Por Nayara Santos em 25.10.2021

5 ações de Marketing para supermercados: potencialize o crescimento do seu negócio

Por Nayara Santos em 25.10.2021

Quais ações de marketing para supermercados você utiliza?

Certamente o marketing deve ser uma das principais estratégias condutoras quando se fala em implementar um aumento nas vendas do seu supermercado e isso se dá principalmente pela integração que essa área tem com toda a sua empresa que vai desde ações para fortalecer sua marca até a divulgação de produtos ofertados nos diversos canais de vendas do seu negócio.

Estamos vivenciando um momento onde a comunicação surge de várias fontes e em formatos variados, isso é fruto da cultura da convergência, que Henry Jenkins elenca como um modelo complementar a comunicação, onde era feita em um formato de mídia mais antigo e que hoje pode ser atualizado ou mesclado a uma comunicação mais atualizada que dialoga melhor com seu público-alvo, por exemplo:

A locução de ofertas e produtos que é feita na porta da loja do seu supermercado pode ser atualizada para uma rádio interna totalmente personalizada.

É preciso, antes de adentrar nas ações de marketing para supermercados, entender a mudança no comportamento de consumo no contexto que estamos vivendo.

A mudança no comportamento do consumidor 

Nós estamos findando um período de um dos anos mais tumultuados da memória recente, que foi a pandemia da COVID-19 e é inegável o quanto todas as ações de contenção da pandemia geraram reflexos no comportamento do consumidor.

O isolamento e a falta de contato humano diário fez muitos de nós recorrer a um mundo hiperconectado e cheio de oportunidades, não à toa o ano de 2021 bateu um recorde histórico de vendas online chegando a mais de 53 bilhões de reais no mundo – Segundo o 44° relatório da Ebit | Nielsen.

Esse é o reflexo perfeito de que os hábitos de consumo certamente não serão os mesmos de antes, pois a integração e os meios de alcançar esse cliente ultrapassou barreiras físicas.

Com isso, trouxemos neste post 5 ações de marketing para supermercados que irão potencializar as estratégias do seu negócio, acompanhe.

1 – Investimento em jornada Phygital


Um dos pontos-chaves das ações de marketing para supermercados pode estar justamente no modo como sua marca tem pensado nas ações de atração e retenção dos clientes nesse novo contexto.

Com isso surge a jornada Phygital, que tem o poder de aliar estratégias que podem ser mescladas em diversos canais, por exemplo:

Pense na jornada de um cliente que tem a oportunidade no seu supermercado de fazer compras de onde ele estiver pelo e-commerce da sua marca e fazer a retirada em um horário agendado na sua loja.

Hoje isso já é realidade com alguns clientes da Mercadapp, que dão a oportunidade dos usuários do aplicativo fazerem compras online e agendar a retirada em loja física.


O modelo Pick up store, tem como principal iniciativa dar o poder de escolha do cliente retirar seus produtos em loja sem que ele pague pelo frete, por exemplo, e isso acaba aumentando de certa forma o aumento de clientes na sua loja física.

2 – Live Commerce

Ainda linkando com a ideia de aliar jornadas físicas e digitais, surge na Ásia um modelo de venda que possibilita o consumidor experimentar a compra por meio das live commerces.

Em uma pesquisa recente a Forbes revela que o mercado de livestreams, hoje é um setor que movimenta 305 bilhões de dólares e pode ser uma excelente ação para aumentar as vendas do seu supermercado.

Esse novo modelo de promoção, conversa bastante com o que foi citado mais acima no artigo sobre a cultura da convergência, que faz com que você utilize de formatos diferentes para expor e vender seus produtos e essa alternativa te dá a chance de:
Alcançar um público ainda mais amplo;

  • A possibilidade de fazer demonstrações;
  • Mostrar por meio de lives compartilhadas experiências de uso e avaliações;
  • Aumentar o engajamento do cliente com sua marca.

Para isso, é importante que seu supermercado ofereça estrutura, para que após a live, o cliente tenha uma plataforma que ele possa comprar os produtos promovidos e que tenha um atendimento eficiente caso haja dúvidas no processo de compra.

3 – Rádio Personalizada

Outra tendência que muitos supermercados estão usando é ter uma rádio personalizada no supermercado.

