Por Nayara Santos em 30.08.2022

Sinalização interna do supermercado: 6 dicas para fazer da melhor forma

Por Nayara Santos em 30.08.2022

Você sabe qual é a importância da sinalização interna para os supermercados e como ela pode te ajudar a vender mais? Em uma análise inicial, isso pode até parecer um mero detalhe, porém, trata-se de uma ferramenta de comunicação essencial com o público. 

Na prática, a comunicação pode ser utilizada para diversas finalidades, como deixar os clientes informados sobre o que acontece no supermercado, informar sobre novidades na loja, anunciar promoções relâmpago, e até mesmo promover a sua marca e aumentar a fidelização dos clientes.

Vale ressaltar ainda que, com uma boa sinalização, o consumidor terá mais facilidade para encontrar as mercadorias pelas quais tem interesse e também transitar pela loja. Dessa maneira, podemos dizer que esse é um dos principais fatores que contribuem para as empresas aumentarem o número de vendas.

Se você não sabe se está se comunicando da maneira certa com os clientes e mesmo se está interessado em saber mais sobre o tema, esse artigo foi feito para você. Nele forneceremos algumas dicas que o auxiliarão a otimizar as sinalizações internas no seu supermercado. Com isso, será possível oferecer uma melhor experiência ao cliente e vender mais. Acompanhe a seguir!

Sinalização interna do supermercado: faça do jeito certo

Uma boa sinalização do supermercado envolve a identificação das áreas em que a sinalização é necessária, identificar como ela pode facilitar essa etapa da jornada de compras do cliente e até mesmo melhorar o fluxo dos clientes na sua loja. Veja a seguir algumas dicas de como fazer isso da melhor maneira.

1. Informações necessárias para a sinalização

Primeiramente, é muito importante se atentar em relação às informações necessárias e básicas na sinalização. Isso porque, elas são fundamentais para que o cliente se localize e encontre os produtos que têm interesse em comprar. 

Essa questão é ainda mais relevante se um determinado consumidor estiver entrando pela primeira vez no seu supermercado. Dessa maneira, caso os indivíduos tenham dificuldades em encontrar os produtos, é um sinal de que a sinalização precisa de ajustes.

Vale destacar que todos os setores do supermercado devem estar sinalizados, pois isso é um dos fatores que facilita a localização, e até mesmo ajuda aquele cliente que está com pressa. Além disso, em alguns departamentos, o tamanho da letra da placa tem que ser grande o suficiente (setor da padaria e açougue, por exemplo) para que o cliente consiga identificar o setor rapidamente. 

Por mais que você queira que o cliente fique mais tempo na loja, essa não é a melhor maneira de se fazer isso, muito pelo contrário, deixar o cliente desnorteado e confuso vai fazer com que ele saia insatisfeito e não queira mais voltar ao supermercado. Por isso, para aumentar o tempo de permanência do cliente na loja utilize estratégia como disposição inteligente dos produtos pela loja e música ambiente.

Considerando as questões mencionadas, no planejamento da comunicação visual é fundamental ter prévias da visão do consumidor nos principais pontos do supermercado. Caso ele, por exemplo, esteja entre duas gôndolas, o que virá nas duas direções? O ideal é que o indivíduo tenha uma visão geral facilmente da distribuição dos setores, pois essa característica facilita a localização das mercadorias.

2. Comportamento do consumidor

É muito importante também se atentar em relação ao comportamento do cliente. Esse conhecimento o ajudará a organizar as prateleiras e a sinalização de acordo com os interesses dos consumidores.

Nesse momento, algumas perguntas são relevantes, tais como:

  • Por onde os consumidores começam e terminam as compras? 
  • É comum levar produtos em pacote (se é comum, por exemplo, as pessoas comprarem arroz e feijão no mesmo dia)? 
  • Quais são os hot spots, ou as áreas que os consumidores mais passam ou ficam mais tempo?

Caso você note algum padrão, vale muito a pena sinalizar a loja conforme os hábitos dos clientes. Essas são apenas algumas das perguntas, o importante aqui é identificar padrões no comportamento do consumidor.

Por exemplo, há indivíduos que podem começar a comprar produtos da cesta básica e depois passam para itens menos importantes, como doces e bolachas. No final, compram produtos de higiene. Com essas informações já é possível organizar as gôndolas do mercado de forma a favorecer um roteiro de compras padronizado e com a sinalização adequada dos corredores.

3. Segurança deve ser prioridade

Destacamos anteriormente sobre a importância da sinalização como forma de ajudar os clientes a localizarem os itens pelos quais estão interessados em adquirir. No entanto, a sinalização não pode atender somente a essa finalidade.


