Por Nayara Santos em 19.08.2022

Tabloide de supermercado: aprenda a fazer em 6 passos

Por Nayara Santos em 19.08.2022

Preparar um tabloide de supermercado pode ser uma ótima forma de atrair a atenção dos clientes para a sua marca. Além disso, essa é uma estratégia bastante versátil, já que ela pode ser utilizada em diferentes momentos, como semanalmente para divulgar as ofertas do supermercado, bem como para divulgar os produtos sazonais que estão em promoção.

Ainda, essa é uma forma de conseguir atingir diferentes públicos, seja quem prefere ver o tabloide impresso, no site ou pelo aplicativo. Bom, justamente por essa versatilidade e pelos resultados que ele pode trazer é que essa ainda é uma estratégia muito utilizada pelos supermercados.

Mas, se você ainda não tem um tabloide, não sabe como preparar o seu, ou ainda não conseguiu obter os resultados desejados, a gente vai te ajudar. Neste artigo você aprenderá a fazer um tabloide de supermercado imperdível para atrair mais clientes para a sua loja e aumentar as suas vendas. Confira!

Passo a passo para fazer um tabloide de supermercado

O primeiro passo para conseguir atrair mais clientes para o seu supermercado é divulgar as ofertas e os produtos que você vende. Os tabloides servem justamente para isso, já que eles conseguem chegar a um grande número de clientes. 

Quando bem elaborados, eles conseguem atrair a atenção do consumidor e convencê-lo a ir até uma de suas lojas para comprar alguma coisa ou, ao menos, conferir alguma promoção. A seguir vamos te contar tudo o que você precisa saber para ter um tabloide irresistível e aumentar o movimento na sua loja.

1. Defina o tamanho do tabloide

O primeiro passo para ter um tabloide de supermercado que seja atrativo para os clientes é determinar qual será o seu tamanho. Quando falamos em tamanho do tabloide, isso pode ser entendido de duas formas:

  • Número de produtos em oferta: quanto maior o número de produtos em oferta, mais página o tabloide precisará ter. Isso pode resultar em um maior custo para o supermercado, principalmente para os tabloides impressos. Além disso, se eles tiverem muitas páginas, podem desencorajar os clientes;
  • Tamanho da folha: geralmente o tabloide é impresso em folhas tamanho A4, entretanto essa não é uma obrigação, podendo ser utilizados outros formatos caso você considere interessante para o seu supermercado e a sua marca. Inclusive, utilizar uma folha maior ou menos pode se tornar uma característica do seu supermercado, que ajude o consumidor a identificar de qual marca é aquele tabloide antes mesmo de ver qualquer logo.

Por isso, definir o tamanho do tabloide de supermercado inclui definir quais serão os produtos que serão incluídos na promoção. E aqui entra uma dica que apesar de não estar diretamente ligada à preparação do tabloide será importante para o sucesso do seu negócio: certifique-se apenas de ter a quantidade suficiente dos produtos anunciados em estoque.

Anunciar um produto e não conseguir atender a demanda pode indicar que o sucesso foi maior do que você imaginava, mas também pode ser um sinal de que você não se preparou direito. E, uma coisa é certa, o cliente vai deixar o supermercado sem o que ele queria e com uma impressão ruim da sua marca.

2. Escolha as cores certas

A visão é um dos sentidos mais bem desenvolvidos do ser humano, por isso, escolher as cores certas para o tabloide é extremamente importante. Em falar que essa será uma das primeiras coisas que o cliente notará. Assim, o ideal é que você mantenha as cores da sua marca. 

Isso ajuda o cliente a identificá-la sem grande esforço, reforçando-a. Portanto, pense em um design que seja atrativo, mas que mantenha a identidade visual do supermercado. Entretanto, isso não significa que não seja possível ousar e utilizar cores diferentes em datas especiais. 

Por exemplo, durante a Black Friday é comum que as lojas do varejo de diferentes setores utilizem o preto na decoração da loja e você poderá fazer o mesmo com o tabloide do supermercado. Outras datas em que a cor pode ser alterada ou mesmo detalhes podem ser acrescentados são: Dia dos Namorados, Dia das Mães, Páscoa, dentre outros.

BÔNUS ESPECIAL: Tabloide de supermercado editável e gratuito

Fazer o design do tabloide de supermercado pode ser um tanto quanto complicado caso você não tenha muita experiência nessa área. Por isso, estamos disponibilizando um bônus especial para você, um modelo de tabloide de supermercado que pode ser facilmente editado e enviado para os seus clientes.

Basta fazer o download preenchendo o formulário, incluir as informações da sua marca, os produtos que serão divulgados, salvar e estará pronto para enviar para os seus clientes.

3. Organize os produtos estrategicamente

Outro passo importante do planejamento de um tabloide de supermercado é a disposição dos produtos no encarte. Assim como na loja, é importante que os produtos sejam separados por setores ou de alguma forma lógica. 

Por exemplo, é possível colocar algumas páginas apenas com os produtos de marca própria do supermercado. Em outras páginas podem estar os produtos do hortifrúti. Ainda, é possível destacar ou fazer uma seção separada com as promoções especiais para os clientes que fazem parte do clube de fidelidade

Inclusive, essa é uma forma de estimular que outros clientes façam parte do clube ao perceberem que isso lhes dará acesso a produtos com melhores preços. Sem falar que também deixa claro que apenas esses clientes terão acesso aos preços especiais.

Uma estratégia que pode ser utilizada para atrair a atenção dos clientes para o seu tabloide é colocar os produtos mais procurados na capa. Assim, você conseguirá fazer com que o cliente pegue o tabloide, e se ele pegar, sem dúvida alguma irá olhar as outras páginas e ver outros produtos que podem ser interessantes.

