seu supermercado.

Por isso, é importante ter um ou dois seguranças no estacionamento, dependendo do tamanho dele. Você também poderá instalar câmeras de segurança para vigiar o local inibindo a ação de assaltantes ou pessoas mal intencionadas.

4. Proporcione um ambiente agradável

Provavelmente você já ouviu falar sobre a rádio indoor no supermercado. Os estabelecimentos que se utilizam dessa estratégia são capazes de proporcionar uma experiência de compras agradável para os clientes através da música. Assim, os clientes desaceleram o ritmo e tendem a ficar mais tempo na loja.

Mas, e se você conseguir levar essa mesma atmosfera para o estacionamento da sua loja? Pois é possível sim. Para que essa estratégia funcione, você precisará apenas instalar um sistema de som no estacionamento, conectá-lo à sua rádio personalizada e pronto.

Depois, bastará escolher a trilha sonora adequada para o seu negócio, que combine com a sua marca e que converse com os seus clientes. Além disso a rádio interna personalizada para supermercados permite que você anuncie as placas dos veículos, o que irá facilitar resolver qualquer tipo de problema. 

5. Não se esqueça do cliente

Além dos veículos, os clientes também estarão circulando pelo estacionamento, com e sem os carrinhos de compras. Por isso, é preciso colocar algumas faixas de pedestres para orientar os clientes onde eles poderão atravessar e por onde poderão andar pelo estacionamento. 

O lado bom disso é que as faixas também podem ser utilizadas como uma espécie de sinalização da entrada da loja. Isso é algo um pouco instintivo, já que o cliente tenderá a ver pensar que a entrada da loja estará onde está a faixa. Ao mesmo tempo, não se esqueça de utilizar uma boa iluminação no estacionamento do supermercado. Assim, ficará mais fácil encontrar o local em que o carro está estacionado, bem como também deixará o ambiente mais seguro.  Lembre-se de verificar a iluminação periodicamente e de consertar qualquer problema que você tenha ou substituir as lâmpadas quando necessário.

6. Local destinado para os carrinhos de supermercado

Se tem uma coisa que pode deixar o estacionamento de supermercado bagunçado é a falta de organização ou local para colocar os carrinhos. Sem um local adequado, os clientes poderão deixar os carrinhos em qualquer local, atrapalhando a circulação de pessoas e veículos. 

Por isso, não se esqueça de reservar um espaço para que os clientes possam pegar os carrinhos antes da compra, e devolvê-los depois de carregar o carro. Espalhe esses locais pelo estacionamento, assim, o cliente não precisará andar muito para devolver o carrinho. Além disso, tenha um funcionário responsável por manter essa organização e recolher carrinhos espalhados pelo estacionamento.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Supermercado no final de ano: 13 dicas para se preparar para as festas

Conseguir aproveitar o final de ano no supermercado para vender mais é questão de planejamento para preparar as campanhas certas. Já que esse é um período em que os consumidores possuem mais dinheiro, muitas confraternizações acontecem e você pode conseguir influenciar o comportamento do consumidor e aumentar as suas vendas. Sem falar que, o Natal…

Por Nayara Santos em 12.11.2024

Dia dos Pais no supermercado: 10 dicas para vender mais

Os supermercados podem utilizar algumas datas comemorativas, como o Dia dos Pais, para aumentar as suas vendas. Afinal, as pessoas estão mais dispostas a gastar com presentes, itens para preparar uma refeição especial e ter momentos agradáveis ao lado de quem é importante. Mas, para isso acontecer, os varejistas precisam planejar e aplicar as estratégias…

Por Nayara Santos em 06.06.2024

Ofertas de Páscoa no supermercado: veja como aumentar as vendas

Se preparar para fazer boas ofertas de Páscoa no supermercado faz parte da busca constante por formas de aumentar as vendas em datas comemorativas. E, por mais que algumas estratégias pareçam ultrapassadas, elas são utilizadas até os dias atuais pelo simples motivo de que ainda funcionam. Descontos, sorteios e brindes provavelmente estão entre as opções…

Por Nayara Santos em 11.03.2024

Ideias inovadoras para supermercados: 6 ideias para se destacar

Ter ideias inovadoras para supermercados pode ser a diferença entre o sucesso do seu negócio ou a constante luta pela sobrevivência. Entretanto, nem sempre é fácil ter essas ideias e conseguir se destacar da concorrência. Isso ocorre porque a impressão que temos é que as pessoas já inventaram tudo o que poderia ser inventado. Se…

Por Nayara Santos em 10.01.2022

Dica de campanha para supermercados na Black Friday

A Black Friday é um dos eventos de compras mais aguardados do ano, atraindo milhões de consumidores em busca de ofertas imperdíveis. Para supermercados, essa data representa uma oportunidade excelente para aumentar as vendas e conquistar novos clientes, além de fidelizar os já existentes.  Parece muito? Pode até ser, mas tudo isso é possível com…

Por Nayara Santos em 27.09.2024

Cargos de um supermercado: conheça os principais e suas funções

 Conhecer os diferentes cargos de um supermercado é fundamental para todo gestor. Isso porque é preciso entender quais são os possíveis funcionários que o supermercado deverá ter, conhecimento essencial na hora de fazer o organograma do seu negócio.  Além disso, ele também auxiliará no planejamento de possíveis planos de carreira dentro da empresa. Sem…

Por Nayara Santos em 02.03.2023

Equipamentos para supermercado: veja quais não podem faltar

Conhecer a lista de equipamentos para supermercado é importantíssimo para quem está abrindo um negócio nesse ramo do varejo. Isso porque o gasto com esses equipamentos deve entrar na conta dos custos para colocar o supermercado para funcionar. Além disso, muitos donos de supermercado e mercadinhos de bairro podem estar em busca da modernização ou…

Por Nayara Santos em 14.06.2021

Decoração para o Dia dos Namorados em supermercado: 8 ideias para se inspirar

A decoração para o Dia dos Namorados no supermercado é uma das ações do marketing sensorial para melhorar a experiência de compras dos clientes. É através dela que o gestor, empreendedor e o dono do supermercado conseguem atrair a atenção do cliente para os itens promocionais ou que tenham uma boa margem de lucro. Sem…

Por Nayara Santos em 10.04.2024

Propaganda em carrinho de supermercado: conheça 4 passos para fazer uma

Você já pensou em fazer propaganda no carrinho de supermercado? Se não pensou ainda, deveria considerar essa ideia. Isso porque, você pode não apenas ter uma fonte de renda para o seu negócio, como também divulgar o seu estabelecimento. Para te auxiliar com essa tarefa, nós preparamos este artigo com os passos para você começar…

Por Nayara Santos em 26.02.2021

Receba nossos conteúdos exclusivos