É fundamental que os estabelecimentos se atentem em relação às questões de segurança. Entre elas estão: saída de emergência, piso escorregadio, hidrantes, extintores de incêndio, entrada permitida somente para funcionários, etc. As indicações não são importantes somente para a aprovação por parte do Corpo de Bombeiros, como também demonstra a preocupação do supermercado com os clientes.

Sem falar que, em caso de emergência, o cliente saberá para onde ele deve ir, e facilitará o trabalho de orientação da sua equipe de segurança. Por isso, faça uma análise detalhada de todas as sinalizações de segurança necessárias para a sua loja.

4. Identidade da marca

Lembre-se que toda forma de comunicação com o cliente deve ser capaz de reforçar a identidade da sua marca, inclusive a sinalização interna do supermercado. Fazer isso de forma a estar alinhado com a identidade de marca pode até parecer trabalhoso, porém essa prática trará vários benefícios para o seu empreendimento.

Primeiramente, a identidade (incluindo a parte visual) é um dos principais fatores que contribuem para os negócios fortalecerem a marca. Isso acontece porque a prática contribui para o estabelecimento ter uma imagem única e diferenciada perante ao público. Essa questão se torna ainda mais forte quando a empresa fornece um bom serviço.

Realmente a sinalização é uma questão complexa e nem sempre é fácil alinhar com a sua estratégia de comunicação visual. Por esse motivo é muito importante contar com a ajuda dos designers gráficos.

Além disso, vale muito a pena contar com um manual de identidade visual, pois ele estabelecerá padrões para o uso da marca. Isso pode incluir questões relacionadas às cores, tamanho da fonte, materiais etc. Podemos dizer, portanto, que essa prática ajudará a reforçar a identidade e a marca da sua empresa perante as pessoas. Com isso, aumentam-se as probabilidades de elas lembrarem da sua loja e comprar novamente ou mesmo recomendar aos amigos, melhorando as vendas.

5. Sinalização externa

Tudo bem que esse artigo é sobre a sinalização interna do supermercado, entretanto, é essencial mencionarmos que a sinalização externa também deve fazer parte desse planejamento. Afinal, de nada adianta ter uma sinalização interna excelente, mas deixar a sinalização externa a desejar. 

Existem diversos elementos que merecem atenção neste momento. Entre eles estão a placa principal com o nome do estabelecimento, os cartazes das promoções, etc. Eles devem estar em boas condições, com todas as luzes funcionando. Além disso, as sinalizações de entrada e saída da loja e do estacionamento devem ficar em locais visíveis.

De modo geral, as mensagens devem ser curtas e escritas com cores contrastantes com o objetivo de facilitar a leitura. O estacionamento da loja também deve ser bem sinalizado para facilitar a vida do cliente, ou seja, o indivíduo não precisará dar muitas voltas até encontrar um local destinado ao estacionamento dos veículos.

Além disso, a placa com os horários de funcionamento do seu supermercado deve fazer parte da sinalização externa. Dessa maneira, as pessoas saberão exatamente os horários e os dias de expediente e poderão, consequentemente, se organizar com o objetivo de fazer as compras.

6. Ajuda extra na sinalização interna

Toda forma de se comunicar com o cliente deve ser aproveitada, afinal, quanto melhor o cliente conhecer a sua loja e conseguir andar por ela, melhor para você. Por isso, por mais que as sinalizações através de placas e banners sejam importantes, você não pode descartar a importância da comunicação através da rádio indoor do supermercado.

Ela foi desenvolvida para oferecer ao cliente um ambiente de compras agradável e uma melhor experiência, entretanto, com a possibilidade de fazer anúncios você consegue se comunicar bem com o cliente e ajudar a sinalização da loja. 

Por exemplo, quando sair pão na padaria, você pode fazer o anúncio e dizer que essa seção fica no fundo da loja. Assim, o cliente já vai saber para qual direção deve seguir, mesmo que ele não veja a placa indicando a seção. Confira mais detalhes sobre como essa ferramenta pode te ajudar no nosso e-book gratuito Rádio para supermercados: revolucione o seu negócio.

A sinalização interna do supermercado pode parecer apenas um mero acessório. Porém, se considerarmos os benefícios que elas trazem aos clientes e às empresas, podemos dizer que trata-se de um dos principais fatores que ajudarão o seu empreendimento a transmitir uma imagem positiva ao consumidor. Vale muito a pena pensar em maneiras para otimizar essa questão na sua empresa.

Venda mais divulgando todas as ofertas do seu supermercado!