Com essa ferramenta você consegue personalizar a divulgação das suas ofertas, campanhas e eventos e ainda criar um ambiente muito mais agradável utilizando o marketing sensorial.

A rádio personalizada para o seu supermercado possibilita uma abordagem muito mais sutil ao cliente que está em loja, o contrário às vezes do que ocorre com a locução ao vivo ou feita por cartazes.

Essa estratégia ajuda a criar uma experiência muito mais agradável e assertiva para os seus clientes que estão percorrendo os corredores da loja. Pois a música para supermercado escolhida da maneira certa pode estimular o cliente a ficar mais tempo dentro da sua loja e consequentemente comprar mais.

Além disso, a rádio personalizada auxilia na parte de organização da sua loja, com anúncios que podem ser veiculados entre as músicas, informando sobre:

–  comunicação de regras dentro da loja,

– disponibilidade de caixas preferenciais

– chamadas de colaboradores caso eles precisem comparecer em algum setor específico.

– divulgação de ofertas e promoções, e muito mais.

Ficou interessado e quer usar essa poderosa estratégia no seu supermercado? Então conheça a Listenplay Supermarket, cadastre-se e ganhe 10 dias grátis para testar! Aproveite essa oportunidade de melhorar a experiência dos seus clientes e aumentar as vendas do seu negócio!

4 – Marketing Sensorial

Brevemente abordado no tópico acima, o Marketing sensorial nada mais é que um conjunto de ações que podem ser feitas dentro do seu supermercado para aguçar a necessidade dele comprar mais.

Qual experiência seu cliente tem ao passear pelos corredores da sua loja? Como você tem visto os aspectos do ambiente como estratégicos para a decisão de compra dele?

Saiba que 95% das nossas ações são inconscientes e que muitas vezes compramos pelas nossas sensações – É o que aponta um estudo encabeçado pela Harvard.

Mas como trabalhar isso de forma efetiva, como uma ação estratégica para o seu mercado? Ações simples e direcionadas ao cliente certo, podem te ajudar, como: 

  1. Colocar produtos infantis em prateleiras mais baixas;
  2. Empilhar os produtos mais vendidos ao final dos corredores e trabalhar o estímulo visual;
  3. Coloque uma música ambiente agradável e que faça o seu cliente sentir-se em um ambiente tranquilo;

Que tal complementar esse assunto assistindo esse vídeo feito pela Larissa Lima – COO da Mercadapp sobre como seu supermercado pode vender mais, certamente te ajudará bastante!

5 – Sistemas de automação

O quão automatizada é sua loja? A integração entre os meios de pagamento, venda e sistemas são eficientes?

Esses fatores também devem ser levados em consideração como estratégia de marketing, pois a integração da sua loja possibilita uma análise mais eficiente dos dados e isso reflete em estratégias mais direcionadas ao seu consumidor ideal.

As lojas nos Estados Unidos têm caminhado cada vez mais para a automação do atendimento, dos sistemas integrados de gerenciamento de dados e também de entregas. Um exemplo disso é a Walmart que tem aconselhado os comerciantes a focarem na automatização e na autonomia do consumidor para os próximos anos.

No caso do varejo supermercadista, onde as coisas acontecem em um ritmo de vendas muito acelerado é previsível que haja problemas com estoque, controle financeiro e  roteirização de entregas, isso se acentuou ainda mais com a crise sanitária que estamos passando.

Bill Bishop, arquiteto chefe da Brick Meets Click pontua que estamos vivenciando o auge para uma integração perfeita para o e-commerce, mas isso exige: testes, execuções e constante preparo.

O seu supermercado está preparado para essas transformações?

Conheça a Mercadapp e entenda como estamos revolucionando o varejo supermercadista com a criação de plataformas personalizadas de e-Commerce.

Otimize seu tempo, tenha uma rádio completa no seu supermercado.

Sabemos que o dia a dia de um dono de supermercado é bem corrido e agitado. Mas hoje existem serviços que ajudam a otimizar seu tempo e a melhorar os resultados do supermercado.

Um serviço essencial que não pode faltar no seu negócio é uma rádio personalizada e completa para supermercados.

Já imaginou você divulgar todas as suas ofertas de uma maneira muito mais simples, rápida e eficiente?

A Listenplay Supermarket é uma rádio que oferece anúncios de ofertas ilimitados e de forma instantânea, é isso mesmo, basta você digitar o texto da sua promoção que ela começará a tocar dentro do seu supermercado. E ainda você terá acesso a várias playlists, criadas para o perfil dos seus clientes.