4. Invista na divulgação

Nos dias atuais, em que tudo é feito e consultado no mundo digital, não disponibilizar o tabloide eletronicamente pode fazer com que o seu supermercado seja passado para trás pela concorrência. Desta forma, capriche na divulgação e invista em diferentes mídias para chegar até um número maior de consumidores, com diferentes perfis. Algumas delas são:

  • Redes sociais;
  • Distribuição física na entrada da loja;
  • Distribuição para residências e prédios residenciais ao redor do supermercado;
  • Envio através de newsletter;
  • Notificação no aplicativo do supermercado;
  • Anúncios através da rádio indoor do supermercado;
  • Mensagens por SMS e WhatsApp, dentre outros.

5. Inclua outras informações além das ofertas

Claro que o cliente espera encontrar boas ofertas em um tabloide de supermercado, mas você pode incluir outras informações que possam ser interessantes e torná-lo mais atrativo. Por exemplo, pode ter dicas de limpeza, como congelar alimentos, receitas, harmonizações entre vinhos e pratos principais, dentre outros.

Aproveite esses pequenos artigos para divulgar produtos em promoção. Por exemplo, você pode incluir uma receita de bolo de banana e logo em seguida, ou na mesma página, divulgar os produtos da receita que estão em promoção. Essa é uma forma de estimular o cliente a comprar todos os itens e preparar a receita. E, se a sua receita for boa, ele vai ficar curioso para conferir os próximos tabloides.

Sem falar que, incluir outras informações no tabloide do seu supermercado, pode fazer com que o cliente se interesse pelo material por causa desse tipo de conteúdo. E por mais que o principal objetivo não seja conferir as ofertas, ele terá acesso a elas e eventualmente se interessará em conferi-las mais de perto.

6. Invista em boas imagens

Como o tabloide de supermercado é um material que deve ser visualmente atrativo para os clientes, é importante investir em imagens de boa qualidade e que reflitam as características dos produtos. Desta forma, por mais que a qualidade da imagem seja reduzida durante a produção do tabloide, ela não perderá tanto a resolução como aconteceria se já tivesse uma qualidade baixa de início.

Isso é válido principalmente para os produtos de fabricação própria, como no caso da padaria, já que eles realmente são únicos e o cliente não irá encontrá-los em outros supermercados.

7. Prepare o tabloide para diferentes plataformas

Como falamos anteriormente, investir em diferentes mídias e plataformas para divulgar o tabloide é essencial para que ele chegue ao maior número de pessoas possível. Entretanto, quando pensamos na distribuição digital você precisa ter o cuidado de fazer ele ficar com boa qualidade em diferentes dispositivos.

Por exemplo, provavelmente você já precisou acessar algum site pelo celular ou tablet e se surpreendeu negativamente quando viu que ele não estava configurado para isso. Como você não vai querer que isso aconteça com você, então contrate profissionais para garantir que o consumidor terá acesso a ele, independente da forma que ele escolher para consultá-lo.

8. Qualidade do papel

Outra escolha importante a ser feita para o seu tabloide é com relação à qualidade do papel utilizado para as unidades impressas. Assim como o tamanho vai influenciar no preço, a qualidade do papel também é decisiva nesse momento.

Se por um lado escolher um papel com maior qualidade fará com que você tenha melhores imagens, ele deixará a produção do tabloide mais cara. Por outro lado, se escolher um papel de menor qualidade (parecido com aqueles de jornal), você terá imagens com menor qualidade, mas também com menor custo.

Neste caso, o ideal é você pesar os prós e os contras de cada uma dessas opções. Inclusive, pode até utilizá-las simultaneamente. Por exemplo, os tabloides semanais em papel com uma qualidade mais baixa, e os mensais com uma qualidade melhor. Só não vá comprometer o orçamento da sua loja com isso. Portanto, se planeje e tenha o melhor tabloide no supermercado.

Aumento nas vendas além do tabloide de supermercado

Saber como preparar o tabloide do seu supermercado é apenas o primeiro passo para o sucesso do seu estabelecimento. Isso porque, quando o cliente ver que você tem preços incríveis e produtos de boa qualidade, ele irá ao supermercado. Entretanto, se ele não for bem atendido, a loja for bagunçada e suja, ou ainda se ele não encontrar o que foi anunciado, a decepção é certa.

Por isso, além de preparar o tabloide, você também precisa preparar a sua loja para receber bem os clientes. De modo geral você precisará se preocupar com:

  • Atendimento: no supermercado o consumidor tem contato com poucas pessoas, mas durante esse contato o seu funcionário deve ser cordial e procurar entender o que o cliente precisa;
  • Limpeza da loja: algumas seções podem exigir uma limpeza mais frequente, por isso tenha uma equipe pronta para agir sempre que necessário;
  • Organização: separar o supermercado por seções que façam sentido e que ajudem o consumidor a encontrar o que procura melhoram a experiência do cliente e fazem com que ele deixe a sua loja mais satisfeito;
  • Reposição de itens: a falta de itens nas prateleiras pode indicar que o supermercado é pouco profissional ou que não está bem financeiramente. Por isso, tenha uma equipe de reposição capaz de manter as prateleiras sempre cheias;
  • Layout: guie o cliente através dos diferentes setores do supermercado, deixe os produtos mais procurado no fundo da loja para fazer o cliente andar mais pelos corredores, coloque promoções nas pontas de gôndola e use o cross merchandising;
  • Som ambiente: a música ajuda a deixar o ambiente de compras mais agradável, deixando o cliente mais confortável e até mesmo permitindo que ele se conecte com a sua marca.

Quer saber mais como preparar o supermercado para receber os seus clientes e vender mais? Confira o nosso guia completo sobre Como organizar o seu supermercado: tenha prateleiras, gôndolas e estoque impecáveis.

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