Você sabe qual é a importância da sinalização interna para os supermercados e como ela pode te ajudar a vender mais? Em uma análise inicial, isso pode até parecer um mero detalhe, porém, trata-se de uma ferramenta de comunicação essencial com o público.
Na prática, a comunicação pode ser utilizada para diversas finalidades, como deixar os clientes informados sobre o que acontece no supermercado, informar sobre novidades na loja, anunciar promoções relâmpago, e até mesmo promover a sua marca e aumentar a fidelização dos clientes.
Vale ressaltar ainda que, com uma boa sinalização, o consumidor terá mais facilidade para encontrar as mercadorias pelas quais tem interesse e também transitar pela loja. Dessa maneira, podemos dizer que esse é um dos principais fatores que contribuem para as empresas aumentarem o número de vendas.
Se você não sabe se está se comunicando da maneira certa com os clientes e mesmo se está interessado em saber mais sobre o tema, esse artigo foi feito para você. Nele forneceremos algumas dicas que o auxiliarão a otimizar as sinalizações internas no seu supermercado. Com isso, será possível oferecer uma melhor experiência ao cliente e vender mais. Acompanhe a seguir!
Sinalização interna do supermercado: faça do jeito certo
Uma boa sinalização do supermercado envolve a identificação das áreas em que a sinalização é necessária, identificar como ela pode facilitar essa etapa da jornada de compras do cliente e até mesmo melhorar o fluxo dos clientes na sua loja. Veja a seguir algumas dicas de como fazer isso da melhor maneira.
1. Informações necessárias para a sinalização
Primeiramente, é muito importante se atentar em relação às informações necessárias e básicas na sinalização. Isso porque, elas são fundamentais para que o cliente se localize e encontre os produtos que têm interesse em comprar.
Essa questão é ainda mais relevante se um determinado consumidor estiver entrando pela primeira vez no seu supermercado. Dessa maneira, caso os indivíduos tenham dificuldades em encontrar os produtos, é um sinal de que a sinalização precisa de ajustes.
Vale destacar que todos os setores do supermercado devem estar sinalizados, pois isso é um dos fatores que facilita a localização, e até mesmo ajuda aquele cliente que está com pressa. Além disso, em alguns departamentos, o tamanho da letra da placa tem que ser grande o suficiente (setor da padaria e açougue, por exemplo) para que o cliente consiga identificar o setor rapidamente.
Por mais que você queira que o cliente fique mais tempo na loja, essa não é a melhor maneira de se fazer isso, muito pelo contrário, deixar o cliente desnorteado e confuso vai fazer com que ele saia insatisfeito e não queira mais voltar ao supermercado. Por isso, para aumentar o tempo de permanência do cliente na loja utilize estratégia como disposição inteligente dos produtos pela loja e música ambiente.
Considerando as questões mencionadas, no planejamento da comunicação visual é fundamental ter prévias da visão do consumidor nos principais pontos do supermercado. Caso ele, por exemplo, esteja entre duas gôndolas, o que virá nas duas direções? O ideal é que o indivíduo tenha uma visão geral facilmente da distribuição dos setores, pois essa característica facilita a localização das mercadorias.
2. Comportamento do consumidor
É muito importante também se atentar em relação ao comportamento do cliente. Esse conhecimento o ajudará a organizar as prateleiras e a sinalização de acordo com os interesses dos consumidores.
Nesse momento, algumas perguntas são relevantes, tais como:
- Por onde os consumidores começam e terminam as compras?
- É comum levar produtos em pacote (se é comum, por exemplo, as pessoas comprarem arroz e feijão no mesmo dia)?
- Quais são os hot spots, ou as áreas que os consumidores mais passam ou ficam mais tempo?
Caso você note algum padrão, vale muito a pena sinalizar a loja conforme os hábitos dos clientes. Essas são apenas algumas das perguntas, o importante aqui é identificar padrões no comportamento do consumidor.
Por exemplo, há indivíduos que podem começar a comprar produtos da cesta básica e depois passam para itens menos importantes, como doces e bolachas. No final, compram produtos de higiene. Com essas informações já é possível organizar as gôndolas do mercado de forma a favorecer um roteiro de compras padronizado e com a sinalização adequada dos corredores.
3. Segurança deve ser prioridade
Destacamos anteriormente sobre a importância da sinalização como forma de ajudar os clientes a localizarem os itens pelos quais estão interessados em adquirir. No entanto, a sinalização não pode atender somente a essa finalidade.