A Listenplay te ajuda a divulgar todas as suas ofertas de forma estratégica no som ambiente do seu supermercado, impactando os clientes no momento exato de compra.

Crie anúncios instantâneos com locutores profissionais e virtuais, use a nossa Inteligência Artificial para criar os melhores textos de campanhas e tenha diversas playlists pensadas para o ambiente de compra. 

É muito rápido e fácil: você cadastra os produtos, escolhe o locutor, seu anúncio fica pronto na hora e já começa a tocar dentro da sua loja, enquanto os clientes estão diante das prateleiras e com o cartão no bolso.

Teste grátis e confira na prática suas vendas aumentarem!

Compartilhe

Você também pode gostar

Estacionamento de supermercado: 6 dicas para manter organizado

O estacionamento do supermercado é um local importantíssimo na jornada de compras do cliente. Isso porque, é ali onde a compra termina e o último contato que o cliente terá com a sua marca. Se ele tiver qualquer tipo de problema, ele sairá com uma impressão ruim do supermercado, o que poderá fazer com que…

Por Nayara Santos em 06.10.2021

Produtos para mercearia: veja quais não podem faltar no seu negócio

 Um dos pontos cruciais para o sucesso de uma mercearia está ligado aos produtos que ela oferece ao consumidor. Conhecer o público-alvo do seu negócio será fundamental para saber quais produtos para mercearia são mais buscados pelos clientes e que não podem faltar no seu negócio. Sabemos que existe uma variedade infinita de produtos…

Por Nayara Santos em 22.02.2023

Fidelização de clientes em supermercados: entenda como atrair, reter e fidelizar os clientes

O desenvolvimento de estratégias para a fidelização de clientes em supermercados é importantíssimo para manter a sua empresa competitiva. Isso porque, quando o supermercado possui clientes fiéis, eles sempre vão voltar para fazer as compras, ajudando no lucro e na sobrevivência da empresa.  Mesmo assim, nem todos os varejistas do setor supermercadista conseguem implementar ações…

Por Nayara Santos em 10.01.2022

Produtos de alto risco no supermercado: veja como lidar

Os produtos de alto risco configuram 80% das perdas não identificadas nos supermercados, por isso merecem uma atenção especial da equipe de prevenção de perdas. É preciso identificar quais são os produtos de alto risco e estabelecer medidas para evitar que as perdas continuem acontecendo. Entretanto, identificar quais são esses produtos de alto risco não…

Por Nayara Santos em 22.02.2021

Música para Supermercado: Conheça os benefícios e vantagens

 Você sabia que a escolha da música para supermercado pode influenciar nas suas vendas? Ou então mudar completamente a experiência de compras dos clientes? Bom, se você chegou até aqui é provável que algumas dessas dúvidas tenham passado pela sua cabeça. Isso é perfeitamente natural, afinal de contas, a utilização de música no varejo…

Por Nayara Santos em 11.08.2022

Plano de marketing de um supermercado: 7 passos para montar o seu

Ter um plano de marketing é fundamental para conseguir divulgar o seu negócio, tornar a sua marca conhecida, atrair mais clientes e fidelizá-los. Todos os tipos de negócio devem ter um plano de marketing bem estabelecido para conseguir bons resultados. E isso é válido inclusive para estabelecimentos que são essenciais para as pessoas, como é…

Por Nayara Santos em 03.11.2021

Gestão para supermercados: como fazer de forma eficiente? Veja 14 dicas

Se você é empresário e quer conhecer as melhores dicas de gestão para supermercados, então você está no lugar certo. Este artigo é um guia detalhado, em que fizemos uma seleção de temas fundamentais para uma boa gestão, de maneira equilibrada e direcionada para o sucesso. A primeira coisa que temos que ter em mente…

Por Nayara Santos em 16.11.2022

Supermercado virtual: 5 passos para montar o seu

Não importa se você já tem um supermercado físico ou não, montar um supermercado virtual pode ser uma ótima forma de começar um negócio. Com o comércio expandindo cada vez mais depois da pandemia, não dá mais para ficar de fora dessa tendência.  Sem falar que, quando você tem uma loja online as vendas podem…

Por Nayara Santos em 29.03.2022

Dica de Campanha para Supermercados – Black Friday

Quando Novembro se aproxima, todo mundo sabe que vem Black Friday por aí, não é mesmo?! O dia é conhecido pelas promoções agressivas, descontos e oportunidades imperdíveis de compra.  O Black Friday é uma das principais datas para o varejo no Brasil e você não pode deixar de aproveitar essa data aí no seu supermercado. …

Por Nayara Santos em 08.10.2020

Receba nossos conteúdos exclusivos