Otimize seu tempo, saia na frente dos concorrentes e teste o nosso serviço por 10 dias grátis.

Compartilhe

Você também pode gostar

Como abrir um supermercado? Aprenda em 14 passos

Ter o próprio negócio é o sonho de muitas pessoas e a área da alimentação torna-se uma grande oportunidade para quem deseja empreender. Isso ocorre porque essa é uma das poucas áreas que são pouco ou nem sequer afetadas pelas crises econômicas. Afinal de contas, as pessoas precisam continuar se alimentando e essa é uma…

Por Nayara Santos em 19.08.2022

Frente de caixa de supermercado: saiba tudo sobre o assunto

A frente de caixa de supermercado é o último local em que o cliente tem contato com a sua marca. Por isso, dar uma atenção especial para esses momentos e para que eles sejam os mais tranquilos possíveis é essencial. Afinal de contas, você não quer que o seu cliente termine de comprar e saia…

Por Nayara Santos em 19.01.2021

Comunicação visual para supermercados: Entenda tudo sobre o assunto

Adotar uma boa comunicação visual no supermercado é uma estratégia que deve estar sempre no radar dos supermercadistas. Isso porque, quando essa área é bem desenvolvida no estabelecimento, os clientes se sentem mais atraídos e também à vontade para realizarem compras. Entender sobre a comunicação visual é essencial para que os gestores dos supermercados possam…

Por Nayara Santos em 26.02.2021

Balanço de estoque de supermercado: veja como fazer de forma otimizada

Fazer o balanço de estoque de supermercado, sem dúvida alguma, não é uma tarefa fácil. Isso porque há um esse tipo de estabelecimento lida diariamente com uma grande diversidade de produtos, geralmente em grandes quantidades. Ainda, é preciso considerar que, enquanto o balanço estiver sendo feito, não deve haver entradas ou saídas do estoque, ou…

Por Nayara Santos em 08.11.2022

18 Textos prontos para padaria de supermercado, confira

Caprichar nos textos para divulgar a padaria do seu supermercado poderá fazer toda a diferença para que você aumente as vendas da sua loja. Afinal, os clientes gostam de novidades e de produtos de qualidade, mas eles precisam saber o que está acontecendo na sua loja para poder aproveitar. Neste artigo traremos algumas ideias de…

Por Nayara Santos em 06.03.2023

Como abrir um supermercado com pouco dinheiro? 7 dicas incríveis

 Você sempre quis empreender e ter o seu próprio negócio do ramo alimentício, mas não sabe como abrir um supermercado com pouco dinheiro? Nós preparamos esse conteúdo com várias dicas para te ajudar a acabar com essa dúvida e a tirar os seus planos do papel! Para iniciar um negócio com pouco dinheiro você…

Por Nayara Santos em 06.03.2023

Feira de supermercados: conheça as principais e veja como participar

As feiras de supermercado são locais em que os donos e gestores de negócio do setor supermercadista podem se encontrar, trocar experiências e conhecer as novidades e soluções para o setor. Apesar disso, nem todos entendem a importância de participar desses eventos e acabam perdendo grandes oportunidades.  Por isso, se você quiser se planejar para…

Por Nayara Santos em 24.08.2021

Abrir um supermercado da dinheiro? Entenda mais sobre o assunto

Muitos empreendedores têm vontade de abrir um supermercado, pois parece ser uma ótima oportunidade de negócio. Mesmo assim, a insegurança ainda é grande, já que uma dúvida muito comum é se realmente abrir um supermercado dá dinheiro. Inclusive, essa é a dúvida principal para qualquer empreendedor, independentemente da área em que vá atuar. Portanto, se…

Por Nayara Santos em 19.08.2022

Plano de ação para supermercado: tudo sobre o planejamento estratégico

Fazer um plano de ação para supermercado que seja focado em vendas é uma excelente forma de deixar o seu negócio ainda mais competitivo. Isso porque você será capaz de estabelecer objetivos, metas, missão, fazer análises de influenciadores internos e externos, verificar indicadores e mensurar resultados. Ou seja, você terá bases sólidas para poder tomar…

Por Nayara Santos em 06.07.2021

Receba nossos conteúdos exclusivos