É fundamental que os estabelecimentos se atentem em relação às questões de segurança. Entre elas estão: saída de emergência, piso escorregadio, hidrantes, extintores de incêndio, entrada permitida somente para funcionários, etc. As indicações não são importantes somente para a aprovação por parte do Corpo de Bombeiros, como também demonstra a preocupação do supermercado com os clientes.
Sem falar que, em caso de emergência, o cliente saberá para onde ele deve ir, e facilitará o trabalho de orientação da sua equipe de segurança. Por isso, faça uma análise detalhada de todas as sinalizações de segurança necessárias para a sua loja.
4. Identidade da marca
Lembre-se que toda forma de comunicação com o cliente deve ser capaz de reforçar a identidade da sua marca, inclusive a sinalização interna do supermercado. Fazer isso de forma a estar alinhado com a identidade de marca pode até parecer trabalhoso, porém essa prática trará vários benefícios para o seu empreendimento.
Primeiramente, a identidade (incluindo a parte visual) é um dos principais fatores que contribuem para os negócios fortalecerem a marca. Isso acontece porque a prática contribui para o estabelecimento ter uma imagem única e diferenciada perante ao público. Essa questão se torna ainda mais forte quando a empresa fornece um bom serviço.
Realmente a sinalização é uma questão complexa e nem sempre é fácil alinhar com a sua estratégia de comunicação visual. Por esse motivo é muito importante contar com a ajuda dos designers gráficos.
Além disso, vale muito a pena contar com um manual de identidade visual, pois ele estabelecerá padrões para o uso da marca. Isso pode incluir questões relacionadas às cores, tamanho da fonte, materiais etc. Podemos dizer, portanto, que essa prática ajudará a reforçar a identidade e a marca da sua empresa perante as pessoas. Com isso, aumentam-se as probabilidades de elas lembrarem da sua loja e comprar novamente ou mesmo recomendar aos amigos, melhorando as vendas.
5. Sinalização externa
Tudo bem que esse artigo é sobre a sinalização interna do supermercado, entretanto, é essencial mencionarmos que a sinalização externa também deve fazer parte desse planejamento. Afinal, de nada adianta ter uma sinalização interna excelente, mas deixar a sinalização externa a desejar.
Existem diversos elementos que merecem atenção neste momento. Entre eles estão a placa principal com o nome do estabelecimento, os cartazes das promoções, etc. Eles devem estar em boas condições, com todas as luzes funcionando. Além disso, as sinalizações de entrada e saída da loja e do estacionamento devem ficar em locais visíveis.
De modo geral, as mensagens devem ser curtas e escritas com cores contrastantes com o objetivo de facilitar a leitura. O estacionamento da loja também deve ser bem sinalizado para facilitar a vida do cliente, ou seja, o indivíduo não precisará dar muitas voltas até encontrar um local destinado ao estacionamento dos veículos.
Além disso, a placa com os horários de funcionamento do seu supermercado deve fazer parte da sinalização externa. Dessa maneira, as pessoas saberão exatamente os horários e os dias de expediente e poderão, consequentemente, se organizar com o objetivo de fazer as compras.
6. Ajuda extra na sinalização interna
Toda forma de se comunicar com o cliente deve ser aproveitada, afinal, quanto melhor o cliente conhecer a sua loja e conseguir andar por ela, melhor para você. Por isso, por mais que as sinalizações através de placas e banners sejam importantes, você não pode descartar a importância da comunicação através da rádio indoor do supermercado.
Ela foi desenvolvida para oferecer ao cliente um ambiente de compras agradável e uma melhor experiência, entretanto, com a possibilidade de fazer anúncios você consegue se comunicar bem com o cliente e ajudar a sinalização da loja.
Por exemplo, quando sair pão na padaria, você pode fazer o anúncio e dizer que essa seção fica no fundo da loja. Assim, o cliente já vai saber para qual direção deve seguir, mesmo que ele não veja a placa indicando a seção. Confira mais detalhes sobre como essa ferramenta pode te ajudar no nosso e-book gratuito Rádio para supermercados: revolucione o seu negócio.
A sinalização interna do supermercado pode parecer apenas um mero acessório. Porém, se considerarmos os benefícios que elas trazem aos clientes e às empresas, podemos dizer que trata-se de um dos principais fatores que ajudarão o seu empreendimento a transmitir uma imagem positiva ao consumidor. Vale muito a pena pensar em maneiras para otimizar essa questão na sua empresa